Peru Completo: 10 dias em Lima, Cusco, Puno e Arequipa

     Peru é um dos destinos mais procurados por turistas do mundo todo por sua história riquíssima, belas paisagens e pelo icônico Machu Picchu. Como montar um bom roteiro para conhecer o Peru Completo? Eu quebrei um pouco a cabeça antes de fechar minha viagem; tinha apenas 10 dias contando com os dias de ida e volta (ou seja 9 dias completos), queria conhecer tudo e ainda não tinha a menor noção da história, cultura, do que fazer e como me locomover no Peru. Só conhecia Lima e sabia que era imprescindível conhecer o Machu Picchu, com isso comecei a pesquisar para chegar em meu “roteiro Peru” ideal que compartilharei nesse post.



Booking.com

Dia 1: SP -> Lima

    Compramos um voo com a Tame Linhas Aéreas saindo de SP GRU as 17pm e chegando em Lima as 20pm, assim deu pra aproveitar a noite e conhecer um dos milhares de restaurantes deliciosos da capital Peruana. Nesse dia jantamos no Panchita, um dos restaurantes do famoso chefe Gastón, excelente opção para provar  comida do interior do Peru e com muito sabor.

Carne de porco super crocante no Panchita: bairro de Miraflores

Lomo Saltado no Pacnhita em Miraflores Lima

Lomo Saltado no Pacnhita em Miraflores Lima

Dia 2: Lima: Miraflores, Parque del Amor, Centro Histórico, San Isidro & The Lima Gourmet Food Tour – incluindo o bairro de Barranco

     Optamos por fazer um city tour guiado no centro histórico e San Isidro que foi ótimo, a guia nos explicou tudo em detalhes e nos contou muito sobre a história do país, foi um passeio muito rico. Compramos o passeio pela Viator, vocês podem comprar por aqui. Na volta, paramos no Parque del Amor e fomos caminhando pelo calçadão em Miraflores até o shopping Larcomar, por lá almoçamos no Tanta que é um restaurante super conceituado e baratinho (também do chefe Gastón), como o city tour dura apenas 3 horas deu pra fazer tudo com calma e voltar pro hotel umas 14pm.

    No final do dia começamos outro passeio, esse eu AMEI: o The Lima Gourmet Food Tour. Um tour com foco na gastronomia local; fomos a três restaurantes importantes incluindo o Huaca Pucllanna que fica dentro das ruínas, provamos diversos tipos de pisco, comemos comida da Amazônia e encerramos a noite em Barranco, o bairro onde a noite acontece, tudo de bom!!

Centro Histórico de Lima

Centro Histórico de Lima

Restaurante Huaca Pucllana em Lima

Restaurante Huaca Pucllana em Lima

Dia 3: Lima: Museu Larco, Parque das Águas & Jantar no Chiffa Madame Tusan

    Na parte da manhã caminhamos um pouco pelo calçadão em Miraflores, fomos ao supermercado no Larcomar para comprar produtos típicos e visitamos o Museu Larco que é lindo de morrer, além de contar toda a história do Peru desde a era Inca através das artes. Almoçamos no Chiffa Madame Tusan que é ótimo, uma fusão de comida peruana com chinesa. A ideia era fazer algumas compras pela região do parque Kennedy na parte da tarde, fomos caminhando até lá mas desistimos das compras rs, só passeamos pelo parque e fomos ao hotel para descansar um pouco.

    Por volta das 18pm, quando já estava escuro, pegamos um táxi para o Parque das Águas: um lindo complexo onde águas e luzes dão shows em fontes gigantes. O passeio não dura mais do que 2 horas (exagerando), com isso encerramos a noite jantando no restaurante Larcomar novamente, primeiro tomamos um drink no Mango’s e depois jantamos no Popular.

