Melhores destinos para viajar com bebê – como escolher?

Última atualização em

Escolher os melhores destinos para viajar com bebê pode ser uma tarefa intensa. Você vai encontrar diversas listas prontas que, na maioria das vezes, não têm nada a ver com o seu perfil de viagens. E a busca vai longe! Muitas dúvidas e inseguranças tornam o processo mais cansativo ainda!

Mas será que precisa ser tão exaustivo assim definir os melhores destinos para viajar com bebê? Não! Não mesmo! Certamente, planejar as férias é motivo de alegria e com um pouco de planejamento e estratégia você verá que há muitos destinos para viajar com bebês no Brasil e no mundo. E vai encontrar o seu lugar perfeito sem stress. Eu te prometo.

Como viajar com milhas - manual completo e atualizado!

Vou listar os lugares que penso serem os ideais nos dois primeiros anos de vida de seu filho/a. No entanto, vou pedir sua atenção para os primeiros parágrafos desse texto pois eles te servirão de guia pra você escolher o destino ideal por conta própria.

Escolher os melhore destinos para viajar com bebê sem ser guiado por listas prontas que você encontrará pela internet (até pra ignorar a minha lista aqui rs). E acima de tudo, evitar de que você cai numa cilada de viajar pra um lugar que não estava em sua lista de desejos só por que te falaram que lá é perfeito pra viajar com bebê. Então vamos lá…

Melhores destinos para viajar com bebê – considerações:

Escolher um destino nacional ou internacional?

Definir se sua viagem com bebê será um destino nacional ou internacional depende muito da quantidade de dias que você tem disponível para realizar a viagem. Primordialmente, um destino internacional, mesmo seja na América do Sul e tenha um voo de poucas horas, vai demandar dois dias (+/-) para os deslocamentos.

No dia que vocês embarcam é necessário deixar livre com o intuito de respeitar os limites do bebê. Se nós, adultos, já cansamos da logística de pegar um voo, imaginem o bebê? Se você tem mais do que 7 dias de férias já acho possível pensar em um destino internacional. Contudo, se você tem menos dias, considere um destino nacional com voos de no máximo 3 horas.

Assim também deve ser a consideração na escolha é a documentação necessária para embarcar: você terá tempo hábil de emitir o passaporte do seu bebê antes da viagem? O destino requer visto ou vacina de febre amarela? Todo tempo gasto com essa burocracia precisa ser levado em consideração.

SEGURO VIAGEM INTERNACIONAL COM até 10% de DESCONTO uma parceria especial para você Turistando com a Lu & SEGUROS PROMO. Clique aqui para mais detalhes e para solicitar seu orçamento com nosso desconto especial.

Como emitir passaporte de bebê e criança – passo a passo

Vacina de Feebre Amarela para viagens internacionais – tudo sobre o tema

destinos para viajar com bebês
Edu e seu primeiro passaporte com 4 meses de vida <3 Foto Lu

Melhor época do ano para viajar com bebês?

Me fizeram essa pergunta algumas vezes e minha resposta é a seguinte: a melhor época pra viajar com seu bebê é quando você e sua família puderem. Não há um mês do ano ou alguma fase da vida da criança que seja melhor ou pior. O que existe sim é um lista de cuidados que você precisa tomar em qualquer época, como por exemplo, não viajar na semana de vacinação.

Viajando com bebês – manual com 12 dicas práticas

Enquanto o bebê estiver apenas mamando (até mais ou menos os 6 meses de idade), certamente é mais fácil pois você não precisa levar papinhas ou comidinhas. Mas isso é um item pequeno perto da grandiosidade que é viajar com filhos. E não é um bicho de sete cabeças cuidar da alimentação do bebê em viagens.

Cuidando da alimentação do bebê em viagens

Primordialmente há dois fatore a serem levados em conta são: temporada e clima de seu destino. Quando estiver pesquisando pra onde ir considere isso. Se você tem férias em dezembro e odeia frio, fuja de Nova York. Se você adora o verão e tem férias em Julho, que tal Bahamas no Caribe? Ou Praia do Forte na Bahia?

