Roteiros no Rio de Janeiro: um dia pelo Centro Histórico

     O Rio de Janeiro é com certeza uma das cidades mais belas do Brasil, mas nem só de beleza vive a capital carioca. O centro da cidade está recheado de história, cultura e restaurantes regados a chopp gelado e um bom samba. Ainda mais com a renovação da área portuária e criação da Praça Mauá para as olimpíadas Rio 2016. Dá pra separar um dia completo de passeio pelo centro histórico e nos demais dias de viagem curtir todos os tradicionais Roteiros no Rio de Janeiro.

     Um pouquinho sobre a história do centro do Rio de Janeiro; quando os portugueses se espalharam pelo Brasil e chegaram ao Rio por volta de 1567, acabaram se fixando na região da cidade mais próxima ao mar para facilitar as viagens e transporte de produtos entre colônia e capital. Por ali ficaram por longos anos, construíram casas, igrejas, lojas e cafés.

     Vou sugerir um roteiro a pé começando pela Praça Mauá e terminando na Lapa para uma feijoada de comer rezando, dá mais ou menos uma horinha de caminhada e cerca de 9 paradas sugeridas. Então vamos lá, o ponto de partida é a Praça Mauá para uma voltinha pelo paredão de Street Art do artista Kobra, uma visita ao Museu do Amanhã e um passeio pela área que foi toda reconstruída para as Olimpíadas Rio 2016. Para chegar até a praça você pode usar o VLT (trem) e descer na estação Praça dos Museus.

Museu do Amanhã - Rio de Janeiro
Museu do Amanhã – Rio de Janeiro
Praça Mauá - Rio de Janeiro
Praça Mauá – Rio de Janeiro
Street Art do artista Kobra na Praça Mauá - Rio de Janeiro
Street Art do artista Kobra na Praça Mauá – Rio de Janeiro

     Bem coladinho com a Praça Mauá está a Igreja Nossa Senhora da Candelária, durante as olimpíadas a Pira Olímpica fica bem em frente a ela. A beleza da igreja faz valer a pena uma visita por dentro e por fora, foi construída em 1609 por um casal português que sobreviveu a um naufrágio vindo de Portugal, eles prometeram construir uma catedral caso sobrevivessem. Hoje a igreja é palco dos casamentos mais importantes da sociedade carioca em virtude de sua beleza e história.

Igreja da Candelária ao fundo da Pira Olímpica - Rio de Janeiro
Igreja da Candelária ao fundo da Pira Olímpica – Rio de Janeiro
Igreja da Candelária Rio de Janeiro
Igreja da Candelária Rio de Janeiro

     A essa altura do campeonato você já vai estar com um pouquinho de fome, então nada mais delicioso do que uma pausa turismo-gastronômica na Confeitaria Colombo. A confeitaria serve café da manhã completo, brunch,  almoço e um menu rechecadíssimo de doces e salgados com muita influência portuguesa. Você pode optar por comer no balcão ou em uma mesa, recomendo a segunda opção por ser um lugar bonito e repleto de detalhes em sua decoração. Além de delícias como a empada de queijo e o mil folhas de chocolate, a confeitaria carrega 100 anos de história, local onde a sociedade carioca tomou importantes decisões nesse período.

Confeitaria Colombo Rio de Janeiro
Por dentro da Confeitaria Colombo Rio de Janeiro
DSCN2283
Os deliciosos doces da Confeitaria Colombo Rio de Janeiro
Brindes que você pode comprar na Confeitaria Colombo – Rio de Janeiro

     Bom, depois de muito bem alimentado fisicamente, vamos para o Real Gabinete Português de Leitura para alimentar o conhecimento, o gabinete é uma das bibliotecas mais importantes para nossa cultura. É aqui que estão importantes livros portugueses que ajudaram a desenhar nossa história e cultura, um exemplo é a primeira edição de Os Lusíadas. Além das obras literárias o gabinete também tem um acervo de pinturas e é dono de uma arquitetura impressionante inspirada no famoso Mosteiro dos Jerônimos de Lisboa. E por fim uma curiosidade: o gabinete é a biblioteca com o maior número de obras portuguesas fora de Portugal.

     Na quadra ao lado do gabinete descobri uma livraria/sebo que me encantou MUITO, a Letra Viva. A maior parte das obras são relacionadas a história, incluindo um acervo de edições da revista História desde 2008 que você pode comprar por 2 reais cada. Mas também tem livros atuais de culinária, conhecimentos gerais, romances, discos antigos para colecionadores e muito mais, uma mescla de tudo. O café da livraria também é muito fofo.