Mercadinho no Larcomar em Lima

Mercadinho no Larcomar em Lima

IMG_3434

Parque das Águas Lima

Dia 4: Lima -> Cusco: City tour em Cusco, Museu del Pisco & Jantar no Kusikuy

    Pegamos um voo de Lima a Cusco via Peruvian Air no horário das 11am, assim acordamos com tranquilidade e chegamos com tempo de fazer city tour em Cusco. Começamos pelo Museu del Pisco que na realidade é um bar muito legal, com piscos de todos os estilos (com morango, tangerina, ginger ale e muitas misturas gostosinhas) além de petiscos saborosos.

    Passeamos pela cidade, visitamos as catedrais centrais e o museu Inka, que não é tão legal quanto o museu Casa Concha. Se você tiver tempo somente para um deles opte pelo Casa Concha, principalmente antes de subir ao Machu Picchu. A noite fomos até o restaurante Kusikuy para provar porquinho da índia que é uma comida tipica do país, meio diferente de comer e a carne não é muito saborosa mas, não poderíamos deixar de prova-la. Mesmo que você não vá comer o porquinho, visite esse restaurante, é TOP!

Cusco

Cusco

IMG_1992

Porquinho da Índia

Dia 5: Cusco: Vale Sagrado

     Ao planejar a viagem tomamos a decisão mudarmos de hotel o minimo possível uma vez que tínhamos diversas cidades para conhecer, essa coisa de check out//check in toda hora é bem cansativa, por isso usamos Cusco como base para nossos passeios ao redor do Machu Picchu. Neste dia saímos por volta das 8am para o Vale Sagrado, começamos a visita por Pisac, depois almoçamos em uma vila entre Pisac e Ollantaytambo. Na parte da tarde passamos um bom tempo em Ollantaytambo conhecendo em detalhes a história da era Inca. Chegamos no hotel por volta das 20:30pm, como no dia seguinte sairíamos para o Machu Picchu as 4am, optamos por jantar no hotel e descansar, mas fica a dica do restaurante do Sonesta, top top!! Compramos o passeio ao Vale Sagrado também pela Viator que proporcionou muita tranquilidade com a organização de tudo, vocês podem clicar aqui para compra-lo.

IMG_2065

Pisac em Cusco

Dia 6: Cusco: Machu Picchu Day Tour

    Saímos as 4am do hotel com uma van que nos levou até a estação de trem em Ollantaytambo, de onde partem diversos trens para a cidade de Águas Calientes, base do Machu Picchu. Fiz a compra também pela Viator (veja aqui) e foi tudo extremamente bem organizado: transporte de/para Ollantaytambo, tickets de trem até Águas Calientes, uma outra van até o topo do Machu Picchu e um guia por 4 horas que nos contou TODOS os detalhes do lugar, foi excelente!! Não tivemos nenhuma dor de cabeça, ao chegar no hotel um dia antes haviam deixado um envelope com tudo, foi maravilhoso, não pensei que pudesse fazer o passeio até o MP com tanta facilidade.

    Curtimos as 4 horas repletas de informações sobre a era Inca e todos os cantos do Machu Picchu, pegamos a van de volta a Águas Calientes, almoçamos em um restaurante local (ta cheio por ali) passeamos e ficamos tomando uma cervejinha até o horário de volta do trem p/ Ollantaytambo onde pegamos a outra van de volta a Cusco. Chegando no hotel comemos por lá novamente devido a canseira e a ótima comida do Sonesta 🙂

ATENÇÃO: a partir de 01/Julho/2017 as entradas ao Machu Picchu terão os horários limitados em dois turnos. Então garanta que você fará a compra de seu ingresso no turno que de fato vai visitar pois ingressos de um período não serão aceitos em outros. Os horários serão:

Manhã: das 6am as 12pm

Tarde: das 12 as 17:30

Fonte: Ministério da Cultura de Cusco

Machu Picchu

Trem ao Machu Picchu

Trem ao Machu Picchu

Dia 7: Cusco -> Puno: Ônibus Turístico

    Esse foi um dia diferente rs, a principio pegaríamos o ônibus com a Peru Bus logo cedo rumo a Puno. A ideia de pegar esse ônibus era de aproveitar a longa viagem para realizar diversas paradas em ruínas e templos históricos ao longo do caminho. Porém bem neste dia Cusco estava toda em greve e o passeio que deveria ter saído as 8am acabou saindo as 14pm. Aproveitamos para descansar e visitar o museu Casa Concha que não vimos no primeiro dia em Cusco. Foi ótimo pois esse foi o melhor museu que conheci em toda minha viagem ao Peru. Partimos rumo a Puno, fizemos 3 paradas e chegamos bem tarde no hotel, fomos direto pra cama.

Dia 8: Puno -> Arequipa: Lago Titicaca, Uros – Ilhas Flutuantes & City Tour em Puno

    Viemos a Puno para conhecer as Ilhas de Uros, famosas Ilhas Flutuantes no lago Titicaca. Compramos o passeio de meio dia também com a Viator (veja aqui), super indico o passeio, é muito legal! Conhecer uma das ilhas, as pessoas que vivem ali, entender como é “feita” a ilha e como esse povo sobrevive é encantador.

    Voltando do passeio almoçamos no restaurante Giorgio e por volta das 15pm pegamos o ônibus Cruz del Sur rumo a parada final da viagem: Arequipa. O trajeto é longo (7 horas) mas as paisagens ao longo do caminho e o conforto do Cruz del Sur fizeram imperceptível o passar o do tempo. Chegamos por volta das 21pm em Arequipa, ainda a tempo de conhecer a praça central e jantar por ali.

Ilhas de Uros no lago Titicaca em Puno

Ilhas de Uros no lago Titicaca em Puno

Dia 9: Arequipa -> Lima: City Tour em Arequipa, Museu Juanita & Jantar em Lima

    Logo após o café da manhã fomos novamente a praça central para um passeio diurno, tiramos algumas fotos com os vulcões no plano de fundo, visitamos as igrejas e a famosa Casa de la Cultura, um museu inteiramente dedicado a história da Juanita, múmia de uma jovem que foi encontrada praticamente intacta aos pés do vulcão Apu Ampato. Eu sou fascinada por histórias de povos que viviam ao redor de vulcões e seus rituais, é muito interessante e intrigante; como chegavam até lá? Por que de crianças e jovens etc. Vejam meu post sobre Salta na Argentina, lá também fui em um museu similar. Arequipa é super pequena, conhecemos tudo pela manhã e fomos almoçar no aeroporto pois haviam me indicado uma hamburgueria deliciosa lá (Jiron), de fato o lanche era perfeito! Na sequência pegamos um voo de volta a Lima, também pela Peruvian Air.

    Chegando em Lima por volta das 17pm relaxamos um pouco no hotel e fomos conhecer os 2 últimos pontos da cidade: ao redor da Calle de las Pizzas onde tem vários bares e depois o restaurante Brujas de Cachiche que é excelente, um dos melhores em Lima, não deixe de conhece-lo.

Arequipa Peru

Arequipa Peru

IMG_2380

Calle de las Pizzas em Lima

Dia 10: Lima -> SP

    Pegamos um voo logo pela manhã (9am), com isso só pudemos aproveitar o café da manhã do hotel e correr pro aeroporto. Cuidado com o trânsito, mesmo sendo domingo perdemos um tempão, cerca de 30 minutos.

Pessoal, deixei a planilha de custos da minha viagem disponível nesse post que fala sobre os custos de uma viagem ao Peru, clique aqui para fazer o download.

Se você tiver mais dias para sua viagem aproveite e conheça os pontos abaixo:

Passeio até Maras, Moray e Chinchero (Salinas) -> requer 1 dia adicional em Cusco para fazer o passeio.

Linhas de Nazca -> day trip partindo de Lima

Cânions de Coca -> podendo sair de Arequipa ou de Puno

Veja outros posts sobre o Peru:

3 opções de hotéis em Lima no Peru

Desbravando Lima no Peru

Tudo o que você precisa saber para visitar o Machu Picchu

Dicas do que fazer em Cusco – Peru

Puno, lago Titicaca e as ilhas flutuantes de Uros no Peru

Conhecendo a charmosa cidade de Arequipa no Peru

Mochilando pelo Peru – relato da leitora Elisa Vasconcelos

Quanto custa uma viagem ao Peru?


