Culinária Japonesa: como aproveitar além do Sushi & Sashimi

     A gastronomia japonesa vai muito além do sushi e sashimi, não estou dizendo que eles não sejam importantes, muito pelo contrário, fazem parte de um dos principais pratos do país. O que quero dividir com vocês é a diversidade gastronômica que há no Japão; noodles de vários tipos, comidas de rua, pratos confeccionados na própria mesa, muitos legumes, molhos que esbanjam sabor e frituras que tiram qualquer um da dieta! O mais especial de tudo é o cuidado com que cada prato é feito, decorado e servido, os japoneses se preocupam muito com a alimentação não somente em comer coisas saudáveis (que provêm da terra ou do mar) mas também com a parte visual e sabores.

     Muitos restaurantes que estou indicando neste post são redes que você encontrará por todo país mas não posso deixar de dar uma dica que transformará completamente sua experiência: EXPERIMENTE! Viu e gostou? Compre e prove! Esteja você na rua, na feira, no mercado, hotel, restaurante etc. Eu me surpreendi diversas vezes ao ver algo “bonito” e ser delicioso. Vamos lá:

Lamen ou Ramen ラーメン

   Macarrão tipo noodles servido em um caldo saborosíssimo feito de diferentes bases. O prato vem com um ovo de gema mole,    uma carninha de porco, alga e outros acompanhamentos que podem variar como milho, broto de feijão, salsinhas etc. Minha  base preferida é a Tonkotsu トンカツ que é feita de carne de porco. Se você tiver tempo, prove TODOS os tipos, Ramen na minha visão é a melhor “comfort food” que já comi até hoje, antes de vir embora eu comi ramen 3x em um dia. Shio Ramen é um pouco mais suave para quem quer algo leve. Geralmente na mesa você encontrará pimenta do reino, alho, óleo de pimenta e outros temperos para adicionar ao seu prato.

Onde comer: pela rua, qualquer casa de Ramen que estiver cheia de japoneses e onde o chefe estiver com uma faixa branca na cabeça pode entrar que o sabor está garantido. Na estação de Tóquio tem muitas casas deliciosas, como é um dos pratos mais tradicionais (e baratos) você certamente encontrará uma casa de Ramen ao longo de seu caminho. Uma rede muito recomendada é a Kohmen  光麺 六本木店 tem uma casa em Tóquio – Roppongi logo na saída do metrô Roppongi Station (Roppongi, 7 Chome−14-3 1F), para não perder de vista o restaurante lembre-se que o nome em japonês ( 光麺 六本木店) lembram 3 aranhas 🙂

Udon うどん

 IMG_0719   Macarrão a base de farinha sem ovos, um pouco mais grosso que noodles. Ele é servido com um caldo de shoyo bem mais leve  do que o Ramen. Geralmente acompanha algum tempura (camarão ou legumes empanado na farinha de rosca especial). Atenção pois Zara Udon é servido frio no verão. Eu particularmente não acho Udon muito saboroso, caso seu tempo no Japão seja limitado pode pular Udon (na minha humilde visão rs).

 Onde comer: uma boa rede de Udon é a Mentsu-dan em Tóquio fica em Shinjuku 7-9-15 Nishishinjuku.

 

Soba そば

IMG_9972  Outro macarrão estilo noodles, feito a base de farinha de trigo sarraceno, é bem light (tem metade das calorias de uma massa  tradicional). Servido quente ou frio com um caldo de peixe e temperos bem saborosos. O Sobá vem em uma cestinha e um potinho separado com o molho, você molha no caldinho com seu hashi (haja habilidade rsrs). Eu adoro, é leve, saboroso e sempre servido com um tempurá de camarão ou legumes.

Onde comer: sem sombra de dúvidas procure a Narutomi 手打ち蕎麦 成冨, o sobá é feito a mão- Tóquio – Ginza, 8−18−6 二葉ビル ao lado da Tsukijishijo Station.

Sushi & Sashimi

 Aniversário Mori, Thomas e Wilson (2) Os tradicionais pratos de peixes e bolinhos de arroz são oferecidos de duas formas. Uma mais básica, nos famosos restaurantes com esteirinhas onde você vai pegando seus pratinhos e paga no final, eu AMO, é barato, prático e delicioso, o peixe quase sempre é bem fresco no Japão. Agora se você quer provar um peixe de alta qualidade existem os restaurantes onde você pede “a la carte” e o nome para ter em mente é Sushi Zanmai, o melhor que fui no Japão. Não deixe de provar o atum, é o peixe mais fresco de saboroso do mundo (rs), veja na galeria de fotos deste post a diversidade de cortes que o mesmo peixe oferece, cada um com um sabor marcante. As ovas de peixe também são muito queridas apesar de um gosto bem forte.

Onde comer: o Sushi Zanmai em Tóquio fica em Shibuya 33-12 Udagawacho 4 quadras da Shibuya Station. Se você fizer uma visita ao Tskuji Fish Market, lá também é um excelente local para provar, ao redor estão pequenos restaurantes e até mesmo barraquinhas onde você pode desfrutar.

Curry カレー karē

cocokatsucurry2resized  Um ensopado bem temperado de curry com diversas intensidades de pimenta, pode vir com carnes, camarões etc. É servido com arroz japonês (gohan), muitos deles acompanham uma carne empanada (Tonkatsu Curry) ou camarões, franguinhos, legumes etc. Veja uma foto do menu neste post.

Onde comer: sem sombra de dúvidas o melhor do país é o CoCo Ichibanya e você encontrará vários por seus caminhos, o cheirinho vem de longe rs. Em Tóquio ele está presente em todos os bairros.

 

Tonkatsu  豚カツ, とんかつ ou トンカツ

Primeiras Semanas (50) Filé de carne de porco empanado com a farinha de rosca especial japonesa que deixa a fritura sequinha e crocante. Sobre a carne   vem o molho Tonkatsu (estilo molho inglês mas com um sabor todo especial e um pouco mais grosso). A carne é sempre servida com salada de repolho e arroz. Se junto vier um potinho com gergelim é para você tritura-lo na mesa e colocar junto com a salada. Além de carne de porco (que é o mais saboroso) você terá opções como camarões, frango, carne de vaca e até purê de batata empanados e servidos da mesma forma. Uma delícia!!! Eu diria que é o terceiro melhor prato japonês perdendo somente para do Ramen e Sashimi de Atum.

Onde comer: Tonkatsu Maisen Aoyama Honten em Tóquio 4-8-5 Jingumae, Shibuya.

Shabu Shabu しゃぶしゃぶ

shabu_1  Um ensopado de carnes fininhas com legumes e temperos especiais. Ao chegar ao restaurante e pedir o prato você receberá uma cumbuca com o caldo acesa ou ligada no fogo, alguns restaurantes já tem ela embutida na mesa, depois você recebe as carnes, legumes e temperos ai é com você!!

Onde comer: Kisoji é o melhor Shabu shabu que comi no Japão, veja as diversas localizações em Tóquio aqui.

 

Okonomiyaki お好み焼き

DSC01364  É uma panqueca feita com muitos legumes picadinhos bem pequenos, ovos e diversos ingredientes, alguns levam até macarrão   estilo Yakissoba. Esse prato também é confeccionado na mesa por você mesmo, o desafio mora na hora de virar a panqueca pois como ela leva muitos ingredientes fica bem pesada e nada firme 🙂 Uma delícia! Para dar um toque final, depois de feita a panqueca, os japoneses costumam colocar uns fios de maionese e molho estilo Tonkatsu para ficar bonitinha.

Onde comer: em Tóquio o Asakusa Okonomiyaki Sometaro foi eleito o melhor pelos turistas do Trip Advisor, endereço 2-2-2 Nishiasakusa, Taito.

Yakiniku 焼き肉 ou 焼肉

Yaki Niku com Tho, Mori e Kaori (14)   É o churrasco japonês, tiras de diversos tipos de carne com legumes, peixes e camarões são servidos para que você mesmo os grelhe na mesa. Como toda boa refeição japonesa, vem acompanhada de arroz gohan e diversos molhos para temperar seu prato. As casas de Yakiniku, geralmente têm um “sarada bar” onde você se serve a vontade de saladas diversas.

Onde comer: Kunimoto Honten fica em 2-12-2 Hamamatsucho Minato Tóquio.

     Bom, esses são os principais pratos, agora, vamos ao “cantinho” das curiosidades para você ficar bem de olho durante sua viagem e aproveitar tudo no quesito comida. As chamadas “Kombines” lojas de conveniência estão repletas de coisas gostosas, começando por sorvetes diversos, doces, chás de todos os tipos, cafés de latinhas (que você também verá por milhares de máquinas espalhadas pela cidade) etc. Vale a pena dar um pulinho em uma delas: Seven Eleven, Family Mart, Lawson ou Daily.

     Se tiver a oportunidade de entrar em algum supermercado ou nos pisos gourmet das lojas de departamento não deixe de comer “Oniguiri“, um bolinho de arroz com recheio enrolado em alga (siga os números 1 -2 -3 para abrir seu pacotinho de oniguiri se não ele desmonta todo rs), os japoneses comem como lanche entre as refeições ou no café da manhã, muitos hotéis servem em seus buffet de café da manhã. O meu favorito é o Tuna-Mayo (de atum com maionese). Por falar em maionese, provem com carinho a maionese japonesa, ela é feita com saquê e tem um sabor viciante, mesmo aqui no Brasil eu vou as lojas japas para comprar sempre. Outro must buy em supermercados é o Bento, famosas marmitas que trazem um exemplo de uma refeição japonesa do dia-a-dia.

     O Meron Pan é um pão de melão a princípio meio estranho mas muuuito bom!! Sabor adocicado suave e uma textura leve que só comendo mesmo para entender. Aliás, a parte de padarias dos mercados ou as padarias de rua em si oferecem deliciosos snacks, sanduíches e acompanhamentos para um cafézinho, principalmente se estiver viajando no frio vale uma fuga rápida.

     Para fechar o post quero dar algumas dicas finais, quando estiver caminhando pelas feirinhas tente provar o Takoyaki que são bolinhas de lula e/ou polvo empanas, uma delícia. Se você é fã de peixes e gosta de provar coisas diferentes, tente comer Unagui que é enguia (um tipo de cobra do mar), há lugares em que você pode escolher a sua viva em um aquário na entrada do restaurante, mas atenção pois é um prato sofisticado e caro. Agora se você é carnívoro, prove o Kobe Bife, teoricamente a carne mais saborosa do mundo e mais cara também rs. No quesito “bebidas”: aos cervejeiros de plantão não deixe de provar Asahi, Kirin & Sapporo, agora se você é do destilado fique atento aos tipos de saquês pois há diversos, esse blog conta certinho como funciona cada um deles. O país também consome muito chá verde, você encontrará em diversas versões.

     Confira nossa galeria de fotos, além de ilustrar o post estou adicionando mais detalhes e informações sobre a culinária japonesa. As dicas deste post são voltadas a Tóquio, caso você precise de dicas em outras cidades entre em contato.

Reservando hotéis com a Booking.com através do site da Turistando com a Lu você terá toda nossa assessoria durante sua viagem! Aproveite e clique aqui para conferir as ofertas!

Compartilhe suas fotos e histórias de viagens conosco usando o  #turistandocomaLu nas redes sociais.

 

     A gastronomia japonesa vai muito além do sushi e sashimi, não estou dizendo que eles não sejam importantes, muito pelo contrário, fazem parte de um dos principais pratos do país. O que quero dividir com vocês é a diversidade gastronômica que há no Japão; noodles de vários tipos, comidas de rua, pratos confeccionados na própria mesa, muitos legumes, molhos que esbanjam sabor e frituras que tiram qualquer um da dieta! O mais especial de tudo é o cuidado com que cada prato é feito, decorado e servido, os japoneses se preocupam muito com a alimentação não somente em comer…

Review Overview

User Rating: Be the first one !
0

Sobre Luciana de Campos Assis

Turistar é minha vida! Cada viagem é única, transformadora e sempre apaixonante! Um vício mais do que delicioso! Já conheci cerca de 20% desse mundo; 122 cidades visitadas em 31 países e a parte mais gostosa é voltar pra casa e contar todos os detalhes aos leitores da Turistando com a Lu.

Deixe seu comentário aqui