Passaporte de bebê e tudo que você precisa saber

Começamos 2018 planejando as viagens do ano e com a super expectativa de como será viajar com o Edu, nosso mascotinho. Pois bem, pensamos em viagens de carro pelo interior de São Paulo para finais de semana, uma primeira viagem de avião dentro do Brasil com voos curtos pra testar como ele reage. E por fim as viagens de férias que serão mais longas e internacionais. Com isso precisamos tirar o passaporte de bebê do Edu e vou contar aqui pra vocês como é fácil.




Solicitar a emissão de passaporte de bebê funciona praticamente igual a de adulto salvo as seguintes exceções:

  • Ambos os pais precisam comparecer na polícia federal OU um formulário de autorização de emissão deve ser entregue junto com a documentação. Importante: o formulário deve conter a assinatura de ambos os pais e ter firma reconhecida em cartório.
  • É necessário levar uma foto 5×7 com fundo branco (parte mais difícil, tenta colocar um bebê paradinho pra tirar uma foto rs).
  • A validade do passaporte é bem curta, bebês até 12 meses a validade é de um ano.
Edu na polícia federal no dia de fazer o passporte

Ou seja, emitir um passaporte de bebê é bem tranquilo. Basta seguir o passo a passo no site da Polícia Federal, realizar o agendamento e pronto! Em resumo:

  1. Preencha o formulário de solicitação de emissão de passaporte no site da Polícia Federal
  2. Imprima e pague a GRU (taxa de emissão)
  3. Cerca de 1 dia após o pagamento da GRU, faça o agendamento selecionando o local e data de emissão adequado para você
  4. No dia compareça munido de:
    1. Certidão de nascimento ou RG do bebê,
    2. Uma foto 5×7 com fundo branco,
    3. Protocolo de emissão, agendamento e comprovante de pagamento da GRU,
    4. Formulário de autorização dos pais (firma reconhecida em cartório caso vá apenas um de vocês),
    5. Documento de identidade do pai/mãe presente no momento de emissão.
  5. O bebê deve estar junto tanto no momento da emissão quanto na retirada do passaporte.

Não serão feitas fotos nem impressões digitais do bebê no dia de emissão, apenas à partir dos 12 anos. Como disse acima, a validade do passaporte de bebê é de 1 ano. Dali em diante é sempre a idade da criança + 1 ano, ou seja; quando seu filho/a tiver 2 anos o passaporte terá validade de 3 anos (2 +1), com 3 anos terá de 4 (3+1) e assim por diante até 12 anos de idade. Achei bem confuso mas é isso mesmo.

Booking.com

 

Dicas para a emissão do passaporte do bebê ser tranquila:

  • Agende um horário que coincida com o horário ativo da criança, geralmente logo após a mamada e bem antes da soneca,
  • Leve um brinquedinho para distrair o bebê e que seja silencioso pois geralmente a polícia federal é um ambiente mais queto. Dica de quem chegou com um super chocalho barulhento e assim que dei nas mãos do Edu TODOs olharam pra minha cara. Ainda bem que Edu é sorridente e cativou todos por lá rs.
  • Para a foto; recomendo levar o bebê em um estúdio para realiza-la. Você pode tirar uma foto do seu bebê deitado em um pano branco e usar um aplicativo que imprime em 5×7 mas.. eu achei que a foto do estúdio ficou bem melhor e geralmente não é cobrado a mais por isso.
  • Procure uma sede da polícia federal próxima a você e segura. Afinal de contas você está com um bebê fofíssimo/a <3 <3
  • Atenção as greves e falta de material que afeta com frequência a data de emissão e entrega de passaporte.
  • E por fim, chegue com uns minutos de antecedência mas não MUITO antes de seu horário pois há uma lista de horários e o atendimento segue parcialmente a ordem de chegada e parcialmente a lista.

Acho que é isso, depois de uma semana do dia que você compareceu na polícia federal você já pode ir buscar o passaporte de seu bebê para começar a curtir esse mundão.

Sobre a maior e melhor viagem da minha vida


Planejando sua viagem em parceria com o blog:

bookingReserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis

Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom TURISTANDO5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto. 

cxbncv7e0ug4s8cAluguel de carro no mundo todo, com descontos de até 60%, em 12x sem juros e sem cobrança de IOF através da RentCars. Ela compara todas as operadoras atuantes de seu destino oferecendo melhores tarifas e condições. Flexibilidade e segurança para suas próximas Road Trips

Get Your Guide é uma opção que tem TUDO para sua viagem e com melhores preços; tours privados, transfers, ingressos fura filas, experiências e muito mais. Só o ingresso? Eles tem! Ingresso com transporte? Eles tem! Uma experiência completa por determinada região? Eles tem!

viator Tours guiados e privados, transfers e ingressos com a Viator Tours. Sua viagem toda organizada e independente com a Viator, a maior parte dos passeios são privados ou pequenos grupos, saída e retorno do seu hotel incluindo ingressos e transporte. Experiência completa.

Ingressos para atrações nas principais cidades do mundo e furando fila é com a TicketBar. Descontos especiais e compra antecipada garantida para entradas em museus, excursões, tours de bike e muito mais.  

 Chip de celular internacional com cobertura em mais de 140 países, pré pago, internet 4G ilimitada, comprado aqui no Brasil e entregue em sua casa antes de sua viagem. A EasySim4U presta esse serviço maravilhoso para você já chegar conectado em seu destino.  

Gostou do post sobre a emissão de passaporte de bebê? Então deixe seu comentário ali embaixo. Qualquer dúvida também fiquem a vontade em perguntar 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.