O que fazer em Gramado em 4 dias (ou mais) roteiro incluindo Canela

Esse texto traz a você muitas opções de roteiros detalhados com o que fazer em Gramado em 4 dias ou mais, incluindo a charmosa cidade de Canela. É um Guia completo para você planejar sua viagem até esse cantinho da Serra Gaúcha no Rio Grande do Sul.

Escolhi falar especialmente sobre Gramado e Canela em 4 dias pois penso que esse é um tempo ideal para uma viagem excelente, completa e nada enjoativa. Obviamente que, se você a visitar durante as férias, vai notar que indico mais alguns dias para desfrutar com mais calma. Mas vamos lá então, vamos ao que interessa!

Leia também uma lista completa com todos os pontos turísticos de Gramado e Canela

Use o guia abaixo para sua melhor comodidade e navegar para algum tópico diretamente:

Sobre Gramado e Canela

o que fazer em gramado em 4 dias
Lago Negro – foto Lu

Gramado e Canela são duas cidades extremamente turísticas, talvez figurem as listas de “destinos mais procurados no Brasil” que rolam por aí. E esse fato não a torna um lugar sem graça ou fervoroso, muito pelo contrário: Gramado e Canela se tornam cada dia mais especiais e estão sempre chias de novidades.

Leia mais: Novidades em Gramado e Canela – 2022

Alguns pontos sobre elas que acho importante teremos em mente ao estudá-las como destinos de férias ou para viagens em feriados:

  • São destinos familiares mas que atendem muito bem casais em busca de romance e grupos de amigos, é um destino super eclético gente!
  • As duas cidades estão lado a lado e acabam tornando o destino uma coisa única.
  • Não fazem part do Vale dos Vinhedos que contempla a região produtora de vinhos a Serra Gaúcha mas as duas fazem sim parte da Serra Gaúcha em si.
  • É um destino nada econômico, existem formas de economizar, mas não podemos pensar nelas como low cost.
  • É uma região fria, com um inverno mais longo e um pouco mais rigoroso que em demais estados do Brasil, porém faz bastante calor no verão.
  • Como disse acima: 4 dias são ideias pra curtir, mas tem “o que fazer” suficiente para muitos outros dias de viagem.

10 temas importantes para o planejamento

o que fazer em gramado e canela
Friozinho e sol gostoso em Julho – foto Lu

1. Onde ficar: não se importante tanto com a localização do seu hotel. Preocupe-se mais com a infra que ele dispõe: piscina, café da manhã, quartos confortáveis e etc.

2. Alugue um carro com certeza: as atrações são bem distantes e o transporte próprio facilita muito o roteiro e torna a viagem mais tranquila. Inclusive te dá ainda mais flexibilidade para escolher o hotel (item 1 desta lista).

3. Escolha MUITO bem quais atrações deseja conhecer, ao redor das duas cidades você encontrará mais de 100 atrações. Algumas podem valer a pena pra você e outras não. E aqui eu não vou te indicar quais você deve cortar do roteiro pois o gosto de cada um pode variar né?! Coloco o que EU faria mas recomendo ler bem sobre cada atração AQUI e fazer as suas escolhas.


4. Defina seu orçamento e se planeje ao redor dele, incluindo as refeições. Gramado e Canela pode, facilmente, se tornar uma viagem muito cara. Minha dica aqui é comprar ingressos antecipadamente e alguns jantares temáticos, fondue etc. Eu confio muito na Brocker Turismo fechei tudo com eles.

5. Roupas confortáveis para caminhar bastante, mesmo no frio. Uma das atividades mais prazerosas é caminhar pelas ruas do centro, se perder entre lojas.

6. A melhor época para ir a Gramado e Canela é a que você puder! No inverno é linda e romântica, no verão é animada e recheada de atrações adequadas, durante o Natal Luz é um espetáculo.. Enfim, quando você quer ir pra Gramado? Essa é a melhor época!

7. Não subestime Canela e reserve apenas um dia em seu roteiro para essa cidade tão charmosa. Há muito o que fazer por lá!

8. O destino é super eclético e apropriado para ir com crianças, entre amigos, em casal romântico, com a família! Como mencionei acima, tem mais de 100 atrações, ou seja, para todos os gostos!

9. Tem turismo de luxo e experiências exclusivas como o Tour Pé da Cascata com Brunch. Assim como tem atrações acessíveis, restaurantes econômicos.. Reforço: o destino cobre muita coisa!

10. Não confunda Gramado e Canela com Vale dos Vinhedos, ambas regiões estão a 100km de distância uma da outra. Mas tem vinícola em Gramado sim, visitamos a Vinícola Jolimont e adoramos!

Leia mais: Pontos turísticos de Gramado e Canela

Como chegar em Gramado e Canela

roteiro gramado
Bem vindos a Gramado – foto Lu

As cidades de Gramado e Canela não contam com aeroportos próprios porém, há dois destinos bem próximos que servem de base para quem as visita: Porto Alegre e Caxias do Sul. Descendo em qualquer um deles, você precisará alugar um carro ou comprar um bilhete de ônibus para chegar até Gramado.

Porto Alegre tem mais opções e voos e acaba sendo o aeroporto mais usado para quem visita Gramado e Canela; está a cerca de 100 quilômetros de distância, um percurso tranquilo de estrada e bem organizado.

Muitos voos chegam ou parte de Porto Alegre tarde da noite, neste caso recomendo passar uma noite em algum dos hotéis que ficam ao redor do aeroporto. Há várias opções; já nos hospedamos no Ibis Porto Alegre Aeroporto e no Novotel Porto Alegre, ambos excelentes e econômicos.

