Sapporo, Otaru e o festival de neve em Hokkaido – norte do Japão

Sapporo, Otaru e o festival de neve são as principais atrações da ilha de Hokkaido no norte do Japão. Tem também o festival de luzes que é pouco conhecido mais incrivelmente espetacular. Um destino típico de inverno que oferece paisagens brancas, o melhor cheesecake da vida e muita atração turística impressionante. Incluindo aventuras em snowboard ou esqui.

 

Informações básicas:

Se você está chegando no blog por esse artigo, recomendo começar pelo nosso Guia de Viagem Virtual ao Japão – índice de posts. Nele você vai encontrar todas as informações para planejar uma viagem ao Japão, desde como tirar o visto até roteiros, comidas, hotéis e tudo mais que você precisa saber.

Agora vamos falar sobre Sapporo e Otaru, as duas cidades mais frias e igualmente belas que conheci por lá. Sapporo é a capital da ilha de Hokkaido, Otaru é outra cidade turística coladinha com Sapporo e que merece entrar pro roteiro por lá. É uma região com baixas temperaturas na qual neva grande parte do ano, exceto no alto verão. Sapporo já foi sede dos jogos olímpicos de inverno em 1972 e base de alguns jogos da copa de 2002.

Essa é uma calçada normal, não estamos no meio da floresta rs.

Como chegar:

De Tóquio e principais cidades do Japão a melhor maneira de chegar em Sapporo é de avião. Os voos demoram cerca de 2 horas e são operados por companhias aéreas low cost como Vanilla Sky e Jetstar. Recomendo usar o Google Flights para buscar a melhor tarifa.  Há dois aeroportos na região; Shin-Chitose e Okadama. A opção mais centralizada é o aeroporto de Shin-Chitose.

Transfer de/para aeroporto Shin-Chitose em Sapporo

Quando ir:

Melhor época para conhecer Sapporo e Otaru é no mês de fevereiro, durante o inverno. Vai estar muito frio porém, é nessa época que ocorre o Festival de Neve (Sapporo Snow Festival). Esse foi um dos eventos mais impressionantes que estive no Japão, esculturas enormes, do tamanho de casas reais. É também a época que a cidade fica toda branca, ruas, calçadas e edifícios todos cobertos de neve, impressionantemente lindo.

Otaru também acompanha o calendário e abre suas ruas para esculturas em neve que amadores criam e vão espalhando pela cidade, é lindo demais. Em Otaru também acontece o festival de luzes, todas essas pequenas esculturas e corredores de neve são iluminados com velas e luzes coloridas. Há também um momento especial, no final do dia você escreve seus desejos em um pequeno copo com uma velinha e o solta no canal da cidade. É muito bonito ver todos aqueles copinhos iluminados flutuando pelo canal. Esse festival chama-se Otaru Yuki Akari no Michi.

Ruas em volta do nosso hotel em um dia de nevasca <3

Onde ficar:

Nos hospedamos no Sapporo Sunroute Hotel, muito bem localizado e quentinho, fica a 5 minutos da estação central da cidade (JR Sapporo station). A localização é de extrema importância pois, como disse acima, as ruas estarão todas cobertas de neve e vai este muito frio. Se locomover de uma lado para o outro não é tão fácil nem agradável. Do Sunroute, você consegue ir caminhando até as principais atrações, inclusive até a praça central onde acontece o festival de neve.

Os quartos são de tamanho mediano, o que é ótimo para os padrões japoneses. Cama macia, roupas de cama e banho cheirosas, amenities de qualidade (algo comum no Japão), café da manhã oriental com opções de pães e queijos na linha ocidental, café e chá a vontade no quarto.

JR Train Station ao lado do Sunroute

Quanto tempo ficar e o que fazer:

Esse é um destino relativamente rápido de se conhecer no Japão, recomendo entre dois e quatro dias. Abaixo vou listar meu roteiro, basicamente você tem um dia para Sapporo, um para Otaru e caso goste de esquiar mais um ou dois dias esquiando. Tempo suficiente para curtir tudo de bom na região com tranquilidade e seguir viagem pelo Japão. Caso você seja residente, da pra encaixar essa viagem em algum final de semana do mês de fevereiro. Vamos ao roteiro.

