Espírito Santo do Pinhal SP – um guia completo da região

A cidade de Espírito Santo do Pinhal reserva muitas surpresas aos turistas que desejam desbravá-la. Vinhos de inverno, café, montanhas, boa gastronomia e pousadas belíssimas. Aqui eu vou te passar um guia completo da cidade e arredores.

Leia mais: Vinícolas em São Paulo – passeios que valem a pena!

Espírito Santo do Pinhal – localização e como chegar

Espírito Santo do Pinhal
Vinícola Guaspari

A cidade de Espírito Santo do Pinhal está localizada na divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais, ao lado das famosas Poços de Caldas e Andradas. Exatamente à 100 km de Campinas, 190 de São Paulo e 190 de Sorocaba.

O acesso a ela se dá através da rodovia SP-342 via Mogi Guaçu. Aliás, esse trajeto é calmo e com belas paisagens, sem muitos pedágios, e com diversas opções de paradas em cidades turísticas ao longo do caminho.

Para desbravá-la, recomendo estar de carro, pois os locais de interesse são distantes uns dos outros. Aqui neste post, falaremos de passeios na região pois é imperdível visitar Andradas (já em território mineiro) estando em Espírito Santo do Pinhal.

Leia mais: cidades turísticas do interior de São Paulo – lista com 35 lugares incríveis

Dicas de hospedagem em Espírito Santo do Pinhal

As melhores pousadas estão localizadas em uma zona afastada do centro da cidade de Espírito Santo do Pinhal, porém são tão especiais que tornam a distância algo que não incomoda nenhum pouco (de verdade). São charmosas e o caminho até elas é todo charmoso, por estrada de terra a beira de montanhas.

Então vamos lá, vou listá-las aqui para você.

Famiglia Barthô

Espírito Santo do Pinhal Pousada Famiglia Barthô
Fachada do nosso quarto na Famiglia Barthô

A primeira opção de hospedagem que trago foi a que escolhemos. Clássica e super moderna ao mesmo tempo, charmosa, aconchegante e familiar! A Pousada Famiglia Barthô se destaca por possuir uma área de lazer ao ar livre bem completa e passível de ser aproveitada durante o ano todo.

Piscina ao ar livre, um jardim muito aconchegante com lareira, bar, restaurante com comida caseira deliciosa e salão de jogos. As refeições estão inclusas nas diárias (café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar) e achamos um dos pontos altos da hospedagem.

A diversão não para por aí, além dos itens mencionados acima, a Famiglia Barthô é uma fazenda produtora de cafés e um antigo casarão colonial. Você pode passear pela produção, plantações e inclusive por uma casa museu que mostra como os antigos viviam sem eletricidade.

Alguns dos quartos da pousada estão localizados em antigas casas que foram renovadas por dentro e mantiveram sua arquitetura colonial. É muito lindo, você tem a sensação que está em uma vila e voltou alguns anos no tempo (e tudo isso sem perder o conforto).

A área externa também conta parreiras de uva, algumas redes, parquinho infantil, um belo gramado para as crianças correrem livremente, quadras, animais e uma trilha bem fácil pela natureza.

Todos os quartos da pousada possuem TV com tela plana e canais de satélite, roupas de cama e toalha para uso durante os dias, cobertas, ar condicionado e quente.

Recomendo muito, clique ao lado para reservar a Famiglia Barthô!

Leia mais: Pousadas no Interior de SP para curtir em família

Outras opções de hospedagem

Vila Alto dos Pinhais (PERFEITA): essa é uma opção muito especial em Espírito Santo do Pinhal. Poucas suítes, casarão histórico, muito verde e atendimento excelente com foco em agradar e prover a melhor hospitalidade aos seus hóspedes.

Villa do Poeta: é um hotel simples e lindo, esse está localizado no centro da cidade. Foi todo renovado recentemente e tem um charme e apelo cultural bem interessante.

Hospedaria Casa de Pedra: fica bem ao lado da Pousada Famiglia Barthô e tem um ar bem clássico moderno também. Nos hospedamos nela e confesso que esperava mais (minha opinião ok pessoal?!)

Os quartos são realmente incríveis, com banheira no quarto (alguns), amenidades de qualidade, roupa de cama luxuosa etc. Porém, o que nos frustrou um pouco foi o café da manhã e jantar (muito simples).

O café da manhã está incluso, o jantar você paga um valor (bem carinho) e desfruta a vontade. Veja um pouco mais AQUI em imagens.

