Gestante

Livros para gestantes – lista com os melhores títulos!

Last Updated on 11 de novembro de 2020 by Luciana de Campos Assis

Lista com os melhores livros para gestantes: Se você é gestante ou até mesmo já é mãe, sabe que a maternidade costuma deixar nós mulheres rodeadas de perguntas e inseguranças, principalmente se for o primeiro filho.

Leia mais: Por que você deve SIM viajar grávida!

Em meio a tantas perguntas, os livros costumam prestar um excelente auxílio durante a gestação e até mesmo nos primeiros meses (ou anos) de vida da criança. Uma boa leitura pode te ajudar a embarcar nesse universo da maternidade, compreendendo mais sobre a gravidez, o parto, os cuidados com o bebê e todo o desenvolvimento infantil, além de muitos outros assuntos que muitas mamães de primeira viagem podem não saber.

Se você já vive a maternidade ou se é uma futura mamãe/papai e está aguardando esse momento mais que especial em sua vida, indico ler os seguintes livros. Foram os que li e que de fato me ajudaram neste processo.

Livros para gestantes – descobertas importantes durante a gestação

Essa lista contém livros que serão muito úteis durante a gestação para essa fase exata; preparativos para o parto, o que acontece em cada semana, cuidados e etc. Eu recomendo começar com esses livros, até mesmo na fase de tentativa.

A Gravidez Dia a Dia

Este livro de Maggie Blott é um guia que fala sobre os 280 dias de gravidez, desde o parto até o nascimento. Cada página do livro é referente a um dia, trazendo conselhos práticos e explicações sobre as mudanças que o nosso corpo passa durante a gestação. Indico muito a leitura, principalmente para as mamães de primeira viagem. Maggie é obstetra e referência no assunto.

livros para gestantes

The Pregnancy Encyclopedia: All Your Questions Answered

Se você é uma pessoa que consegue ler em inglês, indico esse livro com veemência por ser muito completo e de extrema praticidade de leitura. Este livro é um guia de perguntas e respostas que rodeiam a maternidade.

maternidade

Leia mais: Ensaio fotográfico gestante em Nova York

Então você vai ser Papai

Este livro de Peter Downey é uma importante leitura para os futuros papais. Principalmente aqueles que serão pais de primeira viagem e que conhecem muito pouco desse universo da paternidade. Escrito especialmente para pais, aborda a paternidade de forma divertida e com muita informação importante. Diria que é um dos livros mais importantes a serem lidos pelo casal durante a gestação.

livros para gestantes

O que esperar quando você está esperando

Um livro com uma abordagem mais prática e direta as necessidades da gestação. Traz temas como a escolha do médico, direitos da gestante, o processo de escolha do parto e etc. Também traz informações sobre o acompanhamento mês a mês da gestação. Livro escrito por Heidi Murkoff, Arlene Eisenberg.

livros para gestantes

Leia mais: Grávida pode viajar de avião?

Livros para gestantes – pós nascimento

Essa lista de livros abaixo é indicada para os preparativos dos primeiros dias de vida do bebê até fases futuras quando passamos a falar de educação, personalidade e etc. Vou organizar a lista por ordem de idade que faz mais sentido a leitura (ao meu ver). São livros que abordam desde o sono, amamentação até linhas de pensamentos educacionais.

60 Dias De Neblina

Essa é uma coletânea de crônicas relacionadas ao dia-a-dia das mães e a bagunça de sentimentos que vem com a maternidade nos primeiros dias. Livro escrito pela Rafaela Carvalho que recomendo MUITO. Eu não gosto de falar de sentimentos negativos e tristeza aqui no blog mas, é fato que o puerpério existe e é intenso. Por isso, nos prepararmos é de extrema importância.

Fui ler este livro meses após o puerpério e só então consegui enxergar o quão ruim foi essa falta de informação nos meus primeiros dias como mãe. Passou? Sim, passou. Mas poderia ter passado mais suave!

maternidade

Mãe fora da caixa – um dos livros leves para gestantes

Um livro de Thaís Vilarinho tão querido que virou peça de teatro. Recomendo ler este livro junto com o livro da Rafa mencionado acima, um equilibra o outro. E recomendo a leitura nos primeiros dias de gestação pois ele te trará uma leveza necessária para essa fase.

livros para gestantes

Leia mais: Sobre a maior e melhor viagem da minha vida

Mãe recém nascida

Outro livro delicioso e importante que a Thais Vilarinho escreveu. A maternidade com todas as suas dificuldades e belezas, assim como ela é! Leiam também pois nesses primeiros dias de “mãe” o seu mundo vai ficar confuso, esse livro da Tha vai ajudar na organização dos pensamentos e no entendimento de seus sentimentos.

livros para gestantes

Nana, nenê: o verdadeiro método Estivill para ensinar seu filho a dormir bem

Todos nós sabemos que o sono é muito importante no desenvolvimento infantil. O livro apresenta orientações de como conseguir fazer com os pequenos durmam de maneira adequada, em apenas uma semana. Autor: Eduard Estivill.

