Tudo o que você precisa saber para visitar o Machu Picchu

     O Machu Picchu é uma daquelas atrações que todo mundo tem vontade de conhecer, seja pela beleza, pela história, pelo mistério ou até mesmo pela energia que o lugar transmite. A crença é muito forte no Peru que tem gente que visita o local todos os anos. Eu fui e AMEI, me apaixonei pelo Machu Picchu (também chamado de cidade perdida dos Incas), pelo Vale Sagrado e toda a região que transborda histórica e cultura Inca. Nesse post eu quero ajuda-lo no planejamento de sua visita ao Machu Picchu pois pode ser um pouco confuso: Machu Picchu fica dentro do Vale Sagrado? É rápido chegar lá saindo de Cusco? É só comprar uma passagem de trem? Essas e outras respostas que te contar, então vamos lá..

     A primeira parte de sua viagem começa meses antes de embarcar: no planejamento. É CRUCIAL se organizar antes de ir, realizar agendamentos e comprar os passeios.. Deixar para comprar na hora H pode ser muito caro (vi preços até 7 vezes o valor que eu paguei antecipadamente) além do alto risco de não ter disponibilidade, os assentos nos trens e as entradas por dia a cidade dos incas são limitados. Então pesquise bem, procure um agente de turismo ou blogueiro que faça roteiro personalizado (euuuuuzinha rs) para não voltar frustrado de sua viagem, lá não é como na Disney que você pula num bus, chega no parque e pega a fila dos ingressos (amo a Disney e isso não é uma crítica, só uma comparação rs).

Onde fica o Machu Picchu? No povoado de Machu Picchu localizado aos pés da cidade chamada Águas Calientes, cerca de 115kms da cidade de Cusco.

E por que todo mundo vai pra Cusco ao invés de Águas Calientes? A infra-estrutura da cidade é um pouco melhor, os vôos são somente para Cusco, a maior parte das agências de passeios ficam lá e também tem um trem de Cusco para Águas Calientes.

DSCN9413

Cusco

Como chegar ao Machu Picchu de Cusco por conta própria?  Temos duas opções mais exploradas pelos turistas: trem & pela trilha Inca, se você ouvir falar de ônibus, avião, bicicleta ou qualquer outro meio caia fora. Jamais pense em alugar um carro para ir desbravando a região, não vai dar certo.

IMG_2131

Machu Picchu

Para embarcar na Trilha Inca recomendo fortemente procurar uma agência e não fazer sozinho em hipótese alguma, você irá passar dias caminhando e precisa da devida orientação (um dia eu volto pra fazer  essa trilha aí rs). Se eu fosse fazer a trilha compraria esse passeio aqui.

Para chegar de trem é mais tranquilo e você tem algumas rotas que podem ser perseguidas, você chega de trem até Águas Calientes através de uma das opções abaixo e na saída da estação já pega um micro ônibus (tem vários) até a entrada do Machu Picchu (10 minutinhos). O ponto crucial para chegar lá de trem é ter a passagem em mãos, nominais a você e as entradas para o Machu Picchu, por isso fica muita mais prático e seguro comprar o pacote completo do passeio com alguma agência de viagens que inclui tudo, eu comprei com a Viator e já conto já como foi. Para comprar suas passagens por conta procure nos sites da Peru Rail ou Inca Rail. Atenção na compra dos bilhetes pois tem categorias do luxo até o mais simples, a viagem é rápida então se você está contendo as despesas pode embarcar na econômica mesmo.

    –  Trem saindo de Cusco (Poroy): você pode pegar um trem direto na estação de Poroy para Águas Calientes, ele dura cerca de horas, é operado somente pela Peru Rail e pra chegar na estação de Poroy dá pra pegar um táxi no centro de Cusco e demora meia horinha. Mas o grande problema é que há somente um horário de ida 8am  chegando no Machu Picchu ao meio dia.

  – Trem de Ollantaytambo **rota mais usada pelos turistas**: apesar de ter que pegar uma van até Ollantaytambo antes de amanhecer é a melhor opção: o trem demora 1,5 horas para chegar até Águas Calientes e tem diversos horários, operados pela Peru Rail e Inka Rail.

