O que fazer em Foz do Iguaçu: dicas e roteiros de 3 a 5 dias

Última atualização em

O que fazer em Foz do Iguaçu é um texto que vai te surpreender, assim como a viagem até lá fez conosco. Que lugar amigos!! Me arrependo não ter ido antes e já quero voltar mil vezes.

Uma viagem para Foz do Iguaçu é uma viagem para vivenciar experiências marcantes. É estar diante de uma das 7 maravilhas da natureza. É sentir a força da água, a beleza do nosso país e se emocionar. Viajar para Foz do Iguaçu também é curtir bons hotéis, resorts e aproveitar a gastronomia local e dos nossos vizinhos argentinos.

Booking.com

Dicas gerais e informações básicas

Apesar de Foz do Iguaçu ser um destino nacional, localizada no Estado do Paraná, a cidade faz fronteira com Puerto Iguazu na Argentina e com a Ciudad del Leste no Paraguai. E tem muita coisa legal pra ver do lado da Argentina, inclusive o Parque das Cataratas está presente nos dois países.

Com isso, é necessário ter passaporte válido ou RG com emissão nos últimos 10 anos para visitar a região. A CNH não vale pra visitar os países vizinhos. Ha relatos de quem já entrou em Puerto Iguazu com a CNH e há relatos de amigos que tiveram que voltar pra trás, então não arrisque.

Não há obrigatoriedade de vacinas nem de seguro viagem. Contudo, se você pretende esticar sua viagem para outros destinos na Argentina, recomendo contratar SIM um seguro viagem, veja meu relato abaixo sobre esse tema.

Seguro viagem para Buenos Aires e Argentina: realmente preciso?

Mesmo que você não vá esticar a viagem, continuo recomendando um seguro viagem nacional para garantir ressarcimento financeiro em 2 situações: cancelamento ou interrupção da viagem por motivos maiores e problemas logísticos (cancelamento de voo, atraso de bagagem por exemplo).

Veja abaixo algumas opções de seguro viagem nacional, use o cupom TURISTANDO5, pague no boleto e garanta 10% de desconto em cima desse preço:

A moeda local na cidade de Foz do Iguaçu é o nosso realzinho. Já do lado argentino, você precisará de pesos. Fizemos câmbio lá mesmo, mas confesso que me arrependi por não ter levado pesos comprados aqui no Brasil. Teria sido muito mais prático e certamente mais barato.

Você pode sim pagar algumas coisas com cartões de crédito mas, a taxa de conversão será maior. Também existe uma única uma taxa de turismo que pode ser paga apenas em cash. Então, o melhor caminho é levar pesos já comprados no Brasil.

viagem para foz do iguaçu
Filas enormes para fazer câmbio em Foz – foto Lu

Quantos pesos devo levar?

A resposta a essa pergunta depende muito do que você vai fazer do lado argentino da região. Se você pretende apenas visitar as Cataratas vai gastar um tanto, se deseja conhecer Puerto Iguazu vai gastar um outro tanto. Vou colocar alguns valores abaixo para referência.

  • Taxa de turismo que pode (ou não) ser cobrada na rodovia: 50 pesos por pessoa –> essa é a única taxa que deve ser paga em cash, todo restante dá pra pagar com cartão de crédito.
  • Entrada ao Parque Nacional del Iguazu (para visitar as Cataratas): 560 pesos por pessoa
  • Estacionamento do Parque: 140 pesos por veículo
  • Empanadas (dentro do parque): 100 pesos
  • Cerveja (dentro do parque): 250 pesos
  • Água (dentro do parque): 120 pesos
  • Almoço em Puerto Iguazu (duas entradas, prato principal, uma garrafa de vinho e uma sobremesa): 1740 pesos o casal
  • Sorvete Cremolatti (500 gramas) em Puerto Iguazu: 180 pesos

Quando planejar uma viagem para Foz do Iguaçu

Foz é um destino quente, bem quente rs. As temperaturas médias giram em torno dos 30 graus Celsius praticamente o ano todo. Mesmo no inverno (de junho a agosto) o calor bate os 25 graus. Mas qual a melhor época pra visitar a região então? Eu diria que você pode ir o ano inteiro pra Foz, basta avaliar o que suporta mais.

Prefere calor? Então pode ir entre setembro e maio. É da turma do frio? Vá entre junho e agosto.

Entre outubro e março chove um pouco mais. Não acho que isso seja um problema, não há dias seguidos de muita chuva. São chuvas do verão brasileiro que por sinal, podem leva-lo a ter uma experiência melhor ainda.

Quando há excesso de água na barragem de Itaipu, as comportas são abertas e você tem aquele cenário lindo que vê em vídeos; a água saindo da barragem para o escape.

Como chegar em Foz do Iguaçu

Foz está a 630 kms de Curitiba e 900 kms de Porto Alegre, fazendo divisa com a Argentina e Paraguai. Uma cidade envolta pela mata atlântica e a terceira mais visitada por turistas no Brasil. Se você é do Paraná ou do Rio Grande do Sul, pode chegar em Foz de carro facilmente. A principal estrada que da acesso a cidade de Foz do Iguaçu é a Rodovia BR-277.

Se você é de outras regiões do Brasil, dá para chegar até Foz de avião de praticamente todo país. Você vai desembarcar no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. Atualmente, a Azul Linhas Aéreas é a principal operadora de voos pra esse destino.