Você pode, inclusive, optar por retirar o carro na manhã seguinte a sua chegada e economizar uma diária. Estes hotéis oferecem transporte de/para o aeroporto. Sempre recomendo a Rentcars para aluguel de carros pois é nossa parceira aqui do blog tem um tempão e nossa experiência com ela sempre é excelente.

Para quem desce em Caxias do Sul, a distância é um pouco menor: o aeroporto está a 65 quilômetros da cidade de Gramado. Neste caso recomendo alugar o carro e ir direto para o destino. O único ponto de atenção para este aeroporto é que a oferta de voos fica um pouco mais limitada, não é um aero tão movimentado.

Outra opção para quem parte de São Paulo, é ir de carro diretamente. São cerca de 15 horas de estrada (mais de mil quilômetros). Pode parecer uma loucura mas fizemos isso e foi uma viagem muito divertida.

Planejamos uma parada em Curitiba para um dia de turismo antes de chegar em Gramado, veja aqui como foi e aqui nossa dica de parada antes de chegar em Gramado.

Leia mais: Como chegar em Gramado e Canela

Melhor época para ir a Gramado e Canela

O que fazer em Gramado em 4 dias
Vinícola Jolimont em Julho de 2022 – foto Lu

Eu gosto de dizer que, a melhor época para conhecer Gramado e Canela é a época que você pode e que você quer viajar pra lá! Digo isso pois há muitas coisas interessantes para se fazer na região ao longo do ano inteiro. E há maneiras diferentes de explorar ambas as cidades (curtir o frio, fugir dele e etc.).

Lembrando que estamos falando de um destino localizado no Sul do Brasil (região conhecida por ser mais fria do que demais estados) e que Gramado e Canela estão localizadas no coração da Serra Gaúcha (ainda mais frio). Então as temperaturas tendem a ser mais bixas por lá, mas não se engane: há verão quente normalmente em ambas as cidades.

Deixo abaixo alguns detalhes sobre o tempo em Gramado para quem você possa decidir a melhor época para visitá-la, eu já estive por lá em Maio, Setembro e no alto inverno em Julho. Todas as viagens foram excelentes.

  • Inverno: oficialmente o inverno brasileiro começa em Junho e termina meados de Setembro. Na prática, em Gramado, o frio vai de vai de meados de Maio até meados de Setembro sendo que no pico(meses de junho e julho) as temperaturas chegam a baixar de zero graus. Mas não se preocupe pois todos os estabelecimentos e atrações estão muito bem preparados para esse frio todo. A neve é rara mas acontece eventualmente (aconteceu em 2021).

  • Primavera: a primavera vai de meados de Setembro até meados de Dezembro. Nesta época as temperaturas ficam amenas (média de 24 graus) e as hortênsias azuis encantam pois estão bem floridas e por todos os lados.

  • Verão: vai de Dezembro até Março e durante o dia faz bastante calor (temperaturas chegam aos 30 graus Celsius) e a noite fica mais fresquinha chegando aos 17 graus, ou seja: leve roupas frescas e um casaquinho na mala.

  • Outono: de Abril até meados de Junho mas como comentei, já em Maio a temperatura começa a cair novamente e a sensação de inverno já impera (especialmente para quem não reside em lugares com inverno mais rigoroso).

Outro fator a ser considerado em sua viagem é a agenda de eventos de ambas as cidades e a temporada. Se você quer muito ver o Natal Luz, precisa se planejar para ir nas datas corretas. Se você não gosta de lugares muito movimentados, precisará fugir da alta temporada. Então vamos as datas especiais:

  • Julho: é o mês de maior movimentação em virtude do frio (muitos vão a Gramado em busca do frio) e também das férias escolares. Isso significa: tarifas mais elevadas e cidade super movimentada. Fomos em Julho, organizamos nosso roteiro de forma estratégica, alugamos carro e foi tudo perfeito.

  • Dezembro: é o segundo mês mais movimentado em virtude das férias & do Natal Luz que.

  • Natal Luz: começa no final de Outubro e vai até final de Janeiro. A cidade fica toda decorada com o tema natalino, há desfiles e shows especiais e claramente, os preços sobrem, assim como a movimentação. Uma dica que venho recebendo pelo Instagram sempre que abordo o tema é para irmos no final de Janeiro, quando os eventos continuam a todo vapor mas a cidade está mais tranquila.

  • Páscoa: durante o mês de Abril a cidade fica toda decorada com temas de Páscoa, as fábricas de chocolate lançam produtos especiais, é uma delícia. Exceto pelo final de semana do feriado de Páscoa mesmo, os preços não sobrem tanto, assim como a movimentação.

  • Festival de Cinema Brasileiro: acontece no mês de Agosto e é ali no coração do centro da cidade, no Palácio dos Festivais, que acontece a entrega dos Kikitos aos ganhadores (artistas, diretores, roteiristas e etc.) Kikito é o nome dado a estatueta dourada que é entregue aos ganhadores. Em 2022 o festival celebrou sua edição número 50! Claramente a cidade fica bem movimentada neste mês, assim como os preços sobrem um pouco (não como em Julho e durante o final do ano).

Leia mais: Seguro Viagem Nacional – vale a pena? Entenda TUDO sobre o tema!

Onde se hospedar

Onde se hospedar em Gramado
Jangal Hotel em Gramado – recém inaugurado – foto divulgação

Gramado ou Canela? Essa é uma dúvida muito comum, afinal de contas as duas cidades são próximas e as atrações turísticas estão espalhadas por ambas. Assim como a oferta de hospedagem.

