América do Sul, Brasil, Interior de São Paulo, São Paulo

Passeio pelo interior de SP – Queijaria Rima em Porto Feliz

Last Updated on 15 de junho de 2020 by Luciana de Campos Assis

Pensando em fazer algum passeio pelo interior de SP? Que tal escapar para uma cidadezinha chamada Porto Feliz e visitar uma queijaria?

Um passeio pelo interior de SP precisa envolver paisagens lindas, natureza, ar puro e algo bem gostoso pra comer, certo? SIM!! Visitar a Queijaria Rima é mergulhar na natureza, degustar queijos artesanais e levar as crianças pra conhecer as ovelhas de pertinho.

passeio pelo interior de SP

Onde fica Porto Feliz (cidade da queijaria) e como chegar?

Porto Feliz fica a 120 kms de São Paulo, próximo a Sorocaba e ao lado de Itu. Muitas pessoas passam o final de semana em Itu e aproveitam para fazer esse passeio que recomendo em Porto Feliz.

Melhor maneira de chegar, saindo de São Paulo, é pela rodovia dos Bandeirantes + Santos Dumond (SP-075). A viagem leva cerca de duas horas dependendo do trânsito, de sexta-feira certamente levará um pouquinho mais de tempo.

Onde se hospedar nessa região?

Como mencionei acima, Itu é coladinha com Porto Feliz e oferece melhores opções de hotelaria, restaurantes e entretenimento. Aqui vão duas opções de hotéis em Itu:

Novotel Itu Golf & Resort: 5 estrelas e extremamente bem recomendado. Tem infra para família toda, é novinho em folha e tudo de altíssima qualidade.

o que fazer em porto feliz
Esse é o hotel <3 – foto divulgação

Fazenda Capoava: uma fuga total da cidade para passar mais tempo em meio a natureza. E tudo isso com a excelência de um hotel fazenda 5 estrelas.

o que fazer em porto feliz
Hotel visto de cima – foto divulgação.

Passeio pela Queijaria Rima:

O principal tema deste artigo é o passeio pela Queijaria Rima. Uma das poucas especialistas em produção de queijos artesanais a base de leite de ovelhas do Estado de São Paulo. Uma aventura para a família toda.

Pra chegar até a queijaria você precisará pegar uma estradinha de terra, aí já começam as surpresas. A vista do alto da estrada é linda e relaxante, você certamente fará algumas paradas para apreciar a paisagem e respirar um pouco de ar puro. Para as crianças a aventura vai ser a estrada de terra e que eventualmente pode pintar uma vaquinha pelo caminho.

O trecho é curtinho e bem sinalizado, então não precisa se preocupar. Eu mesma, que morro de medo de dirigir em lugares difíceis, fui sozinha e achei bem tranquilo.

Chegando na fazenda você vai curtir mais um pouco dessa fuga pro mato. Vai caminhar por baixo de árvores gigantescas e respirar mais ar puro. O passeio é bem rápido; primeira etapa é conhecer as ovelhas e entender um pouco melhor de como elas vivem ali na fazenda (são super bem tratadas e cuidadas). Aos finais de semana a fazenda libera as crianças para darem mamadeira pros filhotes.

Depois você passa pelas salas de ordenha, produção e maturação. O proprietário da fazenda é um jovem inovador e faz questão de receber todos os turistas, explica os detalhes que transformam o leite em queijos, coalhadas, iogurtes e doces.

Depois de cerca de 40 minutos (ou menos) passeando, você vai para a degustação de todos os produtos da queijaria. Ela acontece debaixo de um casebre bem típico de fazendas e um café quentinho é servido para completar a experiência.

Todos os produtos são deliciosos e de qualidade, a coalhada e os queijos maturados foram os meus prediletos. Você pode comprar todos eles após a degustação, há uma lojinha ali debaixo do casebre. Trouxe queijos maturados e provamos com vinhos. Ele ficou perfeito com um Chardonnay bem geladinho e melhor ainda com um Malbec argentino em uma noite fria.

A queijaria Rima é uma das empresas que faz parte do Caminho do Queijo Paulista. Essa associação tem como objetivo explorar e divulgar os nossos queijos regionais, tão bom quanto os queijos mineiros porém muitos ainda desconhecidos. No site oficial você encontra diversas outras empresas que estão abertas a visitação.

passeio pelo interior de SP
Estradinha que leva até a Rima – foto Lu
passeio pelo interior de SP
A estrada é toda sinalizada, bem fácil de chegar – foto Lu
passeio pelo interior de SP
Natureza <3 Foto Lu
passeio pelo interior de SP
Ar puro e vistas incríveis – foto Lu
passeio pelo interior de SP
Contato com as ovelhas – foto Lu
passeio pelo interior de SP
Caminhando entre uma árvore e outra rs – foto Lu
passeio pelo interior de SP
Para as crianças é também um grande aprendizado – foto Lu
passeio pelo interior de SP
passeio pelo interior de SP
passeio pelo interior de SP
Área da ordenha – foto Lu
passeio pelo interior de SP
Sala de descanso dos queijos – foto Lu
passeio pelo interior de SP
Sala de maturação – foto Lu
passeio pelo interior de SP
E por fim, a melhor parte, a degustação. Os queijos maturados (da parte de trás) são divinos!! Foto Lu
passeio pelo interior de SP
Compras na lojinhas – foto Lu

Rota do Vinho São Roque – passeio pelo interior de SP

Restaurante Asiatique em Indaiatuba – interior de SP

Resumindo…

Eu achei um passeio perfeito! Tem esse contato com a natureza que é essencial para nossa saúde física e mental, está pertinho da capital paulista, tem diversão para crianças (as ovelhas rs) e pros pais (a degustação) e ainda explora e valoriza o turismo e gastronomia do Estado de São Paulo. Veja um pouquinho mais no vídeo abaixo:

passeio pelo interior de sp
Salve esse artigo em seu Pinterest

2 thoughts on “Passeio pelo interior de SP – Queijaria Rima em Porto Feliz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.