Roteiro Gramado 4 dias: veja tudo o que fazer em Gramado & Canela

Se você pretende conhecer essa região tão linda do Sul do Brasil, vai amar esse Roteiro em Gramado com dicas do que fazer em 4 dias, incluindo a charmosa cidade de Canela.

Dá pra montar um Roteiro Gramado 4 dias e ainda conhecer Canela? Dá pra fazer isso sim, perfeitamente! Vou explicar em detalhes como executar essa missão sem ser cansativo.

Leia também uma lista completa com todos os pontos turísticos de Gramado e Canela

Roteiro Gramado 4 dias

4 dias em gramado e canela
Área central de Gramado

Roteiro Gramado 4 dias incluindo Canela: elas são as duas cidades mais queridas e turísticas do Rio Grande do Sul. Uma região típica de inverno mas que também é deliciosa no verão, recheada de atrações para todas as idades, com excelente gastronomia e ótima infra turística.

Tem um montão de coisas para fazer em Gramado e Canela, todas muito boas. Eu diria que é um destino para se visitar a cada dois ou três anos, de verdade! Há inúmeras possibilidades de roteiro em Gramado!

Aqui falaremos de um roteiro de 4 dias porém, se você tiver mais dias e quer aproveitar com mais tranquilidade ou desbravar afundo a região não se preocupe, no final do texto te dou todas as dicas que precisa para esticar sua viagem para 5, 6, 7 ou até 10 dias!

Leia mais: Onde se hospedar em Gramado

Como chegar em Gramado e Canela

roteiro gramado
Bem vindos a Gramado – foto Lu

Não há aeroportos em Gramado e Canela, com isso a melhor maneira de chegar até elas é voando para Porto Alegre (Aeroporto Internacional Salgado Filho) e de lá seguir viagem para Gramado com um carro alugado ou de ônibus. Ambas são alternativas bem tranquilas, já provamos as duas.

De carro, alugamos com a Rentcars com retirada direto no aeroporto de POA e foi ótimo, seguimos viagem para começar nosso roteiro Gramado com muitas paisagens lindas pela janelinha. De ônibus usamos a Citral, empresa local excelente.

Uma dica especial: se o seu voo chegar muito tarde em Porto Alegre, recomendo dormir em algum hotel ao redor do aeroporto e seguir viagem no dia seguinte. Em nossas idas a região fizemos isso e foi maravilhoso e muito mais proveitoso.

Sugiro dormir no Ibis Porto Alegre Aeroporto que é uma opção econômica e confortável. Ou no Novotel Porto Alegre Airport caso você tenha algumas horinhas para descansar mais tranquilamente e até curtir uma piscina, sauna e a academia.

Leia mais: Como chegar em Gramado e Canela

Quando ir

o que fazer em gramado e canela
Friozinho e sol gostoso em Julho – foto Lu

As duas cidades estão localizadas na Serra Gaúcha e com isso as temperaturas caem bastante durante o inverno. Mas vejam bem, esse fator “frio” é um dos atrativos turísticos da região.

Durante o inverno, você se hospedará em chalés típicos, irá passear por ruas recheadas de árvores amareladinhas, tomar chocolate quente pra aquecer o coração e aproveitar muito o clima. Durante o verão você vai aproveitar ao máximo a infra dos hotéis com piscinas e etc.

Ou seja, é um destino que dá pra ir o ano todo! Basta você decidir o que exatamente quer curtir por lá. Ou seguir meu conselho e ir em diferentes épocas realizando diversas viagens rsrs.

Uma época movimentada é entre Outubro e Dezembro, quando acontece o Natal Luz, um evento muito especial para a região. A cidade conta com decoração elaborada, programação de shows, desfiles de carros alegóricos natalinos, musicais e espetáculos. Certamente lindo não é mesmo?

Já em Agosto quem toma o controle da cidade é o Festival de Cinema de Gramado que a deixa bem movimentada também, veja mais sobre esse evento aqui no site oficial.

E durante as férias escolares, em especial as de julho, o destino também fica bem cheio em virtude da grande oferta de atrações infantis. Então eu tentaria evitar estas datas de pico se possível mas, não descartaria ir durante elas pois a cidade é muito bem preparada para o turismo.

Leia mais: Seguro Viagem Nacional – vale a pena? Entenda TUDO sobre o tema!