12 horas de sono com 12 semanas de vida

Lisa Abidin e Suzy Giordano apresentam um método prático para ensinar os bebês a dormirem 12 horas seguidas logo nas primeiras semanas de nascimento. Depois que li consegui aplicar muitas coisas, apesar das cólicas do Edu não permitirem a implementação 100% do método, mas valeu muito.

Livros para gestantes – tema amamentação

livros para gestantes
Vai dar tudo certo!

A amamentação foi pra mim o segundo maior desafio da maternidade, só perdeu para a privação do sono que durou um pouco mais de tempo. Me faltou conhecimento pois cai na “cilada” que muitas pessoas me falaram durante a gestação “não leia nada sobre amamentação que irá confundir sua cabeça, você simplesmente vai saber fazer”.

Ledo engano! Ainda no hospital eu fiquei extremamente confusa pois não tinha a tal da pega correta, Edu chorava de fome e eu chorava sem saber o que fazer. Cada enfermeira me falava uma coisa: “coloca o bico todo dentro da boca dele”, “vira de lado”, “não reveza o peito enquanto não esvaziar o que está amamentando”, “reveza o peito de 10 em 10 minutos”….

Cheguei em casa com os bicos rachados e determinada a fazer acontecer, ele já não dormia a noite toda mesmo e eu tinha de ficar ali, coladinha com ele, acordada! Então li, entendi e com 20 dias eu sentia prazer em amamentar! Li apenas e livro e pronto, do autor e médico Carlos González! Foi isso que me guiou, além de confiar nos meus instintos também.

O livro ganhou uma segunda edição, então vou deixar aqui o que li & a edição revisada:

Um presente para a vida toda: guia de aleitamento materno – um dos livros essenciais para gestantes

Manual prático de aleitamento materno – segunda edição

Leia mais: Enxoval de bebê nos Estados Unidos

Livros para gestantes – agora mamães & papais

Os temas dos livros abaixo são variados e sempre focados em métodos educacionais e filosofias de criação. Há divergentes opiniões entre alguns deles e acho que isso que me ajuda MUITO; visões diferentes sobre o mesmo tema. O grande ponto de todos eles é uma educação respeitosa, amorosa e prática (vida real).

Disciplina positiva para crianças de 0 a 3 anos: como criar filhos confiantes e capazes – o melhor dos livros para gestantes!

Escrito por Jane Nelsen e o melhor livro que li até hoje para educação infantil. Ele é até o presente momento (Edu irá completar três anos na próxima semana) meu livro de cabeceira, todo grifado e recheado de post its com anotação as quais releio diariamente.

Jane ensina como usar a disciplina positiva de maneira que os pais possam entender melhor o universo das crianças e estabelecer bases sólidas. Ensina também sobre ter uma comunicação assertiva e resolver problemas de disciplina com métodos eficazes, de maneira educada.

educação infantil

Crianças dinamarquesas

Uma obra de Iben Dissing Sandahl e Jessica Joelle Alexander que traz insights bem interessantes. Leitura fácil, gostosa e inspiradora. Considerado como povo mais feliz do mundo, a educação dinamarquesa é marcada pela criação de crianças felizes, emocionalmente seguras e resilientes.

livros para gestantes

Leia mais: Lugares para viajar com bebês – como escolher os melhores destinos?

Bésame mucho: como criar seu filho com amor

Neste livro, o autor Carlos González (mesmo médico que indico para amamentação) apresenta uma leitura leve e focada em trazer métodos para a educação dos filhos com base no amor, no respeito e na liberdade. Livre de Carlos González, Maria Bernardes.

livros para gestantes

Pais e mães conscientes: como transformar nossas vidas para empoderar nossos filhos 

Neste livro de Shefali Tsabary, Talita M. Rodrigueso que você verá é como os desafios presentes na criação dos nossos filhos podem se transformar em oportunidades para o despertar espiritual. Além disso, mostra como pai e mãe conscientes podem transformar e empoderar a vida dos seus filhos. Uma leitura que indico muito, especialmente pelo autoconhecimento que ele traz para a vida como um todo!

livros para gestantes

Por que gritamos

A mesma escritora de Educação não violenta mencionado logo abaixo (Elisama Santos) compartilha sua jornada como mãe e educadora parental em busca de uma educação que seja estruturada no diálogo e sem romantizar a maternidade.

Educação não violenta

A autora propõe neste livro uma reflexão para pais e mães que querem construir uma relação com seus filhos baseada em respeito e no diálogo. A ideia principal do livro é tornar o processo de construção do conhecimento em algo positivo através da empatia e reflexão crítica.

educação infantil

Leia mais: Tudo que você precisa saber sobre viagens com bebês

Abrace seu filho: como a criação com afeto mudou a história de um pai

Leitura fácil, rápida e gostosa de Thiago Queiroz. Neste livro o autor mostra como o amor e a disciplina mudaram a história dele e como pode mudar a sua enquanto pai ou mãe.


