Lisboa com crianças – um guia completo e divertido!

O que fazer em Lisboa em 3 dias - Roteiro Completo

Última atualização em

Lisboa com crianças é uma viagem que vale a pena? Como é explorar a principal cidade de Portugal com bebês e filhos pequenos? Tudo que você precisa saber aqui!

Lisboa com crianças vale a pena? Sim sim sim! Lisboa é uma cidade encantadora e recheada de atrações para os pequenos,. Eu diria até que dá pra fazer um roteiro todinho voltado para crianças, destinar dias e dias de viagem a isso.

Mas claro que, se você vai a Lisboa não pode deixar de conhecer as maravilhas deste destino. Vamos lá, vou contar em detalhes o que achamos de nossa viagem com o Edu até lá.

Já estivemos em Lisboa outras vezes mas dessa vez nossa aventura foi com o Edu em seus plenos 2 aninhos de idade. Além de comer muito bolinho de bacalhau e curtir os bondinhos que circulam pelas ruas da cidade, desbravar Lisboa com Edu foi um prazer imenso!

Lisboa com crianças – lista de atrações essenciais

Pavilhão do Conhecimento

O Pavilhão do Conhecimento é chamado de centro de ciência viva, um espaço lúdico e cultural voltado para crianças de todas as idades, até mesmo bebês pequenos. Você vai encontrar atividades e brinquedos lúdicos e educativos além de exposições especiais.

Quando estivemos no Pavilhão do Conhecimento a exposição em cartaz contava de maneira interativa o funcionamento do intestino humano, desde a alimentação até a ida ao banheiro. Também há exposições temporárias que explicam de maneira divertida as coisas da vida.

Reserve no mínimo duas horas para essa atração, especialmente pois ela fica mais distante do centro da cidade. Uma dica é ficar de olho no site oficial para cursos e atividades especiais na data de sua viagem.

Quanto custa: 9 euros por adulto, crianças até 3 anos não pagam, de 3 a 11 pagam 6 euros e de 12 a 17 pagam 7 euros.

Como chegar: saindo da Praça do Comércio pegue o ônibus 728 e desça na estação do Oceanário de Lisboa (que fica ao lado do pavilhão).

lisboa com crianças
Pavilhão do Conhecimento – foto Lu

Oceanário de Lisboa

Oceanário é incrível! Um tanque enorme com várias espécies de peixes e animais marinhos. Edu ficou doido, viu estrela do mar no fundo do tanque, arraia, lontra e tudo que tinha direito. Para visitar o Oceanário você precisará de uma hora.

E o legal é que o Oceanário fica de frente ao Pavilhão do Conhecimento no Parque das Nações, onde vocês também podem passar e andar de teleférico.

A grande dica para evitar longas filas na bilheteria é comprar o ingresso antecipadamente por esse site. Especialmente se estiver viajando durante a temporada, essa é uma atração que está sempre muito cheia.

Quanto custa: 19 euros por adulto e 13 euros para crianças acima de 4 anos de idade.

Como chegar: saindo da Praça do Comércio pegue o ônibus 728 e desça na estação do Oceanário de Lisboa.

Teleférico e Parque das Nações

O Parque das Nações é uma área verde, aberta e com diversas atrações, as duas mencionadas acima estão localizadas aqui. Reserve cerca de duas horas para passear pela beira do Rio Tejo, pegar o Teleférico da Expo que proporciona uma vista bem bacana da cidade e curtir o clima.

Veja como foi nossa visita ao Parque das Nações, Pavilhão do Conhecimento e Oceanário pelo Instagram Stories. Tem uma pastinha salva nos destaques chamada Lisboa.

lisboa com crianças
Parque das Nações – foto Lu

Jardim Zoológico de Lisboa

O Jardim Zoológico de Lisboa é um passeio sem erro com crianças. Há muitos animais, aves e diversas espécies de plantas. Reserve de uma a duas horas de brincadeira por aqui pois o zoo é bem grande, veja o mapinha aqui.

Aproveite este dia para conhecer o Museu das Crianças que está localizado na praça de frente do zoológico. Um espaço pequeno porém aconchegante e recheado de atividades lúdicas, teatrinhos e eventos especiais.

Como chegar: use as linhas de ônibus 701, 716, 726, 731, 746, 754, 755, 758, 768, 770 que saem da região central e desça no ponto Sete Rios. De metrô você precisa pegar a linha Azul Reboleira e descer na estação Jardim Zoológico.