No quesito infraestrutura, Gramado é melhor do que Canela. Afinal de contas, a cidade oferece um maior trecho urbano. Além disso, Gramado também possui mais opções de lojas e restaurantes.

Em contrapartida, Canela é uma cidade menor e mais calma. Apesar de ter menos opções, é muito indicada para quem gosta de aproveitar mais a natureza, caminhadas e busca mais tranquilidade.

Outro fato que gosto muito de reforçar é sobre a localização: já mencionei acima que a localização do hotel em si não importa tanto. O mais importante na escolha é a infraestrutura e obviamente o orçamento. Digo isso pois ter carro em mãos para se locomover em Gramado é essencial, isso te possibilita escolher um hotel mais distante por exemplo.

Em resumo, minha opinião é que Gramado está melhor localizada, mais próxima da grande maioria das atrações e acaba sendo a melhor opção. Canela também é boa porém só a escolheria se quisesse uma hospedagem para fugir do agito.

Caso você não tenha intenção de alugar um carro, aí sim é bom filtrar por lugares mais centralizados, próximos da Rua Coberta e redondezas. Fiz um texto completo sobre Onde Ficar em Gramado e nele você encontra detalhes dos bairros e uma lista de hotéis organizados por preços e infraestrutura.

Deixo abaixo os hotéis que destaco como melhores opções por categoria:

Hotéis de luxo em Gramado

Hotéis excelentes (entre R$200 e R$500 a diária)

Hotéis excelentes (entre R$500 e R$1000 a diária)

Hotéis e pousadas econômicas (até R$250 a diária)

Confira aqui a lista completa de hotéis em Gramado e Canela

Como se locomover por Gramado e Canela

4 dias em gramado e canela
Área central de Gramado

Alugar um carro e circular por ambas as cidades motorizada/o é a melhor opção, te dá mais tranquilidade e maior flexibilidade para organizar o roteiro. Especialmente se estiver viajando na alta temporada onde ir no contra fluxo é essencial.

Outra opção muito boa é usar o Bus Tour que passa pelas principais atrações turísticas da cidade, tem um valor bem acessível e é super confortável.

O roteiro com o que fazer em Gramado em 4 dias (incluindo Canela) aqui nesse texto pode ser, perfeitamente percorrido utilizando essa linha turística. Inclusive a ordem das atrações já está bem alinhada com a rota do Bus Tur.

Veja abaixo quais são as opções de ingressos:

Passe de 1 dia para o Bus Tur

Passe de 2 dias para o Bus Tur

Minha opinião pessoal, tendo feito o roteiro com e sem carro: com o carro em mãos fica MUITO mais fácil, prático e é a melhor opção. Caso você não dirija e opte pelo Bus Tur, precisa apenas de um pouco mais de paciência, especialmente se estiver em alta temporada.

Para sair pra jantar e ir até atrações que tomam grande parte do dia (como Snowland, Acquamotion por exemplo), recomendo utilizar Uber ou Táxi. Dependendo da localização de seu hotel, sair para jantar pode ser feito caminhando, uma atividade deliciosa (caminhar pelas ruas do centro de Gramado).

Caso opte por utilizar o transporte do Bus Tur, recomendo contratar o transfer abaixo de/para aeroporto – Gramado:

Transfer ida e volta aeroportos de Porto Alegre e Caxias do Sul para Gramado

O que fazer em Gramado e Canela em 4 dias

O que fazer em Gramado em 4 dias
Igreja Matriz de São Pedro – foto Lu

Vamos ao que interessa então: vamos falar sobre o roteiro perfeito incluindo tudo o que você precisa fazer em Gramado e Canela em 4 dias de viagem! Muita gente me pergunta de 4 dias são suficientes e a reposta é sim e não rsrs, vou explicar.

Gramado e Canela são destinos recheados de atrações e atrações que se renovam constantemente. Dito isso, você sempre voltará de lá com gostinho de quero mais: um parque novo, uma vinícola que oferece experiências novas, aquele restaurante que está bombando e você não conseguiu reservas e etc.

Então, gosto de dizer que Gramado e Canela são destinos para você curtir em muitas viagens ou planejar uma viagem de 10 dias para ver TUDO! Mas, com esse roteiro de 4 dias você verá as principais atrações de ambas cidades e ainda viverá algumas experiências da região.

Acho que 4 dias são suficientes para você conhecer as principais atrações e fazer um passeio ao redor das cidades, se puder esticar sua viagem para mais dias recomendo no máximos 7 (no total). E por que faço essa recomendação? Pois cada dia extra o custo vai aumentando bastante, Gramado e Canela não são destinos super econômicos.

Dia 1: City Tour em Gramado

roteiro de 4 dias em Gramado e Canela
Min Mundo

O que fazer em Gramado em 4 dias (dia 1 de 4):

  • Rua Coberta e região:
    • Rua Torta
    • Igreja Matriz de São Pedro (atrás da igreja está a Fonte do Amor)
    • Museu do Festival de Cinema
    • Praça das Etnias
    • Casa do Colono
  • Lago Negro
  • Cristais de Gramado
  • Le Jardin (jardim de lavandas)
  • Gramado Zoo
  • Mundo do Chocolate Lugano
  • Dreamland Museu de Cera
  • Mini Mundo
  • Jantar:
    • Malbec, ou Pizzaria Kongo ou, Pizaria Cara de Mau região da Rua Coberta

Dicas especiais para aproveitar bem este dia:

Comece o dia cedo estacionando o carro próximo a rua coberta e vá explorando as atrações ao redor mencionadas acima. Dá pra fazer tudo caminhando, na realidade acho que essa é a melhor forma de explorar estes cantinhos pois é tudo lindo, cheio de lojinhas, cafés e cantinhos especiais.

Não deixe (em hipótese algum) de provar o pão caseiro da Casa do Colono, é simplesmente divino (sério). Simples, quentinho, confortável e super saboroso (custa R$5).

Caso você queira ter um dia mais tranquilo eu cortaria o Le Jardin, Gramazo Zoo (é um passeio longo, divertido porém segue sendo um Zoo) e o Dreamland. Mas manteria sim o Mini Mundo que é super divertido, assim como o Mundo do Chocolate.

Para o Mini Mundo, chegando lá peça a lista de atividades e cenários que ficam pelos “mundos” e que você e sua família podem encontrar. São coisas do tipo: incêndio no prédio, sequestro etc.

Se optar pela Pizzaria do Kongo (que é mais infantil) precisa realizar reservas antecipadamente e chegar cedo para um bom lugar, mesmo com reserva sua mesa pode ficar longe demais do show. Veja aqui como é o local e o show.

Caso você queira algo mais romântico e tranquilo recomendo o restaurante Malbec dentre tantos outros que você encontra ali na região da Rua Coberta. Caso queira um jantar temático porém menos infantil, a Pizzaria Cara de Mau lhe atenderá super bem.

Leia mais: Onde ficar em Gramado – GUIA COMPLETO

Dia 2: City Tour em Canela

O que fazer em Gramado em 4 dias
Mundo a Vapor

O que fazer em Gramado em 4 dias (dia 2 de 4):

Para este dia recomendo sair bem cedo do hotel, por volta das 8:30am já estar na porta de entrada do Skyglass em Canela já com ingresso comprado AQUI para baixa temporada e AQUI para alta temporada.

Essa é uma atração nova e que fica bem cheia, ao chegar cedo e já com ingresso em mãos você não pega filas e ganha muita produtividade no seu dia 2 de o que fazer em Gramado e Canela.

Em resumo, o Skyglass é uma plataforma de vidro a 360 metros de altura localizada no Vale da Ferradura, embaixo dela está o Abusado, um brinquedos composto de cadeirinhas que te levar pra fora da plataforma (nada radical). Ambos fazem parte do mesmo complexo porém com ingressos separados (o indicado acima inclui ambos).

Na sequência recomendo visitar o Parque do Caracol que fica bem ao lado, já fizemos as trilhas do parque e a vista através dos Bondinhos Aéreos. Se optar pelos Bondinhos Aéreos, compre o ingresso antes AQUI, outra fila que você evita no seu dia.

São propostas diferentes: enquanto o parque te proporciona um contato mais próximo da natureza e da Cascata do Caracol, os bondinhos são mais divertidos, oferece três diferentes paradas com diferentes vistas, área kids e um espaço com esculturas interativas em madeira onde as crianças podem reproduzir os sons dos animais ao brincar com elas.

Dica de leitura Onde comer Fondue em Gramado do blog Vamos por Aí

O Mundo Gelado do Capitão e o Castelinho Caracol estão lado a lado, se você estiver com o Bus Tur por exemplo, considere uma parada. Eu fiz a o tour pelo Mundo Gelado (que é divertido, tem um bar de gelo e é um passeio relativamente rápido) depois fui comer o Apple Strudel do Castelinho.

O Castelinho é uma típica casa de imigrantes alemães com a objetos que trazem vida as memórias de família que viveu nesta época. O Apple Strudel é delicioso, já li comentários ruins e até me criticaram por indicar o local, mas vejam bem: eu adorei e acho que vale a pena sim! É tradicional, quentinho, saboroso, tem todo um clima no local etc.

Para o almoço recomendo ir para a região central da cidade, e por ali há dois restaurantes que ganharam nossos corações (e estômagos rsrs). São eles o Férreo Restaurante que é uma locomotiva antiga estacionada dentro da estação central, comida deliciosa e a melhor coxinha do mundo, tem vídeo AQUI.

Outra opção é o Empório Canela, com ambiente delicioso, aconchegante, móveis antigos, livros e um capeletti in brodo que aquece a alma. Ambos estão a distâncias caminháveis da Catedral de Pedra que também vale a visita acompanhada de um passeio pela região onde você encontrará lojinhas, cafés e etc.

Na parte da tarde recomendo o passeio até o Mundo a Vapor, uma atração incrível para a família toda. Apesar do trem encalhado na fachada (veja foto mais acima) o local proporciona uma imersão pela história das máquinas ao vapor, com miniaturas em funcionamento de olarias e outras fábricas a vapor.

Para o jantar, recomendo uma noite de fondue por ser tradicional na região (sugiro voltar pra Gramado pra essa experiência). Há muitas opções, algumas bem acessíveis e outras mais carinhas, escolhemos o caminho do meio e fomos ao Versoi.

Excelente custo benefício: completo, saboroso, vinhos bem acessíveis e qualidade ótima. Fizemos um vídeo AQUI. E se você estiver viajando com crianças e quiser um vale night, recomendo agendar a Casa João e Maria, um espaço de brincar perfeito e que fica bem pertinho do Versoi.

O Versoi está ao lado de outro famoso fondue de Gramado o La Chalet de la Fondue, outra opção ali ao lado da casa de brincar é o La Cacerie, um restaurante incrível com carnes de caça localizado no Hotel Casa da Montanha (essa seria uma opção mais luxuosa $$$$).