Real Gabinete Português de Leitura Rio de Janeiro
Livraria Letra Viva Rio de Janeiro
O café charmoso da livraria Letra Viva Rio de Janeiro – Perfeito para incluir em um de seus Roteiros no Rio de Janeiro

     Continuando nosso tour, a próxima parada é no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, mais um prédio histórico e com arquitetura portuguesa dos tempos de colônia, você pode visita-lo de terça a sábado. A região do teatro é repleta de lojas e banquinhas de camelô. Não precisa se assustar com a bagunça e com o movimento, mas fique atento com as bolsas, câmeras e celulares afinal de contas você está no coração do centro do Rio de Janeiro.

Teatro Municipal do Rio de Janeiro

     Partindo para parte final do passeio pelo centro histórico vamos conhecer a Lapa! Começando pela Catedral Metropolitana de São Sebastião, um ícone da cidade por ter uma arquitetura diferenciada e ser sede do MAAS, um museu que conta sobre o povo brasileiro e a forma que vivemos. Ao lado dela estão os Arcos da Lapa, que na realidade é um antigo aqueduto construído para trazer água do morro Santa Teresa para a parte baixa da cidade. Hoje em dia os Arcos da Lapa viraram cartão postal do Rio.

Arcos da Lapa no Rio de Janeiro
by lume arquitetura
Catedral Metropolitana de São Sebastião  Foto by Lume Arquitetura

     E pra fechar geral antes da feijoada, um pulinho na Escadaria Selarón que fica bem escondida em meio a ruazinhas todas grafitadas, são diversos lances de escada toda decorada com azulejos de toda parte do mundo, frases e imagens. Rende belas fotos quando você consegue encontra-la vazia, algo raro. Um pouco mais sobre a Lapa, ela é muito famosa por suas atrações noturnas, diversos bares como o Lapa 40 graus e o Rio Scenarium são locais de muito chopp gelado, rodas de samba e pagode com festas que rolam madrugada adentro.

     Mas também achei a Lapa um lugar delicioso para terminar o dia de tour pelo centro histórico do Rio. Na rua do Lavradinho, onde fica o Rio Scenarium, você encontra diversas opções de restaurantes diurnos e bem tranquilos, além da rua em si ser um charme. Escolhemos o Santo Scenarium para almoçar, um lugar incrível, ambiente e decoração nota MIL (vou deixar as fotos e vídeos contarem melhor) e tem a feijoada de comer rezando que comentei no começo do post, eu sou apaixonada por feijuca e vou falar pra vocês que foi a melhor que já comi até hoje, acompanhada de uma farinha fininha, feita na manteiga!! Ahh.. Senhor! Você estará em um bar Santo e vai provar o prato dos Deuses rs.

E na Escadaria Selarón é sempre assim, esse agito
Detalhes Escadaria Selarón Rio de Janeiro
Escadaria Selarón
Restaurante Santo Scenarium Lapa Rio de Janeiro
Restaurante Santo Scenarium na Lapa Rio de Janeiro
Melhor feijoada da VIDA no Santo Scenarium na Lapa RJ

Outra sugestão de restaurante familiar é o Bar Ernesto, um bar meio que restaurante alemão na esquina da rua que sobe para a escadaria. Ernesto foi um imigrante que fundou o local a dezenas de anos atrás e hoje quem toca o estabelecimento é seu neto, que está sempre na área para garantir um atendimento nota mil e fotos com os turistas.

Bar Ernesto Lapa Rio de Janeiro

     Algumas atrações adicionais na região que acabei não incluindo em meu roteiro mas que você pode desbravar no mesmo dia são: Biblioteca Nacional, Museu Histórico Nacional, Museu de Arte Moderna e Museu da Imagem e do Som, todos a distâncias caminháveis. A Marina da Glória também está logo ali, um pulinho. Para fechar com as dicas do centro da cidade, confira como é a hospedagem no hotel Viña del Mar que fica no coração da Lapa.

Uma sugestão se estiver passando mais dias no Rio de Janeiro é dar um pulinho na cidade de Paraty, veja como e tudo sobre esse passeio aqui no blog da Juny Pelo Mundo.

Compartilhe suas fotos e histórias de viagens usando o  #turistandocomaLu nas redes sociais.

 Reservando hotéis com a Booking.com através do site da Turistando com a Lu você terá toda nossa assessoria durante sua viagem! Aproveite e clique aqui para conferir as ofertas!

2 thoughts on “Roteiros no Rio de Janeiro: um dia pelo Centro Histórico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *