Gastronomia em Portugal: principais pratos e sobremesas

Lá vem mais um post comilão!! Nesse post vamos falar sobre a gastronomia em Portugal, então preparem-se pois vai dar uma fominha rs.

E do que exatamente é composta a Gastronomia em Portugal? Uma variedade enorme de pratos a base de carne de porco, peixes, frutos do mar, legumes e muito vinho. Grande parte dos pratos brasileiros sofreram forte influência portuguesa em virtude da colonização, portando a gastronomia em Portugal se confunde muito com a brasileira. Mas não custa provar nossas delícias em terras lusas também não é mesmo? Rs.

Antes de continuar deixa eu contar uma coisa; esse post é parte de uma Blogagem Coletiva de um grupo com cerca de 190 blogueiros que faço parte. Explicando melhor; a blogagem coletiva é uma iniciativa em que blogueiros se unem para falar de um tema específico. Cada blogueiro escreve um post em seu próprio site e inclui o link para os artigos participantes.

É uma maneira bem legal de unir muita informação sobre determinado assunto e de divulgar blogs interessantíssimos, recheados de conteúdo de viagem. No final do post eu coloco todos os links para essa blogagem coletiva sobre Gastronomia e  meu assunto escolhido foi: Gastronomia em Portugal.

O que comer em Portugal – Quesito Entradas:

  • Alheiras a Mirandesa: na minha opinião a melhor entrada que provei por lá, melhor até que o bolinho de bacalhau 🙂 É uma linguiça recheada com carnes defumadas, migas de pão (farinha ou farinheira) e temperos. O sabor é forte e uma textura um pouco mais macia que a da nossa linguiça. Há relatos que a alheira nasceu no século XV, um prato histórico.
img_1746
Alheiras a Mirandesa
  • Bolinhos de Bacalhau: é muito parecido com o nosso bolinho, a grande diferença que notei foi o gosto mais presente do bacalhau e um pouco menos de batata na massa.
  • Bolinhos de Leitão: esse me surpreendeu MUITO. Parece um risoles frito de carne de porco mas geralmente é feito com as sobras do famoso leitão a bairrada. Não acredito que seja um prato típico no país todo pois encontramos em poucos lugares.

img_3088

  • Sardinhas: eu não provei pois não gosto muito de sardinhas 🙂 Mas é bem típico, está em todos os menus e quem prova diz que a qualidade da sardinha é ótima. Fritas, embutidas, empanadas etc.
Sardinhas enlatadas que compramos no supermercado
  • Caldo Verde: esse prato foi a inspiração para o nosso caldinho verde, uma sopa de batata ralinha com couve. Em alguns restaurantes é servido com linguiça.
Restaurante Caldo Verde indicado pela Didi Wagner
  • Embutidos no geral: todos os embutido são de altíssima qualidade, em especial o presunto cru. Quem tiver com din din pode se jogar no Pata Negra, um presunto cru especial. Os queijos da Serra da Estrela também são perfeitos, molinhos no meio 🙂
Queijos da Serra da Estrela, salame comum e defumado + pepininhos e vinhos 🙂
Presunto cru e vinho verde que provamos no topo do Elevador da Gloria em Lisboa

O que comer em Portugal – Quesito Pratos Principais:

  • Francesinha: esse prato pode ser considerado completo e repleto rs. Um sanduíche de forno recheado com carne de porco ou de vaca, presunto, salsichas, linguiças e outros frios. É coberta com queijo e um molho parecido com o de tomate, vai ao forno e geralmente é servido com um ovo e batatas fritas. Um prato grande e com sabor intenso.
Francesinha do Porto
  • Polvo Grelhado: meu favorito. Não tem muito segredo no prato: uma carne de polvo bem macia, grelhada com temperos e servido com batatas, espinafre e legumes. Importante pesquisar onde comer pois uma carne de polvo mau feita não terá o mesmo efeito, provei no Sr Vinho.
Gastronomia em Portugal
Polvo grelhado no restaurante Sr Vinho em Lisboa
  • Bacalhau a Brás (Braz): bacalhau desfiado e salteado com cebola, ovos e batata palha. Em alguns lugares ele é servido com um creme que deixa o prato bem parecido com um risoto.
Gastronomia em Portugal
Bacalhau a Brás em versão Gourmet no Mercado da Ribeira em Lisboa
Gastronomia em Portugal
Bacalhau a Brás tradicional no restaurante Caldo Verde em Lisboa
  • Bacalhau as Natas: bacalhau desfiado e misturado com pedaços pequenos de batata, temperos, azeitonas, creme de leite e depois gratinado com bastante queijo por cima.
Gastronomia em Portugal
Bacalhau as Natas
  • Bacalhau a Moda da Casa: assado, frito, empanado etc. Cada restaurante tem sua especialidade de bacalhau. O que mais gostamos foi empanado na farinha de milho e servido com molho de cogumelos. Provamos em um restaurante local na região do Douro.
Gastronomia em Portugal
Bacalhau a Moda da Casa
  • Leitão a Bairrada: um pequeno leitãozinho (ou pedaços de um leitão maior) assado e servido com as deliciosas casquinhas a pururuca. Provamos em Porto no Piken Box (Rua das Flores), mesmo local em que provamos os bolinhos de leitão. Veio acompanhado de um molho de pimenta do reino de comer rezando, deu vontade de pedir um pote só de molho.
Gastronomia em Portugal
Leitão a Bairrada – Piken Box em Porto
  • Leitão a moda Alentejana: uma combinação inusitada e saborosa. Carne de porco em cubos salteada com cebola, batata em pedaços e coberto com molho de mariscos.
img_3415-106
Leitão a Alentejano – provamos no rest. Cassa Modesta na vila de Monsaraz no Alentejo
  • Peixe Grelhado: é muito comum encontrar diversos tipos de peixes grelhados como pratos do dia. Eles vêm inteirinhos (como na foto) e embebidos no azeite. Muito bom! 
Gastronomia em Portugal
Pintado que provei no restaurante Caldo Verde em Lisboa

