Seguro viagem para gestante: vale a pena comprar?

Logo que engravidei e organizei minha primeira viagem durante o período gestacional, fui a caça de seguro viagem para gestante.

Eu já era cliente e parceira da Seguros Promo mas nunca com um baby na barriga, então precisei entender como essa modalidade funcionava antes de comprar. Vou aproveitar e compartilhar com vocês tudo que descobri sobre o tema.

Busquei as informações para esse artigo com meu parceiro Seguros Promo, com amigas que viajaram gestantes e famílias que residem nos Estados Unidos e Argentina. Assim pude entender melhor como essa questão médica funciona fora do Brasil.

Seguro viagem para gestantes é obrigatório?

Não há uma resposta binária para essa pergunta. A obrigatoriedade do seguro viagem depende do destino para onde você viajará. Por isso é de extrema importância consultar o site do consulado ou embaixada de seu destino para saber se é obrigatório e entender as regras.

Só os países que fazem parte do Tratado de Schengen solicitam Seguro Viagem? NÃO! Cuba e Austrália, por exemplo, também exigem o seguro.

Agora, vou dar minha opinião pessoal aqui: sim! Seguro viagem para gestantes é obrigatório sim. Acho imprescindível viajar assegurada durante a gestação, em qualquer período que seja. Nós mamães estamos usando grande parte de nossas energias para desenvolver nosso bebê e garantir que ele cresça com saúde.

Com isso, nosso metabolismo fica um pouco mais lento, a imunidade pode cair etc. Nesse período da vida, qualquer dorzinha estranha gera muita preocupação e requer atenção especial. Muitas vezes é necessário ir ao hospital para realizar exames e garantir que está tudo bem.

seguro viagem gestante
Minha segunda viagem grávida, passei 1 dia em Miami sozinha 🙂

Custos e despesas para referência:

E o que significa precisar de um hospital ou exames especiais fora do Brasil sem seguro viagem? Custo! Você vai precisar pagar por tudo no hospital, muitos países não contam com hospitais públicos para estrangeiros. E quer saber como são esses custos aproximadamente?

  • Um ultrassom nos EUA custa entre U$350 e US$2.000
  • Parto emergencial nos EUA ou Europa: US$50.000 (uma casa praticamente gente rs)
  • Engessar um membro nos EUA U$2.500
  • Passagem de primeira classe emergencial (caso imobilize uma perna por exemplo e não possa estica-la): U$5.000 trecho Miami – São Paulo
  • Combo de exames de sangue especiais para gestantes na Argentina: U$600

Seguro viagem oferecido pelos cartões de crédito:

Se o seu cartão de crédito tem cobertura para seguro viagem sem cobrança adicional perfeito! Mas… verifique duas coisas:

  • Tem cobertura gestante e até qual semana de gestação?
  • Quais os detalhes da cobertura?

Por que indico questionar esses dois itens; minha experiência com um cartão especial que dá milhas em dobro, acesso a sala vip etc. foi muito ruim. Quando pedi a operadora do cartão me enviou a apólice de seguro, fui entender o que tinha de cobertura descobri que não tínhamos cobertura para gestante.

Mesmo a cobertura tradicional (pro meu marido por exemplo) era baixa demais, dando margem a custos abusivos em meu destino caso algum problema acontecesse.

Então cheguei a conclusão que o seguro oferecido pelos meus cartões não iam rolar, até mesmo para viajar sem estar gestante, que dirá durante a gravidez. Comprei pra mim e pro marido. Mas isso muda de banco para banco, depende da bandeira, categoria etc. A melhor saída é pedir a apólice a sua operadora de cartão de crédito e validar.

Como escolher o melhor seguro viagem para gestante?

Defini que precisava comprar o seguro e de repente veio uma chuva de informações; centenas de empresas e coberturas. Quase fiquei doida!! No final levei em consideração o valor da cobertura (mais completa possível para despesas médicas) e que cobrisse meu período estacional durante a viagem (23 a 26 semanas).

Esse último item é de extrema importância pois alguns seguros limitam a semana gestacional, veja abaixo o que pesquisei (em Abril de 2019):

  • A Travel Ace  e a Affinity cobrem gestantes até a 34ª semana de gestação e que tenham autorização por escrito do médico responsável.
  • A GTA e Vital Card cobrem até a 32ª semana.
  • A Mondial Assistance e a Assist Card oferecem cobertura até 28ª semana.

Outro ponto de atenção é com relação ao limite de idade para a gestante. A maior parte dos planos possui o limite de 40 anos. Caso você se encaixe neste perfil, a orientação da Seguros Promo é para a gestante entrar em contato com a empresa pelos canais de comunicação afim de encontrar um plano ideal.

seguro viagem gestante
Meu filho lindinho indo de Miami a Orlando de bus com 23 semanas

Preços e onde comprar:

O seguro viagem para gestante não é nem um centavo mais caro do que o regular. Apenas leia atentamente aos termos e condições para garantir que a sua escolha tem cobertura gestante para sua idade e para sua idade gestacional.

Para comprar eu recomendo a Seguros Promo pois confio muito neles, quem me acompanha por aqui sabe que já tive outras empresas como parceiras e desisti. Optei pela Seguros Promo como minha empresa escolhida para comprar os meus seguros e para afiliar ao blog por 3 razões simples: confiança, preços e melhores coberturas

O meu plano escolhido para minhas viagens gestantes foi: Assist Card  AC – 275- Plano Internacional (EUA e Europa também cobrem). Outro plano com cobertura excelente, incluindo a possibilidade de cobertura pro bebe caso ele/a venha a nascer durante a viagem GTA 300 PLANET.

SEGURO VIAGEM INTERNACIONAL COM até 10% de DESCONTO uma parceria especial para você Turistando com a Lu & SEGUROS PROMO. Clique aqui para mais detalhes e para solicitar seu orçamento com nosso desconto especial.

Comprando seu Seguro Viagem Gestante:

Você vai colocar os dados de sua viagem, lembrando que a viagem começa no dia do embarque e termina no desembarque para garantir as devidas coberturas com voos e bagagens nesses dias.

Depois basta selecionar o plano, a empresa e seguir pra pagamento aplicando o cupom acima. Com o pagamento autorizado você receberá um e-mail contendo os detalhes da cobertura e telefones de emergência para cada país.

Para confirmar que seu plano tem cobertura gestante verifique se está escrito DENTRO DO DMH na linha Assistência Médica para Gestantes.

Antes de viajar

Recomendo você entrar em contato através do número de emergência e se informar dos endereços de hospitais e locais de atendimento que o plano cobre em seu destino. Mas eu também desejo que NADA aconteça e que quando voltar de viagem me conte que não precisou usar o seguro 🙂

É o tipo de serviço que a gente tem que comprar mas deseja não usar.

E se eu precisar acionar o seguro? Como fica a cobertura do bebê?

Recentemente recebi essa pergunta aqui nos comentários do blog e não soube responder. Então fui a caça de informações com a Seguros Promo que me detalhou perfeitamente como funciona com casa seguradora. Veja abaixo:

  • AFFINITY: cobre parto prematuro e o bebe ate 30 dias (gestantes até a 32º semana e até 40 anos)
  • APRIL CORIS: cobre apenas o parte prematuro (gestantes até a 32° semana e até 45 anos)
  • ASSIST CARD: cobre parto prematuro, aborto, consulta com médico de cabeceira, exames de urgência ou emergência. Cobertura estendida ao bebê por 30 dias (gestantes até 28º semana e sem limite de idade)
  • GTA: cobre o bebê por até 30 dias em caso de parto emergencial ( gestantes até a 32º semana e até 40 anos)
  • INTERMAC : não cobre parto
  • TRAVEL ACE: cobre exames de emergência e parto prematuro / Não cobre exames de pré natal, de rotina, nem tratamento do bebê (gestantes até 34ª semana e até 40 anos)

Caso o bebê nasça durante a viagem, onde a mãe tem direito ao seguro, após esses 30 dias, apenas a seguradora GTA emite o seguro sob análise após envio da DPS (Declaração Pessoal de Saúde), podendo ser ou não autorizado a emissão. Neste caso o melhor plano para garantir cobertura pro bebe seria o GTA 300 PLANET.

