Roteiros para Crianças, Viagens com Bebês e Crianças

Atlantis Paradise Islanda Viagem Bahamas Crianças

Lugares para viajar com bebê – como escolher os melhores destinos?

Last Updated on 2 de dezembro de 2020 by Luciana de Campos Assis

Escolher os melhores lugares para viajar com bebê pode ser uma tarefa intensa. Você vai encontrar diversas listas prontas que, na maioria das vezes, não têm nada a ver com o seu perfil de viagens. E a busca vai longe! Muitas dúvidas e inseguranças tornam o processo mais cansativo ainda!

Mas será que precisa ser tão exaustivo assim definir os melhores lugares para viajar com bebê (os tais “melhores destinos com bebê”)? Não! Não mesmo! Certamente, planejar as férias é motivo de alegria e com planejamento e estratégia você verá que há muitos destinos para viajar com bebê no Brasil e no mundo. E vai encontrar o seu lugar perfeito sem stress. Eu te prometo!

Leia mais: Viagem com bebês & todas as dicas que você precisa saber!

Vou listar os lugares que já estivemos com o Edu bebê e os que pretendemos visitar. No entanto, vou pedir a sua atenção para os primeiros parágrafos desse texto pois eles te servirão de guia pra escolher o SEU destino ideal por conta própria. Destinos que tornarão suas férias incríveis, de acordo com suas paixões e sem perder a sua essência e de sua família.

Escolher os melhore lugares para viajar com bebê, os melhores destinos, sem ser guiado por listas prontas que você encontrará pela internet; é disso que esse texto trata. E, acima de tudo, evitar que você caia numa cilada de viajar para um lugar que não estava em sua lista de desejos só por que te falaram que lá é perfeito pra viajar com bebê.

Ou de pagar fortunas em um resort no nordeste por esse mesmo motivo (não que eles sejam ruins ta gente? Esses resorts lindões só precisam estar dentro do seu plano de viagens). Você verá que já fizemos esse tipo de viagem, fomos para o Iberostar Bahia na Praia do Forte, Summerville em Porto de Galinhas e ambas experiências foram ótimas! Mas queríamos muito fazer esse estilo de viagem e conhecer esses destinos nos momentos da viagem.

lugares para viajar com bebês
Nossa viagem até o Iberostar Bahia Praia do Forte

Leia mais: Veja aqui como foi nossa experiência no Iberostar Bahia

Então vamos lá…

Lugares para viajar com bebê – considerações para chegar nos SEUS melhores destinos:

1 – Escolher um destino nacional ou internacional?

Definir se sua viagem com bebês será um destino nacional ou internacional depende muito da quantidade de dias que você tem disponível para realizar a viagem. Primordialmente, um destino internacional, mesmo seja na América do Sul e tenha um voo de poucas horas, vai demandar dois dias (+/-) para os deslocamentos.

O dia que vocês embarcam (tanto pra ir quanto pra voltar) é necessário estar com a agenda livre, o intuito é de respeitar os limites do bebê. Se nós, adultos, já cansamos da logística de pegar um voo, imaginem o bebê? Se você tem mais do que 7 dias de férias já acho possível pensar em um destino internacional. Contudo, se você tem menos dias, considere um destino nacional com voos de no máximo 3 horas.

Leia mais: Avião com bebês – tudo sobre o tema!

A documentação necessária para embarcar também deve ser levada em consideração na escolha do destino, especialmente se for internacional: você terá tempo hábil de emitir o passaporte do seu bebê antes da viagem? O destino requer visto ou vacina de febre amarela? Todo tempo gasto com essa burocracia precisa ser levado em consideração.

lugares para viajar com bebês
Edu e seu primeiro passaporte com 4 meses de vida <3 Foto Lu

Leia mais: Passaporte para bebê – validade e passo a passo para solicitar

Melhor época do ano para viajar com bebês?

Me fizeram essa pergunta algumas vezes e minha resposta é a seguinte: a melhor época pra viajar com seu bebê é quando você e sua família tem disponibilidade. Não há um mês do ano ou alguma fase da vida da criança que seja melhor ou pior. O que existe sim é um lista de cuidados que você precisa tomar em qualquer época, como por exemplo, não viajar na semana de vacinação.

Enquanto o bebê estiver apenas mamando (até mais ou menos os 6 meses de idade), certamente será mais fácil pois você não precisa levar papinhas ou comidinhas. Mas isso é um item pequeno perto da grandiosidade que é viajar com filhos. E não é um bicho de sete cabeças cuidar da alimentação do bebê em viagens.