Dia 1: City Tour em Sapporo

Esculturas de neve e gelo (Sapporo Snow Festival ou Sapporo Yuki Matsuri) -> as esculturas ficam na principal avenida da cidade no Odori Park. É só você chegar até lá e caminhar por elas todas. Uma mais linda que a outra, é impressionante. Há barraquinhas com comes e bebes ao longo de toda a avenida, alguns espaços para se sentar e outras atividades como por exemplo um lugar onde manobras de snowboard e esqui são realizadas por profissionais e você pode assistir. Durante o dia reserve cerca de 2 horas por aqui.

As esculturas são impressionantes
Muito grande e toda de neve
Pistas onde profissionais fazem performances
Barraquinhas e muita neve rs
Muitos croquetes e petiscos pra comprar e ir comendo enquanto passeia pelas esculturas
Não subestime as esculturas em gelo, são tão lindas quanto as de neve
Marido encontrou a escultura predileta dele
Muitos detalhes e tudo feito com muito cuidado

Visita a fábrica de biscoitos Shiroi Koibito Park -> um passeio imperdível por dois motivos; é o melhor biscoito do mundo e a fábrica é linda. Passear pela fábrica te da a sensação de estar dentro de um filme. Para chegar até a fábrica você precisa pegar o metrô Tozai e descer na estação Miyanosawa Station, depois vá caminhando que o trajeto é bem bonito (todo branco rs). Já na fábrica não deixe de registrar todos os detalhes, olhe pelas janelas para curtir a decoração externa, tome um café e se jogue na lojinha após a visita. Reserve duas horas por aqui também.

Fachada da fábrica Shiroi Koibito
Um shot da visita e os biscoitinhos deliciosos
Parece filme não acham?

Visita ao Sapporo Beer Museum -> não fizemos esse passeio por condições climáticas, nevou demais no meio da tarde neste dia. O Sapporo Beer Museum é o único museu sobre cervejas no país e a marca japonesa mais conhecida mundo afora (a cerveja é muito boa). Ao caminhar pelos corredores do museu você aprenderá mais sobre o processo de produção da empresa e sobre a cerveja no Japão, no final há uma degustação e uma loja de souveniers. Para chegar desça na estação de metrô Higashi-kuyakusho” da linha Touhou-Line e vá caminhando até o museu.

Wi-fi de bolso no Japão – internet ilimitada é essencial para conhecer tranquilamente o país

Provar o lamén na Ganso Ramen Yokocho -> o lámen (ou ramen como é falado em japonês) é um prato típico em todo Japão. Aqui em Sapporo você precisa provar a versão local com milho e manteiga, maravilhosa. Recomendo ir até o Ganso Ramen Yokocho pois é viela estreita recheadas de casas de lamén típicas, tradicionais e considerada a região original do lamén na cidade.

Não tirei foto do prato 🙁

Dica: após o jantar, volte para rever as esculturas de neve e gelo a noite. Elas ficam iluminadas e lindas, algumas inclusive contam com performances musicais e jogos de luzes. Talvez seja a parte mais bonita do festival.

Show de iluminação e musical
Vale muito a pena voltar a noite

Dica 2: a cidade de Sapporo fica bem movimentada na época do festival de neve, com isso você poderá encontrar parques para as crianças brincarem na neve com escorregadores, boias etc. Peça folhetos com informações em seu hotel.

Muita fofura não é?!
Eu tbm virei criança por uns minutinhos e brinquei rs

Dica 3: você pode contratar um guia local para conhecer Sapporo, acho que é uma boa opção para quem não quer quebrar a cabeça com o roteiro, como ir e vir etc.

Dia 2:  City Tour em Otaru

Neste dia recomendo pegar o trem logo pela manhã para Otaru e passar o dia lá. Há diversas atividades que podem ser feitas ao longo do dia enquanto você aguarda para apreciar o festival de luzes, a primeira delas é caminhar pelas ruas da cidade (na estação de trem você encontrará um mapa turístico).

Bem vindos a Otaru
Caminhando pelas ruas da cidade de Otaru

Você pode visitar uma fábrica de cristais, as duas mais conhecidas são Taisho Glass e Kitaichi Glass. A Taisho é mais completa, tem experiências que você pode participar como a manipulação dos cristais moles e o site está todo traduzido pro português, o que facilita a vida né rs.

Otaru Music Box Museum também é bem centralizado, rende um passeio de algumas horinhas e com site em inglês. No meio do dia NÃO deixe de fazer uma pausa pela Le Tao, uma loja de doces que tem um cheesecake PERFEITO. Um conceito bem diferente de cheesecak, macio, molhadinho e com um sabor que vai te levar pras nuvens.  Se você vija com crianças, uma opção de passeio é conhecer o Aquário. Da pra assistir a shows de golfinhos e leões marinhos.

Não deixem de conhecer!! Please

Bem pertinho do canal Otaru, onde acontece o festival de lanternas, está o Otaru Denuki, um shopping gastronômico. Nele você pode provar os pratos tradicionais da cidade, um deles é o Sawasaki, um bowl com ouriços do mar, apenas a carninha de dentro do ouriço.

Recomendo ir pra perto do canal uma hora antes de escurecer, lembrando que o sol se poe por volta das 17:30pm nessa época, fique de olho aqui para o horário exato durante sua viagem. Já compre seu copinho (você verá facilmente onde), escreva seus desejos e aguarde para acender a velinha e solta-a com alegria no canal assim que escurecer. A subida para a estação de trem é outro passeio turístico imperdível, após escurecer as ruas e esculturas espalhadas pela cidade se iluminam com velas e luzes. Reserve pelo menos uma hora para o trajeto até a estação + uma hora para o evento no canal.

Chegamos ao canal bem perto do entardecer e já estava lotado
Em busca de um bom lugar para colocar minha velinha
Minha velinha <3
Com o cair da noite o canal fica lindo
E logo se foram as velinhas
Túnel de gelo, pequenas esculturas e muita luz
Vejam que luminárias de gelo mais graciosas!!

Dias 3 e 4 Esquiar em Kokusai Ski Resort

Se você é apaixonado por neve e gosta de esquiar, ou até mesmo se você quer aprender e tem um tempinho durante essa viagem. Reserve dois dias para conhecer o Kokusai Ski Resort, o site é todo em inglês e explica facilmente como chegar até lá e quais as opções de experiências que você pode viver.

Dica final: se você estiver chegando ou saindo de Sapporo de avião, reserve um tempinho extra no aeroporto. Por duas razões; na época d festival de neve o aeroporto fica super movimentado com longas filas. A segunda razão é que há várias lojas e restaurantes bem legais por lá, inclusive uma Daiso (loja onde tudo, ou quase tudo, custa 100 ienes).

Tudo feito com muito carinho em Sapporo e Ottaru
Entre para o maior grupo com dicas de viagem ao Japão no Facebook:

 
Siga o blog pelas redes sociais:  

Planejando sua viagem em parceria com o blog:

bookingReserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis

Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom TURISTANDO5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto. 

cxbncv7e0ug4s8cAluguel de carro no mundo todo, com descontos de até 60%, em 12x sem juros e sem cobrança de IOF através da RentCars. Ela compara todas as operadoras atuantes de seu destino oferecendo melhores tarifas e condições. Flexibilidade e segurança para suas próximas Road Trips

Get Your Guide é uma opção que tem TUDO para sua viagem e com melhores preços; tours privados, transfers, ingressos fura filas, experiências e muito mais. Só o ingresso? Eles tem! Ingresso com transporte? Eles tem! Uma experiência completa por determinada região? Eles tem!

viator Tours guiados e privados, transfers e ingressos com a Viator Tours. Sua viagem toda organizada e independente com a Viator, a maior parte dos passeios são privados ou pequenos grupos, saída e retorno do seu hotel incluindo ingressos e transporte. Experiência completa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.