Grávida pode viajar de avião? Entenda TUDO sobre o tema!

Onde ficar em Aruba

Última atualização em

Estar a espera de um anjinho é uma dádiva incrível, mas também inspira cuidados. Por isso, muitas gestantes se perguntam se é possível viajar estando grávidas.

Na realidade, saber se grávida pode viajar de avião é algo que aterroriza muitas mamães que gostam de passear por esse mundo. Isso acontece até mesmo antes da gestação. Eu fui uma delas, tive muito medo de não poder embarcar e curtir minhas férias por aí quando descobri a gravidez.

Por isso resolvi escrever esse texto pra esclarecer tudo sobre o assunto. Você também pode usar o índice abaixo para ir diretamente a cada tópico:

Grávida pode viajar de avião?

De forma geral a resposta é sim. Mas, existem alguns pontos que você deve prestar atenção. Primeiramente, sua gravidez deve estar saudável e seu médico ginecologista obstetra deve estar ciente e aprovar as viagens.

Você deve sempre buscar orientação do seu obstetra, sempre! Para todas as perguntas sobre grávida viajar de avião, a primeira resposta sempre será: valide com seu médico.

Ele é a única autoridade que dirá à partir de e até quando você pode viajar (seguindo as regras da companhia aérea, claramente). Seu médico/a avaliará seu caso de forma personalizada e adequada.

Depois, também é importante considerar o avanço da gravidez, as s condições do voo e principalmente respeitar seu tempo e o seu corpo. Por exemplo, se você estiver constantemente enjoada, é importante buscar voos que não sejam muito longos ou até replanejar a data.

Viajar grávida pode ser uma ótima opção para descansar e relaxar. Contarei como foram minhas experiências mais adiante e lhe darei muitos motivos pelos quais você deve embarcar sim de barrigão.

Dica essencial para viajar tranquila –> uma vez que você tomou a decisão e vai embarcar para algum destino, recomendo fazer duas coisas primordiais: seguro viagem gestante & se assegurar que continua tudo bem com seu médico na semana antes da data da viagem.

Mesmo que você já tenha ido ao médico quando agendou a viagem ou naquele mês, vá na semana que antecede o embarque!

Pode parecer bobeira mas são duas coisas que te trarão paz mental e segurança. Falarei mais delas lá na frente, de qualquer maneira já anote: seguro viagem gestante + visita ao ginecologista na semana da viagem ou dias antes.

Seguro Viagem: Gestantes
GTA 60 EUROMAX GTA 60 EUROMAX Assistência médica EUR 60.000 Bagagem extraviada USD 1.200 R$ 25/dia*

Qual a melhor época para grávida viajar de avião?

Primeiro trimestre

O principal risco de viajar no início da gravidez é o aborto involuntário. Fique tranquila, é um risco, não é uma certeza, mas você deve considera-lo. Se sua gravidez estiver passando por alguma complicação, provavelmente seu médico não a liberará para viajar.

Mas se você estiver saudável, seu médico após avaliar tende a dar o aval sem problemas. Por que grávida pode viajar de avião nas primeiras semanas sim. Não há uma regra quanto a isto.

  • Prós: você ainda não ganhou barriga, as roupas ainda servem e fica mais fácil ir e vir pelos pontos turísticos. Você cansará menos e ficará muito mais confortável no avião.
  • Contras: enjoos constantes e sono, MUITO sono. Eu pelo menos queria dormir a tarde inteira no primeiro trimestre.
grávida pode viajar de avião
Terceiro mês de gestação em Gramado – foto Lu

Segundo trimestre – PERFEITO grávida viajar de avião

Essa é a melhor fase para se planejar uma viagem gestante. Melhor ainda se você conseguir se programar para embarcar entre o quarto e o quinto mês, antes de completar 25 semanas de gestação.

No inicio do segundo trimestre a barriga ainda não está muito grande e pesada, ou seja, você vai cansar menos passeando. Isso faz uma diferença enorme, minha barriga despontou bem no meio de nossa babymoon para fazer o enxoval de bebê nos Estados Unidos e teve um dia que eu precisei ficar na cama por horas.

Nessa altura da gestação, os enjoos já foram embora e você poderá aproveitar muito mais a gastronomia do destino que escolher. Aliás, seu apetite vai voltar com tudo, se prepare rs. Até completar 4 meses eu só conseguia comer abacaxi, pães e massas com molho vermelho. Depois disso eu queria comer o mundo todo!

  • Prós: passaram os enjoos, a disposição voltou com tudo e a barriga ainda está relativamente pequena no quarto e quinto mês.
  • Contras: algumas roupas não servirão mais pois mesmo sem muita barriga ela já estará dando as caras.
grávida pode viajar de avião
Primeira aparição do barrigão em Miami – foto Lu

Terceiro trimestre

Uma viagem no terceiro trimestre não é uma má ideia não, não será super tranquilo mas pode ser muito bom. Te explico por que; conforme sua barriga vai crescendo a ansiedade vai crescendo junto. A vontade de ver o rostinho do bebê é enorme e os dias parecem não ter fim.

Uma escapadinha para descansar e curtir um destino diferente pode ter um efeito calmante incrível. No entanto, não recomendo planejar uma viagem agitada com muitos passeios, deslocamentos e atrações turísticas. Afinal de contas a barriga estará crescendo loucamente e a canseira é intensa.

Além do que, descansar durante essa fase final é essencial. As noites em claro amamentando, a nova rotina da casa, a mudança de vida está logo ali na esquina, pronta pra chegar com tudo.

Caribe ou praias no Brasil são minhas sugestões, reserve um bom hotel como o Iberostar Baha na Praia do Forte e vá tranquila. Conheci a Praia do Forte na Bahia depois que ganhei o Edu mas confesso que achei um destino perfeito pra viagem gestante, principalmente o hotel Iberostar Bahia.

Evite voos nas últimas 2 semanas de gestação! A probabilidade de ter um parto no avião é alta rs. Dizem os médicos que a pressurização “motiva” o bebê e o corpo a isso.

Mas Lu, minha família é de fora e eu vou precisar pegar um voo com 38 semanas, como faz? Vá mas tome as precauções que as companhias aéreas pedem. Vou falar mais adiante sobre isso. Pra fechar, veja os prós e contras de viajar grávida no terceiro trimestre.

  • Prós: uma viagem pode servir como uma distração para a ansiedade pré parto que estará a mil por hora.
  • Contras: você estará bem cansada pois carregar um baby praticamente formado no ventre demanda energia. Dormir já vai estar bem complicado e há muitas atividades que você não poderá fazer como agachar por exemplo. O assento do avião ficará pequeno, você terá muita vontade de fazer xixi e as pernas incham facilmente.

Até que período gestacional a grávida pode voar?

Essa é uma regra que muda de companhia para companhia mas em geral, uma gestante saudável pode viajar até completar 38 semanas. Sendo que à partir de 27 semanas é necessário ter atestado médico para embarcar e à partir de 38 semanas o embarque só pode ser feito com um médico.

Isso mesmo, você precisa levar seu médico com você na viagem no finalzinho da gestação e isso acontece pois o risco de ter um parto quando estiver nas alturas é altíssimo, não recomendo planejar nada pra essas três últimas semanas de gestação.

Mas como comentei, as regras são diferentes de companhia pra companhia, então vamos aos detalhes das principais operadoras de voos saindo do Brasil.

grávida pode viajar de avião
Sempre valide a regra de sua companhia aérea antes de embarcar – foto Lu

Regras das companhias aéreas brasileiras

Azul Linhas Aéreas

Período GestacionalExigência Azul
Até 28ª semanaNão há exigências
Da 29ª até a 35ª semanaAtestado médico com autorização de viagem
Da 36ª até a 37ª semana Atestado médico com autorização de viagem e declaração de responsabilidade
À partir da 38ª semanaApenas acompanhada de um médico

Para gestação de gêmeos a única coisa que muda voando de Azul é que a declaração de responsabilidade é exigida a partir da 32ª semana.

Gol

Período GestacionalExigência Azul
Até 27ª semanaNão há exigências
Da 28ª até a 35ª semanaAtestado médico com autorização de viagem (válida por 30 dias)
Da 36ª até a 37ª semana Atestado médico com autorização de viagem (válida por 30 dias) e declaração de responsabilidade assinada pelo médico
À partir da 38ª semanaApenas acompanhada de um médico

Para gestação de gêmeos o que muda voando de Gol é que o atestado médico é exigido a partir da 26ª semana a declaração de responsabilidade a partir da 32ª semana.

