Voos Ryanair, voando com a companhia low cost da Europa




Em 2016 fiz uma viagem pelo Reino Unido e aproveitei alguns Voos Ryanair, a famosa e polêmica companhia de passagens barateiras da Europa. Ela é polêmica por ser “ultra” low cost mas ainda assim optei por usa-la por inúmeras razões que quero contar aqui pra vocês.

Trechos:

     A Ryanair oferece voos com saídas diárias de/para grandes cidades como Dublin, Londres, Barcelona, Roma, Paris e muitos outros destinos, são 84 bases só na Europa. O ponto forte da companhia é preço, eles trabalham fortemente com as passagens low cost, algumas podem custar cerca de 5 libras (25 reais), vou explicar melhor no próximo item. Para a lista geral de onde e pra onde a companhia voa veja aqui. Durante minha viagem ao Reino Unido eu fiz  os trechos seguintes com a Ryanair: Londres -> Dublin, Dublin -> Edimburgo e Edimburgo -> Londres.

     Um ponto de atenção sobre os destinos: é bom confirmar se o aeroporto onde você desembarcará é realmente na cidade que quer conhecer e/ou está a uma distância razoável do centro. Por que digo isso? No passado utilizei alguns voos Ryanair de Londres até Roma, Barcelona e Paris saindo de Londres, comprei a passagem para Barcelona-Girona. Acontece que Girona é outra cidade e está a 90km do centro de Barcelona. Não tive problemas pois existem diversos ônibus que fazem o transporte até Barcelona com tarifas baixas, mas é importante considerar esse tempo de deslocamento em seu roteiro.

Quem não ama essa vista?
Quem não ama essa vista? Voos Ryanair

Preços e Condições:

     Como funcionam esses preços de dar risada para os voos Ryanair?! A Ryanair abre a venda dos voos com essas tarifas baixas e conforme as passagens vão são vendidas os preços vão aumentando, mas os valores sobem devagarzinho e somente quando o voo está quase lotado que os preços começam a chegar na casa dos 60 // 70 euros.  De vez em quando rolam promoções ridículas a partir de 1 euro ou 1 libra, sim 1 euro/libra, não errei!! Aí você precisa estar atento…

     Para não perder nenhuma promo o segredo é bem simples: se cadastre no site e escolha receber a newsletter via e-mail, quando não estiver interessada (o) simplesmente ignore os e-mails mas quando estiver em busca de uma passagem fique de olho. Outro item importante: seja rápida/o! Apareceu aquele desconto que você queria? COMPRA!! Geralmente a cia reserva menos de 5% do voo para promoções tão baixas assim, o preço vai subindo devagarzinho mas sobe.

    Ponto de atenção: esses valores promocionais dos voos Ryanair não contemplam as taxas de embarque mas sempre que comparei o valor final da passagem Ryanair com outras companhias ainda assim fiquei com Ryanair. As taxas não costumam ser muito mais do que o dobro do valor da passagem.

     Agora vamos falar um pouco das condições… Esses valores tão baixos têm suas restrições e precisamos nos atentar a elas. Em via de regra a tarifa não inclui NADA, nada mesmo, somente seu espaço no avião. O que significa que se você chegar ao aeroporto pra fazer o check in por lá mais duas malas grandes essa passagem vai te custar muito mais do que você imagina. Esses bilhetes normalmente não incluem os itens abaixo (normalmente pessoal.. alterações podem ocorrer):

  • Check in no balcão: para evitar essa cobrança você precisa fazer o check in online e imprimir o cartão de embarque no hotel ou em algum outro lugar. Quando viajamos era cobrado cerca de 20 libras para o check in no balcão: Pasmem!!! No final das contas pagamos 2 libras e fizemos o check in nesses terminais de internet no aeroporto, tem diversos.
  • Bagagem: atualizado em Set/17 atualmente é permitido o embarque de uma mala de mão de 10Kgs em todos os voos, para despachar bagagem é necessário comprar os bilhetes das categorias Plus ou Flexi Plus que permitem uma mala de 20Kgs. Os preços dos bilhetes Plus e Flexi Plus variam de acordo com o destino/ocupação etc. Caso você não tenha realizado a compra desses bilhetes, precisará pagar entre 40 e 35 libras ao realizar o check in para despachar a mala.  Os 5kgs para bagagem de mão estão permitidos, já o despacho de malas é cobrado: 20 libras ou 30 euros para malas de 30kgs e 30 libras ou 40 euros para malas de 40kgs, por passageiro! Tente se organizar com sua malinha de mão 🙂
  • Assentos marcados: você será designado um assento randomicamente ao comprar a passagem e para escolher um específico ou alterar o designado terá de pagar 5 libras. Se você comprar as passagens para duas pessoas de uma vez a tendência é que os assentos sejam escolhidos ao lado mas.. se o voo já estiver cheio no momento da compra isso pode não acontecer.
Terminal que usamos em Londres para fazer o check in
Terminal que usamos em Londres para fazer o check in
Cartão de embarque quando o check in é feito na web
Cartão de embarque quando o check in é feito na web
Check in impresso no aeroporto
Cartão de embarque quando o check in é feito nos terminais do aeroporto
Esse é o e-ticket que vem por e-mail
Esse é o e-ticket que vem por e-mail