Em suma, o clima no destino que você vai visitar tem uma forte influência no sucesso da viagem e precisa ser visto com muito cuidado para definir onde ir. Sobre a temporada, recomendo viajar fora de temporada e isso muda de acordo com o destino. Sempre busque no Google: quando é a baixa temporada em “x”. E por que dessa recomendação?

Viajar com bebê significa fazer as coisas com um pouco mais de tempo em virtude das sonecas, trocas de fraldas e etc. Portanto, você não quer perder um tempo precioso de sua viagem em filas longas, esperas ou até mesmo em multidões pela praia certo?

Por isso a baixa temporada pode ser uma boa. No entanto, é essencial verificar a viabilidade de seu destino na baixa temporada. Alguns destinos caribenhos, por exemplo, sofrem com furacões na baixa. Você não quer estar lá com seu bebê nestes meses, tenho certeza.

destinos para viajar com bebês bahamas
Bahamas na baixa temporada – praia era só nossa <3 Foto Lu

Orçamento:

Esse é outro fator que precisa ser levado em consideração. Mas isso você já faria para uma viagem de férias em família ou sozinho certo? Apenas para registrar, bebês até dois anos de idade não agregam custos na viagem. Eles não pagam por passagens aéreas (apenas algumas companhias cobram uma pequena taxa), não acrescentam valor em diárias de hotéis e nem pagam entradas em atrações ou passeios.

Destinos com atrações adequadas:

A princípio, não estou falando aqui que os melhores destinos para viajar com bebês são de praia, piscina ou com parquinhos para bebês. Meu ponto aqui é, escolher um destino que não tenha MUITA coisa pra fazer lotando a agenda do dia inteiro.

Sabemos que cuidar de bebês é uma atividade intensa e, como falamos mais acima, a rotina do bebê requer algumas pausas para sonecas, tete etc. Então vale ponderar a quantidade de atrações e atividades do destino versus o tempo de férias que você tem pra viajar.

No entanto, se você estiver em Paris por 10 dias ok, você terá tempo de sobra pra ver tudo que a cidade oferece (ou quase tudo, acho que Paris é pra ser vista em diversas viagens rs). Mas se você tem apenas 3 dias, grandes são as chances de você não conseguir ver tudo.

Mas, ainda assim, se você está ok com isso, quer muito ir pra Paris e não voltará frustrada/o de não ver tudo, VÁ tranquilamente e seja feliz! Lembre-se que não existe destino certo ou errado pra viajar com bebês.

E por fim, considere destinos que tenham algumas atrações para o bebê. Algum campo ou praça pra engatinhar e/ou correr, museu iterativo, parquinhos, zoológicos, natureza, praias e piscinas são sucesso!

destinos com bebês
Cataratas do Iguaçu – primeira vez que Edu viu um macaquinho. Foto Lu

Desejo dos pais ou família:

Esse talvez seja o principal ponto. Você listou várias opções após ler os parágrafos acima, mas eu te pergunto: pra qual delas VOCÊ E SUA FAMÍLIA realmente querem ir? Disney vai ser intensa com bebês? Sim. Mas te pergunto, é um desejo enorme de todos na sua casa e entrou nos itens acima? Então VÁ! Fizemos isso quando o Edu completou um ano e foi maravilhoso.

A dica aqui é, escolher um lugar que seja de desejo dos pais e da família. Principalmente se você já tem filhos mais velhos que irão opinar na escolha do destino. As férias precisam ser divertidas e boas para todos, não apenas pro bebê.

Disney com bebês – vale a pena?

disney com bebês
Mickey <3 Foto Lu

Destinos para NÃO viajar com bebês:

Minhas 3 únicas recomendações para não viajar com bebês são:

  • Destinos que estejam passando por epidemias contagiosas,
  • Destinos em guerra,
  • Destinos sem infraestrutura médica e hospitalar.

Em resumo:

Em resumo, para você escolher um destino perfeito para viajar com seu bebê e sua família, basta abrir a mente e se organizar dentro dos desejos e necessidades de todos que embarcarão nessa aventura.

