Colônia del Sacramento no Uruguai – dicas e roteiro pela cidade

Última atualização em

Colônia del Sacramento no Uruguai é uma daquelas cidades que você pode conhecer em um único dia de viagem e voltar apaixonada/o. Um lugar fácil, gostoso e histórico!

Muitas pessoas chegam até Colônia del Sacramento no Uruguai por Buenos Aires na Argentina. Afinal, a cidade está bem próxima da capital portenha e toma apenas um dia de seu roteiro de viagem. Dá pra sair cedinho pra Colônia e estar de volta a tempo de desfrutar de Tango em Puerto Madero.

Contudo, também acho válido incluir Colônia del Sacramento em um roteiro de viagem pelo Uruguai. É uma cidadezinha histórica que vale muito a pena ser visitada.

Como viajar com milhas - manual completo e atualizado!

Informações gerais de Colônia del Sacramento:

Colônia del Sacramento está localizada no Sudeste do Uruguai, as margens do Rio de la Plata, divisa com Buenos Aires na Argentina. Foi descoberta em 1680 por um colonizador português que vivia no Rio de Janeiro. A cidade de Colônia foi um importante ponto de comercialização de escravos na América do Sul.

Roteiro de 3 dias para conhecer Buenos Aires por completo

Foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade em 1995 pela UNESCO. Suas ruas, casas e praças mantiveram parte da arquitetura antiga tornando a cidade um charme. Você tem a sensação de estar caminhando em um filme medieval.

Brasileiros precisam apenas de uma passaporte ou RG válido para entrar no Uruguai, não há requerimentos de vistos, vacinas ou seguro viagem para visitar Colônia del Sacramento. No entanto, ter seguro viagem é de extrema importância para qualquer viagem internacional. Não recomendo viajar sem.

Compre seu Seguro Viagem para o Uruguai com 10% de desconto AQUI – cupom TURISTANDO5 + pagamento no boleto

Como chegar em Colônia del Sacramento:

De Buenos Aires:

Em virtude de sua proximidade com Colônia, Buenos Aires oferece três principais operadoras que atravessam o Rio da Prata; BuequeBus, Seacat & Colonia Express. Também é possível contratar um tour que fará todos os trâmites, você só precisará ir até o porto de embarque.

Excursão de um dia até Colônia del Sacramento saindo de Buenos Aires

Nós fomos de Buenos Aires para Colônia del Sacramento e optamos pelo Colônia Express pois estava relativamente mais barato. Apesar de o barco ser relativamente mais simples do que o BuqueBus, a viagem foi tranquila. O trajeto demora pouco mais de uma hora.

buquebus chegando em Colônia del Sacramento
Buque Bus chegando em Colônia del Sacramento e um casa deixando a foto mais romântica – foto Lu
como ir de buenos aires a colônia del sacramento no uruguai
Buque Bus – foto Lu

De Montevidéu:

De Montevidéu você pode alugar um carro e por 2 horas pela Ruta 1 ou ir de ônibus pela COT. Recomendo carro pra que você possa aproveitar a paisagem ao longo do caminho. Uma parada para almoço na Ciudad del Plata pode ser bem interessante. Montevidéu fica a 181kms de Colônia del Sacramento.

Quanto tempo e onde ficar em Colônia del Sacramento:

Ao menos que você queira passar uma noite em Colônia del Sacramento para ver a cidade iluminada, ou o pôr do sol que é incrível. Um dia de passeio é suficiente para conhecer tudo. Dá pra chegar cedo, caminhar por todas as atrações turísticas, almoçar com calma, apreciando um bom vinho uruguaio.

Após o almoço, você tem tempo para terminar o roteiro e ainda fechar o dia com um sorvete maravilhoso na praça. E tudo sem pressa nem correria, eu te garanto. Passar uma noite em Colônia seria apenas pelo pôr do sol ou pelo amanhecer.

Se você optar por pernoitar em Colônia del Sacramento, veja algumas sugestões de hotéis abaixo. Reserve com antecedência pois há pouca oferta. O melhor lugar para ver o sol se por é o Paseo de San Gabriel ou qualquer espaço que fique de frente pro Rio da Prata.

  • Spa Hotel La Reserve – 5 estrelas, luxuoso, quartos espaçosos e um excelente custo. Localização perfeita para conhecer a cidade com tranquilidade.
  • Real Colonia Hotel & Suites – LINDO! E tem uma piscina imensa e incrível. Um hotel 4 estrelas, extremamente bem localizado e com preço melhor ainda.
  • Hotel Royal – 3 estrelas, econômico com qualidade e boa localização.
hotéis em colônia del sacramento
Real Colonia Hotel & Suites – foto divulgação

Roteiro pela cidade de Colônia del Sacramento:

Chegando em Colônia você certamente caminhará pelos trilhos de trem desativados a beira do mar, uma paisagem que começa a te envolver imediatamente, esse é o caminho da rodoviária/terminal fluvial até o centro.

Rapidamente você chegará no centro histórico através de uma antiga muralha que abriga o portão da época da colonização o Portón del Campo ou Portão da Cidadela. Após cruza-lo siga em direção da Calle de Los Suspiros, uma rua com antigas casas portuguesas onde somente pedestres caminham.

Reza a lenda que essa era a rua onde soldados suspiravam a caminho da decapitação e as moças suspiravam de saudades de seus amores que perdiam a vida.