Como se locomover

Foz do Iguaçu é um destino em que as atrações turísticas estão todas espalhadas pela cidade e são bem distantes umas das outras. As Cataratas estão a 36kms da Usina de Itaipu e a 26kms de Puerto Iguazu na Argentina, por exemplo.

duas maneiras de explorar a cidade com tranquilidade e sem desgaste: alugando um carro ou com passeios privativos.

Eu particularmente achei uma melhor opção o carro, nos deu mais flexibilidade e a viagem acabou sendo bem dinâmica e seguindo o nosso ritmo. Dirigir em Foz e na Argentina é super tranquilo e seguro, você vai encontrar estacionamento em todas as atrações e pode retirar e devolver o carro diretamente no aeroporto.

Vale a pena alugar carro e dirigir em Foz do Iguaçu?

Aluguel de carro em Foz COM DESCONTO de até 60% em parceria com o Blog

Como mencionei acima, alternativamente você pode contratar os passeios e transfers individualmente para cada atração, city tour e etc. Vou colocar os links dos passeios guiados dentro aqui no texto quando estiver falando de cada dia de roteiro da viagem. Também tem um resumo de todos os links no final do post.

Para ir e vir do aeroporto sem carro recomendo contratar esse transfer ida e volta que sai bem mais em conta do que pegar táxi ou uber.

o que fazer em foz do iguaçu
Mapinha com as principais atrações de Foz – fonte Google Maps

Onde se hospedar

O centro da cidade é a região mais indicada para quem faz uma viagem para Foz do Iguaçu a turismo. É o bairro onde você encontra bons restaurantes, cafés, supermercados, farmácias e os melhores hotéis.

Tive a oportunidade de me hospedar em dois locais no Centro e contei em detalhes minha experiência em cada um deles. Vou deixar os links para esses reviews e um resumo de cada um deles aqui, ambos ótimas opções inclusive para quem viaja com crianças.

Hotel Wyndham Golden Foz Suítes em Foz do Iguaçu – um hotel quatro estrelas especial. Muito bem equipado para famílias, quartos espaçosos, café da manhã excepcional e uma vista incrível da cidade.

viagem para foz do iguaçu
Fachada do Wyndham – foto Lu
viagem para foz do iguaçu
Por do sol visto da janela de nosso quarto – foto Lu
o que fazer em foz do iguaçu
Essa vista <3 foto Lu
o que fazer em foz do iguaçu
O quarto conta com uma salinha bem gostosa – foto Lu
viagem para foz do iguaçu
E uma mini cozinha que ajudou muito com as comidinhas e mamadeiras do Edu – foto Lu
o que fazer em foz do iguaçu
O quarto é bem espaçoso e super confortável – foto Lu
viagem para foz do iguaçu
Café da manhã excelente – foto Lu

Nadai Confort Hotel e SPA – um hotel quatro estrelas, no coração do centro da cidade e com uma ótima infra. Todo fim de dia, a piscina fica animada com música ao vivo e drinks especiais.

o que fazer em foz do iguaçu
Piscinas do Nadai Confort – foto Lu
o que fazer em foz do iguaçu
Nosso quarto e mimos pro Edu <3 Foto Lu
o que fazer em foz do iguaçu
Café da manhã cheio de guloseimas gostosas – foto Lu

Quanto tempo ficar

Recomendo que você planeje viagem para Foz do Iguaçu de no mínimo 3 dias, isso considerando que sua oportunidade de visitar a região só te permite ter esse tempo. Se você puder esticar pra 4 ou 5 dias será perfeito. Por que digo isso? Pois as atrações são afastadas e nem todas são rápidas de se visitar.

Lu mais eu só tenho 3 dias, o que fazer? Em 3 dias você consegue ver as Cataratas de ambos os lados, fazer o passeio mais rápido em Itaipu, passar pelo Marco das 3 Fronteiras e comer em bons restaurantes.

Você talvez deixe de curtir seu hotel, de almoçar com mais tranquilidade em Puerto Iguazu, talvez não consiga fazer algum passeio como Macucu Safaria e vai ser tudo bem corrido.

Com esse roteiro de 5 dias que proponho aqui, você fará uma viagem completa para Foz do Iguaçu e tranquila, sem passar correndo pelas atrações.

O que fazer em Foz do Iguaçu – roteiro de viagem de 3 a 5 dias

Dia 1 – Chegada & Marco das Três Fronteiras

Aproveite o dia que você chega em Foz pra curtir o Marco das Três Fronteiras (lado brasileiro). Um espaço aberto de frente para o Rio Paraná onde os três países se cruzam: Argentina, Brasil e Paraguai. Além de apreciar a paisagem (que é incrível), esse espaço proporciona um bom divertimento pra família toda.

O Marco das Três Fronteiras é uma praça grande onde há um restaurante e algumas lanchonetes, um parque infantil, uma fonte e uma loja de souveniers. Essa área é bem gostosa pra relaxar, sentar em algum banquinho e descansar enquanto as crianças correm e brincam com a fonte e estátuas de índios espalhadas por ali.

Tente chegar um pouco antes do fim do dia, dizem que o pôr do sol é lindo visto do Marco. Também há uma programação especial de shows de luzes, música e eventos que acontecem todas as noites no espaço.

Para essa noite, recomendo jantar no restaurante Locanda que fica dentro do hotel Wyndham Golden Foz Suítes. Os pratos são excelentes, preços convidativos e o ambiente é muito gostoso.

Marco das Três Fronteiras com transfer

o que fazer em foz do iguaçu
Entrada do Marco das Três Fronteiras. No estacionamento há uma roda gigante. Foto Lu
o que fazer em foz do iguaçu
Área central do Marco – foto Lu
o que fazer em foz do iguaçu