O que comer no Japão além do Sushi & Sashimi

O que comer no Japão é um item importantíssimo para o planejamento de sua viagem. A gastronomia japonesa vai muito além do sushi e sashimi, não que eles não sejam importantes mas, tem muita coisa boa pra aproveitar por lá, além do peixe cru. Ramens, comidas de rua, pratos confeccionados na própria mesa, muitos legumes, molhos que esbanjam sabor e frituras que tiram qualquer um da dieta! 

 

Muitos restaurantes que estou indicando neste post são redes que você encontrará por todo país mas não posso deixar de dar uma dica que transformará completamente sua experiência: EXPERIMENTE! Viu e gostou? Compre e prove! Seja na rua, na feira, no mercado, hotel, restaurante etc. Eu me surpreendi inúmeras vezes ao ver algo “bonito” e ser delicioso. 

Dicas essenciais para planejar uma viagem ao Japão

Lamen ou Ramen ラーメン

Macarrão tipo noodles servido em um caldo saborosíssimo feito de diferentes bases. O prato vem com um ovo de gema mole,    uma fatia de carne de porco, alga e outros acompanhamentos que podem variar como milho, broto de feijão, salsinhas etc. Minha  base preferida é a Tonkotsu トンカツ  feita de carne de porco. Se você tiver tempo, prove TODOS os tipos, Ramen na minha visão é a melhor “comfort food” que já comi até hoje. Shio Ramen é um pouco mais suave para quem quer algo leve.

Onde comer: pela rua em qualquer casa de ramen que esteja cheia de pessoas em pé e onde o chefe estiver com uma faixa branca na cabeça, pode entrar que o sabor está garantido. Como é um dos pratos mais tradicionais (e baratos) você certamente encontrará uma casa de ramen ao longo de seu caminho. Uma rede muito recomendada é a Kohmen  光麺 六本木店 tem uma casa em Tóquio – Roppongi logo na saída do metrô Roppongi Station (Roppongi, 7 Chome−14-3 1F), para não perder de vista o restaurante lembre-se que o nome em japonês ( 光麺 六本木店) lembram 3 aranhas 🙂

Prato típico de: país todo. Em Sapporo prove o ramen com manteiga, em Osaka o shio ramen.

Tonkotsu Ramen

Udon うどん

Macarrão a base de farinha sem ovos, um pouco mais grosso que o ramen. É servido com um caldo de shoyo bem leve  e geralmente acompanhado de tempura (camarão ou legumes empanados na farinha de rosca especial). Atenção pois Zaru Udon é servido frio no verão. Eu particularmente não acho Udon muito saboroso, caso seu tempo no Japão seja limitado pode pular essa experiência (na minha humilde visão rs).

Onde comer: uma boa rede de Udon é a Mentsu-dan em Tóquio fica em Shinjuku 7-9-15 Nishishinjuku.

Udon tradicional com tempurá de camarão e legumes

Soba そば

Outro macarrão estilo noodles, neste caso feito a base de farinha de trigo sarraceno, bem levinho. Servido quente ou frio com um caldo de peixe e temperos bem saborosos. O Soba é servido em uma cestinha separado do molho, você pega um pouco de macarrão na cestinha, passa no caldinho e come (tudo isso com seus pares de hashis rs). Eu adoro, é leve, saboroso e sempre servido com um tempurá de camarão ou legumes.

Onde comer: sem sombra de dúvidas procure a Narutomi 手打ち蕎麦 成冨, o soba é feito a mão. Tóquio – Ginza, 8−18−6 二葉ビル ao lado da Tsukijishijo Station.

Soba preparado por mim mesma em casa 🙂

Sushi & Sashimi

O tradicional sushi e sashimi também é muito popular no Japão e pode ser encontrado em diversos lugares. Em supermercados você encontra os bentos, marmitinhas com pequenas porções de peças combinadas, assim também será em lojas de conveniência de estações de trem e aeroportos. Outra opção para comer sushi e sashimi pode ser em lojas de departamentos, os pisos gastronômicos oferecem pratos combinados ou peças individuais. Não vamos esquecer dos mercados de peixes, o de Tóquio é o mais famoso mas você encontra sashimi e sushi em mercados ao longo de todo o país.

Para comer o tradicional prato em restaurantes há duas opções, uma mais popular que são os restaurantes de esteira onde você se senta de frente para uma esteirinha, os pratos com uma ou duas peças de sushi vão passando, você pega e paga no final. Alguns desses estabelecimentos não contam com sashimi, há inúmeras versões de sushi e chá verde quentinho à vontade direto na mesa. Outra opção é ir à um restaurante tradicional de peixes, recomendo muito, pois a qualidade do peixe geralmente é de matar de tão boa. Meu predileto abaixo. 

Onde comer: o Sushi Zanmai em Tóquio fica em Shibuya 33-12 Udagawacho 4 quadras da Shibuya Station. Se você fizer uma visita ao Tskuji Fish Market, lá também é um excelente local para provar, ao redor estão pequenos restaurantes e até mesmo barraquinhas onde você pode desfrutar.

ATENÇÃO: prove todos os cortes de atum, especialmente o Toro, derrete na boca de tão macio. Abaixo vou deixar uma tabelinha pra ter em mãos caso veja algum nome diferente relacionado ao atum.

Sushi Zanmai
Restaurantes de esteirinha

Curry カレー karē

O prato é composto de gohan (arroz japonês), um molho bem cremoso e bem servido de curry e alguma carne, frango ou camarões empanados, podendo vir com ou sem legumes. Você pode escolher a intensidade de pimenta do seu curry e eu aconselho a pegar leve na primeira vez por que é forte rs. Eu gosto muito do kare com carne de porco empanada, acho uma combinação perfeita.

Onde comer: sem sombra de dúvidas o melhor do país é o CoCo Ichibanya e você encontrará vários por seus caminhos, o cheirinho vem de longe rs. Em Tóquio ele está presente em todos os bairros.

Opção com carne de porco

Visto de turismo para o Japão, passo a passo de como solicitar

Tonkatsu  豚カツ, とんかつ ou トンカツ

Filé de carne de porco empanado com a farinha de rosca especial japonesa que deixa a fritura sequinha e crocante. Sobre a carne   vem o molho Tonkatsu (estilo molho inglês mas com um sabor todo especial e um pouco mais grosso). A carne (que pode ser de porco, vaca, frango, peixe e frutos do mar) é sempre servida com salada de repolho e gohan. Se junto vier um potinho com gergelim é para você tritura-lo na mesa e colocar junto com a salada. Uma delícia!!! Eu diria que é o um dos melhores pratos japoneses.

Onde comer: Tonkatsu Maisen Aoyama Honten em Tóquio 4-8-5 Jingumae, Shibuya.

Tonkatsu tradicional de carne de porco

Shabu Shabu しゃぶしゃぶ

Um ensopado de carnes fininhas com legumes e temperos especiais. Esse ensopado é preparado na mesa por você, então ao pedi-lo você receberá a cumbuca com o caldo, carnes e legumes a parte. A maneira correta de comer é colocar os legumes pra cozinhar, passa-los em molhos especiais (também servidos a parte) e depois as carnes.

Onde comer: Kisoji é o melhor Shabu shabu que comi no Japão, veja as diversas localizações em Tóquio aqui.

shabu_1
Foto divulgação

Yakiniku 焼き肉 ou 焼肉

É o churrasco japonês, tiras de diversos tipos de carne com legumes, peixes e camarões são servidos para você mesmo grelhar na mesa. Como toda boa refeição japonesa, vem acompanhada de gohan e diversos molhos para temperar (uma mais gostoso que o outro). As casas de Yakiniku, geralmente têm um “sarada bar” em que você se serve a vontade de saladas diversas.

Onde comer: Kunimoto Honten fica em 2-12-2 Hamamatsucho Minato Tóquio.

Molhos especiais para o Yakiniku
Carnes grelhadas na mesa
Tem legumes e frutos do mar também

Okonomiyaki お好み焼き

É uma panqueca feita com farinha especial, legumes, frango, frutos do mar e diversos ingredientes valendo até noodles. Esse prato também é confeccionado na mesa por você mesmo, o desafio mora na hora de virar a panqueca, como ela leva muitos ingredientes fica bem pesada e nada firme 🙂 Uma delícia! Para dar um toque final, depois de feita a panqueca, os japoneses costumam colocar uns fios de maionese, molho especial para okonomiyaki e katsuobushi (lascas de peixe desidratado que parecem se mexer sozinhas quando colocadas sobre a panqueca). 

Onde comer: em Tóquio o Asakusa Okonomiyaki Sometaro, endereço 2-2-2 Nishiasakusa, Taito.

Pato típico de Hiroshima e Miyajima. Dica atualizadíssima, o melhor Okonomiyaki do Japão fica na praça central de Hiroshima.

Okonomiyaki em Hiroshima

Takoyaki たこ焼き

Bolinhas de polvo grelhadas e cobertas com molho especial (sim, há molho sobre tudo no Japão rs, e todos muito saborosos). Essas bolinhas são feitas com uma farinha especial e outros ingredientes que as deixam extremamente saborosas. Também são cobertas com alguns fios de maionese (já falo sobre a maionese japa) e katsuobushi.

Onde comer: em qualquer Yakitori Bar ou pelas ruas, em supermercados, eventos e matsuris.

Takoyaki de rua que provamos em um matsuri
Essas lasquinhas marrom que são katsuobushi

 

Omoraisu オムライス

Uma omelete molinha recheada com arroz temperado e coberta com um molho de tomate adocicado estilo catchup. Ela pode ser encontrada em restaurantes e cafeterias, chamados de “Family restauant”.