No topo da Calle de Los Suspiros está a Plaza Mayor, onde você pode tomar um sorvete da Freddo e conhecer o Farol, de onde a vista é linda. Vale a pena também caminhar até o Muelle, um porto com iates e barcos que transitam por Colônia.

portão da cidadela colônia del sacramento
O Portal de Entrada da cidade, original da época da colonização – foto Lu
calle de los suspiros colônia del sacramento uruguai
Calle de los Suspiros vista de cima – foto Lu
calle de los suspiros colônia del sacramento uruguai
A Calle de los Suspiros é um dos pontos mais fotografados da cidade – foto Lu
colônia del sacramento Uruguai
Foto Lu
colônia del sacramento Uruguai
Muelle, paz e sossego – foto Lu

Outro ponto de interesse é a Basílica do Santíssimo Sacramento. Datada de 1680, é considerada a igreja mais antiga do país, foi renovada algumas vezes mas ainda mantém o charme e a força da história em suas vigas.

Além dos principais pontos mencionados acima, você pode visitar o Museu Naval, Museu do Azulejo, Indígena, Paleontológico e o Museu do período Histórico Português.

colônia del sacramento Uruguai
Basílica do Santíssimo Sacramento a mais antiga do Uruguai – foto Lu
colônia del sacramento Uruguai
Museu do azulejo – foto Lu

Todas as atrações acima são interessantíssimas mas você DEVE MESMO é ficar atento a cada esquina, a cada ruazinha que cruzar seus olhos. As casas e construções antigas se misturam com árvores floridas, folhagens secas e um céu quase sempre aberto, sem nenhuma nuvem. Em algumas esquinas você certamente encontrará os famosos carros antigos nos quais plantaram flores e são atrações turísticas hoje em dia.

Colônia conta com 5 quilômetros de praia, saindo um pouco do bairro histórico você pode pegar um táxi pra chegar até a primeira praia. Ou pode ir caminhando, saindo do Muelle é uma reta só, após um quilometro mais ou menos você vai avistar a primeira praia.

Sugiro à você aproveitar a gastronomia local e as lojinhas de artesanato. A Tienda de Regalos é uma das principais lojas e fica no topo da Calle de los Suspiros. Nela você encontrará utensílios para casa, roupas, souvenires e outras coisinhas mais. Algumas peças são muito bonitas e bem coloridas, os preços são bem razoáveis.

colônia del sacramento - farol - uruguai
Farol de Colônia del Sacramento – foto Lu
colonia del sacramento
colônia del sacramento uruguai
colônia del sacramento uruguai
colônia del sacramento uruguai
colônia del sacramento uruguai
colônia del sacramento uruguai
colônia del sacramento uruguai
colônia del sacramento uruguai
colônia del sacramento uruguai
colônia del sacramento uruguai
colônia del sacramento uruguai

Para curtir a gastronomia local você vai encontrar diversos restaurantes que parecem lindos, com bons vinhos, tábuas de frios e a famosa “Parrilla Uruguaia. Um churrasco típico com cortes de carne uruguaios bem saborosos. Atenção pois alguns restaurantes servem as “entrañas” juntamente com a “parrilla“, são os mcortes miúdos como moela, tripas etc.

Massas e frutos do mar também são boas pedidas. Os sorrentinos recheados de salmão defumado, são bem tradicionais na cidade, talvez pela proximidade de Buenos Aires. Indico dois restaurantes: Buen Suspiros que fica na Calle de Los Suspiros. Tem um ambiente tranquilo e refrescante, lembra uma caverna e serve basicamente entradas vinhos.

O segundo é o La Trattorria, um restaurante com deck a beira mar e um clima bem descontraído. Nele provamos o famoso choripan que é nada mais que pão com linguiça porém muito saboroso.

Um restaurante bem famoso em Colônia del Sacramento é o El Drugstore. Um espeço minúsculo e lindo, todo decorado com peças antigas e um carro que virou mesa. Não conseguimos conhece-lo em virtude da fila de espera que estava com mais de horas.

Por fim, se você ainda tiver um tempinho extra, recomendo passear pela Avenida General Flores que é toda coberta de árvores enormes. Típico da região, em Buenos Aires há diversas ruas assim. Também pode descansar na Plaza del Toros, tomar um sorvete, curtir um cassino ou caminhar ainda mais por essas ruas lindas da cidade.

Salve esse artigo em seu Pinterest:

colonia del sacramento uruguai

Quer conhecer mais do Uruguai? O blog Apure Guria conta um montão de cosias com muito bom humor, veja aqui um roteiro por Montevidéu por exemplo.

O blog Mochilão Barato também publicou um roteiro de 2 dias por Montevidéu delicioso. Não perca!

Também tem roteiro de 5 dias por Punta del Leste com o blog Tire a Bunda do Sofá, veja aqui.

Como viajar com milhas - manual completo e atualizado!

23 thoughts on “Colônia del Sacramento no Uruguai – dicas e roteiro pela cidade

  1. Eu adoro Colonia del Sacramento! Fui pra lá em uma viagem pelo Uruguai e amei! Também recomendo se possível dormir lá uma noite. Eu fiz isso e foi uma delícia passar a noite naquela cidadezinha graciosa! Excelente o seu post!!

    1. Olá Claudia, uma tarde dá sim. Eu peguei o barco em Buenos Aires logo cedo e voltei as 16pm. Mas se pegar o barco das 11 tbm dá. As malas você pode deixar na estação de ônibus/barco assim que chegar em colônia. É bem grande lá e certamente vão ter lockers. Depois me conta como foi. Beijão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.