Destaques, Enoturismo, Interior de São Paulo, São Paulo

Espírito Santo do Pinhal SP – um guia completo da região

Last Updated on 25 de novembro de 2021 by Luciana de Campos Assis

A cidade de Espírito Santo do Pinhal reserva muitas surpresas aos turistas que desejam desbravá-la. Vinhos de inverno, café, montanhas, boa gastronomia e pousadas belíssimas. Aqui eu vou te passar um guia completo da cidade e arredores.

Leia mais: Vinícolas em São Paulo – passeios que valem a pena!

Espírito Santo do Pinhal – localização e como chegar

Espírito Santo do Pinhal
Vinícola Guaspari

A cidade de Espírito Santo do Pinhal está localizada na divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais, ao lado das famosas Poços de Caldas e Andradas. Exatamente à 100 km de Campinas, 190 de São Paulo e 190 de Sorocaba.

O acesso a ela se dá através da rodovia SP-342 via Mogi Guaçu. Aliás, esse trajeto é calmo e com belas paisagens, sem muitos pedágios, e com diversas opções de paradas em cidades turísticas ao longo do caminho.

Para desbravá-la, recomendo estar de carro, pois os locais de interesse são distantes uns dos outros. Aqui neste post, falaremos de passeios na região pois é imperdível visitar Andradas (já em território mineiro) estando em Espírito Santo do Pinhal.

Leia mais: cidades turísticas do interior de São Paulo – lista com 35 lugares incríveis

Dicas de hospedagem em Espírito Santo do Pinhal

As melhores pousadas estão localizadas em uma zona afastada do centro da cidade de Espírito Santo do Pinhal, porém são tão especiais que tornam a distância algo que não incomoda nenhum pouco (de verdade). São charmosas e o caminho até elas é todo charmoso, por estrada de terra a beira de montanhas.

Então vamos lá, vou listá-las aqui para você.

Famiglia Barthô

Espírito Santo do Pinhal Pousada Famiglia Barthô
Fachada do nosso quarto na Famiglia Barthô

A primeira opção de hospedagem que trago foi a que escolhemos. Clássica e super moderna ao mesmo tempo, charmosa, aconchegante e familiar! A Pousada Famiglia Barthô se destaca por possuir uma área de lazer ao ar livre bem completa e passível de ser aproveitada durante o ano todo.

Piscina ao ar livre, um jardim muito aconchegante com lareira, bar, restaurante com comida caseira deliciosa e salão de jogos. As refeições estão inclusas nas diárias (café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar) e achamos um dos pontos altos da hospedagem.

A diversão não para por aí, além dos itens mencionados acima, a Famiglia Barthô é uma fazenda produtora de cafés e um antigo casarão colonial. Você pode passear pela produção, plantações e inclusive por uma casa museu que mostra como os antigos viviam sem eletricidade.

Alguns dos quartos da pousada estão localizados em antigas casas que foram renovadas por dentro e mantiveram sua arquitetura colonial. É muito lindo, você tem a sensação que está em uma vila e voltou alguns anos no tempo (e tudo isso sem perder o conforto).

A área externa também conta parreiras de uva, algumas redes, parquinho infantil, um belo gramado para as crianças correrem livremente, quadras, animais e uma trilha bem fácil pela natureza.

Todos os quartos da pousada possuem TV com tela plana e canais de satélite, roupas de cama e toalha para uso durante os dias, cobertas, ar condicionado e quente.

Recomendo muito, clique ao lado para reservar a Famiglia Barthô!

Leia mais: Pousadas no Interior de SP para curtir em família

Outras opções de hospedagem

Villa do Poeta: é um hotel simples e lindo, esse está localizado no centro da cidade. Foi todo renovado recentemente e tem um charme e apelo cultural bem interessante.

Hospedaria Casa de Pedra: fica bem ao lado da Pousada Famiglia Barthô e tem um ar bem clássico moderno também. Não tivemos a oportunidade de visitá-la ainda mas está na listinha.

Yurt Romântico:Jacutinga: essa é uma opção incrível para quem quer viver uma experiência bem diferente. É uma opção de hospedagem em estilo Yurt na região, sabem aquelas tendas antigas? Fica na cidade de Jacutinga, a 30 minutos de Espírito Santo do Pinhal.

Leia mais: Hotéis românticos perto de São Paulo

O que fazer em Espírito Santo do Pinhal

Espírito Santo do Pinhal Vinícola Guaspari
Petiscos e degustação na Vinícola Guaspari

Espírito Santo do Pinhal é uma cidade mágica! Ela se tornou muito procurada por turistas por conta das atrações e passeios voltados a natureza e a contemplação da mata ao redor. E mais recentemente ganhou destaque nacional pela produção de vinhos de inverno.

Também chamada de “Toscana Brasileira” a região abriga as melhores vinícolas deste estilo. Na realidade ela é o berço da colheita de inverno. Que também é chamada de poda invertida ou dupla poda. Mas não é só de vinho e natureza que vive Espirito Santo do Pinhal; a cidade também é forte produtora de café.

Ponto que reforço aqui é que, muitas atrações da cidade estão também nos arredores, na cidade de Andradas. Enfim, confira agora uma lista de atrações turísticas em Espírito Santo do Pinhal que você não pode deixar de conhecer se visitar a cidade!

Leia mais: Turismo em Socorro – roteiros turísticos de 2 a 5 dias

Vinícola Guaspari

Espírito Santo do Pinhal Vinícola Guaspari
É essa paisagem incrível da Guaspari

A visita até a Vinícola Guaspari é imperdível, uma parada obrigatória, mesmo para quem viaja com crianças pois há um ambiente que comporta bem os pequenos. Há três tipos de visitas e todas precisam de reserva com antecedência (reserve o quanto antes porque esgotam facilmente). São elas:

  • Visita a Vinícola: você fará uma visita guiada por todo espaço da vinícola, produção etc. Fechando com degustação de 4 rótulos. Neste caso, não dá pra ir com crianças.
  • Degustação Vista: a degustação pula a parte do passeio pela produção e vai direto para a área externa onde você degustará 4 rótulos. Precisa validar se aceitam crianças, quando fomos não aceitavam.
  • Wine Garden: esse formato é um segredinho que descobri sem querer, quando visitamos a Guaspari estávamos com crianças e os dois formatos acima não as recebiam. Então perguntei ao atendente como poderia conhecer o local e ele me informou sobre o Wine Garden. É um lugar lindo (veja aqui um vídeo) no qual você pode pedir alguns petiscos e sua própria degustação a mesa. Tudo isso diante das parreiras e com amplo ambiente para as crianças correrem livremente. Pra mim, o melhor formato 🙂

Reserve qualquer um destes passeios AQUI, já para o Wine Garden ligue para (19) 3661-9191.

Espírito Santo do Pinhal Vinícola Guaspari
Wine Garden vinícola Guspari

Mas então, o que tonra a Guaspari tão especial? A vinícola surgiu com o projeto de uma família que decidiu transformar toda a fazenda de café que possuíam em uma linda vinícola. As videiras foram escolhidas a dedo considerando as características do terroir e o método foi sendo desenvolvido.

O primeiro vinho foi produzido em 2008 de forma totalmente artesanal. Mas hoje, a área de plantio é enorme, e o projeto da Vinícola Guaspari passou a executar com maestria a famosa colheita de inverno. Já foi premiada inúmeras vezes e te conto que, ao provar uma taça, você entenderá que a bebida é diferenciada.

Leia mais: Rota do Vinho em São Roque e o que fazer na cidade

Vinícola InnVernia

vinícolas sul de Minas Gerais
Vinícola InnVernia – foto divulgação

A Vinícola InnVernia é novidade mais fresquinha de Espírito Santo do Pinhal. Ela foi aberta recentemente e está com um ar super moderno para as experiências que turistas podem viver nela assim como em seus vinhos e espumantes.

O que a torna ainda mais especial é o fato de toda a equipe que trabalha na vinícola estar 100% engajada em todas as ações, desde a plantação de mudas até a taça na mesa. A empresa é familiar, resultado do sonho de um neto de imigrantes portugueses.

Há quatro experiências que você pode viver na InnVernia e todos necessitam de agendamento prévio pelo site, veja aqui quais são elas. A que mais me interessou (e que iremos em breve) é a oportunidade de plantar uma videira e apreciar a degustação ao pôr do sol.

Do Genoma à Xícara – Turismo do Café

Outra opção de atração turística muito interessante da cidade, é o turismo do Genoma à Xícara, um turismo do café que possui roteiro histórico que mostra toda a importância do café, e o caminho que ele percorre para se tornar o que utilizamos em casa.

O passeio é sensacional! Quem ama café tem a possibilidade de conhecer a Serra da Mantiqueira, e aprender como são produzidos os cafés da mais qualidade, como os produzidos em Espírito Santo do Pinhal.

Igreja Matriz de Espírito Santo do Pinhal

Espírito Santo do Pinhal

Ao visitar cidades históricas e importantes como Espírito Santo do Pinhal, não é possível deixar fora do roteiro, conhecer os lugares mais antigos da região e voltar no tempo. Sentir aquele clima de interior ao realizar uma pausa na pracinha da igreja sabem?

A Igreja Matriz de Espírito Santo do Pinhal fica localizada na praça central da cidade. Aliás, vale frisar que o local é perfeito para fazer fotos maravilhosas.

A construção recebe diversas pinturas nas paredes de seu interior e detalhes em madeira muito bem trabalhada, além de vitrais e o teto inteiramente pintado. Muito bem conservada, a igreja é uma das principais atrações turísticas visitadas em Espírito Santo do Pinhal. Tendo um peso enorme para a cidade que, aliás, já é uma cidade religiosa por natureza.

Leia mais: O que fazer em Aparecida do Norte em SP – roteiro da fé

Santuário de Santa Luzia

Um pequeno santuário localizado em um bairro residencial e que atrais devotos de Santa Luzia. Uma bela igreja por dentro e por fora.

Lago Municipal de Pinhal

É um lago bem grande que fica no centro da cidade e nele você pode fazer exercícios, caminhar com tranquilidade e curtir um pouco a natureza. Um piquenique com as crianças também é uma boa pedida.

Theatro Avenida Pinhal

Um teatro que abriga shows e espetáculos da cidade, é patrimônio tombado e reserva uma bela arquitetura. Para quem procura agito, ao redor há muitos bares e restaurantes como por exemplo a choperia Manhattan e a Trattoria Opção.

Leia mais: O que fazer em Monte Sião – divisa de MG e SP

Atrações em Andradas – ao lado de Espírito Santo do Pinhal

Espírito Santo do Pinhal
Parreiras da Stella Valentino

Como comentei no começo do texto, há muitas atrações (talvez algumas das principais) que estão localizadas ao redor de Espírito Santo do Pinhal, na cidade de Andradas. Fato curioso é que a distância entre elas é super curtinha (cerca de 30 minutinhos) e você já cruza de SP para MG.

Então vamos lá, vou listá-las aqui e explicar cada uma delas detalhadamente. Mas antes, já aproveito para responder uma pergunta que é constante no meu Instagram quando falo da região: por que não se hospedar em Andradas?

Minha resposta é curta e simples: a cidade não oferece hotéis e pousadas tão lindos e charmosos como Espírito Santo do Pinhal! Reforço aqui o quanto amamo a Famiglia Barthô.

Vinícola Stella Valentido

Já começo te preparando para provar um dos melhores vinhos da vida, e não estou brincando, e ele não custa mil reais! Sério…

Bom, a Vinícola Stella Valentino é comandada pelo Sr Procópio que senta junto com a turma durante a degustação e conta toda a história sobre poda invertida na região. Inclusive os fatos que a mídia não conta, os perrengues e como se tornaram uma das regiões produtoras de vinho no Brasil mais reconhecida e importante.

O espaço é simples, lindo e aconchegante. A degustação é rápida e acompanhada de alguns queijos e embutidos. Aproveite cada momento com o Sr Procópio que é uma biblía de vinhos paulistas (e mineiros) e um doce de pessoa.

Os vinhos são muito especiais, saborosos, aromáticos e todos levam o nome de algum membro da família. Há algumas ofertas de vinhos que chegam a ter fila de espera para compra, tão bons são.

Leia mais: Hotel Vinícola Família Davo em SP

Pico do Gavião

Nossa amiga Carol do blog Pezinhos Mundo Afora no Pico do Gavião

O Pico do Gavião fica no bairro de Águas da Prata em Andradas e é lindo! Um espaço a céu aberto por onde você pode chegar de carro, com vista para as montanhas da Mantiqueira. O local conta com parquinho infantil, área para piquenique e um espaço dedica ao Clube de Voo Livre.

Por ali você encontrará muitas pessoas praticando paragliding além de uma vista pra lá de especial! Minha sugestão é ir logo pela manhã, antes da Stella Valentino.

Vinícola Casa Geraldo

A última vinícola que conhecemos pela região foi a que o Edu, nosso filho mais gostou rs. Ela tem um SUPER parquinho na área externa. E nós, adultos, também amamos por ter diversas experiências, incluindo um almoço de passos delicioso.

Contando um pouco mais da vinícola; ela é muito grande, produtora de vinhos de inverno, espumantes, licores, destilados e outras coisinhas mais. O espaço conta com uma loja (que oferece degustações sem agendamento no balcão), um restaurante (que não faz agendamento) e diversos tours.

Você pode visitar as parreiras e dependendo da época do ano até agendar um piquenique nelas, pode visitar a fábrica ou aproveitar o almoço/jantar de passos que foi o que fizemos. O almoço foi harmonizado com vinhos da casa e em quantidades fartas 🙂

Recomendo muito! Todas as vinícolas mencionadas aqui neste texto são imperdíveis!!!

Leia mais: Dicas de passeios perto de São Paulo

Sugestão de roteiro de 3 dias

Espírito Santo do Pinhal
Parreiras da Vinícola Guaspari

Dia 1: saindo logo cedo da Famiglia Barthô, vá direto para a InnVernnia, siga para a experiência do café (do Genoma a Xícara), almoce na Guaspari e feche o dia na praça central ou curtindo o hotel.

Dia 2: sai logo cedo para curtir um pouco do Pico do Gavião, almoce na Casa Geraldo, faça o tour das 14 ou das 16pm na Stella Valentino e feche o dia curtindo o hotel.

Se você tiver um terceiro dia, eu dedicaria ele todo a Famiglia Barthô pois você poderá curtir a infra e realizar 2 tours que eles fazem na pousada (café e histórico), além de curtir o chá da tarde.

Espírito Santo do Pinhal com crianças

Espírito Santo do Pinhal
Parquinho da vinícola Casa Geraldo

Antes de embarcar pra Espírito Santo do Pinhal, adiei minha ida algumas vezes por não achar que seria adequado ir com crianças. Que besteira! É um destino super familiar e com infra para as crianças sim.

A Pousada Famiglia Barthô é excelente, tem dois parquinhos, salas de jogos, comida adequada e muita área verde para os pequenos. Como comentei, a Vinícola Casa Geraldo e o Pico do Gavião também oferecem parquinhos.

Na Casa Geraldo há inclusive uma opção de menu kids no cardápio, muito boa. O único ponto de atenção é para os tours dentro das vinícolas que não aceitam os pequenos. Mas há alternativas.

Leia mais: Dicas completas para passeios e viagens com crianças

Rotas do Vinho da Mantiqueira – Baixa & Alta

Esse texto traz as opções de vinícolas que fazem parte da Mantiqueira Baixa que contemplam as cidades de Espírito Santo do Pinhas e Andradas. Mas quero compartilhar com vocês a diferença das rotas dos vinhos existentes na serra da Mantiqueira: Rota Alta e Rota Baixa.

A Rota dos Vinhos da Mantiqueira Alta engloba a região de São Bento do Sapucaí, localizada ao lado da cidade paulista de Campos do Jordão e de Gonçalves, em Minas Gerais.

As vinícolas da região são muito bonitas e bem estruturadas. Elas produzem diversos vinhos finos de inverno e de alta qualidade. Aliás, é possível realizar piqueniques no local ou imergir na alta gastronomia da região.

As principais são a Vinícola Raízes do Baú, a Vila Santa Maria, Entre Villas e a Vinícola Bela Vista. Mas elas ficam bem distantes, e é necessário se preparar com antecedência para visitar. Pois é necessário realizar agendamento.

Leia mais: O que fazer em Campos do Jordão

A região da Mantiqueira Baixa que tratamos aqui no texto, muitas vezes, é confundida com a Mantiqueira Alta, porém são regiões diferentes e bem distantes entre si, tendo cerca de 200 km de distância entre uma e outra.

É na Mantiqueira Baixa que você pode encontrar as vinícolas Casa Geraldo, Stella Valentino, InnVernia e Vinícola Guaspari. O resto da prosa vocês já sabem né? O guia completo de Espírito Santo do Pinhal cima está em mãos!

Acho que é isso pessoal, espero que gostem do nosso guia por Espírito Santo do Pinhal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.