Omoraisu que provei na estação de Nagoia

Sukiya Guydon すき家

Um bowl de gohan coberto com carne desfiada e molho especial. Bem quentinho, popular, econômico e uma delícia. Ótima opção para almoçar em dias de turismo intenso. Há uma rede bem famosa (que inclusive abriu unidades no Brasil) chamada Sukiya

Sukiya do restaurante Sukiya

Katsudon カツ丼

Na linha do guydon acima, o katsudon é um bowl de arroz, coberto com um file de carne de porco bem macio, ovo e molhos especiais. O grande “book” aqui é que esse bowl é cozido todo junto, chega na mesa quentinho e parece que os sabores ficam mais intensos. Existem versos de curry katsudon que são muito boas também.

Bentos – marmitas

Há os bentos que você encontrará em restaurantes e passeios turísticos, são mais sofisticados, servidos em caixinhas de madeiras e com produtos selecionados, as vezes com uma fatia de sushi, ovas de peixe etc. E há bentos que você encontrará em supermercados e que de fato são consumidos no dia a dia, vêm com gohan, uma proteína principal e vários itens adicionais que variam entre yakissoba, legumes, tempurá etc.

A ideia do bento é ser uma marmita que combina diversos elementos da culinária japonesa e suficiente para uma refeição (almoço ou jantar). Ótima ideia para almoços pois ele é vendido exclusivamente em supermercados e lojas de conveniência. 

Bento mais sofisticado
E esse era meu bento do dia a dia por lá 🙂

Doces

O Japão tem dois doces muito tradicionais; Taiyaki e Dango. O Taiyaki é uma massinha estilo panqueca recheada de doce de feijão vermelho azuki. Dango é o famoso palitinho com três bolinhas (branca, verde e rosa), é feito com mochiko (farinha de arroz) e tem um sabor suave, quase imperceptível. Você encontra ambos pelas ruas ou em supermercados.

Recomendo também provar o Meron Pan (pão de melão), Umeboshi (uma ameixa japonesa rosada) e balas!! Sim, balinhas rs. As balas japonesas são deliciosas. Mais uma dica imperdível, experimente os doces e chocolates da marca Bourbon, especialmente o chocolate de caravelas, é inexplicável de tão bom!

Faça uma anotação mental desse chocolate de caravela, ele é uma pedida obrigatória!!
Umeboshi, a ameixa que promete levantar a imunidade
Meron Pan – um sabor e textura inexplicável

Atenção para os doces coloridos feitos a base de chá verde (matcha), eles têm um sabor bem forte. Então vá de leve rs. Se você for a Sapporo para o festival de inverno NÃO pode deixar de provar o cheesecake chamado LeTao, é suave, cremoso, delicado e perfeito no sabor.

Existem cheesecakes e existe o cheesecake do LeTao!

Cervejas

As principais e mais conhecidas são Sapporo, Kirin e Asahí. Use o Google tradutor para garantir que vai comprar uma cerveja gostosa, há opções sem álcool, baixa calorias e até sem glúten rs. Eu particularmente prefiro as tradicionais. Uma sugestão é comprar salgadinhos pra tomar com a cerveja, há opções bem legais com peixinhos desidratados 🙂

Cerveja Asahi Biru

A maionese Kewpie 

Você precisa provar pra entender o que é essa maionese! Simples assim. É simplesmente incrível, deliciosa, saborosa e claro, bem calórica. Vai bem com tudo, cheguei até a comer pão com maionese só pra ter certeza que ela era boa mesmo rs. E tem que ser essa que vem no saquinho, parece simples mas vai por mim, você vai gostar.

Kewpie é a maionese mais saborosa e viciante deste mundo!! rs

Cansou do tempero japonês? 

Corre para um restaurante italiano ou para um family restaurant. As massas em restaurantes italianos costumam ser bem gostosas e muito parecidas com o que encontramos no Brasil. Já em family restaurants há “setos” que são pratos combinados onde pode encontrar um arroz com franguinho e salada, ou um ótimo filé de carne australiana. 

Um exemplo de seto em Family Restaurant
Carne australiana em Nagoia
Entre para o maior grupo com dicas de viagem ao Japão no Facebook:

 

 

Siga o blog pelas redes sociais:  

Planejando sua viagem em parceria com o blog:

bookingReserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis

Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom TURISTANDO5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto. 

cxbncv7e0ug4s8cAluguel de carro no mundo todo, com descontos de até 60%, em 12x sem juros e sem cobrança de IOF através da RentCars. Ela compara todas as operadoras atuantes de seu destino oferecendo melhores tarifas e condições. Flexibilidade e segurança para suas próximas Road Trips

Get Your Guide é uma opção que tem TUDO para sua viagem e com melhores preços; tours privados, transfers, ingressos fura filas, experiências e muito mais. Só o ingresso? Eles tem! Ingresso com transporte? Eles tem! Uma experiência completa por determinada região? Eles tem!

viator Tours guiados e privados, transfers e ingressos com a Viator Tours. Sua viagem toda organizada e independente com a Viator, a maior parte dos passeios são privados ou pequenos grupos, saída e retorno do seu hotel incluindo ingressos e transporte. Experiência completa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.