Passaporte de bebê e criança – passo a passo completo

Última atualização em

É preciso estar atento as informações e regras para emissão de passaporte de bebê e criança. Mas não é nada complexo, você verão ao longo do texto.

Como viajar com milhas - manual completo e atualizado!

Quando é necessário emitir o passaporte do bebê ou da criança?

A regra funciona exatamente igual para adultos; o bebê ou criança precisa de passaporte caso vá fazer alguma viagem internacional fora dos países do Mercosul. Caso contrário o RG com foto para destinos internacionais dentro do Mercosul e a certidão de nascimento para destinos nacionais funciona perfeitamente.

Passo a passo para solicitar o passaporte:

Solicitar a emissão de passaporte de bebê ou criança funciona praticamente igual a de adulto salvo as seguintes exceções:

  • É necessário levar uma foto 5×7 com fundo branco (parte mais difícil, tenta colocar um bebê paradinho pra tirar uma foto rs).
  • Ambos os pais precisam comparecer na polícia federal OU um formulário de autorização de emissão deve ser entregue junto com a documentação. Importante: o formulário deve conter a assinatura de ambos os pais e ter firma reconhecida em cartório.

Pra que serve esse formulário? Você pode optar por incluir no passaporte uma autorização de viagem para que seu filho/filha viagem acompanhado apenas de um dos genitores (pai ou mãe). Pode também optar que seu filho/filha sempre tenha uma autorização por escrita para isso. Neste formulário que você fará essa opção que sairá impressa no passaporte.

A validade do passaporte é bem curta, bebês até 12 meses a validade é de um ano.

passaporte de bebê
Edu na polícia federal no dia de fazer o passporte

Ou seja, emitir um passaporte de bebê é bem tranquilo. Basta seguir o passo a passo no site da Polícia Federal, realizar o agendamento e pronto! Em resumo:

Passo a passo:

  1. Preencha o formulário de solicitação de emissão de passaporte no site da Polícia Federal
  2. Imprima e pague a GRU (taxa de emissão)
  3. Cerca de 1 dia após o pagamento da GRU, faça o agendamento selecionando o local e data de emissão adequado para você
  4. No dia compareça munido da documentação necessária:
    1. Certidão de nascimento ou RG do bebê,
    2. Uma foto 5×7 com fundo branco,
    3. Protocolo de emissão, agendamento e comprovante de pagamento da GRU,
    4. Formulário de autorização dos pais (firma reconhecida em cartório caso vá apenas um de vocês),
    5. Documento de identidade do pai/mãe presente no momento de emissão.
  5. O bebê deve estar junto tanto no momento da emissão quanto na retirada do passaporte.

Não serão feitas fotos nem impressões digitais do bebê no dia de emissão, apenas à partir dos 12 anos.

Dicas para tirar foto do bebê:

Quem é pai ou mãe sabe quão difícil é fazer um bebê ficar quetinho para uma foto 5×7, que é exigida neste caso. Aqui vão alguns macetes que descobri com o Edu:

  • Bebês que ainda não sentam (menores de 6 meses geralmente) – coloque um pano branco no chão, coloque o bebê deitadinho de barriga pra cima, movimente brinquedinhos por cima dele e faça do clique desde mesmo ângulo. Você pode transformar a foto trada em tamanho 5×7 pelo aplicativo chamado “passaporte”, ele é pago mas custa apenas U$1,99. Feito isso, basta você ir até um local de revelação com o arquivo gerado pelo app.
  • Bebês que já sentam – tire a foto pela manhã, logo que seu bebê acordar, eles estão mais dispostos a colaborar nesse horário. Coloque ele ou ela sentadinho em frente de uma parede de fundo branco, faça gracinhas e pronto. Depois é só usar o app mencionado acima pra revelação.

Validade do passaporte de bebê e criança:

A validade do passaporte de bebê é sempre a idade da criança + 1 ano, ou seja;

  • 0 a 11 meses – passaporte é válido por 1 ano
  • 1 ano a 23 meses – passaporte é válido por 2 anos (1 da idade do bebê + 1)
  • 2 anos a 35 meses – passaporte é válido por 3 anos (2 da idade do bebê +1)
  • 3 anos a 47 meses – passaporte é válido por 4 anos (3 da idade da criança + 1)
  • E assim por diante até a criança completar 12 anos e a validade passar a ser de 10 anos, como para adultos

Dicas para a emissão do passaporte do bebê ser tranquila:

  • Agende um horário que coincida com o horário ativo da criança, geralmente logo após a mamada e bem antes da soneca,
  • Leve um brinquedinho para distrair o bebê e que seja silencioso pois geralmente a polícia federal é um ambiente mais queto. Dica de quem chegou com um super chocalho barulhento e assim que dei nas mãos do Edu TODOs olharam pra minha cara. Ainda bem que Edu é sorridente e cativou todos por lá rs.
  • Para a foto; recomendo levar o bebê em um estúdio para realiza-la. Você pode tirar uma foto do seu bebê deitado em um pano branco e usar um aplicativo que imprime em 5×7 mas.. eu achei que a foto do estúdio ficou bem melhor e geralmente não é cobrado a mais por isso.
  • Procure uma sede da polícia federal próxima a você e segura. Afinal de contas você está com um bebê fofíssimo/a <3 <3
  • Atenção as greves e falta de material que afeta com frequência a data de emissão e entrega de passaporte.
  • E por fim, chegue com uns minutos de antecedência mas não MUITO antes de seu horário pois há uma lista de horários e o atendimento segue parcialmente a ordem de chegada e parcialmente a lista.

Acho que é isso, depois de uma semana do dia que você compareceu na sede da polícia federal o passaporte de seu bebê estará pronto para começar a curtir esse mundão.

Leia outros artigos sobre viagens com bebês e crianças:

Carrinho de bebê no avião – tudo que você precisa saber

Seguro viagem para bebês – vale a pena comprar?

Viagem com bebês antes da introdução alimentar (até 6M)

Viajando com bebês após a introdução alimentar (6M em diante)

Disney co bebês é uma viagem que vale a pena?

Bahamas com bebês e crianças

Foz do Iguaçu com bebês e crianças

Salve esse artigo em seu Pinterest:

passaporte de bebê
 

Planejando sua viagem em parceria com o blog:

bookingReserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis

Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom TURISTANDO5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto. 

cxbncv7e0ug4s8cAluguel de carro no mundo todo, com descontos de até 60%, em 12x sem juros e sem cobrança de IOF através da RentCars. Ela compara todas as operadoras atuantes de seu destino oferecendo melhores tarifas e condições. Flexibilidade e segurança para suas próximas Road Trips

Get Your Guide é uma opção que tem TUDO para sua viagem e com melhores preços; tours privados, transfers, ingressos fura filas, experiências e muito mais. Só o ingresso? Eles tem! Ingresso com transporte? Eles tem! Uma experiência completa por determinada região? Eles tem!

viator Tours guiados e privados, transfers e ingressos com a Viator Tours. Sua viagem toda organizada e independente com a Viator, a maior parte dos passeios são privados ou pequenos grupos, saída e retorno do seu hotel incluindo ingressos e transporte. Experiência completa.

Gostou do post sobre a emissão de passaporte de bebê? Então deixe seu comentário ali embaixo. Qualquer dúvida também fiquem a vontade em perguntar 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.