Rota do Vinho São Roque – passeio pelo interior de São Paulo

São Roque é uma cidade turística que está a 65kms de São Paulo e faz o “bate e volta” ou uma viagem de final de semana valer muito a pena. Conhecer a Rota do Vinho São Roque é um ótimo passeio para aproveitar a natureza, provar vinhos, desfrutar de uma ótima gastronomia e ainda levar os pimpolhos pra passear.



Como chegar:

Para quem vem de São Paulo recomendo a rodovia Raposo Tavares, em cerca de uma hora você estará na Vinícola Góes, a ponta final da estrada do vinho. A ideia de passeio é percorrer toda a rota do vinho realizando algumas paradas nas vinícolas, plantações, restaurantes e terminar o dia no centro da cidade de São Roque. Para referências; coloque no GPS a Góes como ponto inicial do passeio e a Quinta do Olivardo ou a Bella Aurora como ponto final. Para chegar ao centro da cidade  coloque a Expo São Roque.

A rota do vinho é toda sinalizada e da pra circular bem

Onde se hospedar:

Um pouco mais afastado do centro estão os melhores hotéis; mais aconchegantes, com piscina, espaço para as crianças e muito conforto. O ideal seria passar um dia no hotel e outro passeando por São Roque. A minha recomendação de hospedagem em São Roque é o Hotel Villa Rossa.

Apesar de estar a 10km do centro da cidade ele oferece um infraestrutura deliciosa com piscinas (ao ar livre e coberta), academia, spa, sauna, quadras de tênis, pista para caminhada, atividades infantis com monitores, restaurantes e muitas outras opções que fazem o percurso valer a pena.

Hotel Villa Rossa – foto divulgação Booking.com

Rota do vinho São Roque – o que conhecer:

Recomendo começar o passeio pela ponta final da estrada do vinho com um bom café da manhã continental, percorrer toda ela realizando paradas estratégicas em vinícolas, almoçar ainda na estrada do vinho e terminar o dia no centro de São Roque. Um bom passeio para levar as crianças ao Ski Mountain que fica no centro mas ainda dá pra aproveitar algumas horinhas na rota do vinho antes do ski. Bom, vamos ao roteiro ela Rota do Vinho São Roque:

Restaurante Itacolomy

O restaurante oferece café colonial aos finais de semana em mesas integradas com a natureza. Comida caseira, cheirosa, ar puro e muito carinho dos proprietários que nos recebem com muita alegria.

Restaurante Itacolomy
O fundo do restaurante, uma área verde deliciosa

Vinícola Góes

A maior vinícola da região, a Góes está localizada em um grande terreno com lago, pequenas parreiras de uvas para fotos e um casarão lindo. Você pode comprar os vinhos da marca, utensílios e fazer degustações. Em meses especiais a Góes oferece um tour para participar da vindima em que você participa da pisa das uvas e conhece as plantações.

Dica: logo nas primeiras paradas peça um mapa turístico com todas as atrações da rota do vinho, ele será muito útil em momentos que o 3G  não funciona por lá.

Fachada da Góes
O espaço da Góes , bem gostoso
Parreiras em frente a Góes
Por dentro da lojinha

Vinícola e Restaurante Canguera

Logo na entrada da Canguera há uma linda fonte de vinhos, um empório com doces e embutidos deliciosos e a loja que oferece degustações gratuitas de vinhos de mesa e finos. Mais pro fundinho está um campo enorme com área verde, espaço para as crianças brincarem e redes nas sombras para um descanso.

Ainda nesse espaço, depois de subir uma escadinha, você encontrará o restaurante Canguera. Um refúgio pra lá de tranquilo; mesas postas as sombras e ao frescor de uma árvore enorme. Provamos aqui o pastel de alcachofras que estava ótimo, dica de uma amiga que já conhecia.

Adoraria ter uma fonte de vinhos em casa rs
Espaço ao fundo da Vinícola Canguera
Uma sombrinha com rede, nada mau…
Pausa para o pastel em uma sombrinha refrescante
Famoso pastel de alcachofras da Canguera

Alcachofras Bonsucesso

São Roque também é famosa por suas plantações de alcachofra, então seguimos as plaquinhas da rota do vinho até a plantação Bonsucesso. Um lugar pequeno mas completinho; você pode conhecer a plantação, provar pratos frescos no restaurante ou ainda levar pra casa alcachofras, pratos congelados (lasanha de alcachofra por exemplo), patês etc.

