Dicas da Praia do Forte no litoral norte da Bahia – Turistando com a Lu

Última atualização em

Praia do Forte é um dos destinos mais procurados no litoral norte da Bahia. Um lugar excepcional que estava chamando minha atenção faz tempo! De longe, parecia um pedacinho do paraíso!!

Fui conferir o que traz essa demanda de turismo e voltei apaixonada de lá 🙂 Aqui eu vou dar as dicas completas da Praia do Forte e tentar transmitir um pouco da energia deste lugar fantástico na Bahia.

Já te adianto que falar sobre a Praia do Forte e o que fazer por lá é falar de sol, mar lindo e contato com a natureza. É, realmente, um pedaço do paraíso, tanto para quem viaja com filhos (que foi o meu caso), famílias e casais. A cidade tem um toque romântico e descontraído ao mesmo tempo.

Como chegar até a Praia do Forte:

Localizada na Mata de São João na Bahia, a Praia do Forte está a 83kms de Salvador. Faz parte da costa verde (também conhecida como linha verde) que liga o litoral norte da Bahia até Sergipe. É uma cidade pequena e não conta com aeroporto próprio, por isso você precisa voar para Salvador. O nome do aeroporto internacional de Salvador é Deputado Luís Eduardo Magalhães.

Chegando na capital da Bahia, você pode alugar um carro e pegar a rodovia BA-099 rumo a Praia do Forte. Ou você pode contratar um transfer com receptivo, que é tão prático quanto ir dirigindo. Eu falei mais detalhadamente em outro artigo sobre esse tema, veja abaixo. Em resumo, há várias maneiras de ir e vir entre as duas cidades mas, as melhores e mais econômicas são transfer de receptivo (não o do hotel) e carro alugado.

Como ir de Salvador para Praia do Forte – texto nosso aqui do blog

O que fazer em Salvador e o que visitar – Blog No Mundo da Paula

O que fazer em Morro de São Paulo – Top 5 Tour

Qual a melhor época para visitar a Praia do Forte:

Faz sol e calor o ano todo na Praia do Forte, porém entre Abril e Maio chove bastante. Conversando com o pessoal local, me garantiram que são pancadas de chuva isoladas mas, eu não arriscaria viajar pra lá nesses meses. Ou seja, a melhor época para conhecer a Praia do Forte é entre Junho e Março, é garantia de sol.

Os meses de Julho, Dezembro e Janeiro são os mais agitados em virtude das férias escolares. A Praia do Forte é um destino perfeito para viajar com crianças. Especialmente por sua excelente infraestrutura hoteleira e algumas atrações turísticas/educativas como o Projeto Tamar. Por isso acaba sendo uma das principais escolhas de famílias que passam férias escolares aqui no Brasil. Durante esses meses, tudo fica mais caro e mais cheio.

De qualquer maneira, uma viagem a Praia do Forte em alta temporada vai ser maravilhosa. Fomos em Janeiro, durante o período de férias e não achamos nada insuportável (em termos de lotação). Os preços dos hotéis estavam SIM um pouco mais altos mas, valeu cada centavinho 🙂

praia do forte bahia
Praia do Forte no mês de Janeiro, pegamos dias lindos – Foto Lu

Curiosidades:

  • A voltagem na ilha é 220,
  • A vila é pequenina, simples e aconchegante,
  • A cidade depende economicamente do turismo,
  • A água do mar é morna o ano todo,
  • Há registros dos colonizadores datados do século XVI,
  • É a região predileta da Ivete Sangalo, há quem diga que ela tem casa ali pertinho do Tivoli Ecoresort

Onde se hospedar:

A Praia do Forte tem uma rede hoteleira bem diversificada e completa. Há grandes hotéis com sistema all inclusive e pousadas menores. Como é uma vila pequena, você tem duas opções de hospedagem por lá:

  1. Escolher um desses hotéis all inclusive com seus pedacinhos de praia quase particulares e relativamente afastados da vila (5 minutos de carro).
  2. Ou se hospedar em alguma das pousadas que ficam na vila. Há várias delas, para todos os gostos e bolsos (vou listar algumas abaixo).

Eu preferi ficar em um hotel, escolhemos o Iberostar Bahia em virtude da excelente infraestrutura para bebês e crianças (foi uma viagem que fiz somente eu e Edu com 1 ano e 2 meses). Vejo pontos positivos de se hospedar em ambos locais, na vila você está a passos de atrações turísticas como Tamar e as Piscinas Naturais. Também poderá desfrutar dos diversos bares e restaurantes com facilidade.

Os hotéis all inclusive também são escolhas certeiras; piscinas, infraestrutura na praia (cadeiras e guarda sol) restaurantes, área kids, spa, academia e etc. Tudo em um mesmo lugar e pra atender os desejos da família toda. Todos esses hotéis oferecem pelo menos três opções de restaurantes, então você não precisa sair pra jantar na vila se não quiser.

Vou listar abaixo algumas sugestões de hotéis e pousadas bem localizados . Também vou deixar o link para o artigo que falo detalhadamente sobre minha hospedagem no Iberostar Bahia.

Iberostar Praia do Forte – como é se hospedar no Iberostar Bahia

Sugestões de hotéis all inclusive:

  • Iberostar Praia do Forte – 5 estrelas, 6 restaurantes, 3 bares, piscinas, spa, baby center e mais…
  • Iberostar Bahia – 5 estrelas, 4 restaurantes, 3 bares, piscinas, 2 baby centers, discoteca e mais…
  • Tivoli Ecoresort – 5 estrelas e altíssimo padrão de luxo. O único problema é não ser all inclusive.
praia do forte bahia
Iberostar Bahia – Foto Lu
praia do forte bahia
Espaço baby no Iberostar Bahia – Foto Lu
praia do forte bahia
Praia em frente ao Iberostar – Foto Lu
praia do forte bahia
A piscina central do Iberostar Bahia – Foto Lu

Sugestões de pousadas na vila:

Praia do Forte Bahia
Pousada Sobrado da Vila – Foto divulgação
Praia do Forte Bahia
Pousada Sobrado da Vila – Foto divulgação
Pousada Tatuapara – Foto divulgação
Praia do Forte Bahia
Pousada Tatuapara – Foto divulgação

O que fazer na Praia do Forte e um roteiro de pelo menos 3 dias:

Primeiramente vamos falar sobre quanto tempo ficar em uma viagem a Praia do Forte; tente ficar pelo menos três dias. Esse é um tempo mínimo pra você conhecer o básico da cidade e desfrutar de um dia de praia tranquilamente. Se você puder esticar pra uma semana vai ser perfeito. Em sete dias você pode fazer dois dias de city tour/passeios e ainda curtir bastante a praia e seu hotel.

Vou listar e falar rapidamente das atrações da Praia do Forte que não sejam praia em si, depois falo como montar seu roteiro por lá:

  • Castelo Garcia d’Ávila: uma torre medieval construída em 1624 como forte protetor. Deu o nome a cidade de Praia do Forte.
  • Projeto Baleia Jubarte: um espaço educativo sobre as baleias jubarte. Em temporada certa (veja aqui) você poderá observar as baleias em sua passagem pelo Brasil.
  • Projeto Tamar: um espaço dedicado ao resgate de tartarugas marinhas que aparecem machucadas (muito por conta do lixo que o ser humano deposita nos mares). É também um local educativo com tartarugas expostas em tanques. Há toda uma preocupação com a extinção delas e o cuidado em conservar as áreas de desova das mesmas. Muito interessante.
  • Igreja São Francisco de Assis: uma pequena igreja no centro da vila. É linda e compõe a paisagem da cidade de maneira deslumbrante.
  • Piscinas naturais Papa Gente: piscinas naturais que se formam na maré baixa. Você pode ver peixinhos e relaxar nas águas quentinhas entre os recifes.
  • Reserva de Sapiranga: uma área de preservação natural com diversas atividades como caiaque no rio, contato com animais etc.

Você pode facilmente programar um dia para conhecer quase todas as atrações mencionadas acima. Basta pegar um táxi até a vila e começar o passeios pelo observatório Baleia Jubarte. Depois você vai caminhar 800 metros vila adentro, o percurso está recheado de restaurantes e lojas de souvenier.

Chegando ao final da vila você encontra a Igreja São Francisco de Assis e logo ao lado o Projeto Tamar. Ambos estão de frente para a praia que você precisará caminhar por mais 1km sentido norte para chegar até as piscinas naturais Papa Gente. Atenção as tábuas de marés, as piscinas naturais só ficam aparentes enquanto a maré estiver baixa.

O Castelo é um pouco mais afastado mas está a apenas 6km do projeto Tamar. Neste mesmo dia que você vai até a vila pode pegar um táxi e fechar o passeio no Castelo, a visita é bem rápida.

A única atração que ficaria para o dia seguinte seria a visita a reserva de Sapiranga. Esse passeio requer pelo menos meio dia dedicado. A reserva está localizada a 8kms da vila e oferece um momento educativo de contato com a natureza pois ali há um centro de educação ambiental.

praia do forte Bahia
Essa é a vila, cheia de lojinhas – Foto Lu
praia do forte Bahia
Tem muitos cafés e restaurantes pela vila – Foto Lu
praia do forte Bahia
<3 Foto Lu
praia do forte Bahia
Igreja de São Francisco e uma cena marcante que vivi. Já conto os detalhes – Foto Lu
Praia do Forte Bahia
Praia em frente a Igreja de São Francisco – Foto Lu
praia do forte Bahia
Projeto Tamar – Foto Lu
Praia do Forte Bahia
Essa tartaruga é enorme e super animada – Foto Lu
Praia do Forte Bahia
Fazia até charme para as fotos <3 – Foto Lu
Praia do Forte Bahia
Espaço com orientações sobre a desova das tartarugas – Foto Lu
Praia do Forte Bahia
Praia do Forte é linda!! Esse é o espaço de mar um pouco mais a frente do hotel Iberostar – Foto Lu

Praias na Praia do Forte:

Durante minha viagem, algumas pessoas me perguntaram pelo Instagram, quais praias visitar na Praia do Forte. A resposta é “a Praia do Forte”rs. Por isso é um destino tranquilo, você não precisa pegar o carro e sair explorando as praias da região. Toda a baia da Praia do Forte é uma coisa quase que única, você certamente vai curtir o espaço de areia mais próximo ao seu hotel.

Pode curtir um pouco o mar quando as piscinas naturais se formam pertinho da vila e basicamente é isso. Eu fiquei o tempo todo na praia do Iberostar e curti muito, areia fininha e aquele azul de enlouquecer. O mar é um pouco agitado, tranquilo para adultos mas requer atenção para as crianças. Percebi que logo cedo e no final do dia ele ficava bem agitado, mas por volta das 11am estava mais tranquilo. Arriscamos algumas ondas com Edu neste horário e deu certo.

Praia do Forte Bahia
Edu brincando no mar perto das 11 da manhã – Foto Lu
Praia do Forte Bahia
Fim de dia e o mar estava mais agitado – Foto Lu

Como se locomover & o povo bahiano

Se você optou por alugar um carro vai poder fazer todos os passeios acima dirigindo, bem tranquilo pra se locomover por lá. Se você optou por contratar um transfer, use e abuse do UBER, é mais barato do que o táxi. Na vila tive problemas com minha internet e precisei pegar um táxi de volta pro hotel, saiu um pouco mais que o dobro do preço do Uber que peguei na ida.

Agora, vamos falar do povo baiano, da alegria e da energia maravilhosa que você vai encontrar na Praia do Forte. As pessoas são super educadas e solicitas, senti isso na pele em vários momentos. Por exemplo, quando precisei de uma ajuda com o carrinho do Edu e durante os jantares, quando os garçons brincavam com ele por vários minutos pra eu buscar o meu prato no buffet.

Algumas coisas ficaram marcadas; quando cheguei no aeroporto e meu transfer (o primeiro que tentei contratar) não apareceu. Uma pessoa de coração maravilhoso me ajudou, tentou localizar a empresa que estava em meu voucher, ligou várias vezes, me levou pra um espaço tranquilo e por fim, quando vimos que o transfer era fantasma, ele me levou ao hotel. E por um preço JUSTO, eu estava desesperada e ele podia ter me cobrado mil reais que eu teria pago, mas ele foi justo.

Outra cena maravilhosa e emocionante que vivi; cheguei a porta da Igreja São Francisco com o Edu no canguru. Eu já estava agradecendo por estar ali, de frente para um mar azul, tendo essa oportunidade maravilhosa de visitar mais um canto do Brasil. De repente um senhor bate na porta da igreja e nada, ela estava fechada. Ele se ajoelhou ali, na pota da igreja e começou a fazer suas orações!! Pra mim foi uma mensagem linda de perseverança, quem quer faz!

Resumindo…

Enfim, uma viagem para a Praia do Forte na Bahia é algo tranquilo, acolhedor, gostoso e parcialmente dinâmico. Você não precisa ficar só no hotel pois há uma pequena lista de atrações a serem visitadas. Mas também vai curtir o “descanso” e voltar pra casa com uma chuva de energias positivas e boas vibrações.

Praia do Forte Bahia
Praia do Forte – Bahia – Foto Lu
 

Planejando sua viagem em parceria com o blog:

bookingReserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis

Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom TURISTANDO5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto. 

cxbncv7e0ug4s8cAluguel de carro no mundo todo, com descontos de até 60%, em 12x sem juros e sem cobrança de IOF através da RentCars. Ela compara todas as operadoras atuantes de seu destino oferecendo melhores tarifas e condições. Flexibilidade e segurança para suas próximas Road Trips

Get Your Guide é uma opção que tem TUDO para sua viagem e com melhores preços; tours privados, transfers, ingressos fura filas, experiências e muito mais. Só o ingresso? Eles tem! Ingresso com transporte? Eles tem! Uma experiência completa por determinada região? Eles tem!

viator Tours guiados e privados, transfers e ingressos com a Viator Tours. Sua viagem toda organizada e independente com a Viator, a maior parte dos passeios são privados ou pequenos grupos, saída e retorno do seu hotel incluindo ingressos e transporte. Experiência completa.

38 thoughts on “Dicas da Praia do Forte no litoral norte da Bahia – Turistando com a Lu

  1. Que post lindo! Dá pra sentir aqui essa energia e paixão que a praia transmite.

    Ainda não conheço a Bahia, mas entrou pra lista, fiquei apaixonada nas fotos!

    PS: o Dudu é fofíssimo.

  2. Estive na Praia do Forte há dez anos atrás e pelo teu post parece que ela não perdeu o clima de sossego e rusticidade – que bom!
    Ando com uma vontade de ir lá de novo… 😛 . Anotei e adorei tuas dicas, obrigada!

  3. Que saudade bateu da praia do Forte lendo seu texto, me mostrou que preciso voltar urgente e curtir mais uma vez esse paraíso. Adorei o texto e as fotos.

      1. Que delícia de viagem com seu pequeno. Deu pra sentir nas suas palavras o seu sentimento de gratidão e alegria! A Praia do Forte é realmente uma delícia! Da última vez fiquei no centrinho mas adorei a opção mais afastada também. Pareceu um excelente hotel!

  4. Só o projeto Tamar já valeria a visita né, mas a praia é uma delícia. As crianças amam ver as tartarugas e aprender mais sobre elas, precisamos voltar já que tem mais coisa pra ver com esse roteiro que você preparou.

  5. A Praia do Forte foi um dos destinos de nossa lua de mel, quando fomos ainda era bem mais rústica e selvagem. Voltamos anos depois já com os filhos e foi um retorno muito especial. Essa praia mora no meu coração :).

  6. Que paraíso! Uma vez eu quase fiz um bate e volta de Salvador para a Praia do Forte, mas sabia que merecia mais tempo, então desisti. Que bom, porque agora eu vou pra ficar várioos dias curtindo essa maravilha. Obrigada pelas dicas.

  7. Percebe-se perfeitamente porque é um destino tão popular. As paisagens são lindos, o clima ótimo e essa água?! Gostava muito de conhecer e visitar o projeto Tamar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.