Como fazer Ceviche Peruano e Pisco Sour – uma noite no Peru

Última atualização em

Já que estamos de quarentena, sem poder viajar, que tal falarmos sobre gastronomia mundo afora? Uma parte super importante das viagens é, sem sombras de dúvidas, a experiência gastronômica. Conhecer um país através de sabores, temperos, cheiros e claro, drinks. Então resolvi reviver esses momentos aqui em casa e comecei com Peru, vamos falar de como fazer ceviche peruano acompanhado de pisco sour.

Leia mais: O que fazer na quarentena – dicas para amantes (ou não) de viagens

Leia mais: Roteiro no Peru – 10 dias entre Lima, Cusco, Puno e Arequipa – incluindo Machu Picchu

Sobre o Ceviche Peruano

O que fazer em Lima no Peru - roteiro de 4 dias memoráveis!
Ceviche do restaurante Tanta em Lima no Peru

O ceviche é um prato tradicional do Peru, feito a base de peixe cru marinado em limão com cebola, sal e pimenta. Foi declarado parte da “herança nacional” do país e teve até um feriado declarado em sua homenagem. Parece loucura mais é verdade, o amor dos peruanos por ceviche é enorme.

Isso pode ser facilmente notado quando se visita o país, há ceviche no menu de praticamente todos os restaurantes. E o povo o faz e fala dele com paixão, inclusive defendendo sua origem 100% peruana. Há quem diga que ceviche e pisco sour são criações chilenas, jamais fale isso a um peruano rsrs.

Leia mais: Roteiro de viagem ao Chile – 12 dias com Santiago, Farellones e Pucón

O sabor é suave e refrescante, combina muito com o drink Pisco Sour (também de origem peruana), com vinho branco e até mesmo com uma boa caipirinha. O ceviche é acompanhado de chips de batata doce ou pedaços dela assada e choclo (uma espécie de milho enorme que se encontra por lá).

Pode ser servido como entrada em porções menores ou como prato principal. O mais importante é que o ceviche deve ser fresco, feito momentos antes de ser consumido, esse cuidado fará toda a diferença no sabor e na experiência.

Leia mais: Quanto custa uma viagem ao Peru

Receita do ceviche peruano

como fazer ceviche peruano
Ingredientes para o preparo do Ceviche – foto Lu

  • 500 gramas de peixe branco (tilápia)
  • 1 cebola roxa
  • 4 limões
  • Salsinha ou coentro
  • Pimenta biquinho ou dedo de moça para mais picante
  • Opcional: gengibre, coentro e pimenta dedo de moça

Essa receita serve duas pessoas como prato principal ou até quatro pessoas considerando o ceviche peruano como entrada de outra refeição. Não gosto de fazer o “leite de tigre” para marinar o ceviche com alho e caldo de peixe, acho que fica aguado e o alho rouba a cena.

O peixe branco pode ser tilápia, dourado ou namorado. Eu particularmente prefiro tilápia pelo custo e facilidade de trabalhar com ela. Você também pode usar outras opções como atum ou salmão para inovar e criar versões diferentes.

Leia mais: Dicas Machu Picchu – tudo que você precisa saber para visita-lo

Modo de preparo

  1. Pique a cebola roxa, pode ser em cubos pequenos ou em meia lua. Eu prefiro cubinhos pois traz delicadeza ao prato.
  2. Corte o peixe em cubos médio, não muito grande pra não tomar muito tempo para marinar, nem muito pequeno pois podem desmanchar.
  3. Corte a salsinha e a pimenta biquinho. Se optar por usar dedo de moça, remova as sementes para não ficar muito forte e roubar a cena.
  4. Misture tudo em uma tigela, esprema os limões, tempere com sal a gosto e mexa bem.
  5. Reserve na geladeira coberto por cerca de 30 minutos. Assim que o peixe estiver aparentemente marinado, o ceviche peruano está pronto para consumir.
como fazer ceviche peruano
Ceviche prontinho, vejam a cor do peixe, bem branquinho marinado – foto Lu

Acompanhamentos

No Peru é comum ver o ceviche acompanhado de batata doce ou de abóbora em diferentes versões: assada, cozinha e em chips. Esse acompanhamento tem a função de adocicar um prato que é bem cítrico.