Planejando sua viagem em parceria com o blog:

bookingReserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Conte com opções de cancelamento gratuito, pagamento antecipado e com a confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis.

viatorCompre passeios guiados, privativos, transfers e ingressos com a Viator Tours. Deixe que a Vitor organiza seus passeios por você com tours privados, em grupos, saída e retorno do seu hotel, ingressos, shows, city pass, fura filas e muitas outras opções.

cxbncv7e0ug4s8cAluguel de carro no mundo todo, com descontos de até 60%, em 12x sem juros e sem cobrança de IOF através da RentCars. Ela compara todas as operadoras atuantes de seu destino oferecendo melhores tarifas e condições. Flexibilidade e segurança para suas próximas Road Trips.

Chip de celular internacional com cobertura em mais de 140 países, pré pago, internet 4G ilimitada, comprado aqui no Brasil e entregue em sua casa antes de sua viagem. A EasySim 4 U presta esse serviço maravilhoso para você já chegar conectado em seu destino.

Sobre Luciana de Campos Assis

Turistar é minha vida! Cada viagem é única, transformadora e sempre apaixonante! Um vício mais do que delicioso! Já conheci cerca de 20% desse mundo; 122 cidades visitadas em 31 países e a parte mais gostosa é voltar pra casa e contar todos os detalhes aos leitores da Turistando com a Lu.

53 comentários

  1. ANA CECILIA RAMOS DE OLIVEIRA

    Olá, Luciana!!

    Iremos ao Peru no próximo dia 20/06. Depois de visitar Machu Pichu, iremos para Puno e, pelo que vi, vocês também fizeram isso, ou seja, de Cusco para Puno. Vimos que vocês usaram um ônibus turístico. Que ônibus é esse? Onde comprar as passagens? Quais dicas podem nos dar?
    Também iremos para Arequipa após visitar o Lago Titicaca, como vocês. Qual a melhor opção de trajeto?

    Agradecemos muito se puder nos ajudar.

    Abraços

    Ana C.

  2. Oi, você pode me mandar a planilha também? Estamos querendo ir em maio! Obrigada!

  3. Oi Luciana, adorei seu post. Vc poderia enviar por gentileza sua planilha de gastos. Abraços. Luciana

  4. Olá Luciana,

    Pode me enviar a sua planilha também, por gentileza?
    Meu marido e eu pretendemos ir em Julho.

    Obrigada.

  5. Obrigada por suas dicas. Ainda tem a planilha de gastos citada acima? Se puder me enviar agradeço joannamanoel@gmail.com
    Obrigada pela atenção

  6. Luciana, caso seja possível, gostaria de ver essa planilha de gastos também. Vou para o Peru em março e estou me programando.

    E-mail: jessicayukarih@icloud.com

  7. Oi tudo bem??? Gostei muito das dicas, é possível mandar para mim a planilha de gastos por favor?? meu email é davidelirasa@hotmail.com
    Beijos e parabéns pelo post 🙂

  8. Olá Luciana, vc me ajudou muito a definir o meu roteiro. Meu marido e eu ficaremos 2 semanas no Peru agora em janeiro. Gostaria de ter uma noção de quanto gastaremos. Você poderia me enviar a planilha de gastos? lori_marques@hotmail.com
    Grata desde já

  9. Olá Luciana, poderia me enviar a planilha de gastos? Por favor.

  10. Olá Luciana! Gostei muito do seu roteiro, poderia me enviar a planilha de gastos por gentileza.

    interiores.fonseca@gmail.com

    Obrigado!

  11. Oie! Vc pode me enviar sua planilha de gastos? Obrigada!

  12. Oi Luciana! Boa noite!
    Gostei muito do seu roteiro… Porém pretendo encaixar Huancayo… Então ano sei como seriam os gastos por lá. E pretendo ir em julho/agosto. Poderia me enviar sua planilha de gastos !? Dos passeios e tudo mais !? Amei o seu roteiro 😉 beijos
    annecarolinarodrigues15@gmail.com

  13. Oi, Luciana! Estou com meu roteiro pronto para viajar em janeiro pra Colômbia, mas lendo seu post fiquei balançada a mudar para o Peru, rs. Poderia me enviar sua planilha? Muito obrigada e parabéns! debisaopaulobrasil@terra.com.br

  14. Que máximo esse seu roteiro! Tirando as passagens SP-Lima, vc saberia me dizer mais ou menos quanto foi gasto com todos os outros transportes, passeios e hospedagens? Assim, um valor bem geral mesmo, só pra eu ter uma ideia? Terei 10 dias livres em agosto e estou em dúvida entre Chile e Peru. Obrigada! 😀

  15. Luiz Antonio G Rosa

    Boa tarde. Muito bom, parabéns pelo roteiro, estou ensaiando uma viagem para o Peru, eu e 5 jovens. Pelo que vejo é muuuuuitaaaa coisa para se ver rs. Com certeza se puder ajudar-nos eu abusarei muito de suas informações, rs.

  16. Olá Luciana! amei seu roteiro e provavelmente vou tentar adaptar uma boa parte dele para a minha ida ao peru! Gostaria de tirar uma duvida: também pretendo fazer o trecho Puno – Arequipa e no seu roteiro você disse que fizeram o passeio para as ilhas Uros durante a manhã e que as 3pm pegaram o ônibus em direção a Arequipa, coisa que também pretendo fazer. Porém, no site da viator consta que esse passeio dura cerca de 9 horas com previsão de volta para Puno apenas as 4pm e o onibus parte as 3pm, sendo que o próximo é só as 22:30h. Resumindo não sei o que fazer rs então agradeceria qualquer sugestão!
    Abraços

  17. Excelente roteiro. Exatamento o que procuro. Foi em que época?? Pretendo ir agora em julho/16. O que acha?

  18. Olá! Muito bom o seu roteiro! Fiz uma visita muito superficial à Lima e Cuzco – Machu Picchu com uns parentes em 2011. Penso em voltar lá em 2016, dessa vez com minha namorada, e conhecer outras cidades, além de explorar um pouco mais a surpreendente Cuzco! Dos que vi pela Internet, o seu roteiro é o que mais me tocou, tanto pelo curto período de tempo e pelo tour gastronômico que fizeram! Gostaria que, se puderem, me dessem uma noção de valores gastos na viagem, incluindo passagens dentro do país e os pacotes turísticos adquiridos. Muito grato! Ate breve!

    • Olá Rodolfo, fico muito feliz em saber que gostou do roteiro 🙂 Gastamos cerca de 8mil reais o casal na viagem toda, isso sem contar alguns imprevistos do momento e algumas jantinhas que saíram um pouco mais caras do que planejamos, mas nada mais do que 600 reais. Quando for planejar sua viagem me avisa, te ajudo com o roteiro detalhado, hotéis etc. Vou continuar colocando mais posts no ar falando dos passeios, onde comprar etc.. O ponto mais importante é monitorar promoções para as passagens do Brasil a Lima, elas são de fato a parte mais cara da viagem, então ficaremos de olho rs. Beijos Lu

      • Olá Lu,

        Amei seu blog …
        Viajo às vezes com minhas amigas e elas brincam: vou turistar com a Lu Rsrs ( me chamam Lu)..
        Em julho será a vez de conhecer o Peru. Meu marido e eu vamos comemorar nossos 30 anos de casados. Aí , vim a caça de blog que me ajudasse a montar essa viagem .. E olha que legal: achei a verdadeira : Turistando com a Lu rsrsrs .
        Seu roteiro é quase tudo que pensava. Inclusive incluindo mais um dia em Cusco e quem sabe Salinas/ Cânions ( não sei ainda como dividir ).
        Vc tem como me ajudar e tb enviar a planilha de custos?

        Fico grata !

        Luciene

Deixe seu comentário aqui

%d blogueiros gostam disto: