Planejamento de Viagens – aplicativos, sites e dicas gerais

Última atualização em

Planejamento de viagens sempre foi o tema que mais gostei de falar, debater, trocar ideia e executar! Sendo gerente de projetos por formação e apaixonada por viagens, a união dos dois assuntos me deixa imensamente alegre.

Passados alguns anos, comecei a escrever sobre viagens de tão sério que eu levava o tal do “planejamento de viagens”. Criei o blog Turistando com a Lu (esse aqui que você está lendo) para compartilhar dicas e roteiros. Hoje é minha profissão (e claro, minha paixão)!

Aqui nesse texto eu vou compartilhar com você o passo a passo para o planejamento de viagens que sigo desde que me conheço por um ser humano viajante. Vou falar de como faço tudo desde a definição do destino até o embarque de volta no Brasil retornando da tão sonhada viagem (ou das sonhas viagens).

Prometo não te encher de anúncios de programas de afiliados do blog, vou sim indicar os que confio e uso mas o foco principal do texto é te ajudar a organizar sua aventura independente de tudo. E eu te garanto; vai ser sucesso e sua viagem VAI sair do papel (depois você só volta aqui pra me contar como foi).

Leia mais: Viajar barato pelo mundo – como fazer isso com ou sem filhos!

Planejamento de Viagens – manual completo!

Criando uma lista de desejos (wishlist) antes de começar o planejamento

Planejamento de Viagens
Um pouquinho da minha planilha

Primeiro de tudo, antes de falarmos do planejamento de viagens específicas, precisamos pensar na sua trajetória viajante! E para cumprir essa tarefa com maestria, você precisa criar uma lista de desejos organizada. Essa lista não é complexa, a principio, você precisa ter nele duas coisas muito bem definidas:

  1. Quais lugares tem desejo de conhecer pelo mundo – listados por prioridade
  2. Quanto tempo você precisa para conhecer cada um deles

Essa lista será ajustada ao longo de sua vida e com certeza sempre será a base para o seu planejamento de viagens. Destinos serão adicionados, removidos, marcados como lugares que você deseja voltar e assim por diante. Mas você precisa começa-la antes de planejar qualquer viagem, ela (essa wishlist) é a base dos seus sonhos!

Eu gosto de fazê-la em excel e colocar colunas ao lado com informações adicionais como: quanto tempo é necessário para a viagem, se é adequado para ir com filhos, melhor época do ano para visitar o destino, se é uma cidade ou um roteiro por diversas cidades e/ou países, uma média de custos estimados e qual a prioridade com base em meus desejos.

Leia mais: Como viajar com milhas: manual completo!

Pesquise sobre os destinos de viagem

planejamento de viagens
Paris <3 Foto Lu

Pra organizar essa lista de desejos como coloquei acima (época, roteiros e etc.) recomendo você dedicar um tempo pesquisando sobre os destinos que deseja conhecer. Quanto mais você lê, vê e escuta sobre um lugar, mais claro vai ficando como a viagem deve acontecer.

Esse é um passo essencial no planejamento de viagens. Se você criou sua lista de desejos e nunca fez essa parte de organiza-la, antes de embarcar pra qualquer lugar do mundo considere esse item o número 1 do planejamento de viagens: estude o destino!

Eu como louca por viagens que sou, faço isso sempre que sobra um tempinho e vou ajustando minha wishlist sem nem ter as viagens todas marcadas. Vejo esse lance de estudar o destino como um alimento dos sonhos.

Mas vamos lá, como fazer isso? Vou listar minha receitinha pra estudar um destino, definir o roteiro nele, o que ver, onde ir, quanto tempo visitar e etc.

Planejamento de Viagens com Pinterest

Planejamento de Viagens
Carinha do meu Pinterest – foto Lu

Leia mais: Dicas, roteiros e muita informação de destinos na Europa

Primeira coisa que faço é navegar pelo Pinterest. Busco imagens que inspiram e imagens com explicações. Começo com buscas como: roteiro no Chile, o que conhecer no Chile, atrações em Santiago, dicas de Santiago e etc. Vou salvando tudo em uma pastinha pra depois, com calma, entrar nela e ler cada texto.

Faço buscas em português e também em inglês. Muitas vezes encontramos material de viagem com excelente qualidade e de fácil interpretação em sites em inglês.

Pra quem não conhece, o Pinterest é uma ferramenta onde você encontra informações de sites através de imagens. Quando você faz uma busca na ferramenta, os resultados são 100% imagens (algumas com descrições nela mesmo outras não). Mas cada imagem está atrelada a um site com esse conteúdo que você buscou.

Eu acho incrível! AMO e não sei viver sem, sempre faço a minha “Pinterapia” antes de dormir. E veja bem, estamos falando de viagens mas a ferramenta traz informações de todas as áreas: saúde, bem estar, receitas, exercícios, decoração e etc.

