Roteiro pela Escócia: Edimburgo, Lago Ness e Inverness

Última atualização em

Escócia é um país peculiar, tem muita história, muita tradição e muita cultura! Cidades seguras, organizadas, com infraestrutura moderna que se mistura ao clima medieval.

Recomendo fortemente colocar um roteiro pela Escócia em seu plano de viagens pela Europa. Fizemos 20 dias pelo Reino Unido incluindo esses 5 dias pela Escócia incluindo Edimburgo, Lago Ness e Inverness.  Tempo suficiente para conhecer um pouco de cada canto do país.

Qual a melhor época do ano para conhecer a Escócia?

Eu recomendo planejar sua viagem entre Fevereiro (mais para o final do mês) e Agosto. Finalzinho do inverno até meados do outono, acho que a paisagem fica linda. Agora se você quer esquiar, ver neve e curtir o frio, então viaje entre Novembro e meados de Fevereiro.

roteiro pela escócia
Para animar a leitura do Roteiro pela Escócia: Edimburgo vista do alto do parque Calton Hill

Obrigatoriedades:

Visto: brasileiros viajando a turismo para a Escócia não precisam solicitar visto antes da viagem, ele é concedido no aeroporto. Você passa por uma rápida entrevista na imigração, explica o propósito da visita ao país e pronto.

Você pode ser solicitado a apresentar documentação que prove seu discurso, então tenha em mãos as reservas de hotéis, passeios, apólice do seguro viagem, passagem de volta, cartões e dinheiro. 

Vacina e Seguro Viagem: não é necessária nenhuma vacina específica nem obrigatório ter seguro viagem. Porém o seguro viagem é altamente recomendado por dois motivos: pela segurança na imigração e também por estar protegido em outro país.

Comprando seu seguro viagem em parceria com o blog, você ganha 5% desconto, basta clicar no links –> Seguros Promo e digitar o cupom TURISTANDO5. pagando no boleto você ganha + 5%

728x90

Como chegar até a Escócia:

Chegamos em Edimburgo via aérea voando Ryanair a partir de Dublin. Se você estiver dentro da Europa outra maneira deliciosa de chegar até lá é via trem. Aqui no site oficial da malha ferroviária escocesa você encontra todas as informações: preços, horários e de quais países você consegue ir direto.

É um pouco mais demorado e pode ser mais caro do que os voos mas é também uma experiência bem legal. Recomendo chegar via Edimburgo ou Glasgow que são as duas maiores cidades e terão melhores ofertas em preços e horários, tanto de trem como de avião.

Sobre voar com a Ryanair: eu gosto muito dela pois as tarifas são excelentes, ainda mais comprando antecipadamente. Mas atenção pois nada está incluso na tarifa, nem uma leve malinha para despachar, nem se quer o check in no aeroporto (isso mesmo, check in gratuito somente online no qual você mesmo imprime o voucher).

Então para tirar bom proveito é preciso se planejar e se organizar.  Além da Ryanair você pode buscar voos para a Escócia com a Easyjet, Fly Europe, Vueling e sempre acho válido dar uma espiadinha no Expedia.com e Farecompare.com.

Voos Ryanair: voando com a companhia low cost da Europa

Dica sobre o aeroporto em Edimburgo: a cidade oferece um transporte quase que 24 horas de/para o aeroporto até os principais bairros. É a linha 100 – Airlink e custa 9 libras, mas se você comprar o voucher ida e volta vai sair 16 libras. Ou você pode comprar um transfer privativo, uma boa opção para quem viaja com crianças.

Roteiro de 5 dias pela Escócia:

Dia 1 – Edimburgo

Nosso voo chegou bem cedinho em Edimburgo e por volta das 8am já havíamos deixado as malas no hostel e começamos o City Tour. Nos hospedados no Youth Hostel da cidade chamado Central Syha Hostelling, um albergue com carinha e qualidade de hotel mas aquele clima gostoso e bem descontraído. Ótimo para famílias, casais ou grupos mais sossegados.

Onde ficar em Edimburgo: Central Syha Hostelling

Para o city tour, fomos conhecer as atrações abaixo e exatamente nesta ordem. Fizemos a maior parte do trajeto caminhando pois não estava tão frio e a cidade é deliciosa pra isso. Se você não é da turma da caminhada, Edimburgo conta com o City Hop On Hop Off Bus que para em todos os pontos turísticos, eu adoro esses ônibus mas a cidade realmente nos convidou pra caminhada.

  • Calton Hill: lugar de onde você tem uma vista privilegiadíssima da cidade. Mas preparem as pernas pois a subida é tensa. Lá em cima você poderá contemplar a vista, conhecer o Monumento Nacional da Escócia e mais dois monumentos de Nelson e Douglas Stuart.
roteiro pela escócia
Topo do Calton Hill em Edimburgo
roteiro escócia
Topo do Calton Hill em Edimburgo

Curiosidade: Edimburgo é dividida em duas partes, Old Town onde ficam os prédios históricos e tem um clima medieval e New Town, uma parte mais moderna com uma arquitetura bem interessante. As duas estão separadas pelo Princess Street Gardens.

  • Princess Street: principal rua e a que faz a divisão entre New Town e Old Town. Aqui na Princess Street está a famosa loja de departamentos Jenners e muitas outras lojinhas de souveniers.
  • Princess Street Gardens: um lindo jardim de onde você pode tirar excelentes fotos do castelo que fica logo ao fundo. O jardim fica bem em frente a loja Jenners e nele está a Galeria Nacional da Escócia com um acervo em quadros e objetos muito interessante.
Roteiro escócia
Monumento em Princess Street Gardens
roteiro escócia
Ao fundo a Galeria Nacional da Escócia
roteiro escócia
Galeria Nacional da Escócia
roteiro escócia
Castelo de Edimburgo visto de Princess Street Gardens
  • Castelo de Edimburgo: o castelo é sensacional. Construído durante a era do ferro no topo de uma gigante rocha, foi palco de eventos importantes ao longo da história e faz parte do patrimônio histórico do país. Uma atração imperdível. Recomendo a compra do ingresso antecipadamente no aqui para não pegar filas, no verão você pode perder uma horinha aguardando para entrar. Visite-o de dia mas não deixe de dar um pulo por ali após escurecer, a vista é mais incrível ainda.
roteiro escócia
Castelo de Edimburgo – Escócia
  • Royal Mile: esse é a principal área com carinha medieval em Old Town, ela fica logo na saída do castelo e passa por várias atrações, está sempre cheia de turistas, lojas, pubs etc. Recomendo passear pelas lojinhas que estão na Lawnmarket Street, tirar fotos de uma antiga igreja com arquitetura linda chamada The Hub e também entrar na St Giles Church. Visite também a Victoria Street que é linda, repleta de casinhas coloridas e onde está uma lanchonete que me surpreendeu por lá: The Oink. Sanduíches de carne de porco molhadinhos com um pãozinho super macio e um molho especial agridoce, muuuito saboroso!!
roteiro escócia
The Hub
roteiro escócia
As lojas de souveniers vendem de tudo!!!
roteiro escócia
Pelas ruas de Royal Mile
roteiro escócia
Victoria Street
roteiro escócia
Sanduba do The Oink com uma pururuca e recheio de haggies
roteiro escócia
Porquinho assado 🙂
  • St Giles Cathedral: principal igreja da cidade que fica entre o castelo e o Hollywood Palace, a residência oficial da família real inglesa no país.
roteiro escócia
St Giles Church
  • Greyfriars Bobby Memorial: o memorial é a estátua do cachorrinho Bobby, conhecido por ter sido o cão de guarda da cidade no passado. Diz a lenda que esfregar o nariz dele traz proteção eterna rs. Bem em frente ao memorial tem um Pub em homenagem ao Bobby, um ótimo local para uma “pint” e um descanso.
roteiro escócia
Estátua do cachorrinho Greyfriars
roteiro escócia
Greyfriars Pub
roteiro escócia
Cervejinhas tradicionais no Pub do Greyfriars

Dia 2 – Tour para Glencoe, Highlands (Inverness) & Lago Ness

Esse passeio sai bem cedo de Edimburgo (6am) e dura cerca de 11 horas. Extremamente recomendado para quem tem somente um dia livre para conhecer outras regiões do país pois ele passa pelas principais atrações.

Logo na saída de Edimburgo você faz uma parada pela famosa Forth Railway Bridge, uma construção icônica e símbolo do país. Depois o passeio sobe para as terras altas (Highlands) rumo a Inverness e apaisagem em meio as montanhas que percorremos ao longo do caminho é sensacional!!

Visitamos a Escócia em Fevereiro que é bem no final do inverno, pegamos dias iluminadíssimos porém nem sempre é assim tão aberto. Vale dar uma checada na previsão do tempo para escolher o melhor dia para fazer esse passeio pois a paisagem é realmente o ponto alto do dia. Fizemos as seguintes paradas: Fort Augustus, Glen Coe, Stirling Castle e Loch Ness.

Em Glen Coe você vai aprender muito sobre a história da Escócia quando o guia contar a história do massacre da clã MacDonald que ocorreu ali em 1692. É uma parada para apreciar a paisagem e os três morros que foram cenários das batalhas. O passeio segue até o famoso Lago Ness mas no caminho são feitas inúmeras paradas para lugares belíssimos; lagos, montanhas nevadas, cafés e hotéis escondidinhos e muito mais.

Chegamos em Loch Ness no horário do almoço e com tempo suficiente para comer e fazer um cruzeiro a caça do conhecidíssimo Monstro do Lago Ness. O cruzeiro é bem legal, além de tentar ver o monstro, no passeio você aprende sobre a história do lago, sua formação e o que torna a água escura quase preta. Inclusive há um vídeo no barco que mostra o fundo do lago enquanto você navega, um passeio muito rico em informações e curiosidades.

Compramos o passeio com a Get Your Guide, veja o link abaixo:

Loch Ness, Glencoe e The Highlands Tour

Sugestão: usamos Edimburgo como base para nossos passeios bate e volta, é uma cidade bem organizada, segura e mais voltada ao turismo do que Glasgow. Todos os principais passeios saem e voltam para Edimburgo, inclusive os passeios que vão até a Ilha de Skye e levam vários dias. Outro ponto que nos fez escolher Edimburgo foi a grande oferta para hospedagem, restaurantes e atrações turísticas.

roteiro escócia
A caminho de Inverness
roteiro escócia
Essa foi a rota que percorremos, dependendo da quantidade de neve pode ser alterada
roteiro escócia
Fort Augustus
roteiro escócia
O passeio realiza diversas paradas para fotos, ao fundo os morros de Glencoe
roteiro escócia
Glencoe e seus 3 morros, cenário do massacre dos MacDonalds
roteiro escócia
Esse é um famoso hotel que muitos escoceses usam para descansar, bem pertinho de Glencoe