Latam

Período GestacionalExigência Azul
Até 29ª semanaNão há exigências
Da 30ª até a 35ª semanaAtestado médico com autorização de viagem
Da 36ª até a 37ª semana Atestado médico com autorização de viagem e declaração de responsabilidade assinada pelo médico
À partir da 38ª semanaApenas acompanhada de um médico

Para gestação de gêmeos a única coisa que muda voando de Latam é que a declaração de responsabilidade é exigida a partir da 32ª semana.

Aerolineas Argentinas

Você pode voar sem exigências até a 34 semana, entre a 35 e a 37 é necessário atestado médico sendo que para gêmeos esse atestado é exigido a partir da 28 semana. Atenção pois o atestado precisa ter sido emitido com no máximo 7 dias de antecedência da data de embarque.

American Airlines

A empresa não aconselha a viagem faltando 4 semanas para o parto. Para viajar neste período é necessário apresentar atestado de médico feito nas últimas 48 horas.

Delta

Não é necessário atestado médico para viajar. Eu fiquei chocada quando li essa informação no site e cheguei a ligar no call center para confirmar. É isso mesmo, a empresa conta totalmente com a sua coerência.

KLM

Não existem exigências, apenas recomendações para não voar com mais de 36 semanas, se estiver sofrendo complicações ou se ganhou o bebê em menos de 1 semana.

Alitalia

É necessário o MEDIF, Formulário de Informações Médicas preenchido, carimbado e assinado pelo médico se a viajem for nas últimas 4 semanas do mês, se estiver com gravidez múltipla a partir do nono mês de gravidez.

Air Europa

A partir da 36ª semana de gravidez, ou 32ª se forem gêmeos é necessário um certificado médico.

TAP

É possível viajar até a 36ª semana de gestão, já se for múltipla até a 32ª semanas. No entanto a declaração médica é solicitada a partir de 28 semanas.

Há alguma diferença entro voos nacionais e internacionais para grávidas?

A diferença entre um voo nacional e internacional é a duração e o destino. Se conheça, preste atenção nos sinais do seu corpo. A princípio a grávida pode viajar de avião tanto em voos nacionais quanto internacionais.

Dicas para o planejamento da viagem:

  • Escolha um destino que seja tranquilo, nada de subir o Monte Fuji no Japão em uma viagem durante a gravidez. A ideia é fazer uma viagem diferente, para descansar e se preparar para a chegada do baby,
  • Procure um hotel com boa infraestrutura, elevadores, café da manhã, ar condicionado, piscina, próximo as atrações turísticas, restaurantes etc.,
  • Monte um roteiro light com pausas ao longo do dia para descansar e para os lanchinhos,
  • Converse com seus companheiros de viagem para que todos estejam na mesma página em relação ao ritmo da viagem,
  • Faça um seguro viagem do mais completo possível, é preciso ter cobertura para sua idade, seu período gestacional e garantir que o bebê estará assegurado em casos de parto emergencial. Nesse texto ao lado eu falo TUDO sobre seguro viagem gestante.
  • Atenção para uma mala completa; com seus remédios, roupas e calçados confortáveis, repelente, protetor solar e tudo o que estiver facilitando sua vida como gestante.
  • Repelente o dia todo caso você vá para destinos onde há mosquitos e muito protetor solar, principalmente no rosto para evitar manchas.
  • Meias de compressão: uma pro voo da ida e uma extra para o voo da volta caso você tenha algum problema com a que foi. Comprei essa abaixo pela Amazon Brasil e foi ótimo.

