Seguro viagem internacional, escolhendo, comprando e acionando

Seguro viagem internacional; eu preciso mesmo gastar dinheiro com isso? Como escolher o melhor? E na hora “h”, como acionar?

Aqui eu vou falar detalhadamente sobre todos esses pontos para ajuda-los no processo de decisão sobre o seguro viagem internacional.

Recentemente passei pela experiência de acionar o seguro viagem internacional do meu filho de 1 aninho. Estávamos na Disney em Orlando e havíamos acabado de retornar de uma viagem de 5 dias nas Bahamas. Nosso filhote estava com febre e uma tosse muito forte. Dois dias após ele apresentar esse quadro decidimos que era o momento de leva-lo ao hospital. Vou contar em detalhes minha experiência e também compartilhar algumas lições aprendidas sobre seguro viagem internacional com esse episodio, desde a compra do seguro até o reembolso final.

Seguro viagem internacional – vale a pena comprar? É obrigatório?

Para descobrir se o seguro viagem internacional é obrigatório em seu destino você precisa saber se esse país faz parte do Tratado de Schengen. Melhor maneira de validar essa informação não é jogando no Google rs mas sim entrando no site do consulado ou embaixada do país que você pretende visitar. 

Se vale a pena comprar seguro viagem quando o seu destino não te exige? SIM, vale muito a pena!! A paz e tranquilidade de ter acesso a médicos e hospitais sem correr o risco de pagar fortunas por isso, não tem preço. São pouquíssimos países que oferecem saúde pública, como é o caso do Brasil e Argentina. Estados Unidos, países europeus e a maior parte da Ásia tem um sistema particular de saúde ao qual o turista só tem acesso mediante pagamento.

Alguns países se precavem exigindo o seguro na porta de entrada, afinal de contas, é proibido negar atendimento médico quando se tem um paciente em estado de emergência. Mas vamos lá, você vai fazer uma viagem internacional, conhecer outras culturas, fazer passeios, reservou uma grana pro hotel, pros comes e bebes etc..

Por que não considerar também um orçamento pro seguro viagem? O custo dele perto do total da viagem não é nada! Já o benefício proporcionado caso você precisa aciona-lo é gigante, não tê-lo pode colocar a viagem toda por água abaixo. Então eu sou da opinião que não só vale como é ESSENCIAL ter seguro viagem para a família toda.

Como escolher o melhor seguro:

Minha dica aqui é escolher um seguro viagem adequado ao seu perfil e das pessoas que viajam com você. Leve em consideração:

  • Tem alguma gestante? Olhe na cobertura se contempla gestantes, idade máxima e até quantas semanas. Aqui nesse artigo eu falo detalhadamente sobre seguro viagem para gestantes.
  • Algum idoso? Garanta na cobertura que a idade está dentro.
  • Temos crianças ou bebês? Todos os seguros cobrem crianças sem restrições, o que indico aqui é comprar um seguro com a maior cobertura possível. Crianças têm a imunidade mais baixa, são sapecas e tendem a precisar mais do seguro do que adultos.
  • A agenda da viagem está apertada? Considere um seguro viagem que contemple não apenas cobertura médica mas também garantias logísticas como danos a bagagem, garantia de retorno, despesas em caso de bagagem extraviada, voos cancelados etc..
seguro viagem internacional
Viajei grávida para Miami, Orlando, Nova York e Aruba, fiz o seguro GTA 275 Planet Internacional. Na foto estava passeando em Miami em meu quinto mês de gestação.

Comprando o seguro:

Eu recomendo comprar através da Seguros Promo que é uma plataforma web com parceria exclusiva com praticamente todas as seguradoras aqui do Brasil, os preços são bem especiais. Ao realizar a busca no site você receberá uma lista de todos os seguros disponíveis para a data e destino que deseja. Você pode comparar os preços e coberturas de todos eles antes de comprar. Super prático e com o melhor preço do mercado, como o blog é parceiro da Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom TURISTANDO5 em nossos links 🙂

Mas vamos lá, alguns pontos super importantes a considerar no processo de compra do seguro viagem internacional, além dos itens mencionados acima:

  • Compre o seguro com antecedência. Não deixe para comprar na hora “se” rolar um imprevisto. Recomendo comprar com pelo menos 30 dias de antecedência de sua viagem.
  • Compre o seguro com uma cobertura combinada com as datas dos voos de ida e volta.
  • Leia atentamente as coberturas antes de apertar o botão comprar. A Seguros Promo lista com clareza TUDO que está incluso e os valores máximos.
  • Tente encontrar o seguro com melhor custo benefício; as vezes por uma diferença relativamente baixa você pula de uma cobertura de 10K para 60K, por exemplo. Vale muito a pena (veja minha experiência nos Estados Unidos logo abaixo e você vai entender melhor esse item).

Eu gosto muito do Affinity 110, sempre compro ele. Antes de minha experiência na Disney eu comprava seguros  com cobertura entre 50 e 100 mil dólares mas. Passando pelo receio de ter que gastar mais do que minha cobertura, decidi que vou sempre comprar com valores entre 150 e 300 mil dólares. Minha opção com cobertura mais alta seria o GTA 275 – Planet Internacional, inclusive foi ele que adquiri quando estava gestante.

Acionando o seguro viagem internacional:

Agora você escolheu o melhor seguro e comprou. E como funciona caso você precise dele durante sua viagem? É super simples!! Antes de embarcar leve consigo a apólice com os telefones internacionais e com o canal de atendimento para emergências (pode leva-la virtualmente mesmo). Muitas empresas têm usado whats app para isso. Se você precisar de um atendimento médico sem urgência poderá acionar a seguradora e solicitar o agendamento, demora um pouco mas você não precisa despender de recursos financeiros durante a viagem (geralmente).

Em casos de emergência você pode se dirigir diretamente ao hospital mais próximo, arcar com as despesas e solicitar o reembolso ao retornar. De qualquer maneira, mesmo em casos de emergência, é recomendável acionar o contato indicado na apólice. Para o reembolso você precisará de toda documentação da emergência; relatório médico, prescrições e recibos de pagamento. Por isso não esqueça de pedi-los no hospital.

Eu recomendo manter contato constante com a seguradora DURANTE o processo de emergência. Esses são os procedimentos mais comuns. Para se assegurar você pode ligar na seguradora alguns dias antes de sua viagem e confirmar se não houve mudança e se esse procedimento se aplica ao seguro adquirido.

Minha experiência acionando o seguro viagem internacional – o que aprendi:

Edu apresentou uma tosse forte e febre, bem na metade de nossa viagem, nada urgente. Entrei em contato via whats app com a Affinity (seguradora que havíamos contratado através da Seguros Promo e pedi um agendamento médico. A atendente conseguiu um para o dia seguinte na parte da tarde. Porém, na manhã seguinte ele estava com a febre muito alta, respiração ofegante e uma tosse preocupante. Entrei em contato novamente com a seguradora e me indicaram leva-lo ao hospital mais próximo, pedir todos os recibos e entrar com o processo de reembolso posteriormente.

Levamos o Edu ao Children’s Hospital – Disney Pavilion em Orlando. Como eu cheguei a conclusão que esse era o melhor hospital? A própria seguradora indicou e eu também perguntei a uma amiga que mora em Orlando. Realmente era um hospital excelente!! As enfermeiras e médicos foram super atenciosos, a emergência pediátrica tem um quarto individual com desenhos animados na parede, banheiro privativo, cama e cadeira de descanso. O raio x que o Edu precisou fazer veio até o quarto, sim a máquina vem até o paciente!!

Recebemos o diagnóstico, Edu estava com inicio de pneumonia. Ele tomou uma dose de antibiótico e saímos com uma prescrição para comprar o medicamento na farmácia do próprio hospital. E o tempo todo fui assistida via whats app pela seguradora, que inclusive me orientou em como preencher a ficha de cadastro do hospital. Submeti o pedido de reembolso lá mesmo e foi tudo super tranquilo.

Ah.. mais uma dica, você pode pedir a seguradora um hospital que tenha tradutor para o português. As duas primeiras perguntas que a seguradora faz para agendar o atendimento ou indicar o hospital são:

  • Data do voo versus a data de compra do seguro, não tem como comprar o seguro na hora,
  • Quais línguas aceitamos atendimento.

Graças a Deus foi só um susto, horas depois do medicamento o Edu estava dançando e cantarolando pelo quarto do hotel. Mas o que eu aprendi basicamente foram duas coisas: 1- não dá pra viajar SEM seguro viagem internacional, jamais! Dois – invista em uma cobertura médica e hospitalar alta. Essa manhã no hospital com um raio x custou U$1600, aos quais tivemos o reembolso pois nossa cobertura era de U$110k. Mas pensem comigo; 1/2 dia de internação na emergência e um exame custou isso, quanto custaria se ele tivesse de ficar internado na ala e fazer mais exames, tomar outros medicamentos, eventualmente engessar uma perna ou algo assim?

Indo mais além, quanto custaria uma cirurgia? Fui em busca de números para me assegurar da melhor maneira possível nas próximas viagens e veja o que encontrei (dados do site The Kaiser Family Foundation):

  • Uma diária hospitalar U$3000
  • Uma consulta médica U$200
  • Tratamento para uma infecção viral U$8500
  • Meio período na emergência com um exame de raio X: U$1600 – minha experiência pessoal
seguro viagem internacional
Children’s Hospital em Orlando
seguro viagem internacional
Nosso quarto na emergência
seguro viagem internacional
Edu adorou a projeção na parede, nos ajudou a distrai-lo
seguro viagem internacional
Acomodação particular super completa
seguro viagem internacional
Banheiro particular dentro do quarto
seguro viagem internacional
Aparelho de raio x que vem até o quarto para a realização do exame
seguro viagem internacional
E o Edu feliz após receber alta e tomar uma dose do medicamente <3 <3 <3 Mamãe e papai tranquilos e aliviados!!

Enfim, essa foi minha experiência e tudo que aprendi sobre comprar ou não seguro viagem internacional. Se você também passou por algo assim, conta pra mim como foi ali nos comentários.

SUPER PROMOÇÃO DE SEGURO VIAGEM!!!!


 

Planejando sua viagem em parceria com o blog:

bookingReserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis

Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom TURISTANDO5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto. 

cxbncv7e0ug4s8cAluguel de carro no mundo todo, com descontos de até 60%, em 12x sem juros e sem cobrança de IOF através da RentCars. Ela compara todas as operadoras atuantes de seu destino oferecendo melhores tarifas e condições. Flexibilidade e segurança para suas próximas Road Trips

Get Your Guide é uma opção que tem TUDO para sua viagem e com melhores preços; tours privados, transfers, ingressos fura filas, experiências e muito mais. Só o ingresso? Eles tem! Ingresso com transporte? Eles tem! Uma experiência completa por determinada região? Eles tem!

viator Tours guiados e privados, transfers e ingressos com a Viator Tours. Sua viagem toda organizada e independente com a Viator, a maior parte dos passeios são privados ou pequenos grupos, saída e retorno do seu hotel incluindo ingressos e transporte. Experiência completa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.