Plantação de alcachofras da Bonsucesso

Vinícola Ferrera e Passero

Essa foi a surpresa boa do passeio, uma vinícola familiar super pequena. Ela fica um pouco escondida, algumas ruas adentro da estrada do vinho (é só seguir as placas que dá certinho). Mas é um encanto, uma simples casa de 200 anos que foi restaurada pelo proprietário que hoje vive nela de maneira simples e conectado com a natureza. Ele produz vinhos e trutas, o melhor vinho Lorena (branco seco) que provamos na região. O espaço ao redor da casa é muito belo.

Espaço da vinícola Ferreira e Passero
O proprietário batendo um papo conosco em meio a degustação
Essa casa tem mais de 200 anos e foi toda restaurada pelo proprietário da vinícola

Quinta do Olivardo

Nossa escolha para o almoço foi na Quinta do Olivardo, um restaurante português perfeito, um achado na rota do vinho São Roque. Em frente ao restaurante você encontra diversas barraquinhas que vendem pastéis de belém, bolinhos de bacalhau e muitas outras guloseimas portuguesas. Você pode optar por entrar no restaurante ou ficar ali por fora mesmo, desfrutando e curtindo nos banquinhos que remetem as ruelas e ladeiras portuguesas.

A decoração e a qualidade dos pratos te farão lembrar de Portugal, caso já tenha conhecido o país. Se ainda não foi a Portugal, feche os olhos e imagine-se lá. A Quinta do Olivardo é praticamente uma cidadezinha portuguesa.

Entrada da Quinta do Olivardo
Essa é a vista do restaurante Quinta do Olivardo
Bolinhos de bacalhau com queijo, estavam ótimos
Rabanadas para sobremesa <3
Esse é o espaço estilo feirinha em frente ao restaurante
Me senti em Óbidos – Portugal

Roteiro em Portugal: 10 dias incluindo Lisboa, Fátima, Alentejo e Porto

Outras atrações da região podem se encaixar nesse roteiro ou ainda fazer parte de uma segunda viagem. Ski Mountain que já falei acima, a destilaria Stoliskoff também na estrada do vinho e o museu do vinho. Esses são alguns exemplos. O outlet Catalina está bem próximo a cidade e é uma ótima opção para as comprinhas, muitas lojas e grandes promoções.

Sobre os vinhos de São Roque:

São Roque é produtor de uvas cabernet franc, cabernet sauvignon e lorena. Também das uvas que dão origem aos vinhos de mesa, suaves e mais adocicados como a bordô por exemplo. Alguns produtores até se arriscam com plantações de malbec. Os vinhos feitos da uva lorena me surpreenderam, um branco suave bem parecido com chardonnay. 

Acho que é isso pessoal, se vier pro interior de São Paulo pra fazer o passeio da Rota do Vinho São Roque me conta como foi ali nos comentários. E boa viagem!! Para mais informações sobre a Rota do Vinho São Roque acesse os sites abaixo, apoiadores desse passeio e do turismo na região:

Prefeitura de São Roque

Roteiro do Vinho São Roque


Planejando sua viagem em parceria com o blog:

bookingReserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Conte com opções de cancelamento gratuito, pagamento antecipado e com a confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis.

viatorCompre passeios guiados, privativos, transfers e ingressos com a Viator Tours. Deixe que a Viator organiza seus passeios por você com tours privados, em grupos, saída e retorno do seu hotel, ingressos, shows, city pass, fura filas e muitas outras opções.

Outra opção de parceiro para compra de ingressos para atrações nas principais cidades do mundo é a TicketBar. Descontos especiais e compra antecipada garantida para fura filas, entradas em museus, excursões, tours de bike e muito mais.

cxbncv7e0ug4s8cAluguel de carro no mundo todo, com descontos de até 60%, em 12x sem juros e sem cobrança de IOF através da RentCars. Ela compara todas as operadoras atuantes de seu destino oferecendo melhores tarifas e condições. Flexibilidade e segurança para suas próximas Road Trips.

Chip de celular internacional com cobertura em mais de 140 países, pré pago, internet 4G ilimitada, comprado aqui no Brasil e entregue em sua casa antes de sua viagem. A EasySim 4 U presta esse serviço maravilhoso para você já chegar conectado em seu destino.

Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom TURISTANDO5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto.

One thought on “Rota do Vinho São Roque – passeio pelo interior de São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *