Aeroporto de Foz do Iguaçu – Turistando com a Lu

Durante minha viagem última viagem, algumas pessoas me perguntaram pelo Instagram como é o Aeroporto de Foz do Iguaçu. Então resolvi compilar as informações dele aqui pra vocês.

Esse parece um texto bobo mas não é! O aeroporto de Foz do Iguaçu é pequeno, tem uma fiscalização extra e outras peculiaridades que merecem sua atenção antes de viajar.

O aeroporto de Foz do Iguaçu também é conhecido como aeroporto das cataratas e causa um pouco de confusão, algumas pessoas pensam ser dois lugares distintos. A cidade de Foz conta apenas com um aeroporto: Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu (IGU). Então vamos lá, vou falar em tópicos tudo que você precisa saber pra sua viagem.

Estacionamento:

Não é mais gratuito como era antigamente e tem vagas limitadas. As diárias custam R$37 e em dias de alto fluxo de pessoas você corre o risco de ficar sem vagas. Fomos durante o carnaval e pudemos ver o aeroporto de Foz do Iguaçu bem lotado com carros dando voltas sem encontrar vagas.

Retirando o carro alugado:

Todas as locadoras possuem balcão na área de desembarque. Nesse balcão você apenas solicitará seu veículo e assinará o contrato. Uma van de cada locadora te levará ao pátio onde você de fato vai retirar o veículo, esse pátio fica a cerca de 1km do aeroporto, bem pertinho.

Aluguel de carros com descontos de até 60% em 12x sem juros – parceria entre o blog e a Rentcars

Aeroporto de Foz do Iguaçu
Área externa e balcões das locadoras de veículos – foto Lu
Aeroporto de Foz do Iguaçu
Van que nos levou para o pátio de veículos – foto Lu

Transfer privativo do aeroporto para hotéis no centro de Foz do Iguaçu

Transfer privativo de hotéis no centro de Foz do Iguaçu para o aeroporto

Área externa:

Uma área bem pequena onde estão as locadoras de veículos, algumas operadoras de turismo local e uma lanchonete. Após o desembarque, bem em frente ao aeroporto, você pode pegar táxi ou ônibus para o centro da cidade que fica a aproximadamente 13kms. Se você pretende gastar um tempo no aeroporto de Foz do Iguaçu, se planeje para fazer isso após o embarque.

Fiscalização da Receite Federal:

Para você chegar a área de check in onde estão os balcões das companhias aéreas, precisará passar as malas por uma fiscalização da Receita Federal. Todos são obrigados a passar as malas pelo scan e cruzarem um detector de metais, aí sim você pode fazer seu check in. Em datas com alto movimento, considere chegar no aeroporto mais cedo do que o planejado pois essa fiscalização forma filas grandes (adicione cerca de 45 minutos).

Check-in:

É igualzinho em qualquer outro aeroporto. Você vai até o balcão da companhia aérea, despacha as malas, imprime o bilhete e pronto! É só ir pra área de embarque. A única diferença é que você vai passar novamente por uma fiscalização como a que passou antes de chegar aqui. Azul, Gol, Latam, Tap e Avianca são as principais companhias que operam no Aeroporto de Foz do Iguaçu.

Embarque:

A área de embarque também é pequena, são apenas três portões que operam cerca de 50 voos diários no Aeroporto de Foz do Iguaçu. Nela você encontra um café, duas lojas de souveniers e uma livraria estilo sebo. Esse é outro ponto de atenção para quem viaja em alta temporada ou feriados; planeje bem o tempo pra não embarcar muito antes pois você pode encontrar essa área super lotada.

Outro ponto de atenção é que você vai até a aeronave caminhando, não há “fingers” (passarelas que conectam o portão de embarque com a aeronave). Chegando na porta do avião você precisa subir uma escadinha pra entrar. Pessoas com mobilidade reduzida precisam informar suas necessidades ao realizar o check in.

Aeroporto de Foz do Iguaçu
Cafeteria no saguão de embarque – foto Lu
Aeroporto de Foz do Iguaçu
Sebo cultura – você pega seu livro e deposita o dinheiro na caixinha. Não tem atendentes e todos os livros custam R$20 – foto Lu
aeroporto de foz do iguaçu
Edu aproveitando seu livrinho que compramos no sebo – foto Lu
Aeroporto de Foz do Iguaçu
Loja de souveniers em frente aos portões de embarque – foto Lu
Aeroporto de Foz do Iguaçu
Trocador de bebês no banheiro feminino no saguão de embarque – foto lu

Desembarque:

O desembarque também é feito caminhando, sem fingers. Há apenas uma esteira de bagagem e o procedimento é super rápido.

Aeroporto de Foz do Iguaçu
Caixas eletrônicos no desembarque, ainda na área interna – foto Lu
Aeroporto de Foz do Iguaçu
Única esteira de malas no desembarque – foto Lu

Acho que é isso pessoal, um texto curto e rápido pra deixar registrado todas as dúvidas que surgiram durante minha viagem. O aeroporto de Foz do Iguaçu estava em obras de ampliação na data de minha viagem (Março 2019), acredito que algumas coisas mudem quando as obras forem entregues. O site da Infraero mostra os status de voos e tem até uma calculadora pro estacionamento, veja aqui.

Veja outros artigos sobre Foz do Iguaçu:

Hotel Wyndham Golden Foz Suítes em Foz do Iguaçu

aeroporto de foz do iguaçu
Salve esse artigo em seu Pinterest

 

Planejando sua viagem em parceria com o blog:

bookingReserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis

Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom TURISTANDO5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto. 

cxbncv7e0ug4s8cAluguel de carro no mundo todo, com descontos de até 60%, em 12x sem juros e sem cobrança de IOF através da RentCars. Ela compara todas as operadoras atuantes de seu destino oferecendo melhores tarifas e condições. Flexibilidade e segurança para suas próximas Road Trips

Get Your Guide é uma opção que tem TUDO para sua viagem e com melhores preços; tours privados, transfers, ingressos fura filas, experiências e muito mais. Só o ingresso? Eles tem! Ingresso com transporte? Eles tem! Uma experiência completa por determinada região? Eles tem!

viator Tours guiados e privados, transfers e ingressos com a Viator Tours. Sua viagem toda organizada e independente com a Viator, a maior parte dos passeios são privados ou pequenos grupos, saída e retorno do seu hotel incluindo ingressos e transporte. Experiência completa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.