O “choclo” ou milho, que é o segundo acompanhamento, tem a função de trazer mais uma textura ao prato, muitas vezes ele vem em formato crocante, quando o milho está quase virando pipoca.

Leia mais: Planejamento de Viagens – aplicativos, sites e dicas gerais

Algumas sugestões de acompanhamentos fáceis e super rápidos de preparar pra sua noite peruana desta quarentena:

  • Chips de batata doce + espiga de milho cozido
  • Bata doce assada + pipoca
  • Chips de banana da terra + milho de latinha
  • Abóbora assada (queimadinha) + pipoca
como fazer ceviche peruano
Ceviche com Pisco Sour <3 – foto Lu

Pisco Sour

Como estamos viajando para o Peru através dessa receita de ceviche peruano, não podemos deixar de preparar um drink típico do país. E nossa escolha foi o Pisco Sour, uma bebida feita a base de pisco e limão. Já perceberam que essa “viagem” é uma ótima pedida para tardes de verão né?

Pisco é uma espécie de cachaça peruana que é produzida através da fermentação do vinho de uvas como moscatel e quebranto. Existem quatro tipos de pisco: o puro (feito com uvas não aromáticas e perfeito para o preparo de Pisco Sour); o aromático (feito a base de uvas aromáticas); o mosto verde (que é feito com uvas não maduras); e acholado (uma mescla de uvas aromáticas e não aromáticas).

Leia mais: O que fazer em Lima – roteiro de 4 dias memoráveis!

Como comprar Pisco no Brasil -> o site da lojas americanas tem diversas opções, selecionei 3 pra vocês:

Pisco Sour Peru

Como fazer o Pisco Sour

Ingresidentes:

  • 2 doses de pisco
  • 1 dose de suco de limão
  • 15 mls de xarope de açúcar ou açúcar normal
  • 1 clara crua
  • Angostura (uma bebida pra trazer amargor)

Modo de preparo:

Primeiro de tudo, coloque gelo dentro do copo que você servirá o pisco para ir refrescando. Coloque todos os ingredientes em uma coqueteleira com gelo, incluindo a clara crua e “shake it”.

No momento de servir você precisa coar a bebida para não deixar passar as fibras do limão. Para garantir a espuminha branca que traz uma beleza pro drink, remova o gelo da coqueteleira e despeje o que ficou ali no copo.

Algumas pessoas colocam um toque de canela em pó sobre a espuminha branca, nós não gostamos pois a canela rouba todo o sabor da bebida. Lu, ovo cru? Não fica com cheiro de ovo? Não! O cheiro e gosto é totalmente imperceptível.

Meu marido fez um vídeo pro IGTV mostrando o preparo da bebida, veja que bacana:

Bom pessoal, acho que é isso! Essa é uma sugestão de noite peruana pra gente viajar sem sair de casa! Espero que gostem, se fizerem o pisco ou o ceviche me contem como foi a experiência.

Leia mais: Turismo e Coronavírus – quando voltaremos a viajar?

Salve esse artigo em seu Pinterest

Leia mais e se inspire com destinos e roteiros aqui no blog

 

Planejando sua viagem em parceria com o blog:

bookingReserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis

Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom TURISTANDO5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto. 

cxbncv7e0ug4s8cAluguel de carro no mundo todo, com descontos de até 60%, em 12x sem juros e sem cobrança de IOF através da RentCars. Ela compara todas as operadoras atuantes de seu destino oferecendo melhores tarifas e condições. Flexibilidade e segurança para suas próximas Road Trips

Get Your Guide é uma opção que tem TUDO para sua viagem e com melhores preços; tours privados, transfers, ingressos fura filas, experiências e muito mais. Só o ingresso? Eles tem! Ingresso com transporte? Eles tem! Uma experiência completa por determinada região? Eles tem!

viator Tours guiados e privados, transfers e ingressos com a Viator Tours. Sua viagem toda organizada e independente com a Viator, a maior parte dos passeios são privados ou pequenos grupos, saída e retorno do seu hotel incluindo ingressos e transporte. Experiência completa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.