O que comer em Portugal – Quesito Sobremesas:

Gastronomia em Portugal
Clássicos Pastéis de Nata ou conhecidos como Pastéis de Belém
Gastronomia em Portugal
Queijadinha em Porto
Gastronomia em Portugal
Quindim em Lisboa
Bolo embebido em vinho do Porto
Bolo embebido em vinho do Porto

O que beber em Portugal:

  • Vinhos do Porto: aqui nesse post falo mais sobre eles.
  • Vinhos Verde: branco, suave e com um pouco de bolhas (nada perto de um espumante). Uma taça bem geladinha cai perfeitamente bem em uma tarde quente.
  • Vinhos de Mesa:  tintos, brancos, verdes e rosés. Mas ATENÇÃO pois a jarra de vinhos de mesa é com 1 litro de vinho, dá pra ficar bem alegre rs.
Gastronomia em Portugal
Vinho de Mesa em Portugal

Gostou de falar sobre a Gastronomia em Portugal? Veja outros blogs participantes da Blogagem Coletiva com tema Viagens Gastronômicas:

Pegadas na Estrada – Pegadas na Cozinha vai à Tailândia

Foco no Mundo – 8 coisas que você precisa comer em uma viagem para a Europa

Destinos por onde andei – Eataly de Gênova, o Templo Gastronômico da Ligúria

Mineiros na Estrada – Comidas típicas para provar em uma viagem a Minas Gerais

Caixa de Viagens – Restaurantes imperdíveis em Vitória-ES

Atravessar Fronteiras – Os deliciosos chocolates de Bariloche

Passeiorama – Rio de Janeiro: Delícias na Zona Sul da Cidade

O Melhor Mês do Ano – O que comer em Santiago?

Viajando em Família – Receitas para recordar

Do RS para o Mundo – Uma viagem pela culinária no RS

Trilhas e Cantos – Califórnia – um paraíso da Craft Beer

Turistando com a Lu – Gastronomia em Portugal: principais pratos e sobremesas

Tá indo pra onde? – A Rua do Porto em Piracicaba – SP

Cantinho de Ná – 10 restaurantes em Las Vegas para almoço e jantar

Viajonários – 5 delícias gastronômicas da Bélgica para incluir no roteiro

A Li na Alemanha e no Mundo – Conheça as comidas típicas da Alemanha que você precisa provar

Volto Logo – Top 10: Meus pratos favoritos na América Latina

Outro Blog – Restaurantes em Penedo: da truta ao chocolate | Itatiaia, RJ

Vamos Por Aí – Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre a Culinária Goiana

Viagem em Detalhes – Festival Food & Wine no Epcot em Orlando

VoupraRoma – Pizza de todo tipo em Roma

O Baú do Viajante – Viagem Gastronômica ao Nepal, 5 pratos para você experimentar.

Ligado em Viagem – Como é almoçar no restaurante Zeughauskeller em Zurique na Suíça

Apure Guria – Comida de rua em Curitiba: feliz com deizão!

Quer ir a Portugal? Veja mais posts sobre o país:

Dica de Hospedagem no Porto

Passeio Vale do Douro: um dia inesquecível em Portugal

Vinhos do Porto: degustando a tradição em Portugal

Dicas para dirigir em Portugal

Seguro Viagem é obrigatório para Portugal. Compre seu seguro com a Mondial Seguros em parceria Turistando com a Lu através deste link e ganhe 15% de desconto. Peça seu cuom por email: contato@turistandocomalu.com.br

Planejando sua viagem em parceria com o blog:

bookingReserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Conte com opções de cancelamento gratuito, pagamento antecipado e com a confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis.

viatorCompre passeios guiados, privativos, transfers e ingressos com a Viator Tours. Deixe que a Vitor organiza seus passeios por você com tours privados, em grupos, saída e retorno do seu hotel, ingressos, shows, city pass, fura filas e muitas outras opções.

cxbncv7e0ug4s8cAluguel de carro no mundo todo, com descontos de até 60%, em 12x sem juros e sem cobrança de IOF através da RentCars. Ela compara todas as operadoras atuantes de seu destino oferecendo melhores tarifas e condições. Flexibilidade e segurança para suas próximas Road Trips.

Chip de celular internacional com cobertura em mais de 140 países, pré pago, internet 4G ilimitada, comprado aqui no Brasil e entregue em sua casa antes de sua viagem. A EasySim 4 U presta esse serviço maravilhoso para você já chegar conectado.

43 thoughts on “Gastronomia em Portugal: principais pratos e sobremesas

  1. Adoro as comidas portuguesas! Em se falando do leitão a bairrada, realmente tem um molho servido a parte para comer com a carne, bom demais!!! Nem se fala dos pratos de posta de bacalhau com batatas ao murro, regado com azeite. Mas o que mais me impressionou foi um prato de Pataniscas de Bacalhau com Arroz de Feijão que comi no Laurentina, parece comida simples mas estava maravilhoso!!!

  2. Eu ainda não conheci Portugal, mas não tenho dúvida de que amarei a culinária de lá! Amo bacalhau… e quanto ao Polvo, come-se mais no litoral, ou dá pra encontrar em qualquer região? Bem lembrado que polvo tem que ser muito bem preparado! Beijos!

  3. Comi muita coisa boa quando fui pra Portugal e o caldo verde foi incorporado ao cardápio da família! Mas acredita que não gosto de bacalhau não?? Ninguém que eu conto se conforma com isso rs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *