Como é a visita a vinícola Peterlongo em Garibaldi Rio Grande do Sul

“Benditas sejam as mulheres, pois elas fazem tudo com amor” a frase de Armando Peterlongo que abriu portas para muitas famílias no Rio Grande do Sul. A Peterlongo foi a primeira produtora de vinhos da Serra Gaucha a contratar mulheres conforme as leis trabalhistas. Esse é um dos fatos interessantes e históricos que você descobre durante a visita a vinícola Peterlongo em Garibaldi. A casa também foi pioneira na produção de vinhos “moscato tipo champanhe” aqui no Brasil, um monte de surpresas gostosas neste passeio.

Leia também: Roteiro e dicas para conhecer o vale dos vinhedos na Serra Gaúcha

Sobre o passeio:

Pra começar com chave de ouro, a vinícola é linda! Localizada em um casarão estilo castelo construído em 1930 pelo co-fundador da empresa Armando Peterlongo, filho de imigrante italiano que veio construir um sonho no Brasil; sua própria vinícola. Ele não só realizou esse sonho como também deixou um legado para as próximas gerações, a vinícola Peterlongo é atualmente vencedora de muitas medalhas e prêmios mundo afora. Em 2016 o espumante Peterlongo Presence Moscatel recebeu medalha de ouro em evento espanhol.

Fachada da vinícola
Degustação de vinhos no jardim da Peterlongo

Booking.com

Depois de curtir um pouco a arquitetura da vinícola e tirar algumas fotos, começamos o passeio pela fábrica e armazéns. O guia que nos acompanhou foi contando todos esses fatos históricos que menciono aqui no post e explicando mais sobre as plantações de uva da empresa, sobre o processo de produção de espumantes usados (charmat e champenoise) etc.. Durou cerca de uma hora e foi bem interessante, passamos por uma sala com exposição de carros antigos e por outra sala com os maquinários usados antigamente para a produção dos espumantes. 

Encerramos o passeio com a degustação de três espumantes no belíssimo jardim da vinícola. Também apreciamos uma abertura de garrafa com espada (sabragem) e aprendemos um pouco mais de cada bebida degustada, veja abaixo os detalhes de cada uma delas. Ganhamos as taças de recordação 🙂

Garrafas dos espumantes que provamos
Moscatel Rosé
Esse jardim é lindo demais, super aconchegante e ótimo pra curtir a degustação
Exposição de carros antigos durante o passeio
Uma das inúmeras máquinas antigas que vimos no passeio, algumas datadas de quando a Peterlongo foi aberta
Garrafas de espumantes descansando , antes do processo de gaseificação (que na verdade é pra gerar as boinhas)

Onde ficar no Vale dos Vinhedos: review de hospedagem na Pousada Castello Benvenutti

Há uma segunda opção de passeio com degustação e harmonização, achei bem interessante mas não estava disponível no dia que estivemos lá. Então se você tem interesse nele é melhor fazer uma pré-reserva pelo site. Para essa visita e degustação simples que conto aqui não é necessário agendamento, custa R$20 e você recebe R$10 em desconto para adquirir produtos na loja de varejo que está bem na entrada da Peterlongo.

Mais uma vista do lindo jardim da vinícola
Siga o blog pelas redes sociais:   

Planejando sua viagem em parceria com o blog:

bookingReserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis

Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom TURISTANDO5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto. 

cxbncv7e0ug4s8cAluguel de carro no mundo todo, com descontos de até 60%, em 12x sem juros e sem cobrança de IOF através da RentCars. Ela compara todas as operadoras atuantes de seu destino oferecendo melhores tarifas e condições. Flexibilidade e segurança para suas próximas Road Trips

Get Your Guide é uma opção que tem TUDO para sua viagem e com melhores preços; tours privados, transfers, ingressos fura filas, experiências e muito mais. Só o ingresso? Eles tem! Ingresso com transporte? Eles tem! Uma experiência completa por determinada região? Eles tem!

viator Tours guiados e privados, transfers e ingressos com a Viator Tours. Sua viagem toda organizada e independente com a Viator, a maior parte dos passeios são privados ou pequenos grupos, saída e retorno do seu hotel incluindo ingressos e transporte. Experiência completa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.