Onde ficar em Espírito Santo do Pinhal
Nosso quarto na Casa de Pedra

Yurt Romântico:Jacutinga: essa é uma opção incrível para quem quer viver uma experiência bem diferente. É uma opção de hospedagem em estilo Yurt na região, sabem aquelas tendas antigas? Fica na cidade de Jacutinga, a 30 minutos de Espírito Santo do Pinhal.

Leia mais: Hotéis românticos perto de São Paulo

O que fazer em Espírito Santo do Pinhal

Espírito Santo do Pinhal Vinícola Guaspari
Petiscos e degustação na Vinícola Guaspari

Espírito Santo do Pinhal é uma cidade mágica! Ela se tornou muito procurada por turistas por conta das atrações e passeios voltados a natureza e a contemplação da mata ao redor. E mais recentemente ganhou destaque nacional pela produção de vinhos de inverno.

Também chamada de “Toscana Brasileira” a região abriga as melhores vinícolas deste estilo. Na realidade ela é o berço da colheita de inverno. Que também é chamada de poda invertida ou dupla poda. Mas não é só de vinho e natureza que vive Espirito Santo do Pinhal; a cidade também é forte produtora de café.

Ponto que reforço aqui é que, muitas atrações da cidade estão também nos arredores, na cidade de Andradas. Enfim, confira agora uma lista de atrações turísticas em Espírito Santo do Pinhal que você não pode deixar de conhecer se visitar a cidade!

Leia mais: Turismo em Socorro – roteiros turísticos de 2 a 5 dias

Vinícola Guaspari – a pioneira em Espírito Santo do Pinhal

Espírito Santo do Pinhal Vinícola Guaspari
É essa paisagem incrível da Guaspari

A visita até a Vinícola Guaspari é imperdível, uma parada obrigatória, mesmo para quem viaja com crianças pois há um ambiente que comporta bem os pequenos. Há três tipos de visitas e todas precisam de reserva com antecedência (reserve o quanto antes porque esgotam facilmente). São elas:

  • Visita a Vinícola: você fará uma visita guiada por todo espaço da vinícola, produção etc. Fechando com degustação de 4 rótulos. Neste caso, não dá pra ir com crianças.
  • Degustação Vista: a degustação pula a parte do passeio pela produção e vai direto para a área externa onde você degustará 4 rótulos. Precisa validar se aceitam crianças, quando fomos não aceitavam.
  • Degustação com menu harmonizado: essa é uma novidade que a Guspari está oferecendo e ao meu ver, vale muito a pena pois você desfrutará do Wine Garden também.
  • Wine Garden: esse formato é um segredinho que descobri sem querer, quando visitamos a Guaspari estávamos com crianças e os dois formatos acima não as recebiam. Então perguntei ao atendente como poderia conhecer o local e ele me informou sobre o Wine Garden. É um lugar lindo (veja aqui um vídeo) no qual você pode pedir alguns petiscos e sua própria degustação a mesa. Tudo isso diante das parreiras e com amplo ambiente para as crianças correrem livremente. Pra mim, o melhor formato 🙂
Espírito Santo do Pinhal Vinícola Guaspari
Wine Garden vinícola Guspari

Mas então, o que torna a Guaspari tão especial? A vinícola surgiu com o projeto de uma família que decidiu transformar toda a fazenda de café que possuíam em uma linda vinícola. As videiras foram escolhidas a dedo considerando as características do terroir e o método foi sendo desenvolvido.

O primeiro vinho foi produzido em 2008 de forma totalmente artesanal. Mas hoje, a área de plantio é enorme, e o projeto da Vinícola Guaspari passou a executar com maestria a famosa colheita de inverno. Já foi premiada inúmeras vezes e te conto que, ao provar uma taça, você entenderá que a bebida é diferenciada.

Se você me perguntar qual tour vale mais a pena? Com certeza a DEGUSTAÇÃO COM MENU HARMONIZADO

Leia mais: Rota do Vinho em São Roque e o que fazer na cidade

Vinícola InnVernia

vinícolas sul de Minas Gerais
Vinícola InnVernia – foto divulgação

A Vinícola InnVernia é novidade mais fresquinha de Espírito Santo do Pinhal. Ela foi aberta recentemente e está com um ar super moderno para as experiências que turistas podem viver nela assim como em seus vinhos e espumantes.

O que a torna ainda mais especial é o fato de toda a equipe que trabalha na vinícola estar 100% engajada em todas as ações, desde a plantação de mudas até a taça na mesa. A empresa é familiar, resultado do sonho de um neto de imigrantes portugueses.