No aeroporto:

     Caso você opte por pagar para despachar uma mala, ao chegar ao aeroporto também terá de fazer o trabalho de despacho sozinha (o). Existem alguns terminais de auto atendimento com uma balança para pesar a mala, escanear seu check in e imprimir as etiquetas. Feito isso você mesmo etiqueta sua mala e despacha na esteira logo a frente, paga nada pra fazer você mesmo esse despacho (só o que faltava cobrarem né?!).

     Geralmente tem uma atendente da companhia aérea para tirar dúvidas, mas só pra tirar dúvidas mesmo, ela não vai nem por as mãos em sua mala. Caso seu voo seja fora do horário comercial essa atendente pode nem estar lá, veja a foto abaixo de um voo que pegamos as 6am, como estava o terminal quando chegamos.

Terminal de auto atendimento para despacho de bagagens Ryanair
Terminal de auto atendimento para despacho de bagagens Ryanair

Como é o Voo:

     É um voo normal 🙂 A companhia tem aviões modernos e também tem uns mais velhos, em geral são tão apertados como das demais companhias rs. A briga é pelo espaço para colocar as malas no compartimento acima dos assentos, como a maior parte das pessoas levam bagagens de mão, os compartimentos ficam lotados. A dica aqui é embarcar o quanto antes possível, assim que o voo for chamado. Durante o voo é vendido café, refrigerantes, biscoitos e salgadinhos. Tudo normal!!

Foto do Daily Mail
Foto do Daily Mail

E quais são as vantagens?

     Você deve estar se perguntando: então por que você voou com eles se é tão difícil assim aproveitar os Voos Ryanair? Os preços valem MUITO a pena e não é tão complicado assim despachar sua própria mala ou organizar suas coisas nos 5kgs  10Kgs de bagagem de mão. Nós fizemos o seguinte; deixamos a mala principal no locker do albergue que ficamos em Londres, afinal tínhamos que voltar pra lá pra pegar nosso voo de volta ao Brasil (tem muitos lockers nos aeroportos também que você pode usar para essa finalidade), levamos tudo em duas malas de mão e só no último trecho pagamos para despachar uma mala de 30kgs 20Kgs. Isso para trazer as bugigangas e o uísque que compramos na Escócia.

     Você só precisa se organizar e se planejar com antecedência, se vai de Londres para Madri, Barcelona e Paris pense em qual destino você tende a comprar mais coisas ou itens que não podem ser despachados na mala de mão e deixe esse destino por último para pagar somente um despacho de malas.

     Se você não tem condições de viajar somente com uma malinha de mãos ainda assim vale a pena comparar os preços com as demais companhias, verificar se o valor com despacho de uma mala não fica mais em conta, no nosso caso valeu a pena ir com a Ryanair mesmo despachando.  O que me encantou também foi a variedade de horários disponíveis na escolha dos voos, enquanto algumas companhias operavam apenas dois voos por dia entre Dublin e Edimburgo, a Ryanair contava com cerca de 6 opções.

     Mais vantagens dos voos Ryanair: você não precisa chegar tão antes ao aeroporto pois já está com o check in feito e mesmo que vá despachar as malas é muito rápido, não tem filas. Ao comprar seu bilhete você pode optar pelo econômico que segue as regras que contei acima ou por outras duas categorias: Leisure Plus ou Business Plus, os benefícios para cada categoria mudam de acordo com o destino e os preços não sobem taaanto, nem se comparam com uma passagem de business das companhias tradicionais.

     Para você ter uma ideia: uma passagem de Londres até Dublin na categoria econômica custa 15 libras, na Leisure Plus custa 45 libras e você tem os seguintes benefícios: check in liberado 30 dias antes do voo, despacho de uma mala de 20kgs e embarque prioritário. Por 123 libras você tem tudo isso + assento prioritário, check in gratuito no aeroporto, embarque prioritário e pode alterar as datas e horários sem custo. *Pesquisa realizada em 01/09/16 para embarque em 19/11/16. Em resumo, acho que vale a pena SIM usar e abusar da Ryanair 🙂

O blog Foco no Mundo também da dicas de outras companhias aéreas, veja esse post que fala sobre a Ethiopian Airlines.

