O que fazer na Praia do Forte – litoral norte da Bahia

O que fazer na Praia do Forte na Bahia é um texto que te trará absolutamente TODAS as informações que precisa para planejar sua viagem!

Nesse texto vamos falar sobre quando ir, onde se hospedar, onde comer, como curtir as melhores praias e transmitir um pouco da energia deste lugar fantástico na Bahia.

Leia mais: Iberostar Praia Bahia ou Praia do Forte? Veja aqui qual a melhor opção.

Já te adianto que falar sobre a Praia do Forte e o que fazer por lá é falar de sol, mar lindo e contato com a natureza. É, realmente, um pedaço do paraíso, tanto para quem viaja com filhos (que foi o meu caso), famílias e casais. A cidade tem um toque romântico e descontraído ao mesmo tempo.

O que fazer na Praia do Forte – em resumo

o que fazer na Praia do Forte Bahia
Praia do Forte Bahia – Foto Lu

  1. Reservar um bom hotel ou resort e curtir a infra
  2. Visitar o histórico Castelo Garcia d’Ávila
  3. Conhecer o Projeto Baleia Jubarte se estiver na temporada de Jubartes (veja aqui)
  4. Se surpreender com o Projeto Tamar
  5. Visitar a Igreja São Francisco de Assis
  6. Curtir as Piscinas naturais Papa Gente (não se esqueça de verificar a tábua das maréas)
  7. Passar um tempinho na Reserva de Sapiranga

Leia mais: Seguro viagem nacional – vale a pena?

Como chegar até a Praia do Forte

nordeste do brasil
Praia do Forte no mês de Janeiro, pegamos dias lindos – Foto Lu

Localizada na Mata de São João na Bahia, a Praia do Forte está a 83kms de Salvador e faz parte da costa verde (também conhecida como linha verde) que liga o litoral norte da Bahia até Sergipe.

É uma cidade pequena e não conta com aeroporto próprio, por isso você precisa voar para Salvador. O nome do aeroporto internacional de Salvador é Deputado Luís Eduardo Magalhães.

Chegando na capital da Bahia, você pode alugar um carro e pegar a rodovia BA-099 rumo a Praia do Forte. Ou então você pode contratar um transfer com receptivo, que é tão prático quanto ir dirigindo.

Minhas recomendações para estes serviços são:

Eu falei detalhadamente em outro artigo sobre esse tema, veja abaixo. Em resumo, há várias maneiras de ir e vir entre as duas cidades mas, as melhores e mais econômicas são transfer de receptivo (não o do hotel) e carro alugado.

Leia mais: Como ir de Salvador a Praia do Forte

Qual a melhor época para visitar a Praia do Forte Bahia

Praia do Forte Bahia
Vila central Praia do Forte Bahia – Foto Lu

Faz sol e calor o ano todo na Praia do Forte, porém entre Abril e Maio chove bastante. Conversando com o pessoal local, me garantiram que são pancadas de chuva isoladas mas, eu não arriscaria viajar pra lá nesses meses. Ou seja, a melhor época para conhecer a Praia do Forte é entre Junho e Março, garantia de sol.

Durante os meses de Julho, Dezembro e Janeiro o agito é maior em virtude das férias escolares. A Praia do Forte é um destino perfeito para viajar com crianças por sua excelente infraestrutura hoteleira e algumas atrações turísticas/educativas como o Projeto Tamar.

Durante esses meses, tudo fica mais caro e mais cheio. Entretanto, uma viagem a Praia do Forte em alta temporada vai ser maravilhosa.

Fomos em Janeiro, durante o período de férias e não achamos nada insuportável (em termos de lotação). Os preços dos hotéis estavam SIM um pouco mais altos mas, valeu cada centavo 🙂

Curiosidades

praia do forte Bahia
Tem muitos cafés e restaurantes pela vila – Foto Lu

  • Voltagem na ilha é 220,
  • A vila é pequenina, simples e aconchegante,
  • Cidade depende economicamente do turismo,
  • Água do mar é morna o ano todo,
  • Há registros dos colonizadores datados do século XVI,
  • É a região predileta da Ivete Sangalo, há quem diga que ela tem casa ali pertinho do Tivoli Ecoresort

Além de dicas Praia do Forte, quero sugerir a leitura de outros destinos na Bahia:

Onde se hospedar

praia do forte bahia
Iberostar Bahia – Foto Lu

Certamente a Praia do Forte tem uma rede hoteleira bem diversificada e completa. Há grandes hotéis com sistema all inclusive e pousadas menores.

Como é uma vila pequena, você tem duas opções de hospedagem por lá:

  1. Escolher um destes hotéis e resorts all inclusive com seus pedacinhos de praia quase particulares e relativamente afastados da vila (5 minutos de carro).
  2. Se hospedar em alguma das pousadas que ficam na vila. Há várias delas, para todos os gostos e bolsos (vou listar algumas abaixo).

Escolhemos o Iberostar Bahia em virtude da excelente infraestrutura para bebês e crianças (foi uma viagem que fiz somente eu e Edu com 1 ano e 2 meses).

Leia mais: Iberostar Praia Bahia ou Praia do Forte? Veja aqui qual a melhor opção.

praia do forte bahia
A piscina central do Iberostar Bahia – Foto Lu

Decerto há pontos positivos de se hospedar em ambos locais, na vila você está a passos de atrações turísticas como Tamar e as Piscinas Naturais. Também poderá desfrutar dos diversos bares e restaurantes com facilidade.

Os hotéis all inclusive também são escolhas certeiras; piscinas, infraestrutura na praia (cadeiras e guarda sol) restaurantes, área kids, spa, academia e etc. Tudo em um mesmo lugar e pra atender os desejos da família toda.

Todos esses resorts oferecem pelo menos três opções de restaurantes, então você não precisa sair pra jantar na vila se não quiser. Vou listar abaixo algumas sugestões de hotéis e pousadas bem localizados

Sugestões de hotéis e resorts all inclusive

  • Iberostar Selection Praia do Forte – uma opção 5 estrelas, 6 restaurantes, 3 bares, piscinas, spa, baby center
  • Iberostar Bahia – 5 estrelas, 4 restaurantes, 3 bares, piscinas, 2 baby centers, discoteca
  • Tivoli Ecoresort – outra sugestão 5 estrelas e altíssimo padrão de luxo. O único problema é não ser all inclusive.
praia do forte bahia
Espaço baby no Iberostar Bahia – Foto Lu

Sugestões de pousadas na vila

o que fazer na Praia do Forte
Pousada Sobrado da Vila – foto divulgação

o que fazer na Praia do Forte
Pousada Tatuapara – foto divulgação

Confira aqui a lista completa de hotéis, resorts e pousadas na Praia do Forte

O que fazer na Praia do Forte e um roteiro de pelo menos 3 dias

praia do forte Bahia
Vila da Praia da Forte – foto Lu

Primeiramente vamos falar sobre quanto tempo ficar em uma viagem a Praia do Forte; tente ficar pelo menos três dias. Esse é um tempo mínimo pra você conhecer o básico da cidade e desfrutar de um dia de praia tranquilamente.

Então, se você puder esticar pra uma semana vai ser perfeito. Em sete dias você pode fazer dois dias de city tour/passeios e ainda curtir bastante a praia e seu hotel.

Vou listar e falar rapidamente das atrações da Praia do Forte que não sejam praia em si, depois falo como montar seu roteiro Praia do Forte.