Quanto custa: adultos 22 euros, crianças (de 3 a 12 anos de idade) 14.50 euros. Compre o ingresso antecipado pelo site oficial.

zoológico
Jardim Zoológico de Lisboa – foto divulgação

Andar de Bondinho – Elétrico

Essa é uma atração simples mas que deixou o Edu com brilho nos olhos e encantado. Sugestão; pegue o bondinho pra chegar até alguma atração turística que fica no topo de alguma ladeira por exemplo Castelo de São Jorge ou Elevador da Bica (que é o bondinho na verdade).

castelo de são jorge
Bondinho Elétrico em Lisboa – foto Lu

Museu de História Natural e da Ciência:

Essa é uma das atrações mais interessantes para crianças ã partir de 3 anos de idade, quando já conseguem interagir mais e aprender com as exposições. Aqui você encontrará exposições permanentes e temporárias que falam da evolução das espécies e de temas gerais sobre a natureza e ciência.

O Museu de História Natural e da Ciência de Lisboa fica junto com o Jardim Botânico, ou seja, uma visita a ele pode render duas atrações turísticas no mesmo dia. Reserve pelo menos uma hora dentro do museu, ele é bem interessante.

Como chegar: ônibus 758 saindo da Praça do Comércio

Quanto custa: adultos 5 euros e crianças 3 para o museu, adultos 3 euros e crianças 1.50 para o jardim

Não abre as segundas**

museu de história natural e ciência
Crianças em atividades no museu – foto divulgação

Planetário Calouste Gulbenkian:

O Planetário Calouste Gulbenkian pode ser um passeio especial para crianças que já entendem melhor o “mundo”. O espaço é um tema que desperta muita curiosidades nos pequenos e instiga a imaginação. Estar em um local que te ajuda a “chegar mais perto do céu” é perfeito pra nutrir essa imaginação infantil.

O planetário está localizado dentro do Museu da Marinha e oferece diferentes atividades incluindo sessões em 3D no globo central. Acompanhe aqui os horários das sessões e agenda de atividades para saber qual melhor dia pra planejar a visita.

Uma dica esperta é colocar a visita ao Planetário Calouste no mesmo dia que você visitará a Torre de Belém, Padrão dos Descobrimentos e etc. Ele fica na mesma área turística dessas atrações.

Como chegar: use o ônibus 728 saindo da Praça do Comércio.

Quanto custa: adultos 5 euros e crianças acima de 3 anos de idade 2.50 euros. Há opções de ingressos familiares: 2 adultos e 2 crianças por 12 euros.

;isboa com crianças
Planetário Calouste Gulbenkian – foto divulgação

Kidzania

Kidzania é um parque onde as crianças podem vivenciar experiências profissionais de adultos. É um espaço que replica de forma lúdica as atividades de mais de 60 profissões existentes. As atividades são indicadas para as idades de 3 a 15 anos.

Eu particularmente acho esse um passeio que pode ser cortado de sua lista caso você já tenha visitado a Kidzania de São Paulo (ou pretende fazer). As primeiras atrações mencionadas neste texto são mais envolventes e têm mais a ver com Lisboa em si. Além de ser bem distante, cerca de 17kms do centro.

Mas, se você tem uns bons dias de roteiro pela cidade e quer levar as crianças para curtir a Kidzania, o lugar é fantástico! Crianças podem ser médicos, farmaceutas, bombeiros e muitas outras coisas no mesmo dia, uma atividade que certamente ajudará no desenvolvimento e criará ótimas memórias.

Como chegar: melhor maneira de chegar até a Kidzania é com Uber ou táxi.

Quanto custa: adultos 10 euros, crianças de 3 a 4 anos 14.50 e de 5 a 15 anos de idade 22.50.

Outras atrações para curtir Lisboa com crianças

Outra atração que segue a mesma linha de raciocínio acima (vai se estiver sobrando tempo) é o Bounce. Um parque de pula pula bem divertido mas que também pode ser encontrado em São Paulo, Rio de Janeiro e outras cidades do Brasil.

Se sobrar tempo eu recomendo fazer um passeio com o HIPPOtrip que é uma espécie de ônibus anfíbio que circula pelo Rio Tejo mas apenas se sobrar tempo ou se seus pequenos adorarem esse tipo de passeio. O legal do tour é que o ônibus sai da terra direto pro rio, isso diverte demais as crianças.

Visita ao Estádio do Benfica, time de futebol português. Recomendo para crianças mais velhas que já entendam e gostem do esporte. Edu adora uma bolinha mas com 2 anos ficaria completamente entediado nessa visita.

Como circular por Lisboa com as crianças

Lisboa é uma cidade bem tranquila em termos de transporte. Você percorre praticamente ela toda com ônibus modernos com espaço para acomodar o carrinho de bebê, ubers e táxis a preços bem acessíveis.

Há muitas ladeiras pela cidade sim e isso pode ser um incômodo. Mas elas estão localizadas na região central e minha dica pra facilitar é usar os elevadores ou bondinhos que estão por todos os lados. O mais difícil é chegar no Castelo de São Jorge que recomendo ir com transporte e não caminhando.

Para chegar e sair do aeroporto recomendo usar o táxi oficial que fica logo ali na frente. Mas atenção, caso seu voo chegue em horários de pico (entre 6 e 9 da manhã ou entre 17 e 20 da noite) compre um transfer privativo.

A fila do táxi nestes horários é de doer a alma, na primeira vez que estivemos em Lisboa tivemos de aguardar cerca de 40 minutos, com criança isso seria impossível. Por isso, dessa última vez usamos o transfer privativo pra sair e Uber pra chegar no aeroporto.

Transfer privativo de e para o aeroporto de Lisboa

Outra dica importante para circular com praticidade em Lisboa e aproveitar as atrações sem filas é comprar antecipadamente um Lisboa Card. Ele dá acesso a entrada em diversas atrações turísticas, descontos em outras, fura filas e acesso ao ônibus turístico de dois andares.

Uma passeio com esse ônibus turístico pela cidade toda, pode ser uma aventura por si só. Escrevi um artigo falando sobre o Lisboa Card em detalhes, incluindo uma conta pra provar que ele vale a pena sim, veja abaixo:

Lisboa Card: onde comprar e como funciona?

O que fazer em Lisboa em 3 dias - Roteiro Completo
Circulando por Lisboa com criança, família passeando na Rua Augusta – foto Lu

Alimentação em Lisboa com crianças

pratos que se adaptam as crianças em restaurantes, nem todos contam com menu kids mas sempre há arroz, purê de batatas, legumes cozido e uma carninha. Todo supermercado tem papinhas para bebês pequenos e maiores, frutas, sucos, leite em pó e até comida fresca.

Encontramos em diversas oportunidades arroz branquinho como o nosso e frango assado pra levarmos pra casa, Edu amou. Pelas ruas você vê muitos mercadinhos pequenos que oferecem tudo aqui mencionado, não senti falta de um super mercado enorme.

Edu provou bolinho de bacalhau e amou! No dia seguinte, viu de longe na rua e pediu pra gente rs. Também oferecemos pastéis de nata mas neste caso ele ficou receoso e não quis provar.

lisboa com crianças
E viva o bolinho de bacalhau <3 Foto Lu
lisboa com crianças
Banas que compramos nos mercadinhos – foto Lu
alimentação infantil em viagens
Papinhas e comidinhas para bebês – foto Lu
alimentação infantil em viagens
Arroz com frango assado <3 – foto Lu

Hospedagem

Lisboa não é um destino onde você encontrará dezenas de hotéis baby friendly, com parquinhos e coisa e tal. Mas há opções adequadas de hotéis e apartamentos pra você reservar pelo Air Bnb. Até faz sentido pois é uma cidade na qual você vai explora-la e ficar pouco tempo no quarto.

Abaixo vão minhas sugestões de hotéis e de um Airbnb excelente que ficamos com Edu nesta última viagem a Lisboa. Mas recomendo a leitura do texto “onde se hospedar em Lisboa“, nele eu falo em detalhes dos bairros e dou muitas outras sugestões de lugares pra ficar.

  • Hotel Roma – mais afastado do centro, alternativa econômica e de ótima qualidade
  • Internacional Design Hotel – opção centralizada
  • Airbnb no Chiado I – adoramos a localização e o apartamento. Fica apenas o ponto de atenção que não tem elevador mas são apenas dois lances de escada (primeiro andar).

Se você realizar seu primeiro cadastro no Airbnb através deste link aqui, você receberá até R$176 de desconto em sua primeira hospedagem em qualquer lugar do mundo.

lisboa com crianças
Hotel Roma em Lisboa – quarto super amplo! Foto Lu

Demais cuidados e Lisboa com crianças

Você encontrará farmácias por toda cidade facilmente, também encontrará fraldas e produtos de higiene tanto em farmácias quanto em mercadinhos. A cidade conta com 3 principais hospitais incluindo um departamento de emergências pediátricas no Hospital Santa Maria.

Seguro viagem é obrigatório para quem viaja a Portugal, com bebês e crianças a recomendação é ter uma cobertura ampla. Eu falo em detalhes no texto abaixo sobre seguro viagem infantil mas, não dê bobeira! Comprou a passagem? Já corre nos links abaixo e compre seu seguro viagem.

Seguro viagem para bebês e crianças – com cupom de desconto!

Seguro Viagem: Europa
TA 40 Especial - Internacional TA 40 Especial - Internacional Assistência médica USD 40.000 Bagagem extraviada USD 1.200 R$ 12/dia*
Affinity 60 Mundo (exceto EUA) Affinity 60 Mundo (exceto EUA) Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 23/dia*
AC 50 *COM FRANQUIA (Exceto EUA) + TELEMEDICINA AC 50 *COM FRANQUIA (Exceto EUA) + TELEMEDICINA Assistência médica USD 50.000 Bagagem extraviada USD 600 (COMPLEMENTAR) R$ 11/dia*

Outras cidades de Portugal com crianças

Se você pretende fazer um roteiro em Portugal e e conhecer outras cidades além de Lisboa não se preocupe, vai dar super certo ir com bebês e crianças. O país é todo tranquilo para uma viagem com filhos, inclusive há cidades que recomendo fortemente incluir em sua viagem para os pequenos.

Sintra fica bem próxima de Lisboa e proporciona experiências incríveis para crianças a partir de 4 aninhos. A cidade em si parece ter saído de um conto de fadas e você ainda levará seu filho ou filha para passear em Castelos incríveis.

o que fazer em sintra e cascais
Palácio da Pena em Sintra – foto Lu

Óbidos é uma cidade medieval que parece ter parado no tempo! Ela é toda murada trazendo aquele sentimento de estar de fato vivendo a história. Você pode inclusive dormir em um hotel Medieval; Hotel Real D’Obidos.

Portugal com crianças
Óbidos vista do nosso quarto medieval no Hotel Real – foto Lu

Algarve e as suas praias incríveis, passeios por cavernas e hotéis totalmente voltados para os pequenos como o Hilton Villamoura. Se sua viagem acontecer durante o verão, não deixe de incluir Lagos ou outra praia da Algarve em seu roteiro.

Duas dicas que dou para que você possa percorrer Lisboa e Portugal com crianças sem perrengues é; alugar um carro e comprar um chip de internet. Assim você tem a flexibilidade de se locomover nos horários que precisa e com a logística toda que precisa.

Veja aqui dicas para dirigir em Portugal, compre aqui seu chip de celular internacional pra receber em casa antes de embarcar e por fim, faça sua reserva de carro com desconto e sem IOF aqui.

Portugal no inverno é bem mais ameno do que outros destinos na Europa no entanto faz frio sim! É imprescindível levar roupas adequadas para as crianças: luvas, cachecol, meias grossas, calças e jaquetas bem quentes, manta para quem viaja com carrinho de bebê e etc.

Veja aqui como compor uma mala de viagem para bebês e crianças pequenas. Eu também já escrevi diversos textos sobre viajar com crianças, acesse nosso cantinho infantil – Viajando com Crianças – do blog. Tem várias dicas; desde o planejamento, passando pelo voo e até inspirações de destinos para ir com os pequenos.

Conclusão

Concluindo o tema Lisboa com crianças: é um destino super adequado, com atrações para todas as idades e sem perrengues! Se você montar um roteiro com cuidado, comprar ingressos antecipadamente e se organizar com base neste texto, eu te garanto uma viagem sem perrengues.

Espero ter ajudado com esse texto, se ficou alguma dúvida é só me deixar aqui nos comentários. E boa viagem para Lisboa com as crianças!!!

Salve esse artigo em seu Pinterest:

lisboa com crianças

 

Planejando sua viagem em parceria com o blog:

bookingReserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis

Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom TURISTANDO5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto. 

cxbncv7e0ug4s8cAluguel de carro no mundo todo, com descontos de até 60%, em 12x sem juros e sem cobrança de IOF através da RentCars. Ela compara todas as operadoras atuantes de seu destino oferecendo melhores tarifas e condições. Flexibilidade e segurança para suas próximas Road Trips

Get Your Guide é uma opção que tem TUDO para sua viagem e com melhores preços; tours privados, transfers, ingressos fura filas, experiências e muito mais. Só o ingresso? Eles tem! Ingresso com transporte? Eles tem! Uma experiência completa por determinada região? Eles tem!

viator Tours guiados e privados, transfers e ingressos com a Viator Tours. Sua viagem toda organizada e independente com a Viator, a maior parte dos passeios são privados ou pequenos grupos, saída e retorno do seu hotel incluindo ingressos e transporte. Experiência completa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.