Há quatro experiências que você pode viver na InnVernia e todos necessitam de agendamento prévio pelo site, veja aqui quais são elas. A que mais me nos interessou e que pudemos viver essa experiência incrível foi o plantio de uma videira, mostrei no Instagram como foi:

Veja aqui como foi nosso plantio de videira na Innvernia

Vinícola Mirantus

A Vinícola Mirantus está localizada em um dos pontos mais altos de Espírito Santo do Pinhal proporcionando assim uma vista de tirar o fôlego. Por isso a atividade mais recomendada nela é o Piquenique com vista para o Pôr do Sol.

Vinícola Face Norte

A Vinícola Face Norte oferece um jantar harmonizado em 5 tempos com uma vista linda para as montanhas da Serra da Mantiqueira. É um projeto que está nascendo e se desenvolvendo e vale muito a pena ser conhecido!

Vinícola Floresta

A Vinícola Floresta nasceu em 2010 com o objetivo de explorar as riquezas do solo para produção de vinhos e inverno. Ela oferece degustações em seu Wine Bar que está aberto as sextas e sábados das 11am até 19pm e aos domingos entre 10am e meio dia retornando as 15pm até 17pm. O local também conta com uma loja que está aberta de segunda a sexta das 9am a 17pm.

Vinícola Amana

Recém inaugura e com arquitetura de babar, a Vinícola Amana está com a loja aberta diariamente das 9am até 17pm. Os rótulos a venda são resultantes das primeiras produções da vinícola. Em breve terão tours e degustações.

Outras vinícolas em desenvolvimento

Espírito Santo do Pinhal é uma cidade viva no mundo dos vinhos, então vale muito a pena ficar atento as novidades (estarei sempre atualizando esse texto). Outras três vinícolas que estão em desenvolvimento são:

Do Genoma à Xícara – Turismo do Café

Outra opção de atração turística muito interessante da cidade, é o turismo do Genoma à Xícara, um turismo do café que possui roteiro histórico que mostra toda a importância do café, e o caminho que ele percorre para se tornar o que utilizamos em casa.

O passeio é sensacional! Quem ama café tem a possibilidade de conhecer a Serra da Mantiqueira, e aprender como são produzidos os cafés da mais qualidade, como os produzidos em Espírito Santo do Pinhal.

Outra opção bem interessante para quem gosta da história do café é conhecer a Fazenda Nova Cintra que também oferece tours explicativos sobre o café na região.

Igreja Matriz de Espírito Santo do Pinhal & Palácio do Café

Ao visitar cidades históricas e importantes como Espírito Santo do Pinhal, não é possível deixar fora do roteiro, conhecer os lugares mais antigos da região e voltar no tempo. Sentir aquele clima de interior ao realizar uma pausa na pracinha da igreja sabem?

A Igreja Matriz de Espírito Santo do Pinhal fica localizada na praça central da cidade. Aliás, vale frisar que o local é perfeito para fazer fotos maravilhosas.

A construção recebe diversas pinturas nas paredes de seu interior e detalhes em madeira muito bem trabalhada, além de vitrais e o teto inteiramente pintado. Muito bem conservada, a igreja é uma das principais atrações turísticas visitadas em Espírito Santo do Pinhal. Tendo um peso enorme para a cidade que, aliás, já é uma cidade religiosa por natureza.

Ali no centrinho, também está o Palácio do Café que é atualmente o edifício da prefeitura, ele data de 1893 e é lindo!

Leia mais: O que fazer em Aparecida do Norte em SP – roteiro da fé

Santuário de Santa Luzia

Um pequeno santuário localizado em um bairro residencial e que atrais devotos de Santa Luzia. Uma bela igreja por dentro e por fora.

Lago Municipal de Espírito Santo do Pinhal

É um lago bem grande que fica no centro da cidade e nele você pode fazer exercícios, caminhar com tranquilidade e curtir um pouco a natureza. Um piquenique com as crianças também é uma boa pedida.

Theatro Avenida Pinhal

Um teatro que abriga shows e espetáculos da cidade, é patrimônio tombado e reserva uma bela arquitetura. Para quem procura agito, ao redor há muitos bares e restaurantes como por exemplo a choperia Manhattan e a Trattoria Opção.

Leia mais: O que fazer em Monte Sião – divisa de MG e SP

Onde comer em Espírito Santo do Pinhal

A cidade de Espírito Santo do Pinhal é pequena e com poucas opções gastronômicas (ainda pois o potencial dessa cidade é incrível). Então aqui vai minha listinha de lugares para comer além das degustações e almoços nas vinícolas):

  • Trattoria Opção
  • Restaurante Rizz – você pode comprar sua experiência antecipadamente AQUI
  • Santa Maria Coffee & Wine House – que também oferece a venda de experiências antecipadamente AQUI
  • Pizzaria Fratello
  • W. Bassi – para um almoço simples e super gostoso

Atrações em Andradas – ao lado de Espírito Santo do Pinhal

Espírito Santo do Pinhal
Parreiras da Stella Valentino

Como comentei no começo do texto, há muitas atrações (talvez algumas das principais) que estão localizadas ao redor de Espírito Santo do Pinhal, na cidade de Andradas. Fato curioso é que a distância entre elas é super curtinha (cerca de 30 minutinhos) e você já cruza de SP para MG.

Então vamos lá, vou listá-las aqui e explicar cada uma delas detalhadamente. Mas antes, já aproveito para responder uma pergunta que é constante no meu Instagram quando falo da região: por que não se hospedar em Andradas?

Minha resposta é curta e simples: a cidade não oferece hotéis e pousadas tão lindos e charmosos como Espírito Santo do Pinhal! Reforço aqui o quanto amamo a Famiglia Barthô.

Vinícola Stella Valentido

Já começo te preparando para provar um dos melhores vinhos da vida, e não estou brincando, e ele não custa mil reais! Sério…

Bom, a Vinícola Stella Valentino é comandada pelo Sr Procópio que senta junto com a turma durante a degustação e conta toda a história sobre poda invertida na região. Inclusive os fatos que a mídia não conta, os perrengues e como se tornaram uma das regiões produtoras de vinho no Brasil mais reconhecida e importante.

O espaço é simples, lindo e aconchegante. A degustação é rápida e acompanhada de alguns queijos e embutidos. Aproveite cada momento com o Sr Procópio que é uma biblía de vinhos paulistas (e mineiros) e um doce de pessoa.

Os vinhos são muito especiais, saborosos, aromáticos e todos levam o nome de algum membro da família. Há algumas ofertas de vinhos que chegam a ter fila de espera para compra, tão bons são.

Leia mais: Hotel Vinícola Família Davo em SP

Pico do Gavião – cidade de Águas da Prata

Nossa amiga Carol do blog Pezinhos Mundo Afora no Pico do Gavião

O Pico do Gavião fica na cidade de de Águas da Prata bem próxima de Andradas e de Espírito Santo do Pinhal e é lindo! Um espaço a céu aberto por onde você pode chegar de carro, com vista para as montanhas da Mantiqueira. O local conta com parquinho infantil, área para piquenique e um espaço dedica ao Clube de Voo Livre.

Por ali você encontrará muitas pessoas praticando paragliding além de uma vista pra lá de especial! Minha sugestão é ir logo pela manhã, antes da Stella Valentino.

Vinícola Casa Geraldo

A última vinícola que conhecemos pela região foi a que o Edu, nosso filho mais gostou rs. Ela tem um SUPER parquinho na área externa. E nós, adultos, também amamos por ter diversas experiências, incluindo um almoço de passos delicioso.

Contando um pouco mais da vinícola; ela é muito grande, produtora de vinhos de inverno, espumantes, licores, destilados e outras coisinhas mais. O espaço conta com uma loja (que oferece degustações sem agendamento no balcão), um restaurante (que não faz agendamento) e diversos tours.

Você pode visitar as parreiras e dependendo da época do ano até agendar um piquenique nelas, pode visitar a fábrica ou aproveitar o almoço/jantar de passos que foi o que fizemos. O almoço foi harmonizado com vinhos da casa e em quantidades fartas 🙂

Recomendo muito! Todas as vinícolas mencionadas aqui neste texto são imperdíveis!!!

Leia mais: Dicas de passeios perto de São Paulo

Sugestão de roteiro de 3 dias

Espírito Santo do Pinhal

Dia 1: saindo logo cedo da Famiglia Barthô, vá direto para a InnVernnia, siga para a experiência do café (do Genoma a Xícara), almoce na Guaspari e feche o dia na praça central ou curtindo o hotel.

Dia 2: sai logo cedo para curtir um pouco do Pico do Gavião, almoce na Casa Geraldo, faça o tour das 14 ou das 16pm na Stella Valentino e feche o dia curtindo o hotel.

Se você tiver um terceiro dia, eu dedicaria ele todo a Famiglia Barthô pois você poderá curtir a infra e realizar 2 tours que eles fazem na pousada (café e histórico), além de curtir o chá da tarde.

Espírito Santo do Pinhal com crianças

Espírito Santo do Pinhal
Parquinho da vinícola Casa Geraldo

Antes de embarcar pra Espírito Santo do Pinhal, adiei minha ida algumas vezes por não achar que seria adequado ir com crianças. Que besteira! É um destino super familiar e com infra para as crianças sim.

