Last Updated on 16 de junho de 2020 by Luciana de Campos Assis
Ahh Mendoza, uma cidade encantadora! Paisagens lindíssimas, um clima de paz, tranquilidade e muito vinho Malbec. Fiz uma viagem de 3 dias a capital do vinho na Argentina e vou contar um pouco mais deste lugar incrível e compartilhar meu roteiro Mendoza na Argentina.
Mendoza está aos pés da Cordilheira dos Andes na divisa com Chile, é um pequena cidade envolta por vinhedos de uvas Malbec. A região vive basicamente da produção e exportação do vinho, do turismo com centenas de vinícolas, hotéis, restaurantes etc. A maneira mais fácil de chegar a Mendoza é através de voos da Gol, LATAM e Aerolíneas Argentinas que fazem escalas em Buenos Aires ou Santiago. A GOL oferece um voo semanal direto de São Paulo, as quartas e sábados.
Dica de Hospedagem: Villaggio Hotel Boutique
Um hotel boutique muito bem decorado, atendimento intimista e com uma jacuzzi no último andar. Todos os quartos com banheiras, espaçosos, camas grandes e confortáveis, wi-fi e TV a cabo. O café da manhã é completo e delicioso; habemos media lunas com doce de leite rs. A recepção faz agendamento com os passeios para facilitar a comunicação, orienta em relação a transporte etc.
E a localização do Villaggio é perfeita! Duas quadras dos principais restaurantes de Mendoza, ótima opção pra economizar tempo no roteiro. Achei muito boa a estadia e excelente custo benefício, pagamos cerca de U$75 por noite.
As principais atrações da região são relacionados ao vinho Malbec e a natureza. Fiquei apenas 3 dias mas poderia ter esticado a viagem para 5 dias para aproveitar tudinho!! Por isso resolvi elaborar esse roteiro Mendoza completo. Mas olha só, se você tiver apenas três dias para ficar na região não se intimide pois nesse período você vai desfrutar de momentos incríveis que valem muito a pena.

Dia 1: City Tour em Mendoza
Certamente você só vai estar livre próximo do meio dia, após voo, check in no hotel etc.. Então neste primeiro dia recomendo fazer o city tour para conhecer as principais atrações da cidade de Mendoza: Parque General San Martín, Cerro de la Gloria, Plaza Independencia, Museo Fundacional. Além das diversas sorveterias deliciosas ao longo do caminho. Para esse passeio recomendo comprar o ônibus de dois andares e ir aproveitando a paisagem, também por que o Cerro de la Gloria está em um ponto muito alto do Parque General San Martín.
Essas atrações são interessantíssimas e contam um pouco a história e cultura da região dos Andes. No topo do Cerro de La Gloria está o Monumento de la Pátria al Ejército de los Andes em homenagem aos soldados chilenos. Soldados do general San Martín que se exilaram em Mendoza durante a disputa com os espanhóis pela libertação do Chile.
Dica de restaurante: Estancia La Florencia que fica em uma das ruas onde estão os principais restaurantes da cidade. Provamos o carpacio e massas frescas, os sorrentinos de cordero ao molho de cogumelos estava demais!
Dia 2: Vinícolas do Valle do Uco
Neste dia você precisa fazer um passeio por uma das regiões produtoras de vinhos. São 3 regiões nas quais estão as principais vinícolas de Mendoza: Luján de Cuyo, Maipú e Valle do Uco. Recomendo pelo menos dois dias para conhece-las completamente, começando pelo Valle do Uco. Caso você queira fazer o passeio de uma maneira mais privativa e independente de “tours” recomendo o Walter Galimberti, você pode contatar via Whatsapp: 54 9 261-6339555 ou e-mail: [email protected]
Vinícolas em Mendoza e a cultura do vinho Malbec
Conhecer o Valle do Uco é se apaixonar enlouquecidamente pela paisagem e cultura do vinho Malbec. É simplesmente um lugar perfeito, olhar ao lado é como estar olhando para pinturas. Fiz esse passeio com a Viator que te busca e leva de volta no hotel. Basicamente você embarcará rumo ao Valle del Uco para conhecer 3 bodegas (Domaine Bousquet, a Andeluna e a Salentein), degustar os principais vinhos de cada uma delas, conhecer detalhes da produção, almoçar e relaxar.
Vinícolas Valle do Uco – o melhor passeio em Mendoza


Dias 3: Vinícolas de Luján de Cuyo e Maipú
Mais um dia de passeio em vinícolas mas dessa vez pelas regiões de Luján de Cuyo e Maipú. Eu não as conheci pois não tive dias suficientes mas um casal de amigos/leitores estiveram por lá e dão todas as dicas aqui nesse post.
E o que você faz durante uma visita a uma “bodega” de vinho? As atividades diferem de uma adega a outra mas, basicamente você vai conhecer o um pouco da produção, da história da empresa (muitas vezes familiar) e degustar os principais vinhos, podendo até rolar uma degustação especial. Depois terá tempo livre para passear pelo local, comprar garrafas com descontos, contemplar a paisagem ao redor e até almoçar.
As adegas são instaladas em casarões e fazendas belíssimos, com projetos arquitetônicos de tirar o fôlego. E grande parte delas investe na alta gastronomia com pratos deliciosos e menus que harmonizam com os vinhos da casa.
–> Não viaje sem seguro viagem e aproveite o DESCONTINHO!!! Para comprar seu seguro viagem em parceria com o blog e ainda ganhar desconto, basta clicar nos links da Seguros Promo aqui dentro do blog, fazer sua pesquisa e digitar o cupom TURISTANDO5 para ganhar 5%


