Pontos Turísticos de Paris – confira aqui a LISTA COMPLETA

Última atualização em

Percorrer todos os pontos turísticos de Paris é um desafio para uma única viagem. A cidade tem mais de 23 atrações, passeios bate e volta, museus e muito mais. E para dificultar ainda mais, toda essa lista é interessantíssima.

Aqui vamos falar de toda essa lista de pontos turísticos de Paris, passeios ao redor da cidade, o que é recomendado para crianças. E tudo isso organizado em uma ordem lógica para a definição de seu roteiro, inclusive quebrando em pontos turísticos de Paris básicos e secundários.

Cidade luz: esse é o apelido da belíssima cidade de Paris, capital francesa.  Na área onde ela se encontra, há registro