Onde se hospedar – Gramado ou Canela?

o que fazer em gramado e canela
Sky Hotel – foto divulgação

Há muitas opções de hotéis tanto em Gramado quanto em Canela, alguns na metade do caminho entre elas. Eu preferi me hospedar em Gramado pela proximidade da maior parte das atrações e dos restaurantes.

Melhor região é a central usando a Rua Coberta como ponto de localização, até 800 metros dela você estará super bem localizado e eventualmente pode até caminhar para algumas atrações. Outros bairros interessantes são:

  • Região do Lago Negro
  • Bairro Planalto
  • Bavária
  • Bairro Floresta

Optei pelo Hotel Sky que fica algumas ruas pra cima do miolinho do centro. Ele está bem centralizado, tem uma certa tranquilidade e ótimo custo benefício (estrelas x preço). Fiz um review completinho sobre a hospedagem neste outro post aqui.

Vou listar abaixo outras opções de hotéis que recomendo, por região:

Essas são as minhas principais recomendações. De qualquer maneira, o link abaixo vai listar TODOS os hotéis de Gramado e Canela pra você poder navegar mais:

Confira aqui a lista completa de hotéis em Gramado e Canela

Como se locomover para aproveitar esse Roteiro Gramado 4 dias incluindo Canela

o que fazer em gramado em 4 dias
Rua Coberta – foto Lu

Alugar um carro para passear pelas duas cidades é uma excelente opção pois há estacionamentos em todas as atrações e dirigir por lá é bem tranquilo. Com crianças pequenas eu diria que essa deve ser sua escolha, especialmente para o percurso de/para Porto Alegre.

Outra opção é usar o Bus Tour, também muito tranquila, econômica e confortável. O único ponto a desejar é que você fica preso aos horários do ônibus (que pode ou não ser um problema). Vou explicar melhor.

O Bus Tour é aquele famoso ônibus turístico de dois andares no qual o turista pode subir e descer quantas vezes quiser ao longo de 1 ou 2 dias. O de 2 dias e é o ideal para conhecer tudo: um dia você faz a rota sentido Gramado e no outro sentido Canela.

O roteiro Gramado 4 dias que indico abaixo foi todo feito seguindo essa ordem do Bus Tour. E se você preferir alugar carro também faz mais sentido seguir essa rota.

Onde comprar o Bus Tour -> dá pra comprar para 1 ou 2 dias antecipadamente pelo site da Easy Travel Shop. Ou deixar pra comprar lá, no centro de Gramado bem pertinho da rua coberta. Aí vai o link para comprar com a Easy Travel Shop antecipadamente e em parceria com o blog: Bus Tour.

O que fazer em Gramado e Canela – roteiro de 4 dias

lago negro gramado
Lago Negro – foto Lu

Antes de falar detalhadamente o que você deve fazer em cada dia deste roteiro, quero tirar uma dúvida que é constante por aqui: quanto tempo ficar em Gramado e Canela? Quatro dias serão suficientes?

Gramado e Canela são destinos recheados de atrações e que se renovam constantemente. Dito isso, você sempre voltará de lá com gostinho de quero mais: um parque novo, uma vinícola que oferece experiências novas, aquele restaurante que está bombando e você não conseguiu reservas e etc.

Então, gosto de dizer que Gramado e Canela são destinos para você curtir em muitas viagens ou planejar uma viagem de 10 dias para ver TUDO! Mas, com esse roteiro de 4 dias você verá as principais atrações de ambas cidades e ainda viverá algumas experiências da região.

Confira aqui as novidades de Gramado

Dia 1: City Tour em Gramado

atrações de gramado e canela
Lavandário – Le Jardin

Vamos supor que esse seja o dia que você chega em Gramado e que ainda tenha a tarde livre ta?! Se esse não for o caso, considere esse dia 1 o segundo de sua viagem.

Comece com um almoço na Rua Coberta para já conhecer o centrinho da cidade. Opte por um restaurante com mesas na calçada para curtir o movimento. Uma outra boa pedida é conhecer o Hard Rock Café Gramado que fica a 450 metros da Rua Coberta, próximo a Praça das Etnias.

A famosa Rua Torta também fica bem pertinho da Praça das Etnias e é uma parada rápida. Após o almoço sugiro uma voltinha ao redor para conhecer a Igreja Matriz São Pedro, o Palácio dos Festivais e talvez comprar algo no shopping Largo Borges.