Veja outros posts relacionados a Inglaterra e Londres:

Roteiro de 10 dias em Londres e Arredores
34 Atrações em Londres – Imperdíveis
Como é o Keystone House Hostel em Londres
Londres e os pubs que você precisa conhecer
Vale a pena comprar o London Pass?
5 museus imperdíveis em Londres
Passeio de Londres para: Castelo de Leeds, Dover e Canterbury
Stonehenge tour com Bath e Stratford-upon-Avon




Planejando sua viagem em parceria com o blog:

bookingReserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Conte com opções de cancelamento gratuito, pagamento antecipado e com a confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis.

viatorCompre passeios guiados, privativos, transfers e ingressos com a Viator Tours. Deixe que a Viator organiza seus passeios por você com tours privados, em grupos, saída e retorno do seu hotel, ingressos, shows, city pass, fura filas e muitas outras opções.

Outra opção de parceiro para compra de ingressos para atrações nas principais cidades do mundo é a TicketBar. Descontos especiais e compra antecipada garantida para fura filas, entradas em museus, excursões, tours de bike e muito mais.

cxbncv7e0ug4s8cAluguel de carro no mundo todo, com descontos de até 60%, em 12x sem juros e sem cobrança de IOF através da RentCars. Ela compara todas as operadoras atuantes de seu destino oferecendo melhores tarifas e condições. Flexibilidade e segurança para suas próximas Road Trips.

Chip de celular internacional com cobertura em mais de 140 países, pré pago, internet 4G ilimitada, comprado aqui no Brasil e entregue em sua casa antes de sua viagem. A EasySim 4 U presta esse serviço maravilhoso para você já chegar conectado em seu destino.

Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom TURISTANDO5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto.

23 thoughts on “Voos Ryanair, voando com a companhia low cost da Europa

  1. Oi, Luciana.

    Preciso de uma ajuda. Vou viajar pela Ryanair na quinta feira agora e quero levar só a bagagem de mão. Vou ficar pouco tempo, mas eles me ofereceram o embarque prioritário e disseram que se quando eu embarcar não tiver espaço para colocar a minha mala nos compartimentos eu vou ter que pagar. É isso mesmo? Vale a pena comprar esse embarque prioritario?

  2. Luciana,bom dia! Adorei o post mas ele me deixou com uma dúvida: o peso da mala de mão é de 5kg mesmo? Quando comprei a minha passagem entendi que são 10kg.

  3. Muito bom seu post, adorei! Eu ja tinha ouvido falar da Ryanair só por nome, sabia que era uma cia aérea, mas só! Muito explicativo e interessante! Lá nos EUA tem uma nessa filosofia, não sei se igual, mas que cobra por tudo também que é a Spirit. Vou pesquisar sobre essa para ver as diferenças =)

  4. é muito legal esclarecer que vc PAGA pra fazer o check in no balcão! uma forma de obrigar a galera a não ter esse contato humano né ahueahe a primeira vez q imprimi a minha etiqueta da bagagem foi mês passado com a tam, mas ainda assim precisei ir até o balcão para despachar…ryanair anos a frente hauehaeua adorei as dicas!

  5. Curti muito saber como funciona um voo de Ryanair. Sempre que estou na Europa, levo tanta bagagem que acaba impossível pegar um voo deles (sou uma dessas pessoas que não consegue ir só com a mala de mão). Mas me pareceu um voo super ok deixando a bagagem em alguma “base” (hotel, casa do amigo, hostel). 😉

  6. Já voei com eles e assino embaixo. Gosto de voar com eles por conta dos precinhos camaradas e, de resto, é só ler bem as regrinhas. Lembro que uma vez tínhamos duas malas para despachar, optamos por deixar uma no hotel para onde retornaríamos ao final do roteiro, levamos parte na bagagem de mão e despachamos apenas uma. Mesmo despachando valeu muito a pena o trecho Porto/Madrid. Roteiro pronto, sempre fico de olho nas promoções e vou fechando com antecedência. Boas dicas, mesmo. Abraços.

  7. Lu, mais didático impossível! Gostei de saber os ‘detalhes’ de escolher a ryanair… e acho que os inconvenientes podem sim valer a pena – afinal, com esses preços!

    Quando eu for pra Europa sem dúvidas esse post voltará a ser lido 😉

  8. Desde 2010 viajo com a Ryanair, desde quando ela produzia seus famosos calendários! Já passei de uma centena de voos com eles e confesso que não tenho reclamações. São básicos, tem suas regras mas são baratos e pontuais! Atendendo aos cuidados mencionados e a alguns aeroportos secundários onde atuam (onde às vezes o shuttle é mais caro que o próprio voo) tudo dá certinho!! Seu artigo está muito bem elaborado!!

  9. Ameei esse post! Já tinha ouvido falar da Ryanair antes e das tarifas super baratas, mas não imaginava que era tão simples assim voar com essa cia. Na única vez que fui para a Europa mudei de país usando trem, se for de novo com certeza vou dar uma olhada nos preços da Ryanair! =) E obrigada pela dica de olhar onde fica o aero de destino antes, com certeza eu compraria pensando ser no centro da cidade e nem iria olhar hahaha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *