Viajar barato pelo mundo – como fazer isso com ou sem filhos?

Quanto custa uma viagem para Porto de Galinhas - dicas de ouro!

Última atualização em

Viajar barato pelo mundo é o desejo de muita gente, principalmente para poder viajar mais e conhecer mais e mais destinos. Estou certa?

Mas há uma fórmula secreta de como viajar barato pelo mundo? Existe alguma informação que ninguém está te passando? Vamos falar disso!! E não vamos falar aqui de largar o emprego e sair por aí vivendo como nômade digital.

Essa pode até ser uma excelente opção pra muitas pessoas (inclusive para você), mas não é o nosso caso. Aqui em nossa família temos um marido com emprego CLT (30 dias de férias) e uma criança pequena que precisa de rotina, escolinha e etc.

Portanto, nesse texto vamos falar de como viajar barato pelo mundo durante as férias e feriados, sempre voltando pra casa e pro trabalho depois disso.

Leia mais: Coronavírus e viagens - nosso posicionamento sobre o tema.

Como viajar barato pelo mundo?

Primeiramente, para cumprir essa tarefa com maestria, você precisa de planejamento! Se planejar com um bom tempo de antecedência de suas viagens. E não estou dizendo que você precise comprar suas passagens e passeios tanto tempo antes. Mas sim se planejar de modo geral.

Você deve estar ficando confuso/a né? Então vamos lá, pense comigo, você precisa ter muito bem definida duas coisas:

  1. Quais lugares tem desejo de conhecer pelo mundo – listados por prioridade
  2. Quanto tempo e quando poderá tirar férias
viajar barato pelo mundo
Um pouquinho da minha planilha

Para o primeiro item você pode fazer uma lista de desejos permanente que irá atualizando ao longo do tempo quando descobre um destino novo. Mas em geral, a sua wishilist base precisa estar construída.

Eu gosto de fazê-la em excel e colocar colunas ao lado com informações adicionais como: quanto tempo é necessário para a viagem, se é adequado para ir com filhos, melhor época do ano para visitar o destino, se é uma cidade ou um roteiro por diversas cidades e/ou países, uma média de custos estimados e qual a prioridade com base em meus desejos.

O item dois você terá de refazer anualmente de acordo com sua disponibilidade de férias. Inclua nessa lista feriados prolongados e alguns finais de semana nos quais você poderá viajar. Eventualmente você consegue encaixar uma ida a algum destino em um desses feriados.

Esses dois itens te guiarão para buscar promoções e conseguir de fato viajar barato pelo mundo. Vou dar um exemplo prático: você quer muito ir a Nova York, sabe que essa é uma viagem que demanda 5 dias (podendo até ser em um feriado prolongado).

De repente aparece uma promoção bem pro mês de setembro que é quando temos o feriado do dia 07. Bingo! Compre as passagens e seja feliz!!!

Mas esse é só um dos itens que quero falar pra te ajudar a viajar barato pelo mundo, ter esse plano bem definido é o ponto de partida mas tem mais coisas a serem feitas pra concretizar esse plano. Então vamos lá!

Não tenha medo!

Primeira dica pra encontrar bons preços é não ter medo de ir na contra mão do fluxo de turistas. Viajar na baixa temporada ou fora dela é primordial para economizar e muito. Já viabilizamos uma viagem extra para a Colômbia simplesmente por planejarmos ir neste esquema.

Lu, mas e o lance do clima, chuvas, furacões e etc.? Atente-se a isso sim! Não estou dizendo para você viajar para o Caribe bem no pico dos furacões, você não vai economizar e sim vai gastar dinheiro e voltar, possivelmente, frustrada/o.

Mas todos os destinos têm uma temporada segura, adequada e mais econômica. Por exemplo, alta temporada na Europa acontece nos meses mais quentes do verão: entre junho e agosto. Se você pretende visitar Portugal por exemplo, vai encontrar um clima super gostoso em setembro e preços muy amigos. Vai dar praia sim! Pode ter um da ou outro mais fresco, mas serão exceções.

E é assim para quase todos os destinos mundo afora; sempre jogue no Google ou busque em seus blogs de confiança: quando ir para x lugar. Você encontrará esse mês ideal facilmente.

Mas esteja pronto para fazer algumas concessões, como por exemplo encarar uma possível nevasca, um possível clima mais cinza e assim por diante. Pondere o que é prioridade em sua viagem, não abra mão disso, mas faça concessões em outras frentes.