Mas nada muito demorado para aproveitar a tarde em atrações que ficam mais distantes, esse passeio todo levar cerca de 20 minutinhos caminhando, veja aqui. E você certamente voltará para esse região em outros momentos. Pegue o Bus Tour seguindo o seguinte roteiro nesta tarde:

  • Lago Negro – um parque lindo, tranquilo, com pedalinhos, rodeado de árvore e que rende fotos lindas
  • Cristais de Gramado – uma loja e fábrica onde você pode aprender como são feitos os cristais.
  • Le Jardin – Lavandario – um jardim enorme recheado de flores e lavandas. Há também uma lojinha de produtos feitos a base de lavanda.
  • Gramado Zoo – recomendo essa parada caso você esteja com crianças.
  • Reino do Chocolate Caracol – uma loja de chocolates com uma divertida aventura pelo mundo do cacau, lúdico para as crianças e saboroso demais para todos da família.
  • Dreamland: Museu de Cera – uma das atrações mais divertidas aos olhos das crianças, eu particularmente pularia ela se não tiver muito tempo rsrs. Mas se der para encaixar, é bem engraçada.

Todas essas atrações acima são paradas do ônibus turístico e nessa ordem exata. A Dreamland fica do outro lado da rua do Reino do Chocolate e ambas estão na rota de volta do Bus Tour, quando você já estiver retornando ao centro da cidade. Para a rota de carro alugado, clique aqui.

Para fechar o dia, recomendo jantar em um dos restaurantes abaixo, todos no centro próximos ao término do roteiro deste dia.Isso lhe permitirá esticar até o jantar e voltar cedo ao hotel. Voltar pro hotel para um banho antes do jantar também será tranquilo, especialmente se estiver hospedado no centro.

  • Chateau de La Fondue – para sequência de foundue – esse é um restaurante lindo e um pouco mais caro
  • Malbec– pratos diversos, sequência de fondue e mesas externas com aquecedor e cobertinhas nas cadeiras
  • Pizzaria Cara de Mau – para quem vai com crianças é imperdível, toda temática de Piratas. É essencial comprar ingresso antecipadamente e eles são vendidos apenas pelo site oficial
  • Le Belle Canto – é um restaurante que fica na região central porém algumas ruas mais afastadas do burburinho, ele tem um menu excelente e preços mais amenos.

Dia 2: City Tour em Gramado + Canela

roteiro gramado
Mini Mundo – foto Lu

Para este dia do roteiro Gramado 4 dias, planeje-se sair logo cedo do hotel para aproveitar ao máximo, mas anote: os cafés da manhã de Gramado e Canela são perfeitos! Dignos de serem aproveitados com calma, então reserve uma horinha para essa tarefa rs.

Uma dica importante; se no processo de escolha do seu hotel em Gramado você passar críticas do café da manhã, PULA FORA. Não cai na cilada de se hospedar em um lugar com críticas da principal refeição do destino! Veja nossas recomendações de hotéis abaixo novamente!

Bom, comece o dia visitando o Mini Mundo (ainda em Gramado), é a atração que abre logo cedo e também ponto de parada do Bus Tour. De lá, siga sentido a Canela para conhecer a belíssima Catedral de Pedra (Paróquia Nossa Senhora de Lourdes) e dar um passeio pelas ruas da cidade.

SUPER IMPORTANTE para quem estiver com o Bus Tur -> pegue o ônibus no sentido de Canela, caso contrário você passará 2 horas até chegar a estes pontos mencionados.

Almoce no restaurante Empório Canela que é fantástico e fica pertinho da Catedral. Bistrô com decoração aconchegante, comida de qualidade e com melhor preço que vi em toda viagem. Tradicional sopa de capeletes por R$28,00 com cestinha de pães, por exemplo. 

Curta um pouco os arredores e siga rumo as demais atrações;

  • Skyglass Canela – a mais nova atração para os aventureiros (ou não). Ela é a maior plataforma de vidro do mundo & de quebra tem um brinquedo que dá uma voltinha por ela com você e suas perninhas soltinhas.
  • Parque do Caracol – visitei a Cascata do Caracol por dentro do parque. Não desci nos Bondinhos Aéreos pois era outra parada e uma taxa a mais para ter praticamente a mesma vista da cascata que tive no parque.
  • Mundo Gelado do Capitão – esculturas de gelo e um passeio bem animado para as crianças.
  • Castelinho do Caracol – antiga casa de uma família alemã que imigrou para o Brasil. A parada aqui foi pra comer o melhor Apple Strudel da vida!!! Dica da minha mama que valeu ouro 😉
  • Mundo de Chocolate Lugano – de volta ao centro de Gramado. Essa atração é imperdível para crianças e amantes de chocolate. Tem esculturas gigantes de chocolate, uma torre Eiffel maior que a gente por exemplo. Sem contar que os chocolates Lugano são os melhores.

Neste momento do dia, recomendo voltar pro hotel para descansar um pouco antes de sair pra jantar. Se você tiver energia e não quer essa pausa, vá conhecer o Mundo a Vapor.

Há um passeio que é novidade por este lado, caso você queira, inclua em seu roteiro logo pela manhã ou no final deste dia: Pé da Cascata Explorer. Ele é coordenado pela Brocker Turismo e é composto de uma trilha literalmente até o pé da cascata, e claro, acompanhado de um belo café da manhã.

Essa é uma noite propicia no roteiro Gramado 4 dias para provar a sequência de foundue, você andou bastante e vai desejar uma refeição acolhedora. Escolhi o restaurante Carlitos pois foi um dos únicos que aceitou servir a sequência para uma pessoa apenas.

Dica de leitura para se aprofundar no tema de Onde comer Founde em Gramado do blog Vamos por Aí

roteiro gramado
Catedral de Pedra em Canela – foto Lu
roteiro gramado
Empório Canela
roteiro gramado
Um pouquinho de gelo pras crianças foto Lu
roteiro gramado
Por dentro do Mundo Gelado – foto Lu
roteiro gramado
Logo ao lado está o Castelinho Caracol e o melhor Apple Strudel da VIDA – foto Lu
brasil destinos
Gente, é bom demais!! Vocês precisam provar S> Foto Lu
sul do brasil
Cascata do Caracol vista do Parque do Caracol – foto Lu
dicas de viagem pelo brasil
Mundo de Chocolate e essa fonte doida na entrada. Pensa num lugar com o melhor cheiro do mundo!!! Foto Lu
o que fazer em gramado e canela
Essa é uma escultura de quase 2 metros de altura que levou 85 horas para ser produzida, toda de chocolate – foto Lu

Dia 3: Passeio pela Serra Gaucha

Neste dia recomendo uma pausa nas atrações das duas cidade para fazer um passeio pela Serra Gaúcha. Há diversos deles e que atendem a todos os gostoso (e bolsos). O mais conhecido de todos é o Tour de Uva e Vinho para conhecer as cidades de Nova Petrópolis (Labirinto Verde), Garibaldi (vinícola Garibaldi), Bento Gonçalves (Epopeia Italiana). 

Tour Uva e Vinho com passeio da Maria Fumaça em Gramado

Vou listar abaixo outras opções de passeios pela Serra Gaúcha mas confesso que sou a favor de você planejar uma viagem dedicada a essa região (Bento Gonçalves e Garibaldi). Em nossa primeira ida a Gramado e Canela, voltamos com gostinho de quero mais. Com isso fizemos uma viagem dedicada ao Vale dos Vinhedos na Serra Gaúcha – leia aqui como foi.

roteiro gramado
Passeio de Maria Fumaça em Bento Gonçalves – foto Lu
roteiro gramado
Labirinto Verde em Nova Petrópolis – foto Lu
o que fazer em gramado e canela
Fonte de vinho na vinícola Garibaldi na cidade de Garibaldi – foto Lu

Dia 4: Parques em Gramado

Neste dia quatro de nosso roteiro em Gramado recomendo curtir um ou dois dos principais parques temáticos de Gramado. Minhas dicas ficam para a Terra Mágica Florybal e para o Snowland. A Terra Mágica é mais indicado para quem viaja com filhos no entanto o Snowland é incrível e super adequado para todas as idades (incluindo adultos).

Algumas dicas super importante para conhecer e aproveitar bem o Snowland:

  • Compre o ingresso ANTES da viagem. Recomendo comprar online AQUI
  • Chegue cedo, o parque abre as 10am, o ideal é chegar lá por volta das 9:40am
  • Vá direto para a Montanha de Neve que logo que o parque abre ela está mais vazia
  • O parque oferece roupas adequadas para a brincadeira mas fica a dica para vestir meias grossas e evitar aquele incômodo de frio nos pés
  • Leve um par de luvas extras para as crianças (e/ou adultos que também queiram brincar na neve rs). O parque fornece luvas mas no nosso caso, a pequenina Helena quis brincar com bolinhas de neve e ficou tudo molhado. A luva extra nos salvou!
  • A Patinação no Gelo está inclusa no ingresso e é bem divertida. Enquanto as crianças fazem a festa na pista de gelo, os pais podem se distrair com algumas lojas de souvenier ao redor.

roteiro gramado
Um pouco mais de Gramado.. restaurante embaixo do Museu do Cinema – foto Lu
roteiro gramado
Maravilhosa a natureza 🙂 Foto Lu
roteiro gramado
Pelas ruas do centro de Gramado Foto Lu

O que fazer em Gramado e Canela por mais dias?