  • Castelo Garcia d’Ávila: uma torre medieval construída em 1624 como forte protetor. Deu o nome a cidade de Praia do Forte.
  • Projeto Baleia Jubarte: um espaço educativo sobre as baleias jubarte. Em temporada certa (veja aqui) você poderá observar as baleias em sua passagem pelo Brasil.
  • Projeto Tamar: um espaço dedicado ao resgate de tartarugas marinhas que aparecem machucadas (muito por conta do lixo que o ser humano deposita nos mares). É também um local educativo com tartarugas expostas em tanques. Há toda uma preocupação com a extinção delas e o cuidado em conservar as áreas de desova das mesmas. Muito interessante.
  • Igreja São Francisco de Assis: uma pequena igreja no centro da vila. É linda e compõe a paisagem da cidade de maneira deslumbrante.
  • Piscinas naturais Papa Gente: piscinas naturais que se formam na maré baixa. Você pode ver peixinhos e relaxar nas águas quentinhas entre os recifes.
  • Reserva de Sapiranga: uma área de preservação natural com diversas atividades como caiaque no rio, contato com animais etc.
praia do forte Bahia
Igreja de São Francisco – Foto Lu

Você pode facilmente programar um dia para conhecer quase todas as atrações mencionadas acima. Basta pegar um táxi até a vila e começar o passeios pelo observatório Baleia Jubarte. Depois você vai caminhar 800 metros vila adentro, o percurso está recheado de restaurantes e lojas de souvenier.

Chegando ao final da vila você encontra a Igreja São Francisco de Assis e logo ao lado o Projeto Tamar. Ambos estão de frente para a praia que você precisará caminhar por mais 1km sentido norte para chegar até as piscinas naturais Papa Gente.

Atenção as tábuas de marés, as piscinas naturais só ficam aparentes enquanto a maré estiver baixa.

O Castelo é um pouco mais afastado mas está a apenas 6km do Projeto Tamar. Neste mesmo dia que você vai até a vila pode pegar um táxi e fechar o passeio no Castelo, a visita é bem rápida.

A única atração que ficaria para o dia seguinte seria a visita a reserva de Sapiranga. Esse passeio requer pelo menos meio dia dedicado. A reserva está localizada a 8kms da vila e oferece um momento educativo de contato com a natureza pois ali há um centro de educação ambiental.

Confira aqui todos os tours que você pode contratar na Praia do Forte

praia do forte Bahia
Essa é a vila, cheia de lojinhas – Foto Lu

Praia do Forte Bahia
Essa tartaruga é enorme e super animada – Foto Lu

praia do forte Bahia
Projeto Tamar – Foto Lu

Praias na Praia do Forte

Durante minha viagem, algumas pessoas me perguntaram pelo Instagram, quais praias visitar na Praia do Forte. A resposta é “a Praia do Forte” rs. Por isso é um destino tranquilo, você não precisa pegar o carro e sair explorando as praias da Bahia.

Toda a baia da Praia do Forte é uma coisa quase que única, você certamente vai curtir o espaço de areia mais próximo ao seu hotel.

o que fazer na Praia do Forte
Praia de frente ao Iberostar Bahia – foto Lu

Pode curtir um pouco o mar quando as piscinas naturais se formam pertinho da vila e basicamente é isso. Eu fiquei o tempo todo na praia do Iberostar e curti muito, areia fininha e aquele azul de enlouquecer. O mar é um pouco agitado, tranquilo para adultos mas requer atenção para as crianças.

Percebi que o melhor horário para curtir a praia na região é de manhã, na parte da tarde o mar fica mais agitado.

Como se locomover & o povo baiano

Então, se você optou por alugar um carro vai poder fazer todos os passeios acima dirigindo, bem tranquilo pra se locomover por lá. Se você optou por contratar um transfer, use e abuse do UBER, é mais barato do que o táxi.

No entanto, na vila tive problemas com minha internet e precisei pegar um táxi de volta pro hotel, saiu um pouco mais que o dobro do preço do Uber que peguei na ida. Agora, vamos falar do povo baiano, da alegria e da energia maravilhosa que você vai encontrar na Praia do Forte.

As pessoas são super educadas e solicitas, senti isso na pele em vários momentos. Por exemplo, quando precisei de uma ajuda com o carrinho do Edu e durante os jantares, quando os garçons brincavam com ele por vários minutos pra eu buscar o meu prato no buffet.

nordeste
Praia do Forte – Bahia – Foto Lu

Algumas coisas ficaram marcadas; quando cheguei no aeroporto e meu transfer (o primeiro que tentei contratar) não apareceu. Uma pessoa de coração maravilhoso me ajudou, tentou localizar a empresa que estava em meu voucher e nada.

Essa pessoa maravilhosa, da KK Tur que indiquei acima, me levou pra um espaço tranquilo para eu me acalmar e por fim, quando vimos que o transfer era fantasma, ele me levou ao hotel.

E por um preço JUSTO, eu estava desesperada e ele podia ter me cobrado mil reais que eu teria pago, mas ele foi justo.

Outra cena maravilhosa e emocionante que vivi; cheguei a porta da Igreja São Francisco com o Edu no canguru. Eu já estava agradecendo por estar ali, de frente para um mar azul, tendo essa oportunidade maravilhosa de visitar mais um canto do Brasil.

E então um senhor bate na porta da igreja e nada, ela estava fechada. Ele se ajoelhou ali na porta mesmo e começou a fazer suas orações!! Pra mim foi uma mensagem linda de perseverança, quem quer faz! Sobe na foto da igreja aqui no post que você o verá rezando.

Conclusão

o que fazer na Praia do Forte
A alegria do Edu define a viagem!

Enfim, uma viagem para a Praia do Forte na Bahia é algo tranquilo, acolhedor, gostoso e parcialmente dinâmico. Você não precisa ficar só no hotel pois há uma pequena lista de atrações a serem visitadas. Mas também vai curtir o “descanso” e voltar pra casa com uma chuva de energias positivas e boas vibrações.

Alguns destaques do que falamos acima:

Salve esse artigo em seu Pinterest:

Resolva sua viagem com:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários:
Paula Abud disse:

Que post lindo! Dá pra sentir aqui essa energia e paixão que a praia transmite.

Ainda não conheço a Bahia, mas entrou pra lista, fiquei apaixonada nas fotos!

PS: o Dudu é fofíssimo.

Rsrs.. o Dudu é muito fofo mesmo rs.

Ainda não conheci a praia do Forte, mas acho que para crianças é muito legal porque tem o bônus do Projeto Tamar, que só conheci em Florianópolis, mas acho muito importante. Nada como unir lazer e educação!

Isso mesmo Ma, esse têm sido nossos objetivos de viagem com Edu, desde já queremos explorar o mundo mostrando e ensinando coisas novas pra ele.

Helen Pusch disse:

Estive na Praia do Forte há dez anos atrás e pelo teu post parece que ela não perdeu o clima de sossego e rusticidade – que bom!
Ando com uma vontade de ir lá de novo… 😛 . Anotei e adorei tuas dicas, obrigada!

Volta sim Helen, vai curtir essa vibe maravilhosa. E que assim seja pra sempre né?! Beijos

Que maravilha de lugar,hein! Ainda mais nesse frio que estamos por aqui, que vontade de praia e sol… precisamos ainda ir para Bahia.

Precisam muito passar uns dias bem calorosos na Bahia Edson <3 A sua pequena mocinha vai amar!!

Mariana disse:

Quando eu morava em Salvador, toda vez que alguém da família nos visitava meu pai levava até a Praia do Forte! Não há que não saia apaixonado, né? Lindo lugar! Boas dicas <3

Exatamente, saímos de lá apaixonados!!! Edu principalmente, só sorrisos estampando as fotos!!!

MICHELE disse:

Que saudade bateu da praia do Forte lendo seu texto, me mostrou que preciso voltar urgente e curtir mais uma vez esse paraíso. Adorei o texto e as fotos.