Todo conteúdo do blog também fica disponível no Pinterest através de imagens e de capas como essa abaixo. Minhas pastas mesclam nosso conteúdo com todas as inspirações que vou encontrando ao longo de minhas pesquisas. Acesse aqui minha conta do Pinterest.

Planejamento de Viagens
Exemplo de uma imagem de Pinterest com descrição

Planejamento de Viagens com Google – o pai de todos!

planejamento de viagens
Fonte Google

O Google (gosto de chama-lo de Doctor Google) é o pai de todos os conteúdos de viagem, não tem como negar isso! No entanto, veja que eu ainda prefiro começar a busca pelo Pinterest pois ele me traz um elemento extra com as imagens: ele me instiga o desejo de conhecer mais e mais do destino.

Mas o segundo passo é buscar textos com qualidade no Google usando os mesmos termos que usei no Pinterest: dicas de Nova York, roteiro de 7 dias em Nova York, O que fazer em Miami e etc. E aqui vão algumas dicas pra usar o Doctor Google a seu favor:

  • Não se limite aos resultados da primeira página, muitas vezes ela está recheada de anunciantes ou de textos desatualizados (confira sempre a data que mostra quando o texto foi atualizado). A segunda, terceira e quarta páginas do Google podem te surpreender.
  • Escolha textos de blogs e fuja de sites de agências de viagem. Por que eu sou blogueira? Não! Mas por que o blogueiro (de qualidade) tem como foco falar do destino no GERAL, trazendo opções. Já a agência tende a falar do roteiro, pacote ou hotel que ela venda.
  • Leia o texto e avalie o perfil do blogueiro/a pra ter certeza que não está seguindo uma linha fora do seu perfil (luxo, aventureiro e etc.)
  • Se você encontrou um texto bom no Google de determinado blog, salve a home nos favoritos pra voltar sempre que precisar (torne-o uma referência). E navegue pelo site: um blog que fala sobre “roteiro em Buenos Aires” certamente falará sobre “onde comer carne em Buenos Aires” aí basta você navegar por ele todo e descobrir mais e mais conteúdos bons.
  • Jogue termos diversos no Google e faça outras buscas clicando no final da página de resultados do Google: “Pesquisas relacionadas a”.

Planejamento de Viagens com Youtube

Planejamento de Viagens
Youtube

O Youtube é uma fonte riquíssima de vídeos de viagens! Eu confesso que não era muito fã até começar a ver os resultados positivos na prática. Eu mesmo agora, virei Youtube rrs.

E vou te contar o que eu faço, seleciono alguns vídeos que acho interessante dos destinos que busco, faço download e antes de começar a assistir eu avalio o perfil do canal. Se é de um mochileiros por exemplo, eu já excluo pois não é minha praia, assim como alto luxo e etc.

Depois dessa seleção, assisto (muitas vezes eu apenas escuto) os vídeos que mais me interessaram e os salvo para referências posterior. Quando encontro um vídeo de qualidade, navego pelo canal e tento encontrar mais conteúdo relacionado.

Planejamento de Viagens com Instagram – mas com cuidado!

Eu uso o Instagram para planejar minhas viagens mas com muito cuidado! Atualmente tem muita gente manipulando fotos para crescer no Instagram: pintando de azul um céu nublado, escondendo as multidões em alguma foto, usando mil filtros e ajustes e assim por diante.

Mas ele ainda é uma ferramenta com dicas valiosas de viagem, principalmente os Stories e as pastinhas que as pessoas deixam salvas nos destaques com suas viagens ao vivo). Então o que eu faço para usar o Instagram a meu favor:

  1. Sigo uma lista de blogueiros de viagem que confio , sempre que vejo uma atitude estranha em alguns deles já deixo de seguir e desconsidero o conteúdo. Siga nossa continha no IG.
  2. Faço buscas no feed com tags e localizações do tema e organizo por “mais relevantes”. Quando encontro uma foto com legenda informativa interessante, entro no perfil e busco mais informações nos destaques, verifico se a pessoa tem blog ou Youtube pra navegar ainda mais.
  3. Faço as mesmas buscas mas dessa vez ordeno por “mais recentes”. Isso ajuda a descobrir perfis que estão no destino naquele momento e você pode ir acompanhado a viagem e tirando dúvidas.

Leia mais: Tudo sobre o Vale dos Vinhedos na Serra Gaúcha!

Defina um roteiro para sua viagem

Essa é a etapa mais crucial e talvez a mais importante do planejamento todo! Depois de ler todos os textos que você encontrou no Google e em blogs de viagem, de ver todos os vídeos do insta e do youtube e de passar dias no Pinterest, você precisa colocar sua viagem no papel.

Eu gosto de começar definindo o roteiro, abro um excele e faço o seguinte:

dicas de viagens

Dai em diante o trabalho de planejamento começa a tomar forma. Nos passos anteriores você definiu onde quer ir, quando e o que fazer no destino. Nesse passo você vai definir COMO VAI SER SUA VIAGEM! E por mais que dê preguiça abrir esse excel, faça sempre que possível, pelo menos por duas vezes na semana.

Esse roteiro vai sendo detalhado, atividades vão sendo encaixadas nele, horários de possíveis vôos, shows e atividades também, restaurantes que deseja conhecer e etc.

Conforme você vai detalhando esse roteiro, você já pode ir realizando suas reservas e compras antecipadamente para economizar. Mas atenção; tente fazer uma versão mais detalhada antes de realizar as primeiras compras.

Não precisa esperar a versão final mas acho importante ter passado por todos os dias da viagem um pouco mais afundo para entender como ela vai ficar antes de apertar o “comprar” ou “reservar”. Exceto se você tiver a opção de cancelamento gratuito ou reembolso total.

O intuito acima é evitar que você compre uma passagem para 10 dias de viagem e de repente percebe que pra fazer tudo que deseja precisará de 15 dias. Ou reservar um hotel em alguma cidade que depois descobre que não é tão interessante assim.

E aqui vem meu segundo ponto de atenção: algumas compras e reservas são críticas e devem ser feitas o quanto antes. Por exemplo; passagens aéreas promocionais, em época de temporada, ou por exemplo aquele hotel incrível de frente pra Torre Eiffel que só tem 2 quartos. Pra esses casos não espere!

Não viaje sem Seguro Viagem; comprou a passagem? Corre aqui no site da Seguros Promo e já faz a sua compra com 10% OFF usando o cupom TURISTANDO5 e pagando no boleto!

Resolva a parte burocrática

Verifique a lista de burocracias requeridas para visitar seu destino e o tempo que você precisará para resolver esse lado. Faça isso antes mesmo de comprar sua passagem aérea, que certamente será a primeira compra que você fará como falaremos adiante.

As burocracias geralmente são:

Para quem embarca com crianças é preciso estar atento a validade do passaporte infantil e as obrigatoriedades caso a criança vá viajar sem um dos pais.

Faça suas compras e reservas

O passo de definição do roteiro de viagem vai demandar bastante tempo e eventualmente, esse passo aqui (realizar suas reservas) vai se intercalar com ele. Mas o que acho legal ressaltar aqui é a ordem com que gosto de realizar minhas reservas.

Assim que defini um roteiro detalhado (ainda não final) gosto de fazer duas compras iniciais:

Lu, por que comprar o seguro viagem tão antes? Por duas razões: economia de preço & eventuais necessidades de alterar ou cancelar sua viagem com certa antecedência. Existem apólices com ótimas coberturas de cancelamento de viagem ou plus reason.

Você pode acionar essas cláusulas mesmo com um tempo longo de antecedência de sua viagem, claro que sempre seguindo as regras e restrições da cobertura. Mas por exemplo, se você contratou um seguro com “plus reason” e de repente conseguiu um emprego novo, pode aciona-la.

Veja abaixo algumas sugestões de cobertura que eu sempre uso e recomendo. Não se esqueça que leitores do blog têm 10% usando o cupom TURISTANDO5 e pagando no boleto:

Seguro Viagem: Europa
Affinity 60 Mundo (exceto EUA) Affinity 60 Mundo (exceto EUA) Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 32/dia*
AC 50 *COM FRANQUIA (Exceto EUA) + TELEMEDICINA AC 50 *COM FRANQUIA (Exceto EUA) + TELEMEDICINA Assistência médica USD 50.000 Bagagem extraviada USD 600 (COMPLEMENTAR) R$ 12/dia*

Depois, conforme vou detalhando o roteiro vou realizando as demais compras na seguinte ordem:

  • Reservas de hotéis – sempre que possível com cancelamento gratuito
  • Aluguel de carro – quando for o caso de alugar um carro, quanto antes você o fizer, melhor!
  • Compra de ingressos fura filas, city passes, entradas em shows e etc. Para essa área uso 3 operadoras
  • Chip de celular – deixo pra comprar por último no entanto com pelo menos 25 dias antes da data de embarcar pra chegar a tempo.
 

Revise tudo e embarque

Passaporte de bebê e criança - passo a passo completo
Edu com seu passaporte em mão pronto pra viajar <3 Foto Lu

Leia mais: Viagem com bebês e crianças – manual completo para o sucesso dessa aventura

Depois de meses trabalhando em seu roteiro você finalmente vai chegando a conclusão de como será sua viagem. Aquele excel inicial vai tomando forma, ficando com a carinha da viagem e praticamente pronto para embarcar.

Mas antes de considerar essa etapa fechada gosto de fazer uma revisão de alguns itens:

  • Tenho todos os vouchers? Voo, apólice do seguro, visto, hotéis, passeios, transfers, reservas em restaurares e etc.
  • Datas e horários estão todos batendo? Eu já cheguei no dia seguinte de um passeio que eu queria muito fazer e já reservei hotel pra dali dois anos sem querer. Hoje eu reviso esse item mil vezes antes de embarcar.
  • Quantidade e limite das malas – atualmente as companhias aéreas cobram por qualquer quilinho extra, então vale a pena checar. Especialmente se viajar com bebês menores de 2 anos, eles geralmente têm direito a despachar uma mala e essa informação não vem no bilhete de compra.
  • Planejamento do dia da viagem – que horas devemos sair de casa, se é melhor ir pro aeroporto de táxi ou carro, quanto tempo demora a viagem, tem previsão de trânsito para esse dia e horário? Quem viaja por Guarulhos em SP sabe o drama que é essa etapa. Quem tem filhos pequenos também; tem banho, mamadeira, lancheira pro voo e aquela logicística de brinquedos, carrinho e etc.
  • Revisão do roteiro – revejo tudo: dia a dia, tempo de atividade, tempo de deslocamento, coloco no Google se determinado restaurante tem fila de espera, onde ficam os metrôs mais próximos, se há uber a cidade, localização dos hotéis, jogo percursos no Google Maps, tento entender se o acesso a atração turística é complexo (alguns parques nacionais contam com trilhas quilométricas até suas belezas), se aceitam crianças e assim por diante!
    • Edito o roteiro em formato de impressão e levo comigo cerca de 5 cópias que sempre são modificadas a caneta ao longo da viagem.

Leia mais: Fast Sleep o hotel dentro do aeroporto de Guarulhos em SP

No destino

Quando você desembarcar no aeroporto de seu destino, vai perceber que, com essa organização anterior tudo será mais fácil. Mas acho valido deixar algumas dicas que sempre colocamos em prática:

  • Temos em mãos os vouchers impressos organizados por data em uma pastinha de fácil acesso & em uma pastinha no G-drive também de fácil acesso offline
  • Levamos escrito na apólice do seguro os telefones dos principais hospitais da cidade
  • Anotamos no roteiro todos os endereços e telefones das atrações, hotéis e restaurantes
  • Baixamos todos os mapas que vamos usar offline antes de sair do hotel
  • A primeira coisa que fazemos quando chegamos no destino é encontrar um supermercado próximo ao hotel e compramos água, cervejinhas, vinhos, frutas pro Edu e alguns petiscos. Na França compramos muitos queijos por exemplo
  • Exploramos as redondezas, conversamos com pessoal do hotel e com balcões de informações turísticas para validar nosso roteiro e eventualmente mudamos algumas coisas (quase sempre na verdade)
  • Câmbio – sempre evamos um pouco do Brasil e compramos com a Confidence Online pra retirar no aeroporto e compramos um pouco no destino quando chegamos.
Paris
Em Paris <3 Uma viagem que revisamos o roteiro todas as noites! Foto Lu

Resumindo

  • Tenha uma wishlist organizada
  • Pesquise sobre seus destinos no Pinterest, Google, Youtube e Instagram
  • Monte um roteiro inicial de rascunho
  • Faça as compras de passagem aérea e seguro viagem primeiro de tudo
  • Compre um seguro com boa cobertura Plus Reason
  • Finalize o roteiro detalhando tudo da viagem
  • Faça suas reservas de hotéis, aluguel de carro, passeios e tours
  • Revise cada detalhe antes de embarcar; do roteiro e da logística da viagem
  • Seja flexível para ajustar algumas coisas ao chegar em seu destino
  • DIVIRTA-SE!

Salve esse artigo em seu Pinterest:

Leia mais e se inspire com destinos e roteiros aqui no blog

 

Planejando sua viagem em parceria com o blog:

bookingReserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis

Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom TURISTANDO5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto. 

cxbncv7e0ug4s8cAluguel de carro no mundo todo, com descontos de até 60%, em 12x sem juros e sem cobrança de IOF através da RentCars. Ela compara todas as operadoras atuantes de seu destino oferecendo melhores tarifas e condições. Flexibilidade e segurança para suas próximas Road Trips

Get Your Guide é uma opção que tem TUDO para sua viagem e com melhores preços; tours privados, transfers, ingressos fura filas, experiências e muito mais. Só o ingresso? Eles tem! Ingresso com transporte? Eles tem! Uma experiência completa por determinada região? Eles tem!

viator Tours guiados e privados, transfers e ingressos com a Viator Tours. Sua viagem toda organizada e independente com a Viator, a maior parte dos passeios são privados ou pequenos grupos, saída e retorno do seu hotel incluindo ingressos e transporte. Experiência completa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.