Precauções no pré embarque e durante o voo

No dia de sua viagem não fique nervosa, respire fundo e lembre-se que nada vai acontecer com seu bebê apenas por estar voando. Fiz uma listinha de itens pra se atentar:

  • Use as meias de compressão durante o voo (não se esqueça de ficar deitada um pouco antes de vestir as meias),
  • Tome muita água antes, durante e depois dos voos para ajudar na circulação,
  • Em voos longos tente caminhar e esticar as pernas sempre que possível, assim você não chega com tudo apertado em seu destino final,
  • Se possível opte pelas primeiras fileiras do avião onde há mais espaço e estão próximas ao banheiro,
  • Não consuma alimentos que dão gases, lembre-se que lá no ar os gases se expandem e você não tem muito espaço na barriga (dica chata mas necessária),
  • Leve uma barrinha de cereal ou algo para beliscar durante o voo, você não pode ficar com fome e vai que a comida do voo não te cai bem,
  • Evite voos com muitas escalas para não ficar extremamente cansada. O sobe e desce diversas vezes também não é recomendado,
  • Leve sua farmácia consigo na mala de mão pois grávida não pode consumir qualquer medicamento e mesmo que você saiba que pode tomar aquele remédio “x” as comissárias são impedidas de te dar,
  • Aproveite o voo, assista um filme, leia um pouco, mantenha-se alimentada e pronto. Viagem perfeita!

Destinos para viajar grávida

Ao estar grávida, busque por países seguros para sua gestação. Países sem surtos de doenças, sem problemas com violência e com estrutura médica adequada.

Acho importante lembrar que essa fase da vida é muito especial, o casal tende a se conectar emocionalmente de uma maneira diferente, a mulher está com os hormônios a flor da pele e tudo é novidade. Então coloque isso tudo na equação.

Nós optamos por unir e priorizar três coisas em nossa principal viagem durante a gravidez:

  • Um destino seguro (medicamente e violentamente falando, principalmente pois estávamos vivendo a plenitude da zika no Brasil)
  • No qual pudêssemos comprar enxoval de bebê econômico
  • E que proporcionasse um bom descanso (todos falavam que ter filho é cansativo e de fato é, os primeiros meses são uma loucura)

O resultado foi uma viagem para Nova York com Aruba no Caribe. Perfeito! Acho que uma das viagens mais gostosas que fizemos até hoje, antes da chegada do Edu.

seguro viagem gestante
Descansando em Aruba – foto Lu
grávida pode viajar de avião
Fizemos um ensaio gestante em Nova York com a Mônica que foi lindo -> http://www.alessandromesquita.com.br

Vale a pena fazer o enxoval de bebê nos Estados Unidos?

Se você colocar na ponta do lápis o preço da passagem, hotel e tudo mais talvez não seja economicamente viável. Ou pelo menos os valores vão empatar.

Agora se você está procurando por qualidade, durabilidade, boas marcas, tecidos e produtos modernos, então vale a pena sim fazer o enxoval de bebê nos Estados Unidos.

Eu sou entusiasta no tema e escrevi muito sobre isso, fui quando estava grávida e desde o nascimento do Edu já retornei para o país duas vezes e em todas elas fiz a maratona enxoval. Então veja aqui todas as dicas para fazer o enxoval de bebê nos EUA.

grávida pode viajar de avião
Loja de bebê em Miami – foto Lu

Conclusão

Grávida pode viajar de avião sim, desde que siga as instruções médicas, as regras da companhia aérea e que tenha esse desejo ou necessidade. Inclusive eu recomendo que você faça isso pois é uma aventura maravilhosa!

Leia mais sobre viajar grávida

Salve esse artigo em seu Pinterest:

Grávida pode viajar de avião?
Grávida pode viajar de avião?

 

Planejando sua viagem em parceria com o blog:

bookingReserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis

Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom TURISTANDO5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto. 

cxbncv7e0ug4s8cAluguel de carro no mundo todo, com descontos de até 60%, em 12x sem juros e sem cobrança de IOF através da RentCars. Ela compara todas as operadoras atuantes de seu destino oferecendo melhores tarifas e condições. Flexibilidade e segurança para suas próximas Road Trips

Get Your Guide é uma opção que tem TUDO para sua viagem e com melhores preços; tours privados, transfers, ingressos fura filas, experiências e muito mais. Só o ingresso? Eles tem! Ingresso com transporte? Eles tem! Uma experiência completa por determinada região? Eles tem!

viator Tours guiados e privados, transfers e ingressos com a Viator Tours. Sua viagem toda organizada e independente com a Viator, a maior parte dos passeios são privados ou pequenos grupos, saída e retorno do seu hotel incluindo ingressos e transporte. Experiência completa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.