Sugestão para quem não quer nem voltar pro hotel antes de jantar:

  • Espetáculo Sinos da Catedral – o museu fica no topo da catedral e acho que é um passeio válido para o fim de dia, acompanhar o por do sol por lá e esticar para o show de projeção de luzes na Catedral de Pedra.
  • Restaurante 1835 – também localizado em Canela, com uma vista incrível e um menu especializado em carnes ($$$$).

Confira aqui a lista completa de hotéis em Gramado e Canela

Dia 3: City Tour com mix entre Gramado e Canela

O que fazer em Gramado em 4 dias (dia 3 de 4):

  • Manhã: Reino do Chocolate Caracol & Snowland ou Acquamotion
  • Tarde: Vinícola Jolimont
  • Jantar: Restaurante Malbec, ou Pizzaria Kongo ou região da Rua Coberta

Leia mais: Vinícolas em Gramado entenda quais são e como visitá-las

Os passeios que recomendo neste dia podem ser feitos em um único dia sim mas gosto de ressaltar que fica corrido. E não recomendo em hipótese algum fazer Snowland & Acquamotion no mesmo dia pois eles são os que mais demandam tempo e energia, então sugiro escolher entre um e outro.

Coloquei o Reino do Chocolate como primeira atração pois ele abre 9am, então você pode ir nele antes de chegar no Snowland que abre as 10am. Mas atenção, não recomendo chegar tarde em Snowland pois o parque fica bem mais vazio logo na entrada.

Minha melhor dica pra você é passar cerca de 40 minutes no Reino do Chocolate e correr pro Snowland (o mesmo vale para o Acquamotion). A segunda recomendação importante é comprar os ingressos antecipadamente e já agendar seu horário caso esteja viajando na alta temporada. Veja os links abaixo:

Ingressos Snowland alta temporada

Ingressos Snowland baixa temporada

Ingressos Acquamotion

Seguindo essas dicas acima, seu dia será super produtivo, logo após o almoço você já terá aproveitado tudo do parque escolhido e poderá seguir tranquilamente para a degustação de vinhos da Jolimont.

A Jolimont fica em Canela, um pouco afastada do centro e tem a melhor degustação de vinhos desse eixo turístico. Escrevi mais sobre a Vinícola Jolimont e também sobre as todas as Vinícolas de Gramado nos textos lincados aqui.

Resumindo bem cada um dos parques para você escolher melhor o que fazer em Gramado em 4 dias:

Snowland é um parque indoor com temperaturas abaixo de zero, neve artificial, pista de esqui e pistas com descidas de boia, patinação no gelo, shows, brinquedos em espaço kids, restaurante etc.

Acquamotion é um parque aquático também indoor com piscinas 100% aquecidas com água termal. São 3 andares recheados de atrações para todas as idades, incluindo bebês.

Dia 4: O que fazer além de Gramado Tour Uva e Vinho – Vale dos Vinhedos

Vale dos Vinhedos
Tour Uva e Vinho – Vale dos Vinhedos

O que fazer em Gramado em 4 dias (dia 4 de 4):

Eu gosto de colocar um passeio para a Serra Gaúcha neste roteiro com o que fazer em Gramado em 4 dias pois muitas pessoas pedem para ter um pouco da região enquanto viajam para lá. Mas é só uma pitada do que o Vale dos Vinhedos pode oferecer tudo bem pessoal?

Abaixo deixo links para textos mais aprofundados na região, já estivemos lá algumas vezes em viagens de 3 a 5 dias explorando vinícolas, passeios e mais.

Leia mais: Vale dos Vinhedos na Serra Gaúcha

Abaixo você encontra mais opções de passeios bate e volta saindo de Gramado para complementar o seu roteiro com a Serra Gaúcha:

Outra sugestão é deixar para explorar a região em outra viagem e utilizar este dia 4 para ir a atrações que faltaram em seu roteiro ou explorar mais a cidade (dias 5, 6 e 7 abaixo).

O que fazer em Gramado e Canela com 5, 6 ou 7 dias

Bom, primeira coisa que eu faria com mais dias de roteiros seria ajustar o dia 3 acima e conhecer ambos os parques mencionados (Acquamotion & Snowland). Faria o Snowland no dia 3 e deixaria o Acquamotion para o dia 5, um dia mais focado em relaxar (as águas termais têm um efeito relaxante).

Então ficaria assim meu roteiro de 5, 6 ou 7 dias:

  • Dia 5: Snowland ou Acquamotion (dependendo do que você fez no dia 3)
  • Dia 6: Ollivas de Gramado e Terra Mágica Florybal
  • Dia 7:
    • Opção com crianças: Vila da Mônica e jantar na pizzaria Hector
    • Opção sem crianças: Tour Cânion Itaimbezinho

Leia mais: Catedral de Pedra & sobre o Alpen Park com a Tharsila do blog Mapeando Mundo

O que fazer em Gramado em 4 dias com bebês

O que fazer em Gramado em 4 dias com bebês e crianças pequenas foi uma pergunta super constante em meu Instagram durante nossas viagens. E a minha resposta foi (e vem sendo) que tanto Gramado como Canela são totalmente focadas nos pequenos.

A grande maioria das atrações turísticas são interativas e com atividades para as crianças. Restaurantes perfeitos com shows e muita animação, ruas planas pela região central nas quais podemos passear de carrinho tranquilamente etc.

Acho que vale ressaltar que a grande maioria dos hotéis possuem berços nos quartos mediante solicitação, apoiam a família com uso do micro-ondas, cadeirões no café da manhã e alguns oferecem até área kids, piscina com área mais rasa e copa do bebê.

Pela cidade (restaurantes, atrações e passeios) você também não terá problemas, o local é preparado para receber turistas com os pequenos. Então não se preocupe com o que fazer em Gramado em 4 dia com seu/sua bebê.

Leia mais: dicas completas para viajar com bebês e crianças pequenas

O que fazer em Gramado em 4 dias com chuva?

Durante nossa última viagem, dos 7 dias que estivemos em Gramado, pegamos 3 dias com chuvas intensas. E eis que surgiu a dúvida sobre o que fazer em ramado em 4 dias com chuvas? E aqui vão opções que você pode escolher nestes dias:

  • Snowland
  • Acquamotion
  • Rua Coberta para almoço ou jantar
  • Mundo a Vapor
  • Reino do Chocolate Caracol
  • Mundo Gelado do Capitão
  • Castelinho Caracol
  • Villa da Mônica
  • Pizzarias temáticas

O que você NÃO fazer em Gramado nos dias de chuva:

  • Skyglass Canela
  • Bondinhos Aéreos e/ou Parque do Caracol
  • Terra Magica Florybal
  • Le Jardin (lavandas)
  • Ollivas de Gramado
  • Lago Negro
  • Mini Mundo
  • Zoológico de Canela
  • Passeios: Pé da Cascata e ao Cânion Itambezinho

Salve esse artigo sobre O que fazer em Gramado em 4 dias ou mais seu Pinterest:

Se tiver alguma dúvida sobre esse roteiro e sobre o que fazer em Gramado em 4 dias (ou mais) deixe seu comentário abaixo.

Resolva sua viagem com:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários:
MARA disse:

OBRIGADA! ADOREI SEU ROTEIRO .DICAS MARAVILHOSA.

fico muito feliz em ajudar Mara

Janaina Ferreira disse:

Oi Lu, obrigada por compartilhar sua experiência e principalmente seu roteiro, estou começando a preparar o meu para outubro, vou ficar cerca de 5 dias e amei seu roteiro. Se puder me dizer, com quanto tempo de antecedência você comprou os ingressos dos passeios ou quanto tempo antes você indicaria comprar?

Oi Jan, fico feliz que gostou. Acredito que com 2 meses de antecedência você estará tranquila. Eu comprei algumas semanas antes de viajar mas se tivesse tido mais tempo compraria com essa janela de 2 meses. Acho mais seguro 🙂
Boa viagem!!!

Soraya Ferreira disse:

Oi Lu! Já fui à Gramado quando mais nova e não me recordo de tanta coisa. Estou planejando uma viagem com o meu namorado em agosto e confesso que estava desmotivada e um pouco perdida… até achar esses posts LINDOS! Quanto carinho, quanto detalhe. E que escrita maravilhosa, correta. Parabéns. Seguirei suas dicas sem a menor dúvida. Muito obrigada!

So QUE DELÍCIA ler seu texto! Fiquei emocionada aqui atrás do computador, obrigada! Palavras doces como a sua me motivam a seguir em frente! Boa viagem e depois me conta como foi. Beijão

Mariana disse:

Rua das hortênsias está bem localizada também ou não ?

Super! É no coração da cidade

Ivana AGUIAR disse:

Oi Lu,adorei suas dicas .
Programo viajar em julho e seguirei suas dicas!

Que lindo ler seu comentário Ivana, fico muito feliz. Depois me conta como foi. Beijão

Pamela Melo Ferrari disse:

Olá, Lu! Adorei suas dicas! Já vi vários sites, mas o seu está top. Tudo bem objetivo, mas completo ao mesmo tempo. Parabéns!!

Oi Pamela, que delícia que é ler seu comentário. Fico MUITO feliz em ajudar <3 Boa viagem!!

Samira disse:

Olá Lu, adorei o roteiro. Ansiosa para chegar julho logo e poder curtir com o Lu e a Helena lá! Parabéns pelo blog! Me encheu de orgulho ler os comentários e feedbacks das pessoas aqui!

Oi Sá, que felicidade imensa ver você por aqui 🙂 Escrevo com amor e carinho 🙂 Sinto como uma responsabilidade poder transmitir para as pessoas um pouquinho do que é estar em cada destino!! Vocês, certamente, irão amar Gramado e Canela.

Maria Gorette disse:

Olá Lu.
Estou tentando ler todos os posts relacionados a gramado,mas acho que não vi todos ainda.ris
Estou me organizado para ir esse ano ainda,gostaria de uma dica sua,qual período de baixa temporada,mas que funciona todas as atrações normalmente,é frio e os jardins estão aflorados?
Minha mãe é louca por plantas,queria ir no período que as Hortência estivessem lindas,como nas fotos.
Na verdade eu queria ir,no Natal Luz,mas os valores dos hotéis,estão nas nuvens ris.
Parabéns pelo blog.

Oi Maria, as hortênsias florescem em Gramado durante a primavera. Essa época é fresco por lá mas não é frio frio frio sabe? É fresco rs. Natal Luz realmente é muito caro, eu já tentei ir duas vezes e desisti 🙁 Sobre as atrações, elas ficam abertas o ano todo, exceto os shows que são típicos do Natal Luz. No seu lugar eu iria na Primavera, talvez na metade dela.. Eu fui em Maio e as hortênsias estavam bem muchas rs. Beijão

Sônia Maria disse:

Boa noite,

estava aqui na busca por alguma dica e simplesmente encontrei meu roteiro de viagem!
Parabéns pelo excelente trabalho.

