O que fazer no Japão em Janeiro

Última atualização em

O que fazer no Japão no mês de Janeiro além de passar muito frio? Vamos falar das maravilhas do inverno japonês que podem fazer do fator “frio” um mero coadjuvante.

Japão em Janeiro – estamos falando do mês mais gelado do ano, muita neve, frio, bebidas quentinhas, comfort food e como funciona o ano novo no país. Os meses de Dezembro e Janeiro podem ser bem interessantes sim para uma viagem a terra do sol nascente.

GUIA DE VIAGEM VIRTUAL AO JAPÃO – todos os artigos que você precisa ler antes de embarcar

Clima

Faz muito frio no Japão em janeiro (assim como no mês de dezembro), mais frio do que estamos acostumados aqui no Brasil. Temperaturas podem chegar aos 2 graus em Tóquio por exemplo. Também há neve em muitas cidades do país, Nagano por exemplo, pode ficar completamente branca mais perto do final do mês.

As cidades estão preparadas para esse frio todo com calefação e ambientes fechados mas, se prepare para passar um pouco de frio pelas ruas. O Ano Novo é uma data muito especial para os japoneses, é feriado dia 1 e há celebrações silenciosas em templos.

As pessoas ficam em casa com suas famílias, comem Sobá e praticam o silêncio. Se você andar pelas ruas em quaisquer cidades no dia primeiro vai notar que está tudo mais calmo e quieto. Como turista fique atento a passeios e atrações que podem estar fechadas neste dia.

Durante a primeira semana de janeiro o “Hatsumode” é praticado pelos japoneses, é a primeira visita do ano aos templos budistas ou xintoístas. Por isso você verá um fluxo enorme de pessoas nos templos nesses primeiros dias.

Também é importante ressaltar que nessa primeira semana do mês os preços de hotéis e passagens de trem podem subir um pouco em virtude do fluxo de turismo interno. Em contrapartida, lojas e outlets fazem grandes promoções.

Seguro viagem para o Japão - ENTENDA!

Não é obrigatório ter seguro viagem para visitar o Japão, porém não recomendo viajar até o outro do lado do continente sem esse tipo de cobertura. Busque algo com as coberturas abaixo, assim você viajará mais tranquilo.

  • Cobertura para eventuais problemas com voos, mala e hospedagem - você embarcará em uma viagem que terá 26 horas de duração (ou mais).
  • Cobertura médica e hospitalar - não há por que arriscar. Especialmente em um destino em que tufões e terremotos podem ocorrer.

Aqui vai minha sugestão de seguro com a Seguros Promo, uma opção que atenderá os itens acima e tem um preço bem acessível: Travel Ace Especial Plus. Digitando o cupom TURISTANDO5 no check-out você ainda ganha 5% de desconto, pagando no boleto + 5%.

O que levar na mala pro Japão em Janeiro

  • Casaco de frio, de preferência a prova d´agua
  • Luvas, gorros e cachecol pesados
  • Calçados quentes, de preferência botas e tênis não escorregadios
  • Uma garrafa térmica pequena para levar chá quentinho em passeios
  • Guarda-chuvas ou capa de chuvas para os dias de neve
  • Protetor labial
  • Também leve roupas não tão pesadas para usar em locais com calefação
  • Kairo – você vai encontrar em farmácias um adesivo chamado Kairo que ao ser colado em roupas fica quentinho, ajuda MUITO a combater o frio.

O que fazer no Japão em Janeiro

Sapporo Snow Festival em Hokkaido em janeiro e fevereiro

Essa é a principal atração de inverno para quem viaja ao Japão nos meses de Janeiro e Fevereiro. Um festival de esculturas em neve e gelo na região de Hokkaido. É simplesmente incrível!

Sempre ocorre entre os meses de Janeiro e Fevereiro, a data exata depende do fluxo de neve, acompanhe a agenda pelo site oficial do evento. Eu fui e recomendo DEMAIS, leia meu relato abaixo.

Sapporo, Otaru e o festival de neve em Hokkaido – norte do Japão

japão em janeiro
Incrível!!

Conhecer Nagano

Uma cidade bem pertinho de Tóquio, já foi sede dos jogos olímpicos de inverno e proporciona uma experiência inesquecível. Visitar o parque Jigokudani onde macacos tomam banhos termais em meio a paisagem completamente branca da floresta.

Escrevi um artigo detalhando a cidade, como chegar, o que vistar etc. o link está logo abaixo.

Descubra por que Nagano no Japão é tão querida pelos turistas

japão em janeiro
A caminho das piscinas termais já encontramos um macaco

Esquiar e/ou praticar Snowdoard

É um mês recheado de neve e consequentemente de estações de esqui abertas. Há diversos lugares em que você pode aproveitar os esportes de inverno, Nagano mencionada acima é uma delas.

