Como está o retorno do turismo no interior de São Paulo

Última atualização em

No final de Maio o governador do Estado de São Paulo, João Doria, anunciou um plano de reabertura de atividades comerciais e serviços para o estado, possibilitando assim um plano de retorno do turismo no interior de São Paulo.

Aqui eu quero compartilhar com vocês um pouco desse plano, como os hotéis e operadoras de passeio têm se organizado para esse retorno e o que pensamos a respeito do tema. Também lhe convido a contribuir com esse texto deixando nos comentários a sua opinião e informações sobre o retorno do turismo no interior de SP.

Leia mais: Dicas de passeios, destinos e viagens pelo Estado de São Paulo

Booking.com

Sobre o plano para retomada da economia em São Paulo

No dia 27 de Maio, João Doria anunciou um plano de retomada segura e consciente no qual dividiu o Estado de São Paulo em 18 sub-regiões (veja mapa acima). Cada localidade foi definida com base em infraestrutura médica e hospitalar, elas são chamadas de DRS – departamento regional de saúde, veja aqui todas elas.

Cada uma dessas regiões foi (e será constantemente) enquadrada em uma das 5 fases de reabertura de acordo com o seu nível de contaminação e disponibilidade hospitalar. As fases delimitam o que pode abrir e como essa abertura deve ser.

Por exemplo: a cidade de Campinas está na fase 2 (laranja) então pode abrir comércio, shoppings e serviços com capacidade limitada, horário reduzido e seguindo os padrões de limpeza e higienização. Academias, bares, restaurantes, salões de beleza e outros estabelecimentos que gerem aglomeração permanecem fechados.

A tabela abaixo informa exatamente como os estabelecimentos devem agir em cada fase. Veja a íntegra desse comunicado e acompanhe a evolução de cada cidade través deste link aqui. A imagem do mapa acima e da tabela abaixo foram feitas em 04/06/2020.

Leia mais: O que fazer em Moema – cidade de São Paulo

E como fica o retorno do turismo no interior de São Paulo?

Quando falamos de turismo falamos de diferentes frentes: hotelaria, transportes, bares, restaurantes, teatros, cinemas e passeios são os principais exemplos. Cada um destes estabelecimentos se enquadram em uma área comercial e podem ser tratados de maneiras diferentes de acordo com o plano São Paulo.

Hotéis são considerados estabelecimento com prestação de serviços essenciais. Esse enquadramento do setor hoteleiro no estado de São Paulo foi feito ainda em Abril através de uma nota de esclarecimento; veja a nota aqui.

A nota é clara em classificar o setor hoteleiro como essencial em virtude das hospedagens de profissionais da saúde e deslocamentos emergenciais da população. Nela você poderá verificar que o isolamento sociais e deslocamento mínimo é fortemente reforçado neste período de quarentena.

Vila Don Patto São Roque (3)
Foto ilustrativa de nosso passeio até a Vinícola Don Patto em São Roque – SP

De qualquer, a reabertura do turismo deve ocorrer com base na planilha estabelecida pelo governo do estado levando em consideração o nível de contaminação de cada região. Ou seja, para se informar se é possível fazer turismo de forma segura onde você deseja, recorra ao site mencionado acima e confira o mapa atualizado.

Os hotéis poderão abrir em sua plenitude com pleno funcionamento de seus bares, restaurantes e atividades em área comum apenas se estiverem classificados com amarelo, verde ou azul (fases 3, 4 e 5). Nas fases vermelha e laranja (1 e 2) eles devem abrir apenas para hospedagem, assim como bares, restaurantes e atrações turísticas dos destinos devem permanecer fechados, esse é meu entendimento.

Inclusive, acredito que algumas atrações turísticas que podem gerar aglomerações, devem abrir apenas na fase 5, quando a pandemia estiver controlada completamente. Outras atrações como parques, cachoeiras, praças e espaços onde a circulação é mais tranquila, devem reabrir já na fase 3 (amarela) com capacidade limitada.

Lembrando que esse cenário pode mudar a qualquer momento em virtude do cenário de contaminação, disponibilidade de infraestrutura médica e hospitalar ou ainda da descoberta de uma vacina.

Leia mais: Vinícolas em São Paulo – 5 passeios que valem a pena!