A Praia do Forte causa esse sentimento né? De necessidade de voltar rs. Obrigada pelo elogio 😉

Cristina disse:

Que delícia de viagem com seu pequeno. Deu pra sentir nas suas palavras o seu sentimento de gratidão e alegria! A Praia do Forte é realmente uma delícia! Da última vez fiquei no centrinho mas adorei a opção mais afastada também. Pareceu um excelente hotel!

Foram com esses sentimentos no coração que voltamos de lá Cris <3 Um lugar incrível!!

Só o projeto Tamar já valeria a visita né, mas a praia é uma delícia. As crianças amam ver as tartarugas e aprender mais sobre elas, precisamos voltar já que tem mais coisa pra ver com esse roteiro que você preparou.

Exatamente! Meu filho gritava pras tartarugas rs.

Ana Carolina disse:

A Praia do Forte é linda demais!! Já fui duas vezes e certamente voltaria a terceira. Ótimas dicas

Demais né? Da vontade de voltar sempre!!!

Que maravilhosa é a praia do forte. Mar clarinho! O nordeste é realmente maravilhoso. Gostei mto das tartarugas do projeto Tamar <3

O projeto Tamar é de arrepiar!! O mar clarinho e delicioso 😉

Que praia linda, e que hotel! Conheci Salvador, muito rapidamente, espero um dia conhecer um pouco mais do Nordeste. Gostei bastante das dicas, principalmente dos projetos de baileia e do projeto TAMAR.

Eu também preciso conhecer mais do Nordeste, escolhi Praia do Forte pra começar e amei rs.

que criança mais fofa meu deus quero muuuito apertar um dia haueaheua
esse lugar é lindo demais né, adorei a sugestão de hospedagem e gostei daquela piscina

Ele é um fofuxo rs O hotel é ótimo! E a piscina melhor ainda rs

Cynara Vianna disse:

A Praia do Forte foi um dos destinos de nossa lua de mel, quando fomos ainda era bem mais rústica e selvagem. Voltamos anos depois já com os filhos e foi um retorno muito especial. Essa praia mora no meu coração :).

Que legal Na, imagino como deve ter sido emocionante né?!

Michele da Costa disse:

Que legal, Lu! Gostei muito do post, completão, com tudo que um viajante precisa para planejar sua viagem. Parabéns!

Obrigada Michele 🙂 Fico feliz que gostou!

Lidiane disse:

Nossa Lu, não tinha ideia que a Praia do Forte era tão linda! Fiquei com muita vontade de passar uns dias aí, pelo menos 3 ne, seguindo suas dicas hehe

Exatamente Li, pelo menos 3 rs. Um lugar belíssimo

Que linda é a praia do Forte! somos doidas para explorar a Bahia e com certeza esse destino não poderá ficar de fora. Parece que tem um pouco de tudo e ao mesmo tempo ajuda a desconectar da correria, né? 😀

Exatamente! Ajuda a desconectar e traz paz mas também tem coisas legais pra ver 🙂

Que paraíso! Uma vez eu quase fiz um bate e volta de Salvador para a Praia do Forte, mas sabia que merecia mais tempo, então desisti. Que bom, porque agora eu vou pra ficar várioos dias curtindo essa maravilha. Obrigada pelas dicas.

Ma fica sim, a Praia do Forte merece pelo menos uns 3 dias 🙂

Ruthia Portelinha disse:

Percebe-se perfeitamente porque é um destino tão popular. As paisagens são lindos, o clima ótimo e essa água?! Gostava muito de conhecer e visitar o projeto Tamar.

O projeto Tamar é lindo e super interessante Ruthia, vale a pena demais!

Lulu Freitas disse:

A Praia do Forte é linda! Um passeio maravilhoso. Eu visitei quando estive na Costa do Sauípe. Foi só um dia e fiquei com gostinho de quero mais. O Projeto Tamar é imperdível.

Tem que voltar Lulu, um paraíso!!

Instagram