Encontrando promoções para de fato viajar barato pelo mundo

Viajar precisa fazer parte das suas prioridades, portanto acompanhe blogs, contas no instagram e sites que anunciam promoções. E os acompanhe diariamente! Ative as notificações, assine newsletters e etc. Aqui vão os que gosto e recomendo.

Passagens aéreas

Não existe milagre, para encontrar uma passagem aérea promocional é ficar de olho e pesquisar o tempo todo. Todos os dias, pelo menos por 15 minutinhos!

  • Viajando Barato Pelo Mundo
  • Passagens Imperdíveis
  • Melhores Destinos
  • Passagens Promo – cadastre possíveis trechos e destinos e ative os alertas
  • Google Flights – não durma uma noite sem dar uma espiadinha nele, jogue as datas e os destinos que tem mais ou menos em mnete e avalie se está rolando algo
  • Sites das companhias aéreas – assinar as newsletters é a maneira mais fácil e rápida de receber promoções das companhias aéreas
dicas para economizar em viagens
Voando para Colômbia com passagem paga parte em milhas e parte que conseguimos uma super promoção! Não era nossa prioridade 1 pro ano mas a promoção fez com que re-organizássemos a agenda e pudêssemos ir pra Colômbia + um destino que estávamos sonhando.

Hotéis

Para hotéis não tem muito segredo, faça avaliações no Booking.com e Hotéis.com sempre jogando com os dias da viagem. Quanto antes você fizer sua reserva é melhor.

O Booking oferece cancelamento gratuito e parcelamento em muitos estabelecimentos, mesmo cobrando uma tarifa logo que você faz a reserva, se tem a opção de cancelamento você será reembolsado lá na frente.

Gosto muito de deixar minhas reservas feitas mesmo sem as passagens, apenas com as “ideias de viagens” em mente para garantir o menor preço antecipadamente.

Reserve sua estadia para qualquer lugar do mundo pelo Booking.com usando ESSE LINK AQUI que você não paga nada a mais por isso e o blog recebe uma pequena comissão!

Já fui fã de programas de fidelidade de hotéis, mas depois desisti pois nem sempre tem um estabelecimento da rede no destino mundo afora que você deseja visitar. E eventualmente até tem mas não é a melhor opção ou a mais econômica.

viajar barato pelo mundo
Conseguimos uma hospedagem em Paris pertinho da Torre Eiffel, íamos caminhando até as principais atrações turísticas. E fizemos a reserva pelo Booking cerca de 6 meses antes. Foto Lu

Airbnb – aluguel de casas e apartamentos

Se você está viajando para um destino onde a hospedagem está cara demais, dê uma olhada em opções através da Airbnb. Pode ser uma alternativa econômica e até bem confortável.

Muitas pessoas não gostam de se hospedar em casa e apartamentos por conta da limpeza que fica a nosso cargo durante a estadia. Eu confesso que não sou muito fã também não, mas uma vez ou outra, por poucos dias para gerar uma economia maior, vale a pena.

Já ficamos em Airbnb em Lisboa, em Porto, no Rio de Janeiro e em outros destinos. Sempre foi show de boa e nunca tivemos problemas, apenas o desconforto da limpeza.

Faça seu cadastro na Airbnb através DESTE link e ganhe até R$100 OFF em sua primeira viagem!

hospedagem econômica
Nosso apartamento em Porto – Portugal – alugado pela Airbnb – foto divulgação

Passeios, tickets e deslocamentos

Para passeios eu recomendo você comprar antecipadamente, quanto antes melhor! Eu gosto e sou parceira da Get Your Guide. Já usei muito a Viator mas ela passou a ficar mais cara para alguns destinos, por via das dúvidas eu sempre dou uma olhada nas duas.

Para destinos no Brasil eu uso a Tour On ou a Luck Receptivo, são as que mais confio e uso. A Luck é mais restrita a destinos no Nordeste, já a Tour On cobre quase que o Brasil todo.

Um item que gera muita economia em destinos internacionais com muitas atrações são os city passes. Eles funcionam como acopladores de ingressos que se somados todos individualmente saem mais caros do que comprar esses passes.

E eles ainda dão acesso fura filas que em destinos como Paris por exemplo, é primordial ter. E eventualmente até um valor para consumir em metrô e ônibus. Sempre dê uma espiadinha se o seu destino tem essa opção, faça as contas e compre. Eu gosto muito e já usei em Londres, Paris e Lisboa.

Para deslocamentos, recomendo avaliar se é mais econômico comprar o transfer + usar transporte do local ou alugar carro, sempre faça isso! Se a diferença for pouca entre os dois fique com o carro alugado!