Roteiro Gramado 3 dias – no geral, 3 dias completos é tempo suficiente pra conhecer praticamente tudo e desbravar o que fazer em Canela e Gramado. Eu particularmente gosto muito dessa região então 4 dias em Gramado ao meu ver seriam perfeitos mas também em 3 dias será muito produtivo.

Considerando que você terá um quarto dia para conhecer um pouco da Serra Gaúcha. No entanto, se você pretende fazer uma viagem mais longa (e eu acho SUPER VÁLIDO pois a região tem muito a oferecer), recomendo, além das atrações acima, conhecer:

  • Aldeia do Papai Noel
  • Alpen Park
  • Bier Park
  • Casa do Colono
  • Fábrica de Chocolates Prawer
  • Fabulosa Fábrica de Cerveja
  • Fonte do Amor
  • Harley Motor Show Gastrobar
  • Hollywood Dream Cars – Museu do Automóvel
  • Museu dos Beatles – Canela
  • Parque Olivas de Gramado
  • Praça das Etnias
  • Rua Torta
  • Vale dos Dinossauros
  • Zoológico de Gramado

No centro de Canela você pode comer uma deliciosa pizza em um restaurante todo temático de bruxas na Toca da Bruxa e aproveitar para ver a Catedral de Pedra iluminada e colorida. Pode também incluir mais alguns itens no menu da viagem como o famoso Galeto do Sul, talvez uma noite gaúcha e aproveitar o Boreal Ice Bar, um bar de gelo no centro de Gramado.

Também aproveito a oportunidade e deixo links de blogs amigos que falam sobre a região e que podem complementar sua viagem e o roteiro 4 dias Gramado, confira abaixo.

Não deixe de conferir a dica da Tati do blog Cheap Trip sobre o Cânion do Itaimbezinho em Gramado

Leia mais sobre a Catedral de Pedra & sobre o Alpen Park com a Tharsila do blog Mapeando Mundo

Salve esse artigo Roteiro Gramado 4 dias em seu Pinterest:

Se tiver alguma dúvida sobre esse roteiro Gramado 4 dias e mais dicas do que fazer em Gramado em 4 dias incluindo Canela é só deixar um comentário ali embaixo.

Planeje sua viagem em parceria com:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários:
Janaina Ferreira disse:

Oi Lu, obrigada por compartilhar sua experiência e principalmente seu roteiro, estou começando a preparar o meu para outubro, vou ficar cerca de 5 dias e amei seu roteiro. Se puder me dizer, com quanto tempo de antecedência você comprou os ingressos dos passeios ou quanto tempo antes você indicaria comprar?

Oi Jan, fico feliz que gostou. Acredito que com 2 meses de antecedência você estará tranquila. Eu comprei algumas semanas antes de viajar mas se tivesse tido mais tempo compraria com essa janela de 2 meses. Acho mais seguro 🙂
Boa viagem!!!

Soraya Ferreira disse:

Oi Lu! Já fui à Gramado quando mais nova e não me recordo de tanta coisa. Estou planejando uma viagem com o meu namorado em agosto e confesso que estava desmotivada e um pouco perdida… até achar esses posts LINDOS! Quanto carinho, quanto detalhe. E que escrita maravilhosa, correta. Parabéns. Seguirei suas dicas sem a menor dúvida. Muito obrigada!

So QUE DELÍCIA ler seu texto! Fiquei emocionada aqui atrás do computador, obrigada! Palavras doces como a sua me motivam a seguir em frente! Boa viagem e depois me conta como foi. Beijão

Ivana AGUIAR disse:

Oi Lu,adorei suas dicas .
Programo viajar em julho e seguirei suas dicas!

Que lindo ler seu comentário Ivana, fico muito feliz. Depois me conta como foi. Beijão

Pamela Melo Ferrari disse:

Olá, Lu! Adorei suas dicas! Já vi vários sites, mas o seu está top. Tudo bem objetivo, mas completo ao mesmo tempo. Parabéns!!

Oi Pamela, que delícia que é ler seu comentário. Fico MUITO feliz em ajudar <3 Boa viagem!!

Samira disse:

Olá Lu, adorei o roteiro. Ansiosa para chegar julho logo e poder curtir com o Lu e a Helena lá! Parabéns pelo blog! Me encheu de orgulho ler os comentários e feedbacks das pessoas aqui!

Oi Sá, que felicidade imensa ver você por aqui 🙂 Escrevo com amor e carinho 🙂 Sinto como uma responsabilidade poder transmitir para as pessoas um pouquinho do que é estar em cada destino!! Vocês, certamente, irão amar Gramado e Canela.

Maria Gorette disse:

Olá Lu.
Estou tentando ler todos os posts relacionados a gramado,mas acho que não vi todos ainda.ris
Estou me organizado para ir esse ano ainda,gostaria de uma dica sua,qual período de baixa temporada,mas que funciona todas as atrações normalmente,é frio e os jardins estão aflorados?
Minha mãe é louca por plantas,queria ir no período que as Hortência estivessem lindas,como nas fotos.
Na verdade eu queria ir,no Natal Luz,mas os valores dos hotéis,estão nas nuvens ris.
Parabéns pelo blog.

Oi Maria, as hortênsias florescem em Gramado durante a primavera. Essa época é fresco por lá mas não é frio frio frio sabe? É fresco rs. Natal Luz realmente é muito caro, eu já tentei ir duas vezes e desisti 🙁 Sobre as atrações, elas ficam abertas o ano todo, exceto os shows que são típicos do Natal Luz. No seu lugar eu iria na Primavera, talvez na metade dela.. Eu fui em Maio e as hortênsias estavam bem muchas rs. Beijão

Sônia Maria disse:

Boa noite,

estava aqui na busca por alguma dica e simplesmente encontrei meu roteiro de viagem!
Parabéns pelo excelente trabalho.

Obrigada Sônia, eu fico imensamente FELIZ com seu comentário <3

Eliana disse:

Estava fuçando dicas para meu roteiro Gramado/Canela e as suas foram as mais completinhas. Adorei! Vou usá-las todas!

Eli você não imagina como fico feliz em ler seu comentário. Espero que você faça uma excelente viagem 🙂 🙂

Lívia disse:

Oi Lu! Seu blog ajudou demais… agora sei que gramado é a escolha certa pra mim. Esses lugares que você visitou precisam de ingresso antecipado ou pode comprar na hora mesmo? beijos!

Oi Li, fico muito feliz! Eu prefiro comprar os ingressos antes 🙂 Sempre. Vou mandar pra vc os links de onde comprei os meus:

Reino do chocolate: https://www.touron.com.br/redirect/EXgSZipH7CyY
Mundo gelado: https://www.touron.com.br/redirect/58jS8iWHOC0
City Tour: https://www.touron.com.br/redirect/LA5SgieHNHd

Carol disse:

Nossa amei seu guia. Já estou organizando tudo, vou ficar no Alt graças à você. Pode me informar onde comprou o passeio da Maria Fumaça?

Vou em Maio, 3 dias, e de lá direto para o Chile 6 dias (não estou conseguindo escolher hotel, os que gosto são muito caros). Se puder me ajudar rss.

Muito Obrigada

Oi Carol, fico feliz que tenha gostado. Vou deixar o link com todos os posts do Chile, lá tem dica de hotel mais carinho e de um apart hotel super econômico que AMAMOS.
https://www.turistandocomalu.com.br/category/america-do-sul/chile/
Sobre o passeio da MAria Fumaça, compramos com a Citral Serra mas acho que eles não estão mais fazendo esse tour. Aí você pode comprar com a Tour on, vou colocar o link pra vc aqui:
https://www.touron.com.br/redirect/R1rSgi1HWHK
https://www.turistandocomalu.com.br/tour-uva-vinho-passeio-maria-fumaca-gramado/

FERNANDA VEIGA disse:

Adorei suas dicas! Vou certamente fazer bom uso delas agora no Reveillon 18/19! bjosss 😉

Obrigada Fer, fico muito feliz 😉

Dayane disse:

Amei as dicas! Estou indo para Gramado no início de Outubro e estava perdida, procurando montar um roteiro com o que encontrava na internet… mas com certeza, seu post me ajudou muuuuuito. Obrigada!!

Eba!! Fico muito feliz em ajuda-la. Boa viagem!!

cintia disse:

Boa tarde, achei super legal as dicas, eu vou agora em setembro com meu filho de 11 anos, somente nós dois!! acho que nesse caso é melhor alugar um carro né?! vou ficar tres dias livres e acho que com essas dicas consigo visitar bastante lugares!!! valeu e até a próxima!!!

Obrigada Cintia 🙂 Acho que pode ser uma boa alugar um carro sim, eu fiz de ônibus mas confesso que hoje, tendo filho, se voltar pra lá alugarei um carro rs. Eu gosto da Rentcars e tenho parceria com eles, segue o link:

https://www.turistandocomalu.com.br/planejando-sua-viagem/aluguel-de-carro-viagem/

Luciane M Fontoura disse:

Adorei! Apesar de conhecer alguns desses lugares, suas dicas foram muito boas.
Obrigada!
Luciane

Obrigada pelo comentário Luciane, fico muito feliz 🙂

Tania disse:

Ótimas informações! Pretendo passar 3 dias e estou tentando planejar um roteiro que contemple os principais pontos turísticos. Obrigada.

Fico muito feliz 🙂 Aproveite essa cidade maravilhosa!!

JUAN CARLOS MARTINS disse:

Boa noite/bom dia…
Na sua postagem vc comenta que provou da famosa sopa de queijo no pão, foi no próprio hotel Sky ou em outro lugar??
Podes passar o nome do local??
Estou indo agora em julho c/ as minhas filhas.
Obgdo.
Abçs.

Olá Juan, foi no Sky sim, me recomendaram a de lá e estava deliciosa 🙂 Não vai se arrepender

Chrystiam Nascimento disse:

Showwww de bola Luciana, vou com a esposa passar cinco dias a partir de 19 de Junho e as suas dicas foram formidáveis pra nós orientar. Muuuito obrigado ?✌?

Ebaaa!! Muito obrigada pelo feedback, boa viagem!!! Tomem um super chocolate quente por mim 🙂

Rosana disse:

Olá Luciana, adorei suas dicas, muito bem explicadas. Pretendo ficar 03 dias livres por lá no mês de setembro e seguirei suas dicas. Só fico na dúvida se faço o passeio Linha Bella. Ví bons comentários das pessoas que fizeram.

Olá Rosana, muito obrigada pelo elogio, fico super feliz. Sobre o Tour Linha Bella eu acho super legal a ideia porém não posso te falar muito pois não o fiz. Priorizei conhecer bem Gramado e Canela em 2 dias e fazer o Tour de Uva e Vinhos de Maria Fumaça. Mas eu tenho vontades de fazer o tour Linha Bella em uma próxima viagem. Quando estava pesquisando eu achei o tour da Maria Fumaça mais atrativo para uma primeira viagem 🙂 Depois me conta como foi por lá. Beijos

Ângela Custódio disse:

Vou viajar em junho com minha filha, vou seguir todas suas dicas. Muito obrigada. Bjos

Fico muito feliz Ângela 🙂

Larissa disse:

Irei em novembro e diante das sugestões do qur fazer em 4 dias a sua foi a melhor!!!!! Muito obrigada!!!!

Obrigada Larissa, fico muito feliz

Ciana Loraschi disse:

“Empório Canela, o restaurante mais fofo que já conheci”

Siiiiiim! Saí apaixonada de lá tb!
Que lugar massa!

emily castanho disse:

Olá, eu gostaria de saber quanto você gastou no total, só pra eu ter uma base, adorei o roteiro, obrigada pelas dicas.

Olá Emily, não tenho as contas certinho mas pra você ter uma base; gastei em média R$70 por refeição + os passeios que você encontra os valores nos links + as diárias do hotel. Como fiquei próxima ao centro e comprei o ticket do ônibus de 2 andares não gastei mais com transporte. Ah.. também considere o transporte entre o aeroporto de POA e Gramado com a Sitral.

Eduardo disse:

Oi Luciana, parabéns pelo texto, iremos em Agosto para Gramado e com certeza iremos seguir suas sugestões 🙂
Me diga, vale a pena comprar os ingressos dos passeios antecipadamente? Ou compensa mais comprar na hora?

Oooobrigado

Olá Eduardo, obrigada pelo feedback 🙂 Com certeza comprar antes é melhor. O preço pode até ser o mesmo mas você já chega com tudo organizado, não pega filas etc. E boa viagem!!!

Denise Lopes disse:

Adorei as dicas, só ficou faltando dizer que na Páscoa lá tb é lindo, a cidade fica toda enfeitada.
E no Castelinho tb tem um chá de maçã que é maravilho pra tomar junto com o melhor Strudel de Maçã que já comi na minha vida tb…rs
Bjs

Denise AMEI seu comentário, acredita que vou voltar pra região na Páscoa esse ano. Então já vou atualizar o post com fotos lindas de lá 🙂

Clarissa disse:

Dicas para a Páscoa!!irei agora em março

Vai amar, prepare-se para comer muito chocolate e fique atenta para a decoração da cidade, você vai ver que coisa mais linda! Não perca as visitas as fábricas de chocolate e se estiver viajando com crianças o passeio pelo https://www.touron.com.br/redirect/Qr7SWi5HKCd

Francisco disse:

Interessante e providencial as dicas, falta realmente inspiração quando alguém posta sugestões, o que não é o caso de sua publicação, parabéns, estarei indo em junho agora e irei seguir suas dicas pois valem muito a pena, felicidades

Fico imensamente feliz em saber que gostou do artigo e o mesmo pode inspira-lo Francisco. Esse tipo de feedback é que me move adiante com o blog. Muito obrigada

Thainá disse:

Olá, adorei o roteiro .
Gostaria de saber um pouco mais sobre os preços , em relação aos locais visitados (taxas/entradas)
, para eu poder ter uma noção de quanto vou gastar .

Olá Thainá, os preços variam muito de acordo com a época do ano para refeições. Em Maio achei bem salgadinho, sozinha eu gastava em média R$60 por refeição. As entradas das atrações são bem acessíveis e acredito que não mudam os preços.. alguns exemplos abaixo e com os links para compra antecipada. É mais em conta comprar antes para não correr riscos:
Bus Tour R$69: https://www.touron.com.br/redirect/D5gSjiqHWH7L
Ingresso Mundo Encantado R$14: https://www.touron.com.br/redirect/8kYS8iwH3C2
Mundo Gelado do Capitão: R$19 https://www.touron.com.br/redirect/58jS8iWHOC0

GRACE KELLY RIBEIRO FERREIRA disse:

Luciana, ameiii suas dicas!!
Obrigada por dividir seu roteiro. Vou no final de março sozinha. Fiquei mais tranquila lendo sua experiência.
Vou seguir seu roteiro e usar o Bus Tour. (Não sabia)
Muito obrigada!!!
Parabéns!
Bjsss

Obaa, fico imensamente feliz em saber que ajudei. Depois conta como foi. Beijos

ROBERTO PEDROSA SORIANO DE OLIVEIRA disse:

Obrigado, pois me ajudou muito!
Fui com meus filhos pequenos e esposa entre 22 e 26 de janeiro. Adoramos!!

Obrigada pelo retorno Roberto 🙂 Fico feliz em saber que ajudei a família

Anna carolina milanez disse:

Oi Luciana,
Achei interessantíssima a sua sugestão de tour em gramado/canela. Várias atrações que não havia visto em nenhum outro roteiro.Minha viagem está marcada para fevereiro e com toda certeza vou seguir o seu roteiro.
Só gostaria de saber mais informações sobre valores de restaurantes, tenho a impressão que esses da rua coberta são todos caríssimos rs
Desde já agradeço a atenção e parabéns pelo blog.

Olá Anna, fico muito feliz que tenha gostado do roteiro. Certamente vai amar lá. Sobre os restaurantes você está certíssima, os da rua coberta são mais caros. Na realidade achei os preços de Gramado bem altos no geral.. uma refeição individual com suco saia em média 70 reais. O founde por exemplo girava em torno de 200 por casal. Mas vale muito a pena pois a comida é ótima. E na rua coberta (durante o dia) tem algumas promoções.

Viviane disse:

Parabéns pela clareza das informações! Excelente dicas. Inclusive destacando as mais em conta! Obrigada

Obrigada Vivi, feliz com o feedback 🙂

Roberta Ayub disse:

SIMPLESMENTE PERFEITO!

Obrigada em compartilhar sua experiência de forma tão detalhada.

Estou pensando em ir com meu noivo em outubro ( 12/10 até 15/10/2018)

Beijos!

Muito obrigada pelo feedback, adorei 🙂 Depois me conta tudo da viagem!!!

Instagram