Como é o passeio pela Vinícola Miolo em Bento Gonçalves

O passeio pela Vinícola Miolo é uma parada obrigatória para quem vai conhecer o vale dos vinhedos. A cidade de Bento Gonçalves, localizada na Serra Gaúcha é o coração do vale dos vinhos e espumantes brasileiros. Vou contar resumidamente como é o tour pela principal vinícola da região e por que você deve inclui-lo em seu roteiro de viagem. Se você está chegando no blog agora, recomendo também ler o texto abaixo que tem todas as dicas pra desbravar essa parte tão saborosa do Brasil.

Roteiro e dicas para conhecer o Vale dos Vinhedos na Serra Gaúcha

 

Sobre a vinícola Miolo:

A empresa iniciou sua produção de vinhos no ano de 1989 e hoje conta com quatro vinhedos espalhados pelo Brasil. Um deles, curiosamente localizado na Bahia (cidade Casa Nova no Vale do São Francisco), local onde não se imaginaria ser perfeito para o cultivo de algumas uvas. Atualmente a vinícola Miolo é reconhecida internacionalmente pela qualidade e ganhou o posto de maior exportadora de vinhos e espumantes do Brasil.

Fundadora do projeto Wines of Brasil, a Miolo sai na frente para transformar a visão do mundo em relação aos nossos vinhos. Também conta com uma escola que oferece cursos, especializações e degustações especiais. A escola também está localizada em Bento Gonçalves, no mesmo completo em que fiz esse passeio.

Como é o passeio:

O passeio pela vinícola Miolo de Bento Gonçalves é lindo e muito gostoso, você vai desfrutar de uma manhã ou tarde bem agradável. Recomendo reservar pelo menos duas horas ou mais para essa atividade pois o espaço Miolo é grande e com diversas atrações que você pode curtir, além do tour em si.

Logo no estacionamento você já vai se deliciar com árvores enormes que ficam lindas no outono/inverno quando as folhas estão alaranjadas. Do outro lado da rua está o Hotel & Spa do Vinho, um luxuoso hotel 5 estrelas com serviços de massagem, tratamentos estéticos a base de vinhos, um restaurante renomado e quartos com vista para as parreiras da Miolo. É um sonho de hotel, pra quem não precisa economizar vale a pena.

Hotel & Spa do Vinho

Agora se você quer uma sugestão de hospedagem na região um pouco mais econômica e ótima, dá uma espiadinha no post abaixo, nos hospedamos na Pousada Castello Benvenutti e foi perfeito!

Onde ficar no Vale dos Vinhedos – Pousada Castello Benvenutti

Pousada Castello Benvenutti

Falando mais sobre o passeio pela vinícola Miolo; nesse espaço inicial também está a loja de vinhos e a recepção onde é vendido o ingresso para o tour, que acontece todos os dias praticamente de hora em hora, veja aqui a grade de horários atualizada. A visita é guiada e com a degustação de quatro vinhos, custa R$30 sendo que você recebe um voucher de R$10 para compras na loja.

A loja da vinícola é cheia de promoções

A visita começa com um tour pela vinícola, passando pelos tonéis de produção, barricas de descanso e inclusive pelo processo de fermentação de espumantes onde as garrafas ficam posicionadas a 45 graus. Durante todo o percurso o guia vai explicando detalhadamente sobre as plantações e uvas com as quais a empresa trabalha, sobre o processo de produção em cada vinhedos e sobre os tipos de vinhos e espumantes.

Algo bem interessante neste passeio foi o link que o guia ia fazendo com a histórica da empresa, com os rótulos premiados e históricos (o vinho Lote 43 por exemplo), exportados e mais consumidos no Brasil. Ao final do tour acontece a degustação onde, além de provar os deliciosos vinhos abaixo, também recebemos diversas dicas de harmonização:

Esses foram os rótulos degustados
Infelizmente a taça não é brinde 🙁
Recepção e loja da vinícola

Após o passeio guiado pela vinícola, reserve um tempinho para passear pelo Wine Garden. Um espaço para “se jogar” pelo gramado verde e degustar mais algum vinho, apreciar a natureza e comer alguns petiscos. Caso você não goste muito dessa ideia de sentar no chão fique em paz, eu também não sou muito dessa linha rs; há cadeiras, banquinhos e até um container antigo que funciona como um food truck, dá pra curtir o clima do lugar e claro, tomar mais vinho 🙂 Crianças e animais de estimação são aceitos nessa parte do Wine Garden.

Wine Garden
Esse é o container que comento no post, tem até umas mesas com cobertura para dias chuvoso
Tonéis de madeira/carvalho logo no inicio do passeio
Tonéis metálicos e um bebê dorminhoco curtindo o passeio rs
Os barris de vinho descansando e o bebê segue dormindo rs
E a família adorou o passeio 🙂

Como chegar na vinícola Miolo:

É muito simples, ela está localizada no coração da rota dos vinhos no vale dos vinhedos. É só você pegar a rodovia RS-444 e seguir as placas. Nós fomos de carro pois eu não estava bebendo em virtude da amamentação (tomei só um golinho de cada vinho por que eles são muito bons rs).

Na verdade eu acho que alugar um carro é a melhor opção para explorar o vale dos vinhedos e a região. Agora, se você não encontrar o “motorista da rodada” ou preferir fazer o passeio em grupo uma ótima opção é o Tour Vale dos Vinhedos da Tour On, ele passa pela Miolo, Casa Valduga e mais uma vinícola.

—> Aproveite os descontos da Rentcars, são pra lá de bons, trabalho com eles têm mais de 3 anos e já aluguei carros em diversos países.

Bom, esse foi minha experiência pela vinícola Miolo em Bento Gonçalves, achei que valeu muito a pena. Fui com meu marido e um bebê de quatro meses, tem acessibilidade por todo o passeio e guias pacientes com um eventual chororo rs. Espero que gostem.

Site da Vinícola Miolo


Planejando sua viagem em parceria com o blog:

bookingReserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis

Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom TURISTANDO5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto. 

cxbncv7e0ug4s8cAluguel de carro no mundo todo, com descontos de até 60%, em 12x sem juros e sem cobrança de IOF através da RentCars. Ela compara todas as operadoras atuantes de seu destino oferecendo melhores tarifas e condições. Flexibilidade e segurança para suas próximas Road Trips

Get Your Guide é uma opção que tem TUDO para sua viagem e com melhores preços; tours privados, transfers, ingressos fura filas, experiências e muito mais. Só o ingresso? Eles tem! Ingresso com transporte? Eles tem! Uma experiência completa por determinada região? Eles tem!

viator Tours guiados e privados, transfers e ingressos com a Viator Tours. Sua viagem toda organizada e independente com a Viator, a maior parte dos passeios são privados ou pequenos grupos, saída e retorno do seu hotel incluindo ingressos e transporte. Experiência completa.

Ingressos para atrações nas principais cidades do mundo e furando fila é com a TicketBar. Descontos especiais e compra antecipada garantida para entradas em museus, excursões, tours de bike e muito mais.  

 Chip de celular internacional com cobertura em mais de 140 países, pré pago, internet 4G ilimitada, comprado aqui no Brasil e entregue em sua casa antes de sua viagem. A EasySim4U presta esse serviço maravilhoso para você já chegar conectado em seu destino.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.