Há também Dynaland que fica próxima a Nagoia e Gala Yuzawa que dá pra fazer bate e volta de Tóquio. Uma alternativa é contratar um passeio com experiência na neve e outras atividades, veja esse que interessante:

Passeio pela neve com degustação de caranguejos e colheita de morangos a partir de Tóquio.

Dynaland próxima de Nagoia
Pista de esqui em Dynaland próxima de Nagoia – foto Lu
esquiando no japão
Dynaland próxima de Nagoia – foto Lu

Visitar Onsens de inverno

Outra experiência para entrar na lista dos itens memoráveis. Conhecer uma casa de banho pública no Japão (Onsen) já é fantástico. Passar uma parte do dia em um onsen com vista para as montanhas nevadas é inesquecível. Takaragawa Onsen Ousenkaku é minha sugestão, próxima de Tóquio e com opção de hospedagem.

japão em janeiro
Foto divulgação

Iluminação e vitrines de natal ainda em Janeiro

No mês de novembro as ruas e lojas começam a transformação natalina e essa beleza toda se estende até meados de janeiro. Os detalhes e o cuidado com que cada local é decorado tornam a experiência de passear pelo centro das cidades incrível nesta época. São luzes, árvores, flores, fitas, enfeites e muitas outras coisas.

Parece um evento bobo para figurar uma lista do que fazer no Japão mas não é! Acredite em mim, você vai se surpreender. Veja a agenda de Tóquio (Tokyo Winter Illumination) com os melhores lugares para apreciar as luzes natalinas, alguns estabelecimentos fazem performances musicais também.

japão em janeiro
Winter illumination in Tokyo at Shinjuku district, Japan

Faça passeios “indoor” no Japão em Janeiro

Com o frio vale a pena você embarcar em experiências e passeios que são feitos em ambientes fechados. Aí vão algumas sugestões:

Outra atividade deliciosa para se aprofundar na cultura japonesa é aproveitar a gastronomia. Vá a diferentes bares, restaurantes e cafeterias para provar de tudo!

Leia mais: O que comer no Japão além do sushi e sashimi

o que comer no japão durante o inverno
Aproveitando os restaurantes e a gastronomia japonesa durante o inverno – foto Lu

Visite Shirakawago

Shirakawago são vilas históricas na região de Takayama, declarada patrimônio da humanidade pela UNESCO, essas vilas ficam lindamente cobertas de neve a partir de meados de janeiro. Há pontos estratégicos para vê-la do alto.

Disney de Tóquio

Todos os meses são adequados para uma visita a Disney de Tóquio, certamente há temporadas com filas menores e nas quais o calor ou o frio intenso não atrapalharão em nada. Mas se você é Disneymaniac pode colocar dois dias de visita aos parques de Tóquio independente da data de sua viagem.

Em resumo, os parques são relativamente pequenos se comparados aos parques de Orlando. Com isso você pode desfrutar com mais tranquilidade e a alta temporada não atrapalha tanto. Também acho que a Disney não é o ponto alto de uma viagem ao Japão, mesmo você sendo amante do Mickey Mouse ou viajando com crianças.

De qualquer maneira, acho que uma visita a um dos parques (são dois: Disneyland e DisneySea) ou até mesmo dedicar um dia de seu roteiro para conhecer ambos é um experiência super valiosa.

Compre ingressos com antecedência para não perder tempo nas filas, veja abaixo as opções de ingressos:

disneyland tokyo
Disneyland de Tóquio – foto Lu

Leia mais sobre o Japão

Salve esse artigo em seu Pinterest:

pinterest

 

Planejando sua viagem em parceria com o blog:

bookingReserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis

Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom TURISTANDO5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto. 

cxbncv7e0ug4s8cAluguel de carro no mundo todo, com descontos de até 60%, em 12x sem juros e sem cobrança de IOF através da RentCars. Ela compara todas as operadoras atuantes de seu destino oferecendo melhores tarifas e condições. Flexibilidade e segurança para suas próximas Road Trips

Get Your Guide é uma opção que tem TUDO para sua viagem e com melhores preços; tours privados, transfers, ingressos fura filas, experiências e muito mais. Só o ingresso? Eles tem! Ingresso com transporte? Eles tem! Uma experiência completa por determinada região? Eles tem!

viator Tours guiados e privados, transfers e ingressos com a Viator Tours. Sua viagem toda organizada e independente com a Viator, a maior parte dos passeios são privados ou pequenos grupos, saída e retorno do seu hotel incluindo ingressos e transporte. Experiência completa.

2 comentários em “O que fazer no Japão em Janeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.