Conclusão:

  • Seguro viagem para gestante é um MUST HAVE
  • Verifique se seu cartão de crédito tem cobertura para gestante e com valores razoáveis
  • Caso negativo, faça a compra de um seguro gestante para o período todo da viagem
  • Use as datas de saída e retorno ao Brasil como iniciais e finais
  • Selecione um plano adequado, amplo e com cobertura para sua idade e período gestacional
  • Garanta ATÉ 10% de desconto realizando sua compra por esse LINK com o cupom TURISTANDO5
  • Imprima sua apólice e os telefones de emergência antes de viajar
  • Anote os endereços de hospitais e pontos de atendimento de seu destino final
  • Faça as malas e curtir as férias com segurança!!

Se você ficou com alguma dúvida sobre seguro viagem para gestantes é só me chamar pelo Instagram ou deixar nos comentários aqui do post que eu vou em busca de informações pra você.

seguro viagem gestante
Em Aruba (ontem rs) entrando na semana 24 de gestação

Agora bora planejar uma viagem para algum destino especial? Aqui está cheio de inspiração!!!

Fiz um vídeo contando um pouco sobre o tema também, o conteúdo desse post e do vídeo se complementam.

Todas as informações deste artigo foram atualizadas junto a Seguros Promo em 22/04/2019. Antes de sua viagem revalide as informações em sua apólice de seguro.

 

Planejando sua viagem em parceria com o blog:

bookingReserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis

Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom TURISTANDO5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto. 

cxbncv7e0ug4s8cAluguel de carro no mundo todo, com descontos de até 60%, em 12x sem juros e sem cobrança de IOF através da RentCars. Ela compara todas as operadoras atuantes de seu destino oferecendo melhores tarifas e condições. Flexibilidade e segurança para suas próximas Road Trips

Get Your Guide é uma opção que tem TUDO para sua viagem e com melhores preços; tours privados, transfers, ingressos fura filas, experiências e muito mais. Só o ingresso? Eles tem! Ingresso com transporte? Eles tem! Uma experiência completa por determinada região? Eles tem!

viator Tours guiados e privados, transfers e ingressos com a Viator Tours. Sua viagem toda organizada e independente com a Viator, a maior parte dos passeios são privados ou pequenos grupos, saída e retorno do seu hotel incluindo ingressos e transporte. Experiência completa.

6 thoughts on “Seguro viagem para gestante: vale a pena comprar?

  1. Olá Luciana!!

    Muito TOP seu blog e está nos ajudando muito, minha esposa estará de 33 semanas em uma viagem que iremos fazer para Bahamas, em maio próximo e estamos com dificuldades de encontrar seguro que cubram despesas com o bebê caso acontece algo, todos os seguro cobrem somente a mãe e despesa com acompanhante. Vc conhece alguma empresa que pode nos segurar em relação aos gastos com o bebê?

    1. Olá!! Fico muito feliz que você tenha gostado. Sua pergunta é super pertinente e eu já solicitei informações aos nossos parceiros para entender melhor como funciona. Assim que tiver um retorno eu volto aqui pra te passar todos os detalhes ta? Beijão

    2. Olá Achilles, consegui algumas informações sobre um eventual parto e como ficaria a cobertura para o bebê. Atualizei no post mas aqui vão os detalhes, isso difere de seguradora para seguradora.

      AFFINITY: cobre parto prematuro e o bebe ate 30 dias (gestantes até a 32º semana e até 40 anos)
      APRIL CORIS: cobre apenas o parte prematuro (gestantes até a 32° semana e até 45 anos)
      ASSIST CARD: cobre parto prematuro, aborto, consulta com médico de cabeceira, exames de urgência ou emergência. Cobertura estendida ao bebê por 30 dias (gestantes até 28º semana e sem limite de idade)
      GTA: cobre o bebê por até 30 dias em caso de parto emergencial ( gestantes até a 32º semana e até 40 anos)
      INTERMAC : não cobre parto
      TRAVEL ACE: cobre exames de emergência e parto prematuro / Não cobre exames de pré natal, de rotina, nem tratamento do bebê (gestantes até 34ª semana e até 40 anos)

      Você pode optar por adquirir um seguro viagem para o bebê para garantir essa cobertura após os 30 dias, exceto com a Travel Ace e demais seguradoras que não cobrem o bebê.

      Espero ter ajudado 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.