Viagem para Inglaterra – dicas, informações úteis e curiosidades

Última atualização em

Como planejar uma viagem para Inglaterra? Aqui eu vou compartilhar algumas dicas e informações gerais do país, dar algumas sugestões de roteiros e passeios que fizemos.

Sou suspeita para falar sobre esse tema, se pudesse faria uma viagem para Inglaterra todos os anos. Morei lá durante minha adolescência, voltei adulta e sinto que meu coração é totalmente londrino.

Viagem para Inglaterra – informações básicas:

A Inglaterra faz parte do Reino Unido e tem um sistema político monárquico parlamentar. Localizada no hemisfério Norte, o país é, na verdade uma grande ilha entre a Europa e a Islândia. Em 2016 a população do Reino Unido votou a favor da saída dos três países da União Européia, o famoso BREXIT. Contudo, essa transição ainda não aconteceu de fato.

A língua falada é o inglês britânico, dono de um sotaque bem peculiar. Assista aos filmes de Sherlock Holmes ou do bruxinho Harry Potter e você entenderá bem o que estou dizendo rs. A moeda que circula no país é a libra esterlina e dificilmente você conseguirá usar dólar. O euro talvez seja mais fácil porém, a melhor alternativa é levar libras.

Brasileiros não precisam solicitar visto com antecedência, o visto é concedido no balcão da imigração no aeroporto de desembarque. E dessa maneira você precisará ter em mãos documentos que comprovem o objetivo da viagem: voo de retorno, reservas em hotéis, passeios e meios financeiros para se manter durante a estadia.

Não há obrigatoriedade de vacina nem de seguro viagem. No entanto, não recomendo uma viagem para Inglaterra sem seguro. Dê uma espiadinha na Seguros Promo que é nossa parceira aqui do blog, eles contam com preços ótimos de seguro viagem para Europa toda. Leitores do blog ganham 5% de desconto, basta digitar TURISTANDO5 em compras realizadas através DESTE LINK. Dica, pagando no boleto você ganha + 5% de desconto cumulativo com o nosso 🙂

Voos & aeroportos:

A principal porta de entrada de uma viagem para Inglaterra é Londres, a capital britânica e terra onde a Rainha Elisabeth reside. Partindo de São Paulo e Rio de Janeiro, há muitas companhias que fazem essa rota; LATAM, Iberia e British Airways são as principais. Londres por sua vez tem 6 aeroportos internacionais sendo Heathrow e Gatwick os dois que recebem voos do Brasil.

O blog Viajonários fez um artigo excelente sobre os 6 aeroportos de Londres, como ir e vir de cada um deles para as principais zonas turísticas da cidade. Recomendo a leitura caso você queira se aprofundar no tema. Também vou deixar o link com transfers de/para esses dois aeroportos, já usamos e recomendo.

Trem Heathrow Express

Ônibus Gatwick Airport para o centro de Londres

Os demais aeroportos: Luton, Stanstead, London City e Southend operam majoritariamente voos internos e pela Europa. Certamente você precisará de algum deles caso queira fazer uma viagem para outros destinos no Reino Unido (Escócia e Irlanda são boas pedidas).

Curiosidades sobre a Inglaterra:

  • Os ingleses são mundialmente conhecidos pela pontualidade. Estações de trem mostram eventuais atrasos em minutos, é tudo muito pontual mesmo.
  • Inglaterra foi berço de William Shakespeare, Winston Churchill e Isaac Newton.
  • Avançando um pouco mais; Inglaterra foi o país de nascimento de John Lenon e dos Beatles.
  • Charles Darwin está enterrado em Londres na Abadia de Westminster que é aberta ao turismo.
  • A história da família real britânica é ultra polêmica, há dezenas de documentários que relatam traições, disputas de poder e até assassinatos.
  • O British Museum em Londres figura a lista dos 5 melhores museus do mundo. Passear por ele é inegavelmente fascinante.
  • As novelas britânicas são as mesmas desde 1960.
  • Há poucos canais de televisão e a grande maioria é dominado pela BBC.
  • O humor inglês é bem peculiar e não aceita piadas preconceituosas com facilidade (AMO isso. Eles simplesmente não entendem, é demais!! Se todos fosse assim acabaríamos com o preconceito no mundo).

Qual a melhor época para ir a Inglaterra:

A Inglaterra possui poucos atrativos de verão pois faz frio quase o ano todo. No entanto, não chega ser aquele frio exagerado com muitos graus negativos e nevascas. A temperatura mínima do inverno londrino chega a -5 graus. Tirando os meses de frio intenso; dezembro e janeiro, em qualquer outra data você terá uma viagem agradável.

O importante é fazer uma viagem para Inglaterra e conhecer essa cultura tão fascinante e dona de uma história riquíssima. No verão, que vai de junho a setembro, os parques ficam floridos, há festivais de música e eventos especiais por todo o país. As temperaturas giram entre 16 e 22 graus e chove muito.

Eu particularmente gosto da Inglaterra no frio, acho que ela fica mais atraente. Mas como disse anteriormente, não importa a época, uma viagem para Inglaterra sempre vai valer a pena. apenas fuja dos meses de Dezembro e Janeiro caso você não goste MESMO do frio.

viagem para Inglaterra
Stonehenge em um dia lindo de Fevereiro

Quais cidades visitar:

Londres

É a capital e cidade com a maior quantidade de atrações turísticas. Mais de 180 mil brasileiros desembarcaram em Londres no ano de 2017. É realmente uma cidade fantástica, eu chego a dizer que é uma das melhores cidades do mundo para passear, comer, comprar ou simplesmente se jogar em um parque e fazer “nada”.

Mas não se limite a Londres pois ela é multicultural, você vai SIM sentir a história britânica e vivenciar a cultura. Porém uma escapadinha para cidades menores e interioranas te farão navegar pelo mundo inglês do chá da tarde e das vilas medievais.

Aqui vai uma listinha de outras cidades que valem a pena entrar em um roteiro de viagem para Inglaterra. Estou listando na ordem que eu recomendo, ou seja: Bath & Stonenhenge são imperdíveis. Já a cidade de Birmingham é totalmente dispensável (e lha que morei lá rs).

viagem para Inglaterra
London Eye e um passeio pela beirada do Tâmisa
viagem para Inglaterra
Tower Bridge
viagem para Inglaterra
O burburinho de lojas na região de Oxford Street
viagem para Inglaterra
Picadilly Circus
viagem para Inglaterra
A histórica Torre de Londres
viagem para Inglaterra
Hyde Park
viagem para Inglaterra
A charmosa rua de pedestres Carnaby
viagem para Inglaterra
Tower Bridge a noite
  • Bath & Stonenhgenge
  • Stratford-upon Avon & Warwick
  • Catenburry
  • Windsor – colada em Londres
  • Bristol
  • Cotswolds
  • Dover
  • Liverpool
  • York // Yorkshire
  • Oxford
  • Newcastle
  • Cornwall
  • Manchester
  • Cambridge
  • Bringhton
  • Birmingham
viagem para Inglaterra
Bath e sua paisagem belíssima
viagem para Inglaterra
Bath leva esse nome por ter servido como cidade das termas romanas. Você pode visitar as termas, aprender sobre os rituais, de onde vem a água termal e inclusive tomar um golinho.
viagem para Inglaterra
Cotswolds
viagem para Inglaterra
Casa onde Shakespeare nasceu em Stratford-upon-Avon
viagem para Inglaterra
Scone com Champanhe e recital de Shakespeare
viagem para Inglaterra
As falésias brancas de Dover

Quanto tempo ficar:

Para explorar BEM Londres e passar por algumas das principais cidades turísticas da Inglaterra, um roteiro de 10 a 15 dias é o suficiente. Você pode, inegavelmente, usar Londres como base e fazer passeios bate e volta, foi o que fizemos e gostamos muito.

Contudo, se você deseja passar por todas essas cidades mencionadas acima, vai precisar de no mínimo 20 dias. Recomendo alugar um carro e ganhar tempo conhecendo duas cidades no mesmo dia. Por exemplo, Liverpool e Manchester são facilmente vistas em meio período e uma está colada com a outra. Brasileiros podem dirigir na Inglaterra com CNH válida por um ano.

O que muita gente faz é uma viagem para Inglaterra com Escócia e Irlanda. Fizemos esse roteiro e foi excelente. As três culturas estão fortemente ligadas e a história de um país se conecta com a do outro transformando a experiência ainda melhor. Escolhemos as principais cidade de cada país e voltamos pra casa com uma bagagem recheada de boas memórias, livros, comidinhas e MUITAS fotos.

Pratos típicos da Inglaterra:

Não sei bem como falar da culinária britânica sem falar em pubs rs. O britânico tem uma tradição cervejeira de longa data. É super comum a ida aos pubs no final do dia com colegas de trabalho, aos finais de semana com a família ou até mesmo no horário do almoço para uma “quick pint and a sandwich”.

Isso é bom pra nós que vamos turistar visto que os pratos típicos são facilmente encontrados em qualquer pub. E toda cidade britânica tem DEZENAS de pubs, praticamente um por bairro. Até mesmo o prato típico de café da manhã é servido o dia todo nesse estabelecimentos.

Listinha…

  • All day served breakfast: prato típico de café da manhã com ovos, bacon, salsichas, feijões doces e outros acompanhamentos.
  • Ale Pie & tortas no geral: torta a base de cerveja, carnes e legumes. Elas são encontradas em diversas variações: carne com guinnes, frango com red ale e assim por diante. A lista é imensa e na minha opinião é o MELHOR prato inglês. Alguns nomes pra manter em mente: Guinnes Pie, Steak and Kidney Pie,
  • Apple Crumbre: uma torta de maça quente, servida com uma farofa molhadinha e um molho branco sensacional. É a melhor sobremesa da vida!! Desde que comi um apple crumble em um pub, nunca mais resisti. Se ele estiver ni menu eu certamente vou pedir.
  • Bangers and mash: salsicha típica servida em cama de purê de batata com molho “gravy”.
  • Chili con carne: é um prato mexicano adaptado ao paladar britânico. Em suma, uma carne moída com feijões e molho apimentado servida com arroz branco.
  • Curry: em virtude da grande quantidade de imigrantes indianos no país, o Curry assim como outros elementos da gastronomia indiana estão presentes no dia a dia. Recomendo provar alguns estilos de curry: tika masala, masala e tandoor são os meus prediletos. Prove também samosa, que são os rolinhos primavera deles. Atenção pois comida indiana é apimentada.
  • Fish n’ Chips: basicamente um peixe empanado com batatas fritas e molho tártaro. Servido com vinagre e sal, uma delícia.
  • Pastry: são salgados folhados. Você encontra em supermercados ou no famoso Gregg’s. Tem uma variedade enorme de recheios, até com feijão doce tem.
  • Scones: são biscoitos doces e bem sequinhos, normalmente servidos com manteiga e geleia no chá da tarde. Cai super bem com champanhe também 🙂
  • Sheperd’s Pie: uma torta sem massa que leva frutos do mar. Um refogado de frutos do mar bem saboroso que recebe uma generosa camada de purê de batatas por cima e vai ao forno. É muito saborosa e vale a pena prova-la.
  • Sunday Roast:é um prato de “domingo”, um pedaço de cordeiro assado lentamente, servido com molho “gravy” legumes, purê de batatas e yorkshire pudding.
  • Yorkshire Pudding: não sei bem explicar o que é mas é um bolinho assado, que parece um pãozinho mas é molinho e com uma textura de pão de queijo. Comer com o Sunday Roast é uma experiência divina, você molha o pudding no molho gravy e fica tudo perfeito.
viagem para Inglaterra
All day served Breakfast
viagem para Inglaterra
Cerveja faz parte da gastronomia britânica 🙂
viagem para Inglaterra
Bangers and Mash
viagem para Inglaterra
Chili con carne
viagem para Inglaterra
Ale Pie
viagem para Inglaterra
Fish and Chips
viagem para Inglaterra
Apple Crumble – melhor sobremesa da VIDA!

Londres e um roteiro de viagem para Inglaterra:

E como definir um bom roteiro de viagem para a Inglaterra? Bom, eu recomendo ler um pouco a respeito de cada uma das cidades mencionadas acima e listar quais você deseja conhecer. Dessa maneira, você pode pensar em dois caminhos: usar Londres como base e fazer passeios bate e volta de ônibus ou trem. Ou pernoitar em algumas delas.

Eu primordialmente não gosto de troca troca de hotéis. Como a Inglaterra é um país surpreendentemente pequeno, preferi ficar 10 dias em Londres e fazer alguns passeios bate e volta para explorar um pouco mais do país e da cultura. Em outro artigo (link abaixo) eu listei meu roteiro de 10 dias com todos os passeios que fiz, operador etc. super válido você dar uma espiadinha.

Roteiro de 10 dias em Londres e arredores

Não subestime Londres!! Por favor 🙂 É uma cidade grande? Sim. É uma cidade agitada? Sim. No entanto é um lugar espetacular, com muita história e muita cultura escondida pelas ruas. Tem livraria milenar, sebo que te abraça com livros de 1 libra, tem cafés lindos, tem parque tranquilo, tem museu que derrama conhecimento e tecnologia, tem lojas barateiras e luxuosa, Londres tem VIDA!!

Em resumo, uma viagem para Londres com menos de 5 dias será muito corrida e muito provável que você não veja tudo. Sobretudo explorar museus com calma e sentir o clima do país.

O que fazer em Londres – 34 atrações imperdíveis

Cultura:

Antes de embarcar em sua viagem para Inglaterra recomendo mergulhar um pouco na cultura. Assim sendo, vou listar alguns seriados, filmes, livros e novelas britânicas com esse objetivo. As novelas mostrar o dia a dia das famílias inglesas que é, inegavelmente, bem diferente do brasileiro. As indicações abaixo são super legais no entanto, poucos exploram o lado histórico do país.

Você certamente encontrará informações históricas em sites pela internet, verifique a fonte e se jogue neles. Acho extremamente importante chegar lá sabendo quem é a Elisabeth assim como outras figuras importantes da história. Conhecer os museus e castelos sem saber, pelo menos, o básico da história do país te deixará perdido/a.

Seriados:

  • The Crown- Netflix
  • Sherlock Holmes – Netflix
  • Downton Abbey – Netflix
  • The Office – Netflix

Filmes:

  • Diário de Bridget Jones
  • Love Actually – o amor acontece
  • Um lugar chamado Notting Hill
  • Shakespeare in Love
  • Harry Potter

Livros:

  • O Código de Da Vinci, Dan Brown
  • O Caçador de Pipas, Khaled Hosseini
  • Garota Exemplar, Gillian Flynn

Novelas britânicas:

  • East Enders
  • Coronation Street

Bom pessoal, acho que é isso. Essas são minhas dicas para você planejar uma viagem para Inglaterra.

Salve esse artigo em seu Pinterest

 

Planejando sua viagem em parceria com o blog:

bookingReserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis

Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom TURISTANDO5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto. 

cxbncv7e0ug4s8cAluguel de carro no mundo todo, com descontos de até 60%, em 12x sem juros e sem cobrança de IOF através da RentCars. Ela compara todas as operadoras atuantes de seu destino oferecendo melhores tarifas e condições. Flexibilidade e segurança para suas próximas Road Trips

Get Your Guide é uma opção que tem TUDO para sua viagem e com melhores preços; tours privados, transfers, ingressos fura filas, experiências e muito mais. Só o ingresso? Eles tem! Ingresso com transporte? Eles tem! Uma experiência completa por determinada região? Eles tem!

viator Tours guiados e privados, transfers e ingressos com a Viator Tours. Sua viagem toda organizada e independente com a Viator, a maior parte dos passeios são privados ou pequenos grupos, saída e retorno do seu hotel incluindo ingressos e transporte. Experiência completa.

12 thoughts on “Viagem para Inglaterra – dicas, informações úteis e curiosidades

  1. Preciso programar com urgência uma nova viagem para Inglaterra, faz muito tempo que fui e foi um passeio tão rapidinho por Londres! Consegui incluir um bate-volta ao Stonehenge e ainda um concerto de órgão na Abadia Westminster;

  2. Ótimas dicas!! Eu já estive em Londres duas vezes mas não conheci mais nada do país. Espero poder fazer outra viagem para a Inglaterra e conhecer outras cidades incríveis! Obrigada por compartilhar tanta informação legal =)

  3. Este é um país que eu quero muito voltar. Passei duas semanas e passei por Liverpool, Manchester, Bath (bate/volta Stonehenge e Glastonbury) e Londres. Foram dias incríveis e quero explorar mais a Inglaterra passar por estas outras cidades que você menciona no texto. Andei de trem e ônibus entre as cidades e achei ótimo! Espero que minha volta a Inglaterra não demore muito! 🙂 Lendo o texto bateu aquela saudade! rsrs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.