Medidas de limpeza, higienização e segurança em hotéis e atrações turísticas

Visando atender as determinações do governo para reabertura e manter a saúde dos turistas, hotéis e estabelecimentos turísticos que já podem abrir, fizeram ajustes em seus protocolos de higiene e limpeza. Cada local está seguindo uma série de ações mas, no geral, o que temos vistos são as medidas abaixo.

resort no interior de são paulo
Foto ilustrativa – Hotel Villa Rossa em São Roque

Booking.com
  • Check in e check out online, sem contato físico. Em alguns estabelecimentos foram implantados totens como os de check-in em aeroportos.
  • Higienização das malas e o próprio hóspede fará o transporte delas para seu quarto.
  • Intervalo de utilização dos quartos de 24 a 72 horas.
  • Os hotéis e restaurantes estão, em sua maioria, operando com a capacidade reduzida para evitar aglomerações.
  • Uso obrigatório de máscaras por funcionário e hóspedes em todas as áreas comuns dos hotéis.
  • Disponibilidade de álcool gel 70% em áreas comuns.
  • Medição de temperatura diária de hóspedes e funcionários. Alguns hotéis podem aderir a totens que façam a medição sem contato físico.
  • Profissional da saúde de plantão e capacitação de todos os funcionários do estabelecimento turístico para agir caso alguém apresente os sintomas no local.
  • Café da manhã servido a la carte ou no quarto, apesar de alguns hotéis ainda manterem os buffets com agendamento prévio e espaçamento entre mesas.
  • Áreas comuns com agendamento prévio e capacidade limitada ou fechadas. Isso inclui parquinhos, piscinas, academias (que só devem abrir quando a região estiver em zona verde), spas e demais.
  • Higienização constante de todos os ambientes e locais onde há maior circulação e contato.

Leia mais: Novotel Itu Golf & Resort no interior de São Paulo

Hotéis e resorts que estão abertos

retorno do turismo no interior de São Paulo
Bourbon Atibaia – foto Lu

Alguns hotéis e resorts que estamos acompanhando a reabertura com segurança estão listados abaixo. Lembrando que esse cenário pode mudar a qualquer momento em virtude da evolução do vírus:

Alguns hotéis e resorts estão oferecendo vouchers que podemos comprar agora para usar em um período futuro. Por exemplo o Hot Beach em Olímpia, que deve abrir suas portas em Julho, veja aqui as informações do voucher e faça sua reserva aqui.

Leia mais: Resorts no Interior de SP – lista com as melhores opções!

Selo Turista Seguro – Ministério do Turismo

Fonte – Ministério do Turismo

O Ministério do Turismo lançou o selo Turista Protegido para todos os estabelecimento turísticos do país. Aqui neste link você pode entender melhor do selo, mas basicamente ele visa padronizar medidas de higiene e proteção, assim como fez Portugal e outros países.

Para o retorno do turismo no interior de São Paulo não é diferente, hotéis, guias, agências, passeios e atrações devem seguir estas medidas e solicitar o seu selo.

Veja que o hotel Itapetininga Plaza já conseguiu o selo e está comunicando aos turistas através de suas redes sociais. Fonte – Instagram do Hote

Os protocolos de segurança foram definidos por segmento e através do link acima você pode acessar a íntegra o que cada um determina. Colei aqui embaixo o protocolo básico de hospedagem e o de restaurantes pra vocês terem uma ideia:

Protocolo básico para hospedagem – OS ESTABELECIMENTOS DEVEM:

  • Assegurar a lavagem e desinfecção das superfícies onde colaboradores e consumidores circulam;
  • Promover a medição da temperatura de todos os frequentadores na entrada do estabelecimento;
  • Realizar a limpeza, várias vezes ao dia, das superfícies e objetos de utilização comum (incluindo balcões, interruptores de luz e de elevadores, maçanetas, puxadores de armários, entre outros);
  • Promover a renovação de ar, regularmente, das salas e espaços fechados, abrindo as janelas e portas para passagem da correnteza aérea;
  • Disponibilizar álcool a 70% nas formas disponíveis (líquida, gel, spray, espuma ou lenços umedecidos) em locais estratégicos como: entrada do estabelecimento, acesso aos elevadores, balcões de atendimento, para uso de clientes e trabalhadores;
  • Utilizar lixeiras que não precisem ser abertas manualmente e esvaziá-las várias vezes ao dia;
  • Disponibilizar, nos banheiros, sabonete líquido e toalhas de papel descartáveis;
  • Disponibilizar cartazes com informações/orientações sobre a necessidade de higienização de mãos, uso do álcool 70% nas formas disponíveis (líquida, gel, spray, espuma ou lenços umedecidos), uso de máscaras, distanciamento entre as pessoas, limpeza de superfícies, ventilação e limpeza dos ambientes; e
  • Providenciar o controle de acesso, a marcação de lugares reservados aos clientes, o controle da área externa do estabelecimento e a organização das filas para que seja respeitada a distância mínima de 2,0 (dois) metros entre as pessoas.