A Pousada Famiglia Barthô é excelente, tem dois parquinhos, salas de jogos, comida adequada e muita área verde para os pequenos. Como comentei, a Vinícola Casa Geraldo e o Pico do Gavião também oferecem parquinhos.

Na Casa Geraldo há inclusive uma opção de menu kids no cardápio, muito boa. O único ponto de atenção é para os tours dentro das vinícolas que não aceitam os pequenos. Mas há alternativas.

Leia mais: Dicas completas para passeios e viagens com crianças

Rotas do Vinho da Mantiqueira – Baixa & Alta

Esse texto traz as opções de vinícolas que fazem parte da Mantiqueira Baixa que contemplam as cidades de Espírito Santo do Pinhas e Andradas. Mas quero compartilhar com vocês a diferença das rotas dos vinhos existentes na serra da Mantiqueira: Rota Alta e Rota Baixa.

A Rota dos Vinhos da Mantiqueira Alta engloba a região de São Bento do Sapucaí, localizada ao lado da cidade paulista de Campos do Jordão e de Gonçalves, em Minas Gerais.

As vinícolas da região são muito bonitas e bem estruturadas. Elas produzem diversos vinhos finos de inverno e de alta qualidade. Aliás, é possível realizar piqueniques no local ou imergir na alta gastronomia da região.

As principais são a Vinícola Raízes do Baú, a Vila Santa Maria, Entre Villas e a Vinícola Bela Vista. Mas elas ficam bem distantes, e é necessário se preparar com antecedência para visitar. Pois é necessário realizar agendamento.

Leia mais: O que fazer em Campos do Jordão

A região da Mantiqueira Baixa que tratamos aqui no texto, muitas vezes, é confundida com a Mantiqueira Alta, porém são regiões diferentes e bem distantes entre si, tendo cerca de 200 km de distância entre uma e outra.

É na Mantiqueira Baixa que você pode encontrar as vinícolas Casa Geraldo, Stella Valentino, InnVernia e Vinícola Guaspari. O resto da prosa vocês já sabem né? O guia completo de Espírito Santo do Pinhal cima está em mãos!

Acho que é isso pessoal, espero que gostem do nosso guia por Espírito Santo do Pinhal.

Resolva sua viagem com:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários:
sandra disse:

Gostei muito do ” site”. Excelente panorama da região e do que é possivel fazer numa estadia de um fim de semana prolongado. Moro há alguns anos em Espírito Santo do Pinhal. e acho que de fato é uma região que merece ser conhecida pois é rica em natureza, história e hospitalidade.

Obrigada pelo comentário, ficamos muito felizes

Edson disse:

Lu, boa noite.

Adorei o seu blog. A publicação sobre Espírito Santo do Pinhal e região está excelente. Muito obrigado pelas dicas.
PS. tens alguma guia para indicar na região? Não sabemos ainda se vamos de carro, mas mesmo que formos, como o maior interesse serão as vinícolas, melhor contratar um guia. Sem falar que valorizo muito o trabalho desses profissinais, que normalmente nos mostram um olhar local, as histórias, os caminhos escondidos…

Olá Edson, me desculpe pela demora, alguns comentários aqui no blog estavam presos em uma caixa de spam. A questão de guia na cidade é bem necessária, mas hoje eu não enho contatos infelizmente.

Ana Lucia Turcci disse:

Olá. Meu nome é Ana Lucia. Moro em Águas da Prata.
Navegando em seu site, vi que em seu texto sobre o Pico do Gavião, há um equívoco.
Águas da Prata é uma “Cidade” Paulista, e o que se dá a entender, é que é um bairro da cidade de Andradas/MG.
Aqui a cidade é extremamente charmosa, pitoresca, acolhedora, turística e é uma Estância Hidromineral. (Estamos situados na divisa com Minas Gerais.)
Temos águas radioativas e de cura.
E possuímos inclusive uma Pousada e SPA Holístico “Canto dos Xamãs”, dentre outros locais de hospedagem.
Espero ter ajudado, pois gosto muito de seu site e acho-o muito interessante.

Oi Ana, muito obrigada pelo comentário, estou fazendo a correção agora, não sei porque achei que o Pico do Gavião estava em Andradas. Mas eu sou doida pra conhecer Águas da Prata, já almoçamos por aí e sempre falo pro meu marido: temos que vir passar um final de semana aqui. Quem sabe agora em 2024 conseguimos.

Instagram