Obrigada Sônia, eu fico imensamente FELIZ com seu comentário <3

Eliana disse:

Estava fuçando dicas para meu roteiro Gramado/Canela e as suas foram as mais completinhas. Adorei! Vou usá-las todas!

Eli você não imagina como fico feliz em ler seu comentário. Espero que você faça uma excelente viagem 🙂 🙂

Lívia disse:

Oi Lu! Seu blog ajudou demais… agora sei que gramado é a escolha certa pra mim. Esses lugares que você visitou precisam de ingresso antecipado ou pode comprar na hora mesmo? beijos!

Oi Li, fico muito feliz! Eu prefiro comprar os ingressos antes 🙂 Sempre. Vou mandar pra vc os links de onde comprei os meus:

Reino do chocolate: https://www.touron.com.br/redirect/EXgSZipH7CyY
Mundo gelado: https://www.touron.com.br/redirect/58jS8iWHOC0
City Tour: https://www.touron.com.br/redirect/LA5SgieHNHd

Carol disse:

Nossa amei seu guia. Já estou organizando tudo, vou ficar no Alt graças à você. Pode me informar onde comprou o passeio da Maria Fumaça?

Vou em Maio, 3 dias, e de lá direto para o Chile 6 dias (não estou conseguindo escolher hotel, os que gosto são muito caros). Se puder me ajudar rss.

Muito Obrigada

Oi Carol, fico feliz que tenha gostado. Vou deixar o link com todos os posts do Chile, lá tem dica de hotel mais carinho e de um apart hotel super econômico que AMAMOS.
https://www.turistandocomalu.com.br/category/america-do-sul/chile/
Sobre o passeio da MAria Fumaça, compramos com a Citral Serra mas acho que eles não estão mais fazendo esse tour. Aí você pode comprar com a Tour on, vou colocar o link pra vc aqui:
https://www.touron.com.br/redirect/R1rSgi1HWHK
https://www.turistandocomalu.com.br/tour-uva-vinho-passeio-maria-fumaca-gramado/

FERNANDA VEIGA disse:

Adorei suas dicas! Vou certamente fazer bom uso delas agora no Reveillon 18/19! bjosss 😉

Obrigada Fer, fico muito feliz 😉

Dayane disse:

Amei as dicas! Estou indo para Gramado no início de Outubro e estava perdida, procurando montar um roteiro com o que encontrava na internet… mas com certeza, seu post me ajudou muuuuuito. Obrigada!!

Eba!! Fico muito feliz em ajuda-la. Boa viagem!!

cintia disse:

Boa tarde, achei super legal as dicas, eu vou agora em setembro com meu filho de 11 anos, somente nós dois!! acho que nesse caso é melhor alugar um carro né?! vou ficar tres dias livres e acho que com essas dicas consigo visitar bastante lugares!!! valeu e até a próxima!!!

Obrigada Cintia 🙂 Acho que pode ser uma boa alugar um carro sim, eu fiz de ônibus mas confesso que hoje, tendo filho, se voltar pra lá alugarei um carro rs. Eu gosto da Rentcars e tenho parceria com eles, segue o link:

https://www.turistandocomalu.com.br/planejando-sua-viagem/aluguel-de-carro-viagem/

Luciane M Fontoura disse:

Adorei! Apesar de conhecer alguns desses lugares, suas dicas foram muito boas.
Obrigada!
Luciane

Obrigada pelo comentário Luciane, fico muito feliz 🙂

Tania disse:

Ótimas informações! Pretendo passar 3 dias e estou tentando planejar um roteiro que contemple os principais pontos turísticos. Obrigada.

Fico muito feliz 🙂 Aproveite essa cidade maravilhosa!!

JUAN CARLOS MARTINS disse:

Boa noite/bom dia…
Na sua postagem vc comenta que provou da famosa sopa de queijo no pão, foi no próprio hotel Sky ou em outro lugar??
Podes passar o nome do local??
Estou indo agora em julho c/ as minhas filhas.
Obgdo.
Abçs.

Olá Juan, foi no Sky sim, me recomendaram a de lá e estava deliciosa 🙂 Não vai se arrepender

Chrystiam Nascimento disse:

Showwww de bola Luciana, vou com a esposa passar cinco dias a partir de 19 de Junho e as suas dicas foram formidáveis pra nós orientar. Muuuito obrigado ?✌?

Ebaaa!! Muito obrigada pelo feedback, boa viagem!!! Tomem um super chocolate quente por mim 🙂

Rosana disse:

Olá Luciana, adorei suas dicas, muito bem explicadas. Pretendo ficar 03 dias livres por lá no mês de setembro e seguirei suas dicas. Só fico na dúvida se faço o passeio Linha Bella. Ví bons comentários das pessoas que fizeram.

Olá Rosana, muito obrigada pelo elogio, fico super feliz. Sobre o Tour Linha Bella eu acho super legal a ideia porém não posso te falar muito pois não o fiz. Priorizei conhecer bem Gramado e Canela em 2 dias e fazer o Tour de Uva e Vinhos de Maria Fumaça. Mas eu tenho vontades de fazer o tour Linha Bella em uma próxima viagem. Quando estava pesquisando eu achei o tour da Maria Fumaça mais atrativo para uma primeira viagem 🙂 Depois me conta como foi por lá. Beijos

Ângela Custódio disse:

Vou viajar em junho com minha filha, vou seguir todas suas dicas. Muito obrigada. Bjos

Fico muito feliz Ângela 🙂

Larissa disse:

Irei em novembro e diante das sugestões do qur fazer em 4 dias a sua foi a melhor!!!!! Muito obrigada!!!!