Mas determinados destinos, como Porto de Galinhas por exemplo, a diferença é altíssima e não vale a pena ficar com carro. Mesmo com toda flexibilidade que ele traz.

viajar barato pelo mundo
Usando nosso Lisboa Card – foto Lu

Descontos especiais – aluguel de carro, chip de viagem e seguro

Todo bom blog que se prese é afiliados de empresas de seguros, aluguéis de carro, hotéis, chips de celulares e passeios. E nós (sim eu sou parceira de todos eles) lutamos por descontos para nossos leitores ?

Então fique atento, assine nossa newsletter deixando seu e-mail ali embaixo, acesso o blog frequentemente e ative as notificações no instagram para receber cupons especiais de primeira mão.

Aqui do blog eu já deixo os cupons permanentes pra você logo abaixo. E sempre que há um cupom especial ele é enviado pela newsletter e anunciado no Instagram Stories.

  • Seguro Viagem com 10% – CUPOM TURISTANDO5 + pagamento no boleto comprando NESTE LINK
  • Chip de Celular com 10% – CUPOM PROMO10 NESTE LINK

Preciso mesmo de seguro viagem?

SIM! E esse deve ser o segundo item que você vai comprar para economizar em sua viagem. Comprou as passagens? No mesmo instante compre seu seguro viagem com as coberturas abaixo:

  • Plus Reason de valor razoável – já vou explicar a importância desta cláusula
  • Cancelamento ou interrupção de viagem
  • Cobertura médica e hospitalar
  • Gastos por atraso de voo
  • Despesas extraordinárias por permanência forçada
  • Garantia da viagem de regresso
  • Assistência jurídica
  • Danos a mala e bagagem extraviada

Por que Plus Reason de valor razoável Lu? Por que se, eventualmente você tiver um problema pessoal grave que se enquadre dentro das cláusulas da seguradora pode cancelar a viagem mesmo antes de embarcar. Após ter comprado as passagens e o seguro você já pode aciona-lo e cancelar ou trocar a data e etc.

Nós também já acionamos a cláusula de interrupção de viagem na Colômbia quando meu sogro faleceu, voltamos pra casa antes e com tudo pago pela seguradora: passagem de regresso, multa de não comparecimento da outra passagem e etc.

E se você não tiver nenhum problema pra embarcar ou cancelar a viagem, com o seguro viagem terá cobertura médica e hospitalar, de retorno, coberturas jurídicas e logísticas mencionadas acima. Isso tudo sem ter que usar toda a poupança da família.

Um pé quebrado nos Estados Unidos sem cobertura do seguro custará mais de U$250 dólares. Uma visita para exames do meu filho em Orlando nos custou U$1600 no entanto fomos reembolsados 100% depois pois tínhamos o seguro viagem.

Com a cobertura do seguro os custos por eventuais problemas em sua viagem custará o valor que você pagou na apólice. Veja abaixo alguns exemplos de valores de seguro viagem mundo afora.

Seguro Viagem: América do Norte
TA 40 Especial Plus Am. Norte TA 40 Especial Plus Am. Norte Assistência médica USD 40.000 Bagagem extraviada USD 1.200 R$ 16/dia*
TA 40 Especial - Am. Norte TA 40 Especial - Am. Norte Assistência médica USD 40.000 Bagagem extraviada USD 1.200 R$ 12/dia*
Affinity 60 USA Affinity 60 USA Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 29/dia*
Seguro Viagem: Europa
TA 40 Especial - Internacional TA 40 Especial - Internacional Assistência médica USD 40.000 Bagagem extraviada USD 1.200 R$ 12/dia*
Affinity 60 Mundo (exceto EUA) Affinity 60 Mundo (exceto EUA) Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 24/dia*
AC 50 *COM FRANQUIA (Exceto EUA) + TELEMEDICINA AC 50 *COM FRANQUIA (Exceto EUA) + TELEMEDICINA Assistência médica USD 50.000 Bagagem extraviada USD 600 (COMPLEMENTAR) R$ 11/dia*

viajar barato pelo mundo
Nossa visita ao hospital de Orlando com o Edu com apenas 1 ano de idade – foto Lu

Transforme suas contas e compras em viagens – use milhas!

Outra maneira de você economizar é tornando seus gastos do dia a dia em milhas que podem ser trocadas por passagens aéreas. Sabe o café de R$5 que você toma de vez em quando e passa no cartão de débito? No crédito ele vale um café e cerca de 1 milha!

A melhor maneira de acumular milhas é através dos cartões de crédito, pague tudo que for possível com eles. Depois você faz a transferência dos pontos acumulados mensalmente no cartão do banco para o cartão fidelidade de alguma companhia aérea. Escrevi mais sobre o tema no texto abaixo:

Como viajar com milhas – um guia completo

viajar barato pelo mundo
Programa de milhas da Azul Linhas Aéreas

Economizando no destino

Uma vez que você encontrou uma ótima passagem pro seu destino, reservou um hotel ou um apartamento, alugou um carro e comprou alguns passeios. É hora de fazer as malas e embarcar certo? Sim e não rsrs, amo essa resposta. Você precisa se organizar para economizar durante sua viagem pra poder viajar outras vezes!

  • Primeira dica, compre câmbio no Brasil! Dificilmente seu destino terá câmbio melhor, especialmente se for turístico. Eu gosto muito da Confidence que é nossa parceira do blog, vende online com as melhores tarifas do Brasil e você retira em seu aeroporto de embarque.
  • Segunda dica: use e abuse de supermercados e lojas de conveniência pois são fontes inesgotáveis de economia! Não estou dizendo para você só comer coisas do mercado não, mas vamos lá, você pode tomar café da manhã no hotel, comer alguma saladinha e fruta do mercado no almoço e sair pra jantar em um restaurante bem bacana.

Compre água, frutas, petiscos e bebidas alcoólicas no mercado também, pra comer na rua apenas quando for interessante. Com crianças essa é uma opção mais essencial ainda, comidas de bebê, fórmulas, água para a fórmula, frutas e biscoitos!

  • Terceira dica: vá aos balcões turísticos de seu destino no dia que chegar, geralmente você encontra no aeroporto. Neles você poderá descobrir promoções que estão rolando no momento em teatros, eventos, restaurantes e etc.
  • Quarta dica: converse com locais e peça informação no hotel. Onde comer bem e barato por aqui? Onde os locais comem? O que os locais visitam? Você certamente encontrará boas opções e economizará.

Viajar barato pelo mundo com crianças, o que muda?

Nada! Absolutamente nada! O único ponto de atenção é para a idade da criança no momento de reservar passagens, hotéis e passeios. Até 2 anos geralmente é totalmente grátis ou pagam apenas algumas taxas.

De 2 a 8 ou 10 anos pagam uma porcentagem do valor de um adulto. Mas isso muda de empresa para empresa, por isso é importante validar os termos e condições de cada item antes de apertar o clique.

A dica que deixo aqui para pais de bebês novinhos ou futuros papais e mamães é: viajem o máximo possível até a criança fazer 2 anos por que vocês ainda terão os custos apenas de um casal. Dali em diante será os custos do trio ? Mas não deixem de ter filhos por isso, viajar com crianças é espetacular!

Leia aqui tudo sobre viajar com crianças – textos com dicas práticas, sobre os voos, alimentação e tudo mais que você precisa saber pra embarcar tranquila/o.

nordeste do brasil
Praia de Boa Viagem – Recife – foto Lu

Conclusão sobre viajar barato pelo mundo

Você só precisa tornar viagens um tema prioritário dentro de casa e se planejar, assim você vai viajar barato pelo mundo e vai viajar mais! Dá pra fazer pelo menos uma boa viagem grande e mais duas ou três pequenas por ano seguindo essa estrategia descrita acima. Te garanto!

Salve esse artigo em seu Pinterest:

viajar barato pelo mundo

Lei mais e se inspire com destinos e roteiros aqui no blog:

 

Planejando sua viagem em parceria com o blog:

bookingReserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis

Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom TURISTANDO5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto. 

cxbncv7e0ug4s8cAluguel de carro no mundo todo, com descontos de até 60%, em 12x sem juros e sem cobrança de IOF através da RentCars. Ela compara todas as operadoras atuantes de seu destino oferecendo melhores tarifas e condições. Flexibilidade e segurança para suas próximas Road Trips

Get Your Guide é uma opção que tem TUDO para sua viagem e com melhores preços; tours privados, transfers, ingressos fura filas, experiências e muito mais. Só o ingresso? Eles tem! Ingresso com transporte? Eles tem! Uma experiência completa por determinada região? Eles tem!

viator Tours guiados e privados, transfers e ingressos com a Viator Tours. Sua viagem toda organizada e independente com a Viator, a maior parte dos passeios são privados ou pequenos grupos, saída e retorno do seu hotel incluindo ingressos e transporte. Experiência completa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.