Dia 4: Termas de Cacheuta
Depois de tanto passeio é hora de descansar um pouco; ao lado de Mendoza estão as Termas de Cacheuta. Você pode se hospedar por lá ou apenas passar o dia curtindo a paisagem, relaxando com banhos termais, massagens e descansando. O ponto mais interessante desse passeio é que o próprio estabelecimento das Termas de Cacheuta faz o traslado de/para o seu hotel em Mendoza. Veja tudo aqui.

Sugestão de restaurante retornando para Mendoza: La Carmela Bar e Restaurante, a melhor carne napolitana que provei em toda Argentina. O Carmela também está na localização perfeita, onde estão os principais bares e restaurantes.
Dia 5: Monte Aconcágua
Pra fechar recomendo uma visita ao Monte Aconcágua, divisa entre Argentina e Chile. É o pico mais alto do hemisfério sul, está a 6.962 metrôs. Porém o passeio te leva somente até os pés do monte onde você pode admirar a imensidão da cordilheira, a paisagem e tirar muitas selfies rs. No caminho acho interessante uma paradinha pela Puente del Inca, uma imensa estrutura natural em tons terra que parece uma construção feita pelo homem mas é pura obra da natureza.


Como circular por Mendoza:
Na cidade de Mendoza recomendo o ônibus turístico de dois andares, para comprar os bilhetes você pode ir até a Plaza Independencia e custa 170 pesos por pessoa.
Para visitar as vinícolas eu recomendo contratar um motorista que pode sair mais em conta do que comprar passeios, ao menos que você queira ir em turma que também é bem divertido. Recomendo o Walter Galimberti (Whatsapp: 54 9 261-6339555 e-mail: [email protected]).
Esse roteiro Mendoza é uma sugestão do que fazer na cidade em uma viagem de 5 dias. A cidade e região tem muitas atrações, diversas vinícolas que são interessantíssimas. Para a lista completa de tours por Mendoza com a Viator clique aqui.

Tem vontade de conhecer Bariloche também? O blog Atravessar Fronteiras fala tudo sobre a região, clique aqui e confira.
Quer mais inspiração para viagens que envolvem passeios em vinícolas? Veja esse roteiro pela Cidade do Cabo na África do Sul da Ma, blog Aos Viajantes <3 Ta demais!!!
17 thoughts on “Roteiro Mendoza com dicas do que fazer na terra do vinho”
Preciso do contato de um guia de turismo em Mendonza
Olá Cleonice, aqui neste artigo eu indico os passeios guiados e um contato de guia/transporte 🙂
Muito boas as suas dicas, Lu. Parabéns e keep going.
Obrigada Edson 😉 A região rende fotos incríveis
Gostei muito de suas dicas sobre Mendoza: dá muita vontade de conhecer!
É um lugar encantador mesmo, um clima delicioso 🙂
O lugar parece mesmo ser incrível e essas termas… ah! bateu uma baita vontade
Uma delícia né?! Bora programar uma viagem pra capital do vinho
Deve ser um lugar muito bonito de se conhecer. Gostei de ler e ver as fotos 🙂 A Argentina é um país que quero muito conhecer.
Catarina bota a Argentina na sua listinha urgente rs. Vai amar.
Adorei as dicas ! Quero um programar uma viagem a região e explorar a terra dos vinhos. 😉
Que dicas incríveis Lu, eu gostei bastante de Mendoza, uma pena que não consegui visitar as vinícolas, mas quero voltar e aí sim fazer esse passeio! Beijos
Fiz tudo por conta e foi super legal tb 🙂 Mas só conheci Maipú de bicicleta e adorei (voltei bem bebada pro hostel ahhaha). Mendoza é um charme de cidadE!
A Argentina está muito na minha lista! Se for a Mendoza vou aproveitar as suas dicas, obrigada!… o hotel deve ser um charme! 🙂
Oi Lù!
Adorei o teu post!
De todos os locais que você indicou, não curti muito Cacheutas! Mas quando fui, muita das “piscinas” estavam fechadas (e viraram um corredor vazio).
Obrigada Luciana, pelo roteiro tão interessante e detalhado! Para nós fica um bocadinho longe para ir só 3 ou 5 dias… 😛 Mas sem dúvida que deve ser um ótimo sitio para um escapadinha de fim‑de‑semana! 🙂
Adorei teu post!!! Vou usá-lo quando for a Mendoza… Está muito bem explicadinho…