Vale lembrar que, as expectativas precisam ser ajustadas com toda a certeza. Ainda que você chegue a conclusão do LUGAR PERFEITO, você pode ter de abrir mão de algo durante a viagem, bebês são imprevisíveis!

Lista de melhores destinos para viajar com bebê – da Lu:

E lá vamos nós, a mais uma listinha pronta que vou jogar na internet rs. Apesar de não concordar muito com essas listas prontas eu resolvi fazer a MINHA LISTA. Que na verdade é a nossa wishlist pós chegada do Edu, algumas dessas viagens já até fizemos.

Essa lista pode servir de inspiração pra você MAS NÃO DEIXE de seguir a receitinha de bolo acima e criar a sua lista perfeita. Você não vai perder mais do que 2 horas pra fazer isso. E te garanto, VAI VALER A PENA.

Destinos nacionais:

  • Vale dos Vinhedos – Serra Gaúcha -> destino com poucas atrações, tranquilo e com boa infra. Poucas horas de voo de SP.
  • Gramado e Canela -> queremos ir na época do natal com o Edu, após os 2 anos. Gramado e Canela, de fato, tem muitas atrações pra criança.
  • Foz do Iguaçu -> mostrar as Cataratas pro Edu foi lindo!
  • Campos do Jordão -> um lugar tranquilo, com parques pros pequenos, muito verde e diversão pros pais.
  • Bahia -> lugar de paz, calor e praia. Já fomos para Praia do Forte mas queremos conhecer mais cidades. Morro de São Paulo parece um excelente destino no entanto tem o trajeto de barco que pode ser ruim para bebês muito novos.
  • Porto de Galinhas -> praias tranquilas e possibilidade de mostrar os peixinhos nas piscinas naturais pro Edu. Destino com excelentes hotéis e poucas atrações contudo é um lugar quente.
  • Balneário Camboriú -> primordialmente por conta do Beto Carreiro World e das ótimas praias.
  • Florianópolis -> um destino que vai papai e mamãe vão curtir muito (vamos levar a vovó e pegar um vale night pra curtir uma festinha) e Edu também (praias).
  • Interior de São Paulo -> o interior de São Paulo está recheado de cidades deliciosas a serem exploradas com bebês. Campos do Jordão, Itu, Águas de São Pedro, São Bento do Sapucaí e muito mais. Há atrações para os bebês e muita gastronomia e cultura pros pais.

Destinos internacionais:

  • Disney em Orlando-> não estava no topo da lista, mas aconteceu e foi maravilhoso. Os Estados Unidos, no geral, têm muita infra pra receber bebês.
  • Bahamas – > Caribe pertinho dos Estados Unidos.
  • Santiago – Chile -> outro destino que tem muita coisa legal pros pais, muitos parques abertos e neve caso você vá no inverno. Achei super baby friendly, especialmente por não ter tantas atrações que tornariam a viagem exaustiva.
  • Turks & Caicos -> um lugar paradisíaco que estamos doidos para conhecer e que tende a divertir muito o Edu com aquele mar estilo piscina.
  • Cartagena & San Andrés – Colômbia -> destino com poucas atrações, voo rápido, cultura e diversão.
  • Paris -> por incrível que pareça Paris está aqui. Como? Sabemos que, pra conhecer BEM Paris, precisaremos de pelo menos duas viagens, então pensamos em fazer uma enquanto Edu ainda é bebê, sem cobranças de ter que conhecer TUDO pois sabemos que iremos voltar com mais tempo.
  • Malta -> um destino com história, gastronomia, diversão pro Edu e sem tantas coisas pra lotar a agenda.
  • Islândia -> paisagens naturais, campos abertos pro Edu correr e um sonho da família. Além de poder mostrar o que é a natureza exuberante pro baby, você também vai se encantar com algo que não temos no Brasil, como a aurora boreal por exemplo.
  • Israel -> me pareceu um lugar bem baby/kids friendly. Estamos cogitando MUITO o destino. Tem infra médica e hospitalar de ponta, atrações em teoria tranquilas e hotéis excelentes.
destinos para viajar com bebês
Edu e os peixinhos de nosso hotel nas Bahamas – foto Lu

Bom pessoal acho que é isso. Essas são minhas dicas para escolher os melhore destinos para viajar com bebê e a lista de nossa família. Espero ter contribuído positivamente com suas próximas férias 🙂

Salve esse artigo em seu Pinterest:

destinos para viajar com bebês

Aproveito para deixar o link de outros blogs que viajam em família e servem de fonte de inspiração pra gente aqui em casa:

Lipe o Pequeno Viajante – admiro MUITO o trabalho e as viagens da Claudia com o Felipe. Sempre que penso em um destino, eu corro pro blog dela e quase 100% das vezes ela já foi pra lá com o Lipe e tem dicas ótimas!

Viagem em Detalhes – a Re tem um jeito tão gostoso de viajar com o filhote. E também tem uma maneira especial de ver a vida, tivemos a oportunidade de viajar juntas (sem os filhos) pra Miami e minha admiração por ela e pelo trabalho que ela faz viajando com o filho só cresceu!

Viagens que Sonhamos – a Fran e família também são fonte de inspiração pra gente. É cada roteiro lindo que tem lá!! Tem uma viagem deles que estou quase colocando na listinha acima “Canada de Motorhome”.

Trilhas e Cantos – ta aqui um blog que vai te mostrar que dá sim pra escalar morros e montanhas com filhos. A Lili escreve contando histórias e é bom DEMAIS esse blog.

Mãe de Mochileirinho – nunca pensei em ir pro Equador com o Edu mas depois que acompanhei a Dani e família por lá mudei minha visão. Ela tem um olhar bem legal sobre viagens com filhos.

Trip Baby Kids – pensa em uma pessoa criativa para viagens com filhos! A Tati é essa pessoa e coloca tudinho no Trip Baby Kids. Adoro acompanhar o blog e o insta dela.

Projeto 101 Países – um casal que já viajava o mundo afim de conhecer 101 países quando nasceu o projetinho Thomas. Eles não deixaram de viajar e nem o projeto de lado. Vale muito a pena acompanhar!

Antonio pelo Mundo – conheci a Dani e o blog dela quando estava planejando uma viagem a Suíça com o Edu (que acabou não saindo do papel). Desde então eu AMO acompanhar as aventuras dessa família que vive na Europa e mostra tudo com muita diversão. Ela tem dois filhos pequenos, um cachorro e está sempre batendo perna mundo afora.

Viajapedia – conheci a Isa pessoalmente em Portugal quando representei o blog dela em uma Press Trip. Ela mostra Portugal como NINGUÉM e com o filho. Vale muito a pena acompanha-la.

Vamos por Aí – tem cada viagem deliciosa com filhos aqui. Essa família está sempre “por aí” e é fonte de inspiração para escolher destinos.

 

Planejando sua viagem em parceria com o blog:

bookingReserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis

Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom TURISTANDO5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto. 

cxbncv7e0ug4s8cAluguel de carro no mundo todo, com descontos de até 60%, em 12x sem juros e sem cobrança de IOF através da RentCars. Ela compara todas as operadoras atuantes de seu destino oferecendo melhores tarifas e condições. Flexibilidade e segurança para suas próximas Road Trips

Get Your Guide é uma opção que tem TUDO para sua viagem e com melhores preços; tours privados, transfers, ingressos fura filas, experiências e muito mais. Só o ingresso? Eles tem! Ingresso com transporte? Eles tem! Uma experiência completa por determinada região? Eles tem!

viator Tours guiados e privados, transfers e ingressos com a Viator Tours. Sua viagem toda organizada e independente com a Viator, a maior parte dos passeios são privados ou pequenos grupos, saída e retorno do seu hotel incluindo ingressos e transporte. Experiência completa.

2 thoughts on “Melhores destinos para viajar com bebê – como escolher?

  1. Adorei as dicas, Lu, ainda mais de uma pessoa como você, que tem tanta experiência em viajar com o filho pequeno!
    Fiquei muito feliz com a indicação do meu blog aqui e em saber que, de alguma forma, conseguimos inspirar 😉
    Beijão e muitas viagens para a gente!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.