Educar na curiosidade: a criança como protagonista da sua educação

Este é um livro de leitura fácil e didática, com diversas reflexões sobre aceitar e respeitar o desenvolvimento natural das crianças, instigando principalmente a curiosidade. Escrito por Catherine Lecuyer.

Educar na Realidade

Também de Catherine Lecuyer, esse livro que traz a reflexão sobre educar os filhos na “realidade” em um momento com muitos dilemas, inclusive sobre o uso da tecnologia, e como criar crianças curiosas, levando em conta a natureza da criança.

livros para gestantes

As 5 linguagens do amor das crianças

Como expressar um compromisso de amor a seu filho por Gary Chapman. Livro lindo! Assim como a versão para adultos, esse livro apresenta as formas da linguagem do amor e como identificá-las nas crianças, ajudando a aprofundar os laços afetivos entre pais e filhos.


O cérebro da criança

Outro livro que se tornou meu livro de cabeceira, não o vejo com tanta frequência por ter uma complexidade um pouco maior do que o da Jane mencionado acima (Disciplina Positiva). Mas sempre recorre a ele, escrito por de Daniel J. Siegel, Tina Payne Bryson.

Entre os livros mais vendidos está este do neuropsiquiatra Daniel e a psicoterapeuta Tina. Recheado de explicações claras, estratégias adequadas para cada fase e idade, métodos de como lidar com as dificuldades do dia-a-dia e muitas ilustrações que ajudam a entender melhor os conceitos e as crianças.

educação infantil

Leia mais: Roteiros para viajar com bebês e crianças

Crianças francesas não fazem manha

Apesar de não concordar 100% com o que o livro prega, achei uma excelente leitura para orientar no quesito firmeza da educação positiva. Escrito por Pamela Druckerman, Regiane Winarski este livro é o resultados de anos de observação da autora sobre os métodos que os pais franceses usam para educar os seus filhos, mantendo um equilíbrio entre ouvir os filhos e deixar claro que os adultos que mandam.

livros para gestantes

Temperamentos sem limites

Escrito por Isa Minatel, uma mãe que se tornou especialista no assunto educação infantil, é um livro fácil, rápido e gostoso de ser lido. Vale muito para nos conhecermos e nos entendermos como pais. Já ouviu falar de temperamentos da raiva e da tristeza? Esse livro traz muito conteúdo de altíssima qualidade.

livros para gestantes

Leia mais: As aventuras do Eduzito Viajante

Livros para gestantes que li e não gostei

Conclusão sobre Livros para Gestantes

A grande conclusão sobre esse texto é que a leitura durante a a fase de tentante, gestante e mãe/pai é muito importante! Informação é transformação, é evolução!

Eu sempre escuto “mas eu criei meus filhos sem todos esses livros e deu certo”. E meu pensamento em relação a isso é que o mundo mudou e precisamos mudar com ele, muitos anos atrás não tínhamos acesso a esse conteúdo todo, mas também não tínhamos muitas das doenças físicas e psicológicas que temos hoje.

Gosto muito de uma informação que o pediatra do Edu me deu pra que eu pudesse entender que o rompimento com essa barreira do “na minha época era assim” precisava acontecer urgentemente, ele me disse: “quando você nasceu Luciana, a incidência de luz que você recebeu no hospital era um décimo da que o Edu recebeu, já começa na dilatação da pupila a mudança”.

Detalhe: pediatra do Edu foi o meu pediatra de infância, até 2019 pois ele veio a falecer!

“Lu mas você já leu todos esses livros?” Sim, li com prazer pois entendo que a educação do meu filho e meu autoconhecimento são as prioridades número um da minha vida. Tem dias que fico sem ler sim mas me policio para ler pelo menos um (ou quase um) por mês. Ao longo dos últimos 3 anos de vida do Edu, essas leituras me ajudaram DEMAIS como mãe e como pessoa.

Volte ao topo desse texto e use o índice para se aprofundar um pouco mais em cada título ou nos que lhe interessar mais. Para facilitar a vida eu também deixei uma lista pronta com TODOs esses + os livros que ainda quero ler na Amazon Brasil, dá uma espiadinha abaixo:

Minha lista de livros para tentantes, gestantes, mamães e papais na Amazon Brasil

Nota da Lu: toda compra realizada na Amazon Brasil através dos links indicados neste texto me trazem uma pequena comissão e não lhe custarão nenhum real a mais. Essa é uma as fontes de renda do blog que me possibilitam seguir compartilhando conteúdo que eu acredito importante e relevante com vocês <3

Salve esse artigo “Livros para Gestantes” em seu Pinterest

Foto destaque desse post é de Fabiola Peñalba para Unsplash

[thrive_leads id='23038']

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.