Aeroportos de Buenos Aires – quais são e como funcionam!

Última atualização em

Aeroportos de Buenos Aires – há duas opções de aeroportos (Ezeiza e Aeroparque) para embarcar e desembarcar na capital da Argentina. Entenda neste texto onde estão localizados, como funcionam, como ir de um ao outro e qual deles recebe voos do Brasil.

Leia mais: Seguro Viagem Argentina – entenda TUDO sobre o assunto!

Os aeroportos de Buenos Aires são 2: Aeroporto Internacional Ministro Pastrani Ezeiza & Jorge Newbery Aeroparque. Os voos partindo do Brasil chegavam em ambos até 2019. No entanto o Aeroparque passou a operar apenas voos domésticos.

Portanto, voos vindos do Brasil até os aeroportos de Buenos Aires sempre chegarão pelo Aeroporto de Ezeiza. E neste texto você encontrará todas as informações que precisa saber sobre Ezeiza e sobre Aeroparque.

Leia mais: Coronavírus e viagens - nosso posicionamento sobre o tema.

Aeroportos de Buenos Aires – Internacional Ministro Pastrani – Ezeiza

Como disse acima, se você está chegando em Buenos Aires com voos do Brasil ou de outros paises, desembarcará em Ezeiza.

O aeroporto de Ezeiza fica mais distante da cidade, a cerca de 50kms do centro. Contando com um pouco de trânsito (muito comum em Buenos Aires), você poderá levar até uma hora de traslado.

Fique atenta/o caso seu destino final não seja Buenos Aires e você apenas fará conexão por lá para outras cidades na Argentina.

No momento de comprar as passagens aéreas, tente garantir que o segundo voo também sai de Ezeiza. Caso isso não seja possível, planeje tempo para se locomover entre ambos os aeroportos de Buenos Aires (falarei mais sobre isso no final desse texto).

Leia mais: Roteiro para conhecer em Buenos Aires em 3 dias

aeroportos de buenos aires
Foto divulgação

Como sair e chegar de Ezeiza

Há algumas opções para ir de Ezeiza até o centro de Buenos Aires e vice e versa. São elas basicamente:

  • Táxi: um pouco mais caro porém seguro e prático (veja aqui as tarifas). Logo na saída do terminal de desembarque, em direção a Havana mas pro lado de fora, tem um guichê onde você pode solicitar um táxi confiável (também chamado de remis). O valor de uma corrida fica em média U$25.
  • Ônibus: uma opção econômica porém um pouco mais demorada e desgastante, você vai pegar a linha 8 logo na saída do aeroporto e custa cerca de U$0,75 o trecho. No centro da cidade há diversas paradas, confira aqui.
  • Transfer particular: na minha opinião o melhor custo benefício. Recomendo comprar ainda aqui no Brasil com alguns dias de antecedência, assim você pode entrar em contato com a empresa que fará o seu transfer (vem no voucher). Veja aqui nossa recomendação: Transfer Privativo EZE.
  • Transfer compartilhado: também é uma excelente opção, o que difere da opção acima é que você compartilhará o carro (ou van) com outros passageiros e pode ter de esperar um pouco, segue nossa recomendação: Transfer Compartilhado EZE.

UBER na Argentina não é um meio de transporte regulamentado pelo governo. O que isso significa na prática? Eles podem não conseguir chegar aos aeroportos de Buenos Aires em virtude de protestos ou de eventuais medidas provisórias. Minha recomendação é não usar o Uber nos aeroportos, até por que os valores são similares aos de um táxi.

Outro ponto de atenção: apesar da cidade de Buenos Aires ter uma cobertura de metrô muito boa, ele não conecta os aeroportos.

Leia mais: Onde se hospedar em Buenos Aires – guia de bairros e hotéis

Infraestrutura do aeroporto de Ezeiza

aeroportos de Buenos Aires
Duty Free – foto Lu

O aeroporto de Ezeiza é muito bom, tem praticamente tudo o que você busca em um aeroporto internacional. Três terminais bem espaçosos, com restaurantes, cafeterias, lanchonetes, lojas de conveniência e câmbio.

Os destaques na área de alimentação ficam com Starbucks no terminal C e um restaurante da rede Hard Rock Café que fica localizado no embarque, na área de check in.

A parte do duty free é de tamanho mediano porém com os principais produtos (maquiagem, chocolates, perfumes, bebidas, cigarros, óculos, relógios e cigarros). A parte de vinhos argentinos é ótima e sempre têm promoções, apesar dos preços ainda serem superiores dos praticados no centro da cidade.

Leia mais: Onde provar as melhores carnes de Buenos Aires

Aeroportos de Buenos Aires – Jorge Newbery Aeroparque

Antes desse aeroporto ser restrito a voos domésticos eu recomendava descer nele sempre que possível pois ele fica no coração de Buenos Aires. Mas agora você só tomara voos nele se tiver algum voo dentro da Argentina saindo da capital portenha.

Minha dica para optar por ele segue firme caso você pretenda descer em Ezeiza, fazer turismo em Buenos Aires e depois partir para outro destino no país. Principalmente por ser central e o acesso a ele de táxi é fácil, rápido e barato.

 

Como sair e chegar de Aeroparque

Para chegar e sair do aeroporto Aeroparque você pode usar:

  • Táxi: há um ponto que forma uma fila de carros logo na saída do desembarque. Em horários de pico a fila de passageiros pode ser longa mas não há como fugir. Algumas pessoas recomendam caminhar até ruas ao lado e tentar mas já fiz isso e não tive sucesso. O trajeto até o centro é de cerca de 15 minutos e custa em média U$10 (dependendo do local de trânsito).
  • Ônibus executivo: linha operada pela ArBus, veja aqui o mapinha, preços etc. Essa também é a empresa que faze o trecho Ezeiza – Aeroparque.

Uber não entra no desembarque do Aeroparque mas isso também não é um problema, é só ir pra área externa, bem fácil. De qualquer maneira eu ainda acho que táxi é mais prático e confiável.

aeroportos de Buenos Aires
Área de embarque e desembarque do Aeroparque e local onde estão os táxis – foto Lu

Infraestrutura do aeroporto de Ezeiza

O free shop do Aeroparque não deixa nada a desejar em comparação ao de Ezeiza, a minha única ressalva seria em relação aos vinhos. No Aeroparque você encontrará uma diversidade menor e poucas opções de promoções. Lembre-se que se o seu voo no AEP for doméstico você não passará pelo duty free.

A infraestrutura de restaurantes também é completa: pro lado de fora temos Havana, Freddo, Academia (que é na verdade uma pizzaria) e outras opções. Na área de embarque temos um restaurante muito bom e acessível, inclusive com sanduíches “grab and go”.

aeroportos de Buenos Aires
Área com cafeterias e restaurantes do AEP – foto Lu

Como se locomover entre os Aeroportos de Buenos Aires

Como comentei acima, você pode se locomover entre eles usando a ArBus. Outra opção é a empresa Tienda Leon que faz o percurso com ônibus de luxo e Reims (serviço de táxi particular), veja no site oficial as tarifas e compre online.

Você também pode optar por táxi normal, no entanto a tarifa pode ficar bem alta por conta do trânsito, uma média de U$25 o trajeto. Essa pode ser uma boa opção caso você esteja com grupo de até 3 pessoas e poucas malas. Dividindo a corrida vai valer a pena, apenas atente a quantidade de malas pois os taxistas portenhos não costumam ter muito espaço no porta malas.

Conclusão

Buenos Aires conta com dois aeroportos: Internacional Ezeiza e Doméstico Aeroparque. Você certamente descerá em Ezeiza e a melhor forma de ir e vir dele (melhor custo benefício) é com transfer compartilhado ou transfer privativo. Apesar de táxi e ônibus estarem disponíveis no desembarque.

O Aeroparque poderá ser um aeroporto que você visitará em voos para outros destinos da Argentina com escala em Buenos Aires. Fique atento se você precisará fazer o transfer entre aeroportos, quem opera essa rota é a empresa Arbus.

Uber na Argentina não é um meio de transporte reconhecido pelo governo e não recomendo circular com ele. A infraestrutura de ambos é ótima, com cafés, restaurantes, casas de câmbios e duty free, exceto pelo embarque doméstico do AEP.

Acho que é isso, qualquer dúvida deixe seu comentário ali embaixo. E Boa viagem a Buenos Aires!

Casa Rosada
Casa Rosada em Buenos Aires – foto divulgação

 


Salve esse artigo em seu Pinterest:

 

Planejando sua viagem em parceria com o blog:

bookingReserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis

Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom TURISTANDO5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto. 

cxbncv7e0ug4s8cAluguel de carro no mundo todo, com descontos de até 60%, em 12x sem juros e sem cobrança de IOF através da RentCars. Ela compara todas as operadoras atuantes de seu destino oferecendo melhores tarifas e condições. Flexibilidade e segurança para suas próximas Road Trips

Get Your Guide é uma opção que tem TUDO para sua viagem e com melhores preços; tours privados, transfers, ingressos fura filas, experiências e muito mais. Só o ingresso? Eles tem! Ingresso com transporte? Eles tem! Uma experiência completa por determinada região? Eles tem!

viator Tours guiados e privados, transfers e ingressos com a Viator Tours. Sua viagem toda organizada e independente com a Viator, a maior parte dos passeios são privados ou pequenos grupos, saída e retorno do seu hotel incluindo ingressos e transporte. Experiência completa.

5 comentários em “Aeroportos de Buenos Aires – quais são e como funcionam!

  1. olá Carol,

    meu voo chagará em BA de madrugada. Vou ficar hospedada próximo a 9 de julio, qual opção mais econômica de transporte nesse horário, se é que terei alternativas… Obrigada!

    1. Olá Carol, qual aeroporto você chega? Se for em Ezeiza você precisa pegar o remis, um táxi local que se encontra na parte externa do desembarque. Se for Aeroparque pode usar Uber ou táxi que fica bem em frente ao desembarque. Outra opção bem segura (nem tãooo econômica assim) é o transfer particular, vou colocar o link pra você aqui:
      Ezeiza: https://www.partner.viator.com/en/16433/tours/Buenos-Aires/Shared-Arrival-Transfer-Ezeiza-International-Airport-to-Buenos-Aires-Hotels/d901-5239EZEAPTHTL
      AEP: https://www.partner.viator.com/en/16433/tours/Buenos-Aires/Buenos-Aires-Aeroparque-Airport-Private-Transfer/d901-5674P358

    1. Oi Carol, elas são ligeiramente mais caras. Em minha última viagem descobri uma loja bem baratinha pra doces. Ela fica na rua ao lado do Obelisco sabe onde tem aquele BA enorme e verdinho? De frente pro BA, atravessa a avenida e entra da primeira rua (pro lado esquerdo do BA considerando você de frente pra ele). Lá os preços são tão bons quanto os doces rs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.