Obrigada Larissa, fico muito feliz

Ciana Loraschi disse:

“Empório Canela, o restaurante mais fofo que já conheci”

Siiiiiim! Saí apaixonada de lá tb!
Que lugar massa!

emily castanho disse:

Olá, eu gostaria de saber quanto você gastou no total, só pra eu ter uma base, adorei o roteiro, obrigada pelas dicas.

Olá Emily, não tenho as contas certinho mas pra você ter uma base; gastei em média R$70 por refeição + os passeios que você encontra os valores nos links + as diárias do hotel. Como fiquei próxima ao centro e comprei o ticket do ônibus de 2 andares não gastei mais com transporte. Ah.. também considere o transporte entre o aeroporto de POA e Gramado com a Sitral.

Eduardo disse:

Oi Luciana, parabéns pelo texto, iremos em Agosto para Gramado e com certeza iremos seguir suas sugestões 🙂
Me diga, vale a pena comprar os ingressos dos passeios antecipadamente? Ou compensa mais comprar na hora?

Oooobrigado

Olá Eduardo, obrigada pelo feedback 🙂 Com certeza comprar antes é melhor. O preço pode até ser o mesmo mas você já chega com tudo organizado, não pega filas etc. E boa viagem!!!

Denise Lopes disse:

Adorei as dicas, só ficou faltando dizer que na Páscoa lá tb é lindo, a cidade fica toda enfeitada.
E no Castelinho tb tem um chá de maçã que é maravilho pra tomar junto com o melhor Strudel de Maçã que já comi na minha vida tb…rs
Bjs

Denise AMEI seu comentário, acredita que vou voltar pra região na Páscoa esse ano. Então já vou atualizar o post com fotos lindas de lá 🙂

Clarissa disse:

Dicas para a Páscoa!!irei agora em março

Vai amar, prepare-se para comer muito chocolate e fique atenta para a decoração da cidade, você vai ver que coisa mais linda! Não perca as visitas as fábricas de chocolate e se estiver viajando com crianças o passeio pelo https://www.touron.com.br/redirect/Qr7SWi5HKCd

Francisco disse:

Interessante e providencial as dicas, falta realmente inspiração quando alguém posta sugestões, o que não é o caso de sua publicação, parabéns, estarei indo em junho agora e irei seguir suas dicas pois valem muito a pena, felicidades

Fico imensamente feliz em saber que gostou do artigo e o mesmo pode inspira-lo Francisco. Esse tipo de feedback é que me move adiante com o blog. Muito obrigada

Thainá disse:

Olá, adorei o roteiro .
Gostaria de saber um pouco mais sobre os preços , em relação aos locais visitados (taxas/entradas)
, para eu poder ter uma noção de quanto vou gastar .

Olá Thainá, os preços variam muito de acordo com a época do ano para refeições. Em Maio achei bem salgadinho, sozinha eu gastava em média R$60 por refeição. As entradas das atrações são bem acessíveis e acredito que não mudam os preços.. alguns exemplos abaixo e com os links para compra antecipada. É mais em conta comprar antes para não correr riscos:
Bus Tour R$69: https://www.touron.com.br/redirect/D5gSjiqHWH7L
Ingresso Mundo Encantado R$14: https://www.touron.com.br/redirect/8kYS8iwH3C2
Mundo Gelado do Capitão: R$19 https://www.touron.com.br/redirect/58jS8iWHOC0

GRACE KELLY RIBEIRO FERREIRA disse:

Luciana, ameiii suas dicas!!
Obrigada por dividir seu roteiro. Vou no final de março sozinha. Fiquei mais tranquila lendo sua experiência.
Vou seguir seu roteiro e usar o Bus Tour. (Não sabia)
Muito obrigada!!!
Parabéns!
Bjsss

Obaa, fico imensamente feliz em saber que ajudei. Depois conta como foi. Beijos

ROBERTO PEDROSA SORIANO DE OLIVEIRA disse:

Obrigado, pois me ajudou muito!
Fui com meus filhos pequenos e esposa entre 22 e 26 de janeiro. Adoramos!!

Obrigada pelo retorno Roberto 🙂 Fico feliz em saber que ajudei a família

Anna carolina milanez disse:

Oi Luciana,
Achei interessantíssima a sua sugestão de tour em gramado/canela. Várias atrações que não havia visto em nenhum outro roteiro.Minha viagem está marcada para fevereiro e com toda certeza vou seguir o seu roteiro.
Só gostaria de saber mais informações sobre valores de restaurantes, tenho a impressão que esses da rua coberta são todos caríssimos rs
Desde já agradeço a atenção e parabéns pelo blog.

Olá Anna, fico muito feliz que tenha gostado do roteiro. Certamente vai amar lá. Sobre os restaurantes você está certíssima, os da rua coberta são mais caros. Na realidade achei os preços de Gramado bem altos no geral.. uma refeição individual com suco saia em média 70 reais. O founde por exemplo girava em torno de 200 por casal. Mas vale muito a pena pois a comida é ótima. E na rua coberta (durante o dia) tem algumas promoções.

Viviane disse:

Parabéns pela clareza das informações! Excelente dicas. Inclusive destacando as mais em conta! Obrigada

Obrigada Vivi, feliz com o feedback 🙂

Roberta Ayub disse:

SIMPLESMENTE PERFEITO!

Obrigada em compartilhar sua experiência de forma tão detalhada.

Estou pensando em ir com meu noivo em outubro ( 12/10 até 15/10/2018)

Beijos!

Muito obrigada pelo feedback, adorei 🙂 Depois me conta tudo da viagem!!!

Instagram