IMG_2103

Trem de Ollantaytambo ao Machu Picchu – Aguas Calientes. Fomos de Inka Rail vagão econômico.

DSCN9669

O trem Inka Rail

DSCN9678

Segue como é o bilhete nominal

Preciso comprar as entradas ao Machu Picchu com antecedência? Onde comprar? A resposta é bem simples: Sim pois o número de pessoas por dia é limitado e compre somente no site oficial ou dentro de uma pacote com uma agência/site confiável.

ATENÇÃO: a partir de 01/Julho/2017 as entradas ao Machu Picchu terão os horários limitados em dois turnos. Então garanta que você fará a compra de seu ingresso no turno que de fato vai visitar pois ingressos de um período não serão aceitos em outros. Os horários serão:

Manhã: das 6am as 12pm

Tarde: das 12 as 17:30

Fonte: Ministério da Cultura de Cusco

Quero comprar o pacote completo ao Machu Picchu, onde e qual devo comprar? Há muitas opções de passeios para o Machu Picchu que você pode fazer, tem bate e volta de Cusco, tem incluindo pernoite em Ollantaytambo ou Aguas Calientes etc. Veja abaixo a lista de passeios e meus comentários. Sobre onde comprar, eu sou daquelas pessoas que faz tudo online e por todos os países que já rodei viajo com a Viator.com, nunca tive problema algum, pelo contrário.. sempre fui bem tratada e muitas vezes até com privilégios que outras agências não provem, no caso do Machu Picchu por exemplo eles deixaram meu pacote com as passagens de trem, entradas  e instruções no hotel um dia antes e ainda solicitaram na recepção do hotel para agendar um Wake-up call as 3:30am para eu não correr o risco de perder a van, demais né?! Por isso os recomendo para a compra de seu pacote ao Machu Picchu e os passeios que recomendo abaixo são deles.

Todos os passeios que estou recomendando são de ponta a ponta; incluem transporte de e para os locais mencionados, entradas ao Machu Picchu e inclusive a van local em Águas Calientes, sempre com um guia ou uma pessoa que te acompanhará até seu guia etc.

Entrada Antecipada ao Machu Picchu com Arqueologista: esse foi o que fizemos, é bem cansativo pois é bate e volta de Cusco, sai as 4am voltando por volta das 21pm pro hotel, mas ao mesmo tempo você não tem o desgaste de fazer uma malinha pra pernoitar em outra cidade, check out e check in etc. Uma van te busca no hotel, te leva até Ollantaytambo de onde você pega o trem até Águas Clientes e ao desembarcar o arqueologista estará te esperando para conduzir o passeio.

O que achei especial desse passeio é que você chega ao Machu Picchu bem cedo (sem o sol na nuca) e o fato de fazer o passeio todo com um arqueologista transforma a experiência; cada cantinho vai ganhando vida com a história contada, você descobrir o significado de cada pedra é sensacional. Não vou contar tudo em detalhes para não estragar a surpresa mas.. ao circular por lá pensem na água do povo Inca, na comida, na sociedade e derrame perguntas ao arqueologista, ele contará tudo!.Outro ponto positivo desse passeio é chegar cedo até a Puerta del Sol, a vista é mais bonita e a caminhada fica mais amena com o frescor da manhã.

Bate e volta ao Machu Picchu de Cusco: mesmo esquema do passeios acima; bate e volta de Cusco porém saindo do hotel uma horinha mais tarde (5am) e voltando por volta das 21pm, a grande diferença aqui é o horário de entrada ao Machu Picchu & a qualificação do guia que te acompanhará.

Pisac no Vale Sagrado

Nosso Arqueologista antes do passeio a Ollantaytambo no Vale Sagrado

Ollantaytambo

2 dias de passeio: Vale Sagrado (Pisca & Ollantaytambo), pernoite em Águas Calientes & Machu Picchu: Esse é o melhor passeio de todos!!! Se pudesse voltar no tempo faria ele ao invés de ter feito dois dias de bate e volta de Cusco (um para o Vale Sagrado e outro para Machu Picchu). O passeio ao Vale Sagrado é indispensável, então por que já não aproveitar e unir os dois em um único combo? Mesmo esquema dos outros passeios: a van te busca no hotel no dia 1 com um guia que te acompanhará no passeio, ao término do dia você embarca de Ollantaytambo para Águas Calientes e pode aproveitar a noite na cidade para descansar, conhecer a praça central, restaurantes etc. No dia seguinte cedo segue rumo ao Machu Picchu também com guia. Esse preço inclui a estadia, é ótimo!!

DSCN9690

Aguas Calientes aos pés do Machu Picchu

Qual a diferença entre Machu Picchu & Vale Sagrado? Machu Picchu é um povoado ao redor da cidade de Águas Calientes e onde está o sítio arqueológico mais famoso: a Cidade perdida dos Incas a qual chamamos de Machu Picchu. O Vale Sagrado é outro povoado composto por diversas cidades que também contam com diversos sítios arqueológicos importantes como por exemplo Pisac, Ollantaytambo, Maras, Moray, Chinchero etc. Não deixe de fazer pelo menos uma visita ao Vale Sagrado, escolha um passeio que contempla as cidades que mais lhe interessarem pois a cultura e a paisagem do vale também é muito interessante e complementa a experiência ” Machu Picchu”.

Qual passeio fazer no Vale Sagrado? Eu recomendo dois dias de passeio pelo Vale Sagrado para cobrir as seguintes áreas: Pisca, Ollantaytambo, Salinas de Mara – Moray e se possível os Canhões de Colca pois são os sítios mais interessantes, bonitos e com ricas histórias. Esses passeios também estão disponíveis no Viator, veja alguns links abaixo. S você optar pelo passeio de 2 dias ao Machu Picchu que menciono acima, pode programar um dia apenas para o Vale Sagrado (Maras, Moray e Canhões de Colca) pois no passeio ao MP você vai começar pelo Vale Sagrado (Pisca & Ollantaytambo).

Pisac & Ollantaytambo

Maras & Moray

Tipon, Pikillacta e Andahuaylillas

Chinchero, Maras, Moray & Ollantaytambo – Se você tiver somente 1 dia p/ o vale e 1 dia p/ o Machu Picchu escolha esse passeio para o dia do vale.

Acho que essas são as principais dicas!! Qualquer dúvida é só perguntar que tento responder. Em outros posts conto com mais detalhes cada passeio que fiz. Espero que curtam a viagem pois é uma região fantástica!!

Veja outros posts sobre o Peru:

Peru Completo: 10 dias em Lima, Cusco, Puno e Arequipa

3 opções de hotéis em Lima no Peru

Desbravando Lima no Peru

Dicas do que fazer em Cusco – Peru

Puno, lago Titicaca e as ilhas flutuantes de Uros no Peru

Conhecendo a charmosa cidade de Arequipa no Peru

Mochilando pelo Peru – relato da leitora Elisa Vasconcelos

Quanto custa uma viagem ao Peru?

Planejando sua viagem em parceria com o blog:

bookingReserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Conte com opções de cancelamento gratuito, pagamento antecipado e com a confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis.

viatorCompre passeios guiados, privativos, transfers e ingressos com a Viator Tours. Deixe que a Vitor organiza seus passeios por você com tours privados, em grupos, saída e retorno do seu hotel, ingressos, shows, city pass, fura filas e muitas outras opções.

cxbncv7e0ug4s8cAluguel de carro no mundo todo, com descontos de até 60%, em 12x sem juros e sem cobrança de IOF através da RentCars. Ela compara todas as operadoras atuantes de seu destino oferecendo melhores tarifas e condições. Flexibilidade e segurança para suas próximas Road Trips.

Chip de celular internacional com cobertura em mais de 140 países, pré pago, internet 4G ilimitada, comprado aqui no Brasil e entregue em sua casa antes de sua viagem. A EasySim 4 U presta esse serviço maravilhoso para você já chegar conectado em seu destino.

     O Machu Picchu é uma daquelas atrações que todo mundo tem vontade de conhecer, seja pela beleza, pela história, pelo mistério ou até mesmo pela energia que o lugar transmite. A crença é muito forte no Peru que tem gente que visita o local todos os anos. Eu fui e AMEI, me apaixonei pelo Machu Picchu (também chamado de cidade perdida dos Incas), pelo Vale Sagrado e toda a região que transborda histórica e cultura Inca. Nesse post eu quero ajuda-lo no planejamento de sua visita ao Machu Picchu pois pode ser um pouco confuso: Machu Picchu fica dentro do Vale Sagrado? É…

Review Overview

User Rating: Be the first one !
0

Sobre Luciana de Campos Assis

Turistar é minha vida! Cada viagem é única, transformadora e sempre apaixonante! Um vício mais do que delicioso! Já conheci cerca de 20% desse mundo; 122 cidades visitadas em 31 países e a parte mais gostosa é voltar pra casa e contar todos os detalhes aos leitores da Turistando com a Lu.

10 comentários

  1. Lu, não vejo a hora de conhecer! Tô aqui juntando coragem pra levar o Léo (8 anos) na mochila! Adorei o post. Favoritado!

  2. Muito legal as informações Lu!

    Eu irei em abril de 2017, ficarei por 11 dias.
    Chego dia 21 em lima (as 12h) permaneço lá até dia 24 qdo chego em Cusco (chego em Cusco na madrugada).

    Gostaria de sugestões (apesar de anotar e querer fazer quase td do jeito q explicou) para os passeios em saindo de Cusco principalmente.

    Fiquei com uma dúvida, no passeio de 2 dias q vc disse Q se arrependeu e q faria já estaria incluso hospedagem em águas calientes, é isso?!

    Se não for incomodo, gostaria de um roteiro para todos os passeios q vc recomenda do dia 24 ao dia 29 lá em Cusco.

    Obrigado e parabéns pelo blog!

  3. Luciana,
    Boa tarde!

    Muito interessante suas dicas sobre Machu Picchu!!! Eu minha esposa estamos nos programando para realizar esse passeio durante o feriado de maio (26/05 à 29/05). Sabemos que temos apenas 2 dias para curtir o passeio, afinal pelo que vimos, a viagem de avião dura um dia inteiro. Por sua experiência, gostaria de sanar algumas dúvidas:
    1-Visto que só teremos a quinta e a sexta (27 e 28/05), compraremos o passeio de 2 dias (aquele que você disse que faria se voltasse no tempo). Nesse passeio, seremos pegos no hotel que estivermos hospedados em Cusco?

    2-O guia que nos acompanharia nesse passeio, temos opção espanhol ou somente inglês?

    3-Devido à nosso tempo curto, o que você recomenda para amenizar o soroshe (Mal das alturas)?

    Grato por sua ajuda.

    • Olá Marlon!! Fico feliz que o post ajudou.

      Para o Soroche tome muita água, muita água e muita água rs. E chegando em Cusco já tome um chá de coca no hotel, o que ajuda também é levar uma térmica pequena e caminhar pela cidade com o chá de coca, aí de hora em hora você toma um golinho. E sempre tomando bastante água.

      Uma dúvida, você chega em Cusco no dia 26 certo? Ai tem os dias 27 e 28 inteiros para os passeios? O passeio de dois dias busca no hotel sim. Sobre inglês e português, geralmente tem nos dois idiomas. O que podemos fazer é o seguinte.. depois que você comprar (se conseguir comprar pelo link que coloco no post), me manda os vouchers depois que eu entro em contato com a agência local (tem duas operadoras) e faço as confirmações: passo os dados do hotel que vocês estarão, confirmo o “pick up”, a língua do passeio e mais detalhes 🙂

      Vamos nos falando… anota meu endereço de e-mail pra falarmos: lcamposassis@gmail.com

      Abraços! E se preparem.. vocês vão amar!!!

Deixe seu comentário aqui