Brasil, Foz do Iguaçu, Paraná

Aeroporto de Foz do Iguaçu – tudo sobre o aeroporto das Cataratas

Last Updated on 21 de janeiro de 2021 by Luciana de Campos Assis

Aeroporto de Foz do Iguaçu, também conhecido como Aeroporto das Cataratas, esse texto te trará todas as informações que você precisa para planejar sua viagem. Estacionamento, preços, hotéis próximos, balcão para aluguel de carros e mais.

O Aeroporto de Foz do Iguaçu é pequeno, tem uma fiscalização extra e outras peculiaridades que merecem sua atenção antes de viajar. Aqui vou detalhar tudo que é importante você saber de antemão.

Quero esclarecer algumas dúvidas comuns como por exemplo localização e preço da diária do estacionamento, onde é a retirada de veículos e se vale a pena reservar um hotel próximo ao Aeroporto.

Leia mais: O que fazer em Foz do Iguaçu

Aeroporto de Foz do Iguaçu – panorama geral

Aeroporto de Foz do Iguaçu
Aeroporto de Foz do Iguaçu – foto Lu

O Aeroporto de Foz do Iguaçu e o Aeroporto das Cataratas são o mesmo lugar, pode causar um pouco de confusão por terem nomenclaturas diferentes usadas mas é o mesmo lugar. O nome oficial é Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu (IGU). Então vamos lá, vou falar em tópicos tudo que você precisa saber pra sua viagem.

O local passou por uma grande obra em 2019 e recebeu muitas melhorias, segundo matéria publicada no Portal Panrotas, a Infraero entregou as obras do Aeroporto de Foz do Iguaçu em Março de 2020 duplicando a capacidade de atendimento, foram investidos 42.4 milhões de reais no total. Leia a a matéria na integra aqui.

Já da pra imaginar que ali é tudo bem organizado e novo não é mesmo?

Como sair do aeroporto de Foz do Iguaçu

O Aeroporto de Foz do Iguaçu está localizado a 13kms do centro da cidade e para sair dele você conta com 5 possibilidades:

  • Ônibus de linha
  • Transfer privativos
  • Carro alugado
  • Táxi comum
  • Uber

Para usar o transporte público pegue a linha de ônibus 120 que opera das 05h40 às 00h40. Para táxi basta sair pela porta central que encontrará a fila de carros. Uber também é bem tranquilo, pode chamar pelo app ali no aeroporto mesmo.

O Transfer privativo pode ser comprado com antecedência pelo link abaixo, o valor é um pouco mais alto mas é a forma mais segura para quem não vai alugar carro para percorrer a cidade.

Transfer Aeroporto Foz do Iguaçu

Ao meu ver, alugar um carro para percorrer a cidade é a melhor maneira de aproveitar sua viagem. Para isso recomendo faze-lo com antecedência com nosso parceiro aqui do blog. Veja mais informações abaixo:

Leia mais: Vale a pena alugar carro em Foz do Iguaçu?

Estacionamento

aeroporto de Foz do Iguaçu
Foto divulgação Aerostar

O estacionamento Aeroporto Foz do Iguaçu é operado pela empresa Tarobá Estacionamento (AEROSTAR). As diárias do estacionamento custam R$37, as vagas são limitadas e em dias de alto fluxo você corre o risco de ficar sem. Por isso existe um serviço de reservas online diretamente no site da empresa.

Fomos durante o carnaval e pudemos ver o aeroporto de Foz do Iguaçu bem lotado com carros dando voltas sem encontrar vagas.

Encontre aqui passeios e ingressos para Foz do Iguaçu

Desembarque

aeroporto de foz do iguaçu
Caixas eletrônicos no desembarque – foto Lu

O desembarque também é feito caminhando, sem fingers que conectam o avião até a área central. Isso significa que você descerá as escadas do avião e atravessará a rua até a entrada do salão onde fará a retirada das malas e desembarcará.

Há apenas uma esteira de bagagem e o procedimento é super rápido. Nesta área de desembarque (antes de cruzar a porta) você encontra caixas eletrônicos e banheiros (com trocadores de bebê).

Leia mais: Hotel Wyndham Golden Foz Suítes em Foz do Iguaçu – veja como foi nossa experiência

Carro alugado – balcões de atendimento e retirada do veículo

Aeroporto de Foz do Iguaçu
Van que nos levou para o pátio de veículos – foto Lu
Aeroporto de Foz do Iguaçu
Área externa e balcões das locadoras de veículos – foto Lu

Comentei em outro texto que a melhor forma de se locomover a turismo em Foz é alugando um carro. A retirada pode ser feita no aeroporto para que sua viagem já comece de forma bem pratica.

Todas as locadoras possuem balcão na área de desembarque, porém não recomendo deixar a reserva para última hora para evitar riscos. Faça sua reserva antecipadamente pelo site da nossa parceira de aluguel de carros e viaje sem preocupações.

A retirada é bem tranquila, você vai até o balcão de sua locadora, entrega a reserva para realizar os trâmites burocráticos e logo você pega uma van até o estacionamento da locadora. O ponto de embarque das vans está bem em frente a porta principal de saída do aeroporto.

Assim como em muitos aeroportos, os carros alugados ficam em um estacionamento fora do aeroporto. No caso de Foz é bem pertinho, cerca de 5kms de distância.

Leia mais: Vale a pena alugar carro em Foz do Iguaçu?

Leia mais: Cataratas do Iguaçu – dicas completas do lado brasileiro e argentino

Área externa ao Aeroporto de Foz do Iguaçu

Uma área bem pequena onde estão as locadoras de veículos, algumas operadoras de turismo local e uma lanchonete. Se você pretende gastar um tempo no aeroporto de Foz do Iguaçu, se planeje para fazer isso após o embarque pois as salas contam com mais opções de distração e conforto.

Fiscalização da Receite Federal

Para você chegar a área de check in onde estão os balcões das companhias aéreas, precisará passar as malas por uma fiscalização da Receita Federal.

Todos são obrigados a passar as malas pelo scan e cruzarem um detector de metais, aí sim você pode fazer seu check in. Em datas com alto movimento, considere chegar no aeroporto mais cedo do que o planejado pois essa fiscalização forma filas grandes (adicione cerca de 45 minutos).

Leia mais: Planejamento de Viagens – tudo que você precisa saber!

Check-in

É igualzinho em qualquer outro aeroporto. Você vai até o balcão da companhia aérea, despacha as malas, imprime o bilhete e pronto! É só ir pra área de embarque.

A única diferença é que você vai passar novamente por uma fiscalização como a que passou antes de chegar aqui. Azul, Gol e Latam são as principais companhias que operam no Aeroporto de Foz do Iguaçu.

Encontre aqui passeios e ingressos para Foz do Iguaçu

Aeroporto próximo ao Aeroporto de Foz do Iguaçu

Onde ficar em Foz do Iguaçu
Canzi Cataratas Hotel – foto divulgação

O Aeroporto de Foz do Iguaçu é muito centralizado por isso não se preocupe se o seu voo chegará ou partirá em horários alternativos (de madrugada, muito cedo e etc.). O percurso até os melhores hotéis no centro da cidade é rápido e você não precisa abrir mão do hotel que deseja por isso.

No entanto, sei que muitas pessoas gostam de devolver o carro no dia anterior ao embarque e ficar bem pertinho do aeroporto no dia de partir. Por isso selecionei dois hotéis que ficam bem próximos ao aeroporto de Foz para vocês:

Embarque

Aeroporto de Foz do Iguaçu
Cafeteria no saguão de embarque – foto Lu

A área de embarque também é pequena, são apenas três portões que operam cerca de 50 voos diários no Aeroporto de Foz do Iguaçu. Nela você encontra um café, duas lojas de souveniers e uma livraria estilo sebo.

Esse é outro ponto de atenção para quem viaja em alta temporada ou feriados; planeje bem o tempo para não embarcar muito antes pois você pode encontrar essa área super lotada.

Outro ponto de atenção é que você vai até a aeronave caminhando, n embarque também não há “fingers”. Chegando na porta do avião você precisa subir uma escadinha pra entrar. Pessoas com mobilidade reduzida precisam informar suas necessidades ao realizar o check in.

Aeroporto de Foz do Iguaçu
Sebo cultura – você pega seu livro e deposita o dinheiro na caixinha. Não tem atendentes e todos os livros custam R$20 – foto Lu
dicas para viajar com bebês e crianças
Edu aproveitando seu livrinho que compramos no sebo – foto Lu
Aeroporto de Foz do Iguaçu
Loja de souveniers em frente aos portões de embarque – foto Lu
dicas de viagem com bebês e crianças
Trocador de bebês no banheiro feminino no saguão de embarque – foto lu

Acho que é isso pessoal, um texto curto e rápido pra deixar registrado todas as dúvidas que surgiram durante minha viagem sobre o Aeroporto de Foz do Iguaçu, ou Aeroporto das Cataratas como é conhecido.

[thrive_leads id='23038']

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.