O que fazer no Rio de Janeiro – roteiro de 3 dias de viagem

Última atualização em

O que fazer no Rio de Janeiro é um texto que vai te ajudar a conhecer o básico da cidade maravilhosa em um roteiro de 3 dias de viagem. Já preparem as malas pro próximo feriadão!

O Rio de Janeiro é um daqueles destinos brasileiros que você vai visitar mil vezes e sempre encontrará novidades. A cidade do samba e ícone brasileiro mundo afora e tem muito a oferecer. Atrações, monumentos, praias, restaurantes modernos, cafés tradicionais e muita história pra contar. Não é a toa que recebe milhares de turistas vindos de diversos países mundo afora. Como brasileira, eu diria que é um orgulho turístico nacional, assim como Foz do Iguaçu.


Booking.com

Informações básicas sobre o Rio de Janeiro:

  • Segurança: o Rio não é um exemplo de segurança, isso já sabemos. Mas, como driblar esse item e se sentir seguro por lá? Aqui vão algumas dicas que funcionaram pra mim:
    • Escolha uma hospedagem bem localizada, próxima as atrações que irá visitar. Copacabana, Ipanema ou Leblon são os bairros que mais gosto. Sempre evitando a proximidade aos morros e zonas de risco. Como descobrir se um local é zona de risco? Leiam os comentários de outros hóspedes no Booking sobre aquele hotel.
    • Monte seu roteiro antecipadamente e saiba para onde está indo sempre. Não entre em táxi sem saber a rota que ele deve seguir. Não fique andando pelas ruas procurando onde ir. E opte por caminhos que ficam longe da linha vermelha, famosa por tiroteios.
    • Use táxis confiáveis (solicitados na recepção do hotel por exemplo). Evite pegar táxi na rua e evite Uber. Essa é minha opinião ta gente, sei que muitas pessoas usam Uber no Rio e ficam tranquilas. Eu usei duas vezes e não me senti segura, o moço não conseguia chegar onde queríamos e nos deixou a 5 quadras de nosso destino, que era o Maracanã, a região ali em volta não é nada bonita.
    • Evite andar com câmeras e itens de valores expostos. Tente parecer o mínimo possível com um turista em plenas férias rs.
    • Fique atento sempre! Procure estar em lugares movimentados e iluminados.
    • Tenha segurança, mesmo caminhando pelo centro, que pode ser mais assustador, sinta-se seguro. Um bandido sabe identificar quando uma pessoa está com medo.
    • Divirta-se! Seguindo esses passos acima é só relaxar e se divertir. O Rio não é tão diferente de outras grandes cidades como São Paulo.
  • Locomoção: durante o dia recomendo usar e abusar do metrô e VLT. Durante a noite recomendo táxi. Eu não gosto de dirigir no Rio, acho arriscado demais. Sobre Uber, já coloquei minha opinião acima.

Onde se hospedar no Rio de Janeiro:

As regiões nas quais me senti mais segura durante minhas viagens ao Rio e que estão relativamente próximas as atrações são: Copacabana, Ipanema e Leblon. Esses três bairros “abraçam”a Lagoa Rodrigo de Freitas, são banhados pelo mar e ficam na metade do caminho entre Barra da Tijuca e Centro. Usando-os como base você vai demorar pouquíssimo para chegar as principais atrações (Cristo, Pão de Açúcar, Museu do Amanhã etc.).

Já me hospedei no Centro da cidade também. Apesar se ser uma área com diversos pontos de interesse eu não gostei tanto assim de estar lá. Achei bem movimentada, com muitos pedintes ao redor e hotéis mais antigos. Mas escolhi essa região em uma de minhas viagens por ter custo baixo, no final das contas valeu a pena por isso.

Copacabana:

Acho uma excelente opção para quem vai seguir o roteiro turístico e também quer curtir a praia. Há muitas opções de hotéis na orla, está a distâncias razoáveis de atrações como o Cristo Redentor, Pão de Açúcar e Lagoa. Indo bairro adentro, há shoppings, bares, restaurantes e estações de metrô. É uma região muito bela e cara.

Abaixo deixo o link de uma hospedagem que fiz com amigos em Copacabana usando AirBnb. E na sequência outras sugestões de hotéis nessa área.

Hospedagem no Rio de Janeiro: AirBnb em Copacabana

viagens pelo Brasil
Nosso apartamento alugado pela Airbnb em Copacabana – foto Lu

Ipanema:

Está encostadinha com Copacabana e tem o pedaço de praia mais gostoso da cidade. É uma excelente localização para turistar  também e com boas opções de hotéis mais econômicos. Essa também minha região predileta para sair a noite pra jantar.

viagens pelo Brasil
Vista do quarto no hotel Fasano – foto divulgação

Leblon:

Seguindo pela orla da praia sentido Barra da Tijuca, você encontrará o bairro do Leblon. Ele fica ao lado de Copacabana e próximo ao jardim botânico do Rio de Janeiro. Também tem excelentes opções de hospedagem.

viagens pelo Brasil
Sheraton Grand Rio Hotel & Resort – foto divulgação

Centro:

Comentei acima que essa não é a melhor localização para se hospedar no Rio mas é a mais econômica. Vou indicar aqui o hotel que nos hospedamos e achamos tranquilo: Hotel Viña del Mar. Localizado ao lado da escadaria Selaron, o hotel é limpinho, pessoal bem atencioso e o café da manhã é excelente.

O que fazer no Rio de Janeiro – roteiro de 3 dias de viagem:

  • Dia 1: Centro Histórico, Boulevard Olímpico, Maracanã e Ipanema

Comece o dia com um delicioso café da manhã na Confeitaria Colombo, bem no coração do centro histórico do Rio de Janeiro. Dali faça um roteiro a pé por diversas atrações dessa região tão importante pro nosso país. Recomendo seguir a seguinte ordem:

  • Confeitaria Colombo
  • Praça Mauá:
    • Museu do Amanhã (imperdível)
    • Museu de Arte do Rio de Janeiro
    • Grafites do Kobra
  • Igreja Nossa Senhora da Candelária
  • Real Gabinete de Literatura Portuguesa
  • Teatro Municipal do Rio de Janeiro
  • Arcos da Lapa – aproveite para almoçar por aqui, recomendo a feijoada do Santo Scenarium
  • Escadaria Selaron

Na parte da tarde recomendo a visita ao Maracanã, o estádio fica um pouco mais afastado das regiões que recomendo hospedagem e tem fácil acesso via centro da cidade. Para chegar até o Maracanã é super simples, você vai pegar a linha verde do metrô na estação Cinelândia e descer na estação Maracanã. A Cinelândia fica bem pertinho da escadaria Selarón. De lá pra Copacabana ou Ipanema você vai usar a mesma linha de metrô.

Esse roteiro todo (principalmente na parte da manhã) requer bastante caminhada, são 4.8kms no total (veja aqui o percurso). No entanto as ruas são planas e as caminhadas espaçadas, bem tranquilo. Pra fechar o dia, recomendo uma pizza tradicional em Ipanema na pizzaria Capricciosa. Se você chegar cedo do Maracanã, pode aproveitar o pôr do sol no Arpoador antes da pizza.

Roteiros no Rio de Janeiro: um dia pelo centro histórico

viagens pelo Brasil
Bom dia com sorvete de goiabada com uma espécie de tortinha de queijo branco – Confeitaria Colombo – Foto Milena Gouveia
viagens pelo Brasil
Catedral Metropolitana de São Sebastião – Foto Lu
viagens pelo Brasil
Paredão do Kobra – foto Lu
viagens pelo Brasil
Museu do Amanhã – foto Lu
viagens pelo Brasil
Praia de Ipanema – foto Lu
o que fazer no rio de Janeiro
Espetinho de camarão e um povo super animado na praia de Ipanema – foto Lu
o que fazer no rio de Janeiro
Tradicional biscoito Globo – foto Lu
o que fazer no rio de Janeiro
Passeando pelo calçadão perto do Porto 10 – foto Lu
o que fazer no rio de Janeiro
Ahh Rio de Janeiro!!! Foto Lu
  • Dia 2: Cristo Redentor, Jardim Botânico, Vista Chinesa, Lagoa Rodrigo de Freitas, Leblon& Santa Teresa

Recomendo ir logo cedo pro Cristo Redentor, para evitar as longas filas que se formam após as 10 da manhã. A visita ao Cristo é toda a céu aberto e imperdível. Chegando cedo terá oportunidades de tirar fotos melhores, tanto do Cristo como da vista da cidade. Para maiores detalhes de como chegar lá, veja o texto abaixo.

Como visitar o Cristo Redentor no Rio de Janeiro

Depois recomendo seguir para as atrações ao redor e por dentro da lagoa, terminando o dia na praia do Leblon. Veja como fica seu roteiro, para acessar o itinerário pelo Google Maps clique aqui:

  • Cristo Redentor
  • Jardim Botânico
  • Vista Chinesa
  • Lagoa Rodrigo de Freitas
  • Leblon
    • Mirante do Leblon
  • Praia no Leblon ou Ipanema

Você deve chegar no Leblon logo após o almoço, então recomendo visitar o mirante para uma vista linda desse cantinho do Rio e depois curtir a praia. Eu prefiro a praia de Ipanema que está logo ao lado, veja o que te agrada mais. No Leblon você vai encontrar diversos bares no calçadão pra uma cervejinha.

Para o jantar recomendo o restaurante Aprazível em Santa Teresa. Tem uma vista incrível da cidade, é todo aberto envolto na natureza e lindo. Você terá a sensação de estar jantando em uma casa de árvores sabe?! Além da comida ser deliciosa!! Precisa de reservas e fica em Santa Teresa, recomendo ir e voltar de táxi.

o que fazer no rio de Janeiro
Sempre lindo!! Foto Lu
o que fazer no rio de Janeiro
Vista do topo do Cristo – foto Lu
o que fazer no rio de Janeiro
A caminho do Cristo fique de olho pra essas imagens <3 Foto Lu
o que fazer no rio de Janeiro
Lagoa Rodrigo de Freitas – foto Lu