América do Sul, Uruguai

Aluguel de carro no Uruguai e dicas para dirigir com tranquilidade!

Aluguel de carro no Uruguai e dicas para dirigir com tranquilidade!

Last Updated on 11 de junho de 2020 by Luciana de Campos Assis

Vamos falar absolutamente tudo sobre aluguel de carro no Uruguai, direção, regras de trânsito e inclusive lhe dar motivos pra pegar a estrada por lá e criar momentos inesquecíveis!

O Uruguai é um dos países da América do Sul bastante frequentado por brasileiros e turistas do mundo todo. Desbravar o país de ponta a ponta dirigindo é muito prático e gostoso. Veja neste artigo como funciona o aluguel de carro no Uruguai e como dirigir com segurança!

Cada país tem as suas próprias leis de trânsito e isso não muda para turistas. Respeitá-las é extremamente importante a fim de que a sua viagem seja tranquila e sem problemas.

A boa notícia é que dá SIM para dirigir até nossos países vizinhos ao Brasil, como o Uruguai, Paraguai, Chile, a Argentina, Venezuela, Bolívia, Colômbia e até na América do Norte. As exigências e regras de trânsito são muito parecidas com as nossas.

Compre seu Seguro Viagem para o Uruguai com 10% de desconto AQUI: use o cupom TURISTANDO5 pagando no boleto e pronto! Desconto garantido!!

Motivos para viajar e dirigir no Uruguai:

  • É seguro e tranquilo!
  • As estradas são planas e as distâncias entre as principais atrações turísticas são relativamente curtas.
  • Dá pra fazer uma viagem pelo país todo dirigindo em cerca de 12 dias.
  • O aluguel de carro no Uruguai é simples e uma alternativa econômica de locomoção.
  • Pra quem viaja com crianças o carro traz uma flexibilidade enorme.
  • E não poderia faltar; a delícia que é se aventurar com paisagens pitorescas aparecendo na janelinha do carro.

Brasileiros podem alugar carro e dirigir no Uruguai?

Sim, o aluguel de carro no Uruguai e a direção é permitida aos brasileiros desde que tenham uma CNH (carteira nacional de habilitação) válida e um documento válido (podendo ser o RG ou passaporte). Lembrando que o RG deve ter sido emitido nos últimos 10 anos.

Não é necessário PID (permissão internacional para dirigir) mas é essencial ter o Seguro Carta Verde caso você vai dirigir além das estradas uruguaias.

Por exemplo, se você pretende fazer Colônia del Sacramento e Buenos Aires na Argentina, o seguro Carta Verde será necessário. Se você pretende viajar com o seu carro do Brasil pra lá o Seguro Carta Verde também é obrigatório.

turismo na américa do sul
Nosso carro alugado em Montevidéu – foto Lu

Seguro Carta Verde:

Primeiramente precisamos entender que o seguro carta verde é um seguro civil e não substitui o seguro do veículo.

O que significa isso? Esse seguro carta verde é uma maneira do Mercosul se precaver de danos civis a terceiros em estradas e rodovias caso alguma acidente aconteça. Ele não cobrirá os danos causados em seu veículo, essa cobertura cobertura precisa ser contratada no momento do aluguel do carro com a Rentcars por exemplo.

O carta verde pode ser contratado aqui do Brasil no consulado do Uruguai ou em agências bancárias como Itaú e Bradesco. Se você viaja do Brasil pra lá pode comprar o Carta Verde na fronteira.

Ele tem um custo por dia de viagem mas sem um preço fixo por dia e a cobrança é feita em U$ (U$20 para 3 dias e U$65 para 30 dias, como exemplos para você ter uma ideia).

ATENÇÃO: se você vai retirar e devolver o veículo alugado no Uruguai e não pretende sair de la você NÃO PRECISA de Carta Verde. Você precisa apenas garantir que o carro que irá alugar tenha uma boa cobertura.

Como é o aluguel de carro no Uruguai:

O aluguel de carro no Uruguai é muito simples; você faz sua reserva com antecedência e retira no aeroporto ou em alguma locadora indicada no site caso você prefira. Eu sempre recomendo a Rentcars por ter os melhores preços junto as principais locadoras.

Reservar com antecedência garante que você tenha as melhores opções de veículos e os melhores preços. No entanto, se você resolver alugar o carro no Uruguai depois de chegar no país, ainda assim recomendo realizar a transação pela Rentcars. Mesmo já no destino será mais econômico do que a tarifa de balcão das companhias.

Um ponto de atenção para o aluguel de carro no Uruguai é ter um cartão de crédito internacional válio e com aviso de viagem ativo. A locadora de veículos fará uma operação de garantia (calção) mesmo que sua reserva já tenha sido 100% quitada online.

Dirigindo no Uruguai:

Primeiro de tudo você precisa estar conectado; não dá pra percorrer as estradas do Uruguai sem um chip de viagem com acesso a internet. Você pode usar o GPS do veículo alugado sim mas a probabilidade dele estar desatualizado é muito alta.

Pra isso recomendo comprar um chip da Viaje Conectado que você já sai do Brasil com acesso a internet, usa durante sua viagem toda e já resolve esse problema do GPS.

Use o cupom PROMO10 para comprar seu chip de viagem neste link e ganhe 10% de desconto!

No demais, as regras de trânsito são muito parecidas com as nossas:

  • O uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os passageiros e motorista.
  • É necessário andar com os faróis do carro ligados o dia todo, independente do horário e local.
  • É proibido estacionar quando a guia estiver pintada com a cor vermelha.
  • Não é permitido aos motoristas fazerem conversões à direita ou à esquerda de um semáforo, somente quando a sinalização ou semáforo específico permitir.
  • É permitido estacionar, quando uma placa azul com a letra E em branco estiver especificada. Se for estacionamento pago, a indicação da tarifa aparecerá abaixo da placa.
  • Quando uma placa estiver com contorno vermelho e escrito Reservado, significa que apenas alguns veículos podem parar ali.
  • Placa escrita: Puente Angosto (ou uma com o símbolo de uma ponte amarela) significa que há uma ponte estreita logo à frente. Ceda el Paso com um triângulo é para dar a prioridade.
  • Não exceda o limite de velocidade. Os policias e agentes do trânsito do país são bem rigorosos com isso.
Aluguel de carro no Uruguai
dicas de viagem
Sarjeta vermelha indicando que não pode estacionar – foto Lu

Pedágios:

Os pedágios estão localizados próximos as entradas das cidades e devem ser pagos com pesos uruguaios. Já li relatos de pessoas que pagaram com reais no entanto não é uma regra, por isso recomendo levar pesos.

Ao passar nas cabines você precisa se dirigir a “manual” pois as cabines de “telepeaje” funcionam como sem parar deles. Nem todas as locadoras oferecem essa opção no aluguel de carro no Uruguai, na realidade a maior não oferece. Mas caso você queira saber mais sobre, acesse o site oficial aqui.

Gasolina:

Gasolina se chama nafta no Uruguai e os postos funcionam como no Brasil, sempre tem atendente, não são self service. Um ponto interessante é que abastecendo com cartão de crédito você recebe um desconto no valor do IVA (imposto nacional) diretamente no cartão.

Estradas no Uruguai:

Nós percorremos o trecho Montevidéu – Colônia del Sacramento – Carmelo – Montevidéu (500 kms no total da viagem toda). Eu não optei por dirigir mas minhas amigas que o fizeram reclamaram apenas de um pont; a tranquilidade da estrada.

As rodovias são chamadas de rutas, são planas e pouquíssimo agitadas. Ou seja, não viaje com sono em hipótese alguma. Há postos de gasolina com restaurantes e banheiros e eles podem servir de para uma pausa se a canseira bater.

Conclusão:

  • Brasileiros podem SIM dirigir no Uruguai.
  • Documentação necessária: CNH, RG ou passaporte e cartão de crédito internacional.
  • Seguro Carta Verde será necessário caso você vá circular fora do país com o veículo alugado.
  • Gasolina se chama nafta.
  • Pedágios são pagos em pesos uruguaios.
  • Respeite os limites de velocidade.
  • Use cinto de segurança.
  • Estacionamento é autorizado onde tem a placa azul com E branco.
  • É proibido estacionar em guias vermelhas.
  • O aluguel de carro no Uruguai para o turismo é SUPER indicado e fácil.
  • Pra economizar e estar seguro, faça sua reserva com a Rentcars antecipadamente.

Espero ter ajudado e contribuído com sua viagem ao Uruguai com essas dicas para alugar um carro e dirigir por lá. Qualquer dúvida é só me chamar!

Salve esse artigo em seu Pinterest:

Aluguel de carro no Uruguai e dicas para dirigir com tranquilidade!

[thrive_leads id='23038']

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.