Protocolo básico para restaurantes – OS ESTABELECIMENTOS DEVEM:

  • Assegurar a lavagem e desinfecção das superfícies onde colaboradores e consumidores circulam;
  • Promover a medição da temperatura de todos os frequentadores na entrada do estabelecimento;
  • Realizar a limpeza, várias vezes ao dia, das superfícies e objetos de utilização comum (incluindo balcões, interruptores de luz e de elevadores, maçanetas, puxadores de armários, entre outros);
  • Promover a renovação de ar, regularmente, das salas e espaços fechados, abrindo as janelas e portas para passagem da correnteza aérea;
  • Disponibilizar álcool a 70% nas formas disponíveis (líquida, gel, spray, espuma ou lenços umedecidos) em locais estratégicos como: entrada do estabelecimento, acesso aos elevadores, balcões de atendimento, para uso de clientes e trabalhadores;
  • Utilizar lixeiras que não precisem ser abertas manualmente e esvaziá-las várias vezes ao dia;
  • Disponibilizar, nos banheiros, sabonete líquido e toalhas de papel descartáveis;
  • Disponibilizar cartazes com informações/orientações sobre a necessidade de higienização de mãos, uso do álcool 70% nas formas disponíveis (líquida, gel, spray, espuma ou lenços umedecidos), uso de máscaras, distanciamento entre as pessoas, limpeza de superfícies, ventilação e limpeza dos ambientes; e
  • Providenciar o controle de acesso, a marcação de lugares reservados aos clientes, o controle da área externa do estabelecimento e a organização das filas para que seja respeitada a distância mínima de 2,0 (dois) metros entre as pessoas.

O que pensamos sobre o retorno do turismo no interior de São Paulo

retorno do turismo no interior de São Paulo
Um dos nossos últimos passeios pela cidade de Holambra – foto Lu

Apesar do fato de que achamos cedo o retorno do turismo no interior de São Paulo pois ainda estamos vivendo um momento no Brasil que a epidemia está crescendo. Entendo a necessidade dos hotéis e de muitas pessoas de retomarem suas atividades.

Considerando todos os padrões de segurança e as particularidades de cada família, acho que ir ou não ir é uma decisão muito pessoal que deve ser feita com cuidado e carinho. Por aqui temos meu pai que é grupo de risco altíssimo e Edu que já teve problemas respiratórios, com isso tomamos a decisão de espera a disseminação do vírus entrar em um tendencia decrescente.

Mas certamente, assim que pudermos, a primeira retomada que faremos será a turística. Antes mesmo de pensar em ir a academia ou em voltar para aulas, queremos passear. E a decisão de viajar para algum lugar aqui pertinho de casa, no interior de São Paulo, que podemos dirigir até lá e rapidamente estar de volta em casa, será o caminho.

Além desta opção de turismo pelo Interior de São Paulo ser maravilhosa, ela é econômica, com ótima infraestrutura, que nos possibilita estar em contato com a natureza, degustar produtos locais e se conectar novamente com o mundo.

Leia mais: Hotel Fazenda em Águas de Lindoia no interior de São Paulo

Movimento supera turismo Brasil

O Movimento Supera Turismo Brasil é um canal que reuniu setores da indústria e influenciadores com o objetivo de planejar e fomentar uma retomada segura das atividades turísticas. Uma olhar especial para o turismo no Brasil que gera 7 milhões de empregos e representa 8% do PIB do país. Nós fazemos parte! Leia mais abaixo:

Leia mais: Movimento Supera Turismo Brasil – retomada segura e consciente

Resumindo o retorno do turismo no interior de São Paulo

Em resumo, o retorno do turismo no interior de São Paulo está acontecendo gradativamente de acordo com as classificações de cada região pelo governo do estado (leia mais aqui sobre o plano do governo). Todos os estabelecimentos estão com medidas de proteção e higiene ampliadas para garantir a segurança do turista e também atender ao Selo de Turista Protegido que o Ministério do Turismo criou (leia mais sobre o selo aqui).

A pandemia ainda está em processo de controle no Brasil por isso, dependendo das condições de onde você mora, onde deseja visitar e particularidades, pode ainda ser cedo. Mas certamente o retorno do turismo será para destinos próximos de casa, que possamos viajar de carro e desfrutar de contato com a natureza. Por essa razão estamos explorando o tema Interior de São Paulo aqui.

Alguns dos hotéis que estamos acompanhando a reabertura:

Leia mais e se inspire com destinos e roteiros aqui no blog

 

Planejando sua viagem em parceria com o blog:

bookingReserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis

Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom TURISTANDO5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto. 

cxbncv7e0ug4s8cAluguel de carro no mundo todo, com descontos de até 60%, em 12x sem juros e sem cobrança de IOF através da RentCars. Ela compara todas as operadoras atuantes de seu destino oferecendo melhores tarifas e condições. Flexibilidade e segurança para suas próximas Road Trips

Get Your Guide é uma opção que tem TUDO para sua viagem e com melhores preços; tours privados, transfers, ingressos fura filas, experiências e muito mais. Só o ingresso? Eles tem! Ingresso com transporte? Eles tem! Uma experiência completa por determinada região? Eles tem!

viator Tours guiados e privados, transfers e ingressos com a Viator Tours. Sua viagem toda organizada e independente com a Viator, a maior parte dos passeios são privados ou pequenos grupos, saída e retorno do seu hotel incluindo ingressos e transporte. Experiência completa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.