Leia mais: Alimentação de bebês em viagens

lugares para viajar com bebês
Edu tomando café da manhã em viagem – foto Lu

Primordialmente há 3 fatore a serem levados em conta são: temporada, clima de seu destino e fase de desenvolvimento que seu bebê estará na época da viagem. Quando estiver pesquisando pra onde viajar com bebê considere isso. Se você tem férias em dezembro e odeia frio, fuja de Nova York por exemplo. Se você adora o verão e tem férias em Julho, que tal Bahamas no Caribe? Ou Praia do Forte na Bahia?

Em suma, o clima no destino que você vai visitar tem uma forte influência no sucesso da viagem e precisa ser visto com muito cuidado para definir onde ir. Sobre a temporada, recomendo viajar fora de temporada e isso muda de acordo com o destino. Sempre busque no Google: quando é a baixa temporada em “x”. E por que dessa recomendação?

lugares para viajar com bebês bahamas
Bahamas na baixa temporada – praia era só nossa <3 Foto Lu

Viajar com bebê significa fazer as coisas com um pouco mais de tempo em virtude das sonecas, trocas de fraldas e etc. Portanto, você não quer perder um tempo precioso de sua viagem em filas longas, esperas ou até mesmo em multidões pela praia certo?

Por isso a baixa temporada pode ser uma boa. No entanto, é essencial verificar a viabilidade de seu destino na baixa temporada. Alguns destinos caribenhos, por exemplo, sofrem com furacões na baixa. Você não quer estar lá com seu bebê nestes meses, tenho certeza.

Melhores Hotéis para crianças em SP – dica da Re do blog Viagem em Detalhes

Pensar nas fases que seu bebê estará também é de extrema importância. Eu não recomendo viajar nos dois primeiros meses de vida, em semana de vacinação e em fases de transição como por exemplo durante o desmame, introdução alimentar e desfralde.

praia de carneiros
Piscinas naturais na Praia de Carneiros em Porto de Galinhas

Orçamento:

Esse é outro fator que precisa ser levado em consideração. Mas isso você já faria para uma viagem de férias em família ou sozinho certo? Apenas para registrar, bebês até dois anos de idade não agregam custos na viagem. Eles não pagam por passagens aéreas (apenas algumas companhias cobram uma pequena taxa), não acrescentam valor em diárias de hotéis e nem pagam entradas em atrações ou passeios.

Destinos com atrações adequadas:

A princípio, não estou falando aqui que os melhores lugares para viajar com bebês são de praia, piscina ou com parquinhos para bebês. Meu ponto aqui é, escolher um destino que não tenha MUITA coisa pra fazer lotando a agenda do dia inteiro.

Sabemos que cuidar de bebês é uma atividade intensa e, como falamos mais acima, a rotina do bebê requer algumas pausas para sonecas, tete etc. Então vale ponderar a quantidade de atrações e atividades do destino versus o tempo de férias que você tem pra viajar.

Leia mais: Viajando com bebês em 12 dicas práticas

No entanto, se você estiver em Paris por 10 dias ok, você terá tempo de sobra pra ver tudo que a cidade oferece (ou quase tudo, acho que Paris é pra ser vista em diversas viagens com bebe ou sem rs). Mas se você tem apenas 3 dias, grandes são as chances de você não conseguir ver tudo.

Mas, ainda assim, se você está ok com isso, quer muito ir pra Paris e não voltará frustrada/o de não ver tudo, VÁ tranquilamente e seja feliz! Lembre-se que não existe destino certo ou errado pra viajar com bebês.

E por fim, considere destinos que tenham algumas atrações para o bebê. Algum campo ou praça pra engatinhar e/ou correr, museu iterativo, parquinhos, zoológicos, natureza, praias e piscinas são sucesso!

Leia mais: Foz do Iguaçu com crianças e bebês

destinos com bebês
Cataratas do Iguaçu – primeira vez que Edu viu um macaquinho. Foto Lu

Desejo dos pais ou família:

Esse talvez seja o principal ponto. Você listou várias opções após ler os parágrafos acima, mas eu te pergunto: pra qual delas VOCÊ E SUA FAMÍLIA realmente querem ir? Disney vai ser intensa com bebês? Sim. Mas te pergunto, é um desejo enorme de todos na sua casa e entrou nos itens acima? Então VÁ! Fizemos isso quando o Edu completou um ano e foi maravilhoso.

A dica aqui é, escolher um lugar que seja de desejo dos pais e da família. Principalmente se você já tem filhos mais velhos que irão opinar na escolha do destino. As férias precisam ser divertidas e boas para todos, não apenas pro bebê.

Leia mais: Disney com bebês – vale a pena?

disney com bebês
Mickey <3 Foto Lu

Destinos para NÃO viajar com bebês:

Minhas 3 únicas recomendações para não viajar com bebês são:

  • Destinos que estejam passando por epidemias contagiosas,
  • Destinos em guerra,
  • Destinos sem infraestrutura médica e hospitalar.

Leia mais: Seguro Viagem para Bebês – como funciona?

SEGURO VIAGEM INTERNACIONAL COM até 10% de DESCONTO uma parceria especial para você Turistando com a Lu & SEGUROS PROMO. Clique aqui para mais detalhes e para solicitar seu orçamento com nosso desconto especial.

Em resumo:

Em resumo, para você escolher um destino perfeito para viajar com seu bebê e sua família, basta abrir a mente e se organizar dentro dos desejos e necessidades de todos que embarcarão nessa aventura.

Vale lembrar que, as expectativas precisam ser ajustadas com toda a certeza. Ainda que você chegue a conclusão do LUGAR PERFEITO, você pode ter de abrir mão de algo durante a viagem, bebês são imprevisíveis!

Leia mais: Todos os nossos roteiros infantis ESTÃO AQUI

destinos para viajar com bebês
Edu e os peixinhos de nosso hotel Atlantis nas Bahamas – foto Lu

Lista de lugares para viajar com bebê – os meus melhores destinos:

E lá vamos nós, a mais uma listinha pronta que vou jogar na internet rs. Apesar de não concordar com essas listas prontas eu resolvi compartilhar com vocês a MINHA LISTA. Que na verdade é a nossa wishlist pós chegada do Edu, algumas dessas viagens já até fizemos e outras que estão por vir.

Essa lista pode servir de inspiração pra você MAS NÃO DEIXE de seguir a receitinha de bolo que descrevi acima e criar a sua lista perfeita. Você não vai perder mais do que 2 horas pra fazer isso. E te garanto, VAI VALER A PENA.

Para todos os destinos que já visitamos com Edu e eu já escrevi sobre, coloquei o link do texto como referência abaixo. Para os demais (que ainda não fomos) coloquei minhas sugestões de hospedagem e/ou passeio que mais me chamam a atenção para o destino. E TODAS as nossas viagens estão salvas nos destaques do Instagram, dá uma espiadinha abaixo”:

@turistando_com_a_lu

Meus lugares para viajar com bebê – destinos nacionais:

  • Vale dos Vinhedos – Serra Gaúcha -> destino com poucas atrações, tranquilo e com boa infra. Poucas horas de voo de SP.
  • Gramado e Canela -> queremos ir na época do natal com o Edu, após os 2 anos. Gramado e Canela, de fato, tem muitas atrações pra criança.
  • Foz do Iguaçu -> mostrar as Cataratas pro Edu foi lindo!
  • Campos do Jordão -> um lugar tranquilo, com parques pros pequenos, muito verde e diversão pros pais.
  • Bahia -> lugar de paz, calor e praia. Já fomos para Praia do Forte mas queremos conhecer mais cidades. Morro de São Paulo parece um excelente destino no entanto tem o trajeto de barco que pode ser ruim para bebês muito novos.
  • Porto de Galinhas -> praias tranquilas e possibilidade de mostrar os peixinhos nas piscinas naturais pro Edu. Destino com excelentes hotéis e poucas atrações, contudo é um lugar quente. Mas nos viramos muito bem com o calor, o destino é preparado para isso.
  • Balneário Camboriú -> primordialmente por conta do Beto Carreiro World e das ótimas praias.
  • Florianópolis -> um destino que papai e mamãe vão curtir muito (vamos levar a vovó e pegar um vale night pra curtir uma festinha) e Edu também (praias).
  • Interior de São Paulo -> o interior de São Paulo está recheado de cidades deliciosas a serem exploradas com bebês. Campos do Jordão, Itu, Águas de São Pedro, São Bento do Sapucaí e muito mais. Há atrações para os bebês e muita gastronomia e cultura pros pais.
  • Fortaleza & Trairi no Ceará -> fomos até o Beach Park, passamos 4 dias e foi incrível! Na sequência fomos para região de Trairi que fica na metade do caminho entre Fortaleza e Jericoacoara.
  • De Maragogi até Maceió em Alagoas (Costa dos Corais) -> depois de ter conhecido Porto de Galinhas e ter sentido a alegria contagiante do Edu, queremos muito ir para essa região pois já percebemos que será um sucesso! As piscinas naturais, passeio de barco, buggy. E vejam esse resort: Salinas Maragogi
  • Caldas Novas Goiás -> é inegável que Edu AMA um parque aquático com área baby, então já estamos planejando uma aventura por essa região que tem tantos parques e tanta gastronomia boa pra gente!

A lista nacional vai longe; temos Olímpia e Poços de Caldas no interior de SP (parques aquáticos e vinícolas), temos MUITOs destinos na Bahia como Boipeba e Morro de SP. Cada dia ampliamos mais e mais as ideias e percebemos que dá pra ir pra qualquer lugar com nosso pequeno.

Meus lugares para viajar com bebês – destinos internacionais:

lugares para viajar com bebês
Islândia com Edu

  • Disney em Orlando-> não estava no topo da lista, mas aconteceu e foi maravilhoso. Os Estados Unidos, no geral, têm muita infra pra receber bebês.
  • Bahamas – > Caribe pertinho dos Estados Unidos.
  • Santiago – Chile -> outro destino que tem muita coisa legal pros pais, muitos parques abertos e neve caso você vá no inverno. Achei super baby friendly, especialmente por não ter tantas atrações que tornariam a viagem exaustiva.
  • Turks & Caicos -> um lugar paradisíaco que estamos doidos para conhecer e que tende a divertir muito o Edu com aquele mar estilo piscina.
  • Cartagena & San Andrés – Colômbia -> destino com poucas atrações, voo rápido, cultura e diversão. Fomos e foi PERFEITO! Uma viagem que ficará em nossas memórias, Edu AMOU as piscinas naturais.
  • França -> por incrível que pareça França está aqui. Como? Sabemos que, pra conhecer BEM Paris e a França como um todo, precisaremos de pelo menos três viagens, então pensamos em fazer uma enquanto Edu ainda é bebê, sem cobranças de ter que conhecer TUDO pois sabemos que iremos voltar com mais tempo. E lembre-se que temos Disney de Paris, foi uma experiência incrível!
  • Malta -> um destino com história, gastronomia, diversão pro Edu e sem tantas coisas pra lotar a agenda.
  • Islândia -> paisagens naturais, campos abertos pro Edu correr e um sonho da família. Além de poder mostrar o que é a natureza exuberante pro baby, você também vai se encantar com algo que não temos no Brasil, como a aurora boreal por exemplo. Fomos, não vimos a aurora por que ela fugiu mas foi DEMAIS! Uma viagem memorável!
  • Israel -> me pareceu um lugar bem baby/kids friendly. Estamos cogitando MUITO o destino. Tem infra médica e hospitalar de ponta, atrações em teoria tranquilas e hotéis excelentes.
  • Egito – > quanta história tem por lá pra nós, papais! E cada hotel surreal de lindo, piscina e tudo mais!
  • Cancun & Riviera Maia -> toda criança AMA um bom resort com piscinas e praia. A região também conta com muita história e atrações gastronômicas que adultos podem curtir em família.
  • Califórnia EUA -> queremos muito fazer a rota que percorre esse estado todo pra nos aprofundarmos nos parques nacionais, vinícolas, praias e nos parques de diversão.
  • Curaçao -> o Caribe sempre chama muito nossa atenção pela cultura, gastronomia, infra hoteleira e claramente pelas praias cristalinas.

Bom pessoal acho que é isso. Essas são minhas dicas para escolher os melhore lugares para viajar com bebê e a lista de nossa família. Espero ter contribuído positivamente com suas próximas férias 🙂

Salve o artigo Lugares para Viajar com Bebês em seu Pinterest:

Tem interesse no assunto “lugares para viajar com bebê de 2 anos ou mais”? Me conta ali nos comentários, afinal bebê de 2 aninhos já não é mais bebê concordam? rs

2 thoughts on “Lugares para viajar com bebê – como escolher os melhores destinos?

  1. Adorei as dicas, Lu, ainda mais de uma pessoa como você, que tem tanta experiência em viajar com o filho pequeno!
    Fiquei muito feliz com a indicação do meu blog aqui e em saber que, de alguma forma, conseguimos inspirar 😉
    Beijão e muitas viagens para a gente!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.