Ter ou não ter filhos – você tem ou já teve essa dúvida?

Ter ou não ter filhos? Todo mundo se faz essa pergunta em algum momento da vida! Isso é um fato. Algumas pessoas têm mais certeza que querem sim embarcar nesta jornada, outras não. Vou contar pra vocês a nossa história (minha e de meu marido) com as minhas pitadas 🙂

Esse post não tem intuito de julgar ninguém nem impor nenhum tipo de opinião, é puramente a nossa história, nossos sentimentos e o que vivemos!

Bom, apenas para caráter de histórico, caso você seja novo ou nova por aqui, vou falar brevemente da minha vida adulta rsrs. Trabalhava como gerente de projetos em uma grande multinacional, estava super feliz, assumindo posição gerencial quando de repente meu marido recebeu a oferta de morar no Japão por 1 ano.

Sou e sempre fui apaixonada por viagens, portanto movi meus palitinhos e consegui um ano sabático na empresa onde trabalhava. Casei e fui direto pro Japão! Desci do avião e mal sabia usar o toalete que tinha mil botões no assento do vaso sanitário rsrs.

No dia seguinte nossa casa não tinha nem panela nem pós de café, fui eu comprar café em máquinas que ficavam espalhadas pelas ruas do bairro. A experiência foi incrível (pauta para outro dia) e eu estava amando todas aquelas novidades.

Eu queria mesmo era curtir cada minuto de vida que tinha ali! Só pensava em viajar e passear, não conseguia pensar em ter filhos. Na verdade eu sempre tive uma concepção que foi plantada em algum momento da vida que eu deveria curtir muito e só depois ter filhos. Então fui vivendo esse clima.

Agora já vou entrando no tema: ter ou não ter filhos? Bom, voltamos para o Brasil e então foi o ano de me recuperar profissionalmente. Me dediquei muito ao trabalho, pouco a família e lazer. O ano seguinte foi o ano de cuidar da família, passear e viajar mais. E aquele conceito que eu tinha em mente seguia lá: curta muito antes de ter filhos.

Viajamos, compramos um apartamento, fomos para muitas festas, restaurantes, trabalhamos demais e chegou um certo dia que a tal da pergunta começou a nos cercar: ter ou não ter filhos?

Caramba, hoje quando penso que cogitei não ter até dói meu coração! Eu não consigo ver minha vida sem Edu, que hoje tem quatro anos! Que tristeza seria não tê-lo recebido aqui. Mas calma que eu não vou aqui pregar que você tem que ter filhos sim ou sim, que sua vida não será feliz sem eles e etc. Muito pelo contrário!

Nordeste com crianças

Ter filhos é intenso, cansa demais e muda completamente a nossa vida, rotina e etc. Como vocês perceberam, não é ruim, mas é desafiador. Então se a pergunta “ter ou não ter filhos” popular na sua cabeça por algum momento dê atenção ao tema e pense sim!

Para o meu marido já estava muito certo que sim, que ele queria ter filhos. A conversa ali foi mas pro “quando” e não “se”. Mas ele também queria curtir.. e guardar dinheiro (meu marido é super ligado em temas de segurança financeira e ter filho custa um bom din din).

Bom, o que EU pensei e como eu decidi pelo sim:

  • Eu tinha vontade de ser mãe, de viver essa experiência, não era um sonho de infância mas uma desejo que esteve ali e acolá em alguns momentos
  • Eu tinha medo mas também sou movida a ultrapassar meus medos (isso sempre me instigou)
  • Sempre amei crianças, acho linda essa coisa da magia no olhar, da pureza e inocência com a vida, sempre me encantou – mas atenção que não ter jeito com crianças não é um impeditivo para a maternidade
  • Limpei da minha mente que ser mãe é viver uma vida SÓ de mãe, passei a acompanhar muitas mamães que seguiam trabalhando, viajando, passeando, malhando e até indo a festas – me inspiraram e o medo se abrir mão 100% de tudo que eu gosto foi indo embora devagarzinho.

E ai lá fomos nós para as tentativas! Parei o remédio e na sequência já engravidei. Mas calma, nada na vida é tão fácil né?! Tive um aborto espontâneo na minha primeira gestação, estava com 5 semanas, foi um pouco traumático mas reforçou meu desejo.

Algumas semanas depois e eu engravidei do Edu <3 Nosso Eduzito! A gestação foi tranquila mas or primeiros meses de vida foram f. Mas depois passou, tudo foi voltando a um certo normal. Uma nova vida foi criada e eu sou muito feliz com ela.

Se eu posso compartilhar algo com você que está pensando em ter ou não ter filhos é que..

É complexo sim, muda a vida, muda os hábitos, muda rotina e até os nossos sonhos.

Mas se você tem vontade de tê-los não se assuste, pois muda pra melhor.

E tudo que é prioridade na sua vida vai precisar de uma pausa pelos primeiros meses mas depois volta com força. O que é prioridade e o que a gente gosta, a gente encaixa nessa nova vida (correr, malhar, ir a festas, jantares só com seu marido, viajar, cantar, dançar, cozinhar) .

Cansa bastante, são noites sem dormir, viroses, vacinas, a gente fica sem tempo para muitas coisas, precisamos trabalhar a paciência, estudar para saber que mel antes dos 2 anos pode ser fatal e etc. E entenda que essa linha aqui ela pode ser boa ou ruim pra você! Eu amo essa loucura que a vida de mãe me traz.. me faz crescer como pessoa!

Se você não tem o sonho de ter filhos, não consegue sentir isso, não se vê como mãe ou pai.. de coração.. pense bem! Criança demanda muito! E por muitos anos.. não quero desencorajar mas se não é teu desejo pense bem, depois de gravida/o não dá pra voltar atrás! É para vida.

Há felicidade sem filhos sim, tenho amigos que não os tem e são super felizes! Não é o único caminho.

E again, se você não sabe cuidar de uma criança, não tem muito jeito mas quer ser mãe ou pai: vá em frente! Nasce um filho e nasce uma mãe e um pai. A gente aprende, estuda, treina e dá tudo certo!

Acho que é isso! Beijão

Resolva sua viagem com:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Instagram