Passeio com degustação pela vinícola Santa Rita em Santiago

Vamos falar de mais um passeio com degustação de vinhos e dessa vez fomos para a vinícola Santa Rita em Santiago do Chile. Localizada no Valle de Maipo a cerca de 40kms da capital chilena, a Santa Rita está bem preparada para receber turistas, tem diversas opções de tours incluindo em Português, um restaurante, um café, um museu e paisagens lindas. Ah, e claro, vinhos deliciosos e de alta qualidade.

 

Vinícolas em Santiago e as regiões produtoras de vinho no Chile

Como é o passeio pela vinícola Santa Rita em Santiago:

O passeio tem duração de uma hora, mas chegue cedo a vinícola para aproveitar o espaço que tem por lá, é muito agradável. Você pode tomar um café na cafeteria curtindo a cordilheira ao fundo, passear pelas parreiras cercadas de flores e tirar muitas fotos. Há um museu andino no local, achei bem interessante e recomendo reservar cerca de 30 minutos para visita-lo.

Bem vindos a vinícola Santa Rita, essas plantações de lavanda deixam o ambiente deliciosamente perfumado
Essa é a área externa, o café e restaurante estão ao lado oposto do museu andino
Um pouco da área externa onde você pode passear antes do tour
Ainda na área externa, parreiras e flores

Começamos o tour pelas parreiras de uvas que são usadas na produção de alguns dos vinhos da Santa Rita. Aqui nossa guia contou sobre a história da família e falou sobre os tipos de uva que a esse vinhedos produz: Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay e Cabernet Franc. Também explicou as linhas de vinhos da Santa Rita, são nove categorias sendo as mais populares o 120 e Tres Medallas. A linha Casa Real é de vinhos mais elaborados e sofisticados.

Próxima parada do tour é no saguão de tonéis onde os vinhos descansam. Aqui falamos muito sobre esse processo de descansar e da importância de deixar os vinhos em tonéis de carvalho para adicionarem sabores e aromas aos vinhos. Falamos muito sobre o famoso “tanino” que está presente em vinhos tintos, confesso que não havia entendido exatamente o que ele é até esse passeio.

–> O que é o tanino? Basicamente o tanino é uma substância química encontrada em frutos (neste caso, nas uvas) que tem ação oxidante mantendo as pragas longes. Após a produção do vinho, o tanino é responsável por dar corpo e deixar o vinho mais intenso. Ou seja, forte presença de taninos é igual a um vinho encorpado e intenso. Para equilibrar e suavizar os vinhos tintos é necessário controlar a ação desses taninos.

Essa vista linda <3
E essa outra vista também linda

Passamos rapidamente pela área onde os vinhos são engarrafados e etiquetados. Essa parte do passeio foi muito interessante pois a linha de produção estava ativa. Ela fica toda exposta aos turistas através de janelas de vidros. Outra experiência que eu nunca havia presenciado, a linha em atividade total. Fechamos o passeio com uma visita a cave subterrânea onde há vinhos centenários e históricos. É neste local que ocorre a degustação de três vinhos da Santa Rita: 

  • Sauvignon Blanc da linha 120
  • Carmenere da linha Medalla Real
  • Red Blend da linha Secret reserve – o que mais goste! Eu amo blends e esse é fácil fácil de tomar.

Sala de degustação na cave
Barricas de vinhos descansando, passamos por elas antes da degustação
Linha de produção para embalar e colocar rolhas em atividade

Ao final de toda essa experiência você vai ara a loja da Santa Rita e pode comprar vinhos com preços especiais. A taça que você usou durante a degustação também é brinde 🙂

Curiosidade sobre o nome do vinho 120; ele leva esse nomes pois a vinícola Santa Rita foi o refúgio de 120 soldados que retornaram pra casa após a batalha pela independência do Chile. Esse passeio descrito acima foi o Tour Clássico, há muitas outras opções de tours oferecidos pela vinícola Santa Rita, inclusive um Bike Tour. Dá uma espiadinha nesta página deles que você encontrará o tour mais adequado a sua viagem.

Museo Andino:

É pequeno, simples e rico em história. Conta, através de objetos e roupas, um pouco da história do povo dos Andes. O que mais me encanta na história desse povo do alto da montanha é a forma como viviam (ou sobreviviam) de maneira inteligentíssima. Aqui no museu andino você verá objetos que era usados no dia a dia das aldeais, não tem muito a ver com o vinho, exceto que a origem desses objetos é a cordilheira dos Andes, pano de fundo das principais regiões produtoras de vinhos aqui da América do Sul.

Se você também se interessa por essa parte histórica dos Andes e sobre o povo da montanha, recomendo a leitura sobre Salta na Argentina e sobre o Peru, mais especificamente sobre Arequipa. Dois lugares que me deixaram de queixo caído com esse tema.

Área externa do museu andino
Uma pequena parte da área interna do museu

Como visitar a vinícola Santa Rita em Santiago:

Você pode ir por conta ou com tour privado. Eu sempre recomendo tour privado pois acho mais organizado, prático e seguro. Neste caso você pode contratar um passeio para unir a visita à vinícola Santa Rita com outras da região; pode ser a Concha y Toro, Aquitania etc.

Passeio com degustação pela vinícola Concha y Toro em Santiago

–> Indo por conta própria – metrô + táxi: você precisa pegar o metrô até a estação Los Heroes e de lá tomar um táxi até a vinícola. Demora cerca de 45 minutos e o táxi vai custar mais ou menos 13 mil pesos (o valor da corrida com 4 pessoas).

–> Opções de tour privativos:

Vinícola Santa Rita saindo de Santiago

Visite as vinícolas de Santa Rita, Concha y Toro e Undurraga saindo de Santiago

Passando uma noite na vinícola Santa Rita – Hotel Casa Real:

Minha última dica vai para quem tem um tempinho extra e pode dedica-lo a essa experiência inusitada. Você pode passar uma noite em um casarão histórico localizado no belíssimo complexo onde está o vinhedo Santa Rita. Um hotel boutique, romântico e com uma riqueza de detalhes inigualáveis. Se você tiver uma noite extra viva essa hospedagem luxuosa, você pode inclui-lo no final da viagem e aproveitar o transfer para o aeroporto que é oferecido pelo hotel.

Foto divulgação; Hotel Casa Real

Bom pessoal acho que é isso, um passeio gostoso para ser feito em família, com amigos e até mesmo se você estiver viajando em casal. Um lugar agradável, bons vinhos, ótima infra e um plus que é o museu andino. 

Siga o blog pelas redes sociais:  

Planejando sua viagem em parceria com o blog:

bookingReserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis

Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom TURISTANDO5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto. 

cxbncv7e0ug4s8cAluguel de carro no mundo todo, com descontos de até 60%, em 12x sem juros e sem cobrança de IOF através da RentCars. Ela compara todas as operadoras atuantes de seu destino oferecendo melhores tarifas e condições. Flexibilidade e segurança para suas próximas Road Trips

Get Your Guide é uma opção que tem TUDO para sua viagem e com melhores preços; tours privados, transfers, ingressos fura filas, experiências e muito mais. Só o ingresso? Eles tem! Ingresso com transporte? Eles tem! Uma experiência completa por determinada região? Eles tem!

viator Tours guiados e privados, transfers e ingressos com a Viator Tours. Sua viagem toda organizada e independente com a Viator, a maior parte dos passeios são privados ou pequenos grupos, saída e retorno do seu hotel incluindo ingressos e transporte. Experiência completa.

Gostou do post sobre a vinícola Santa Rita em Santiago do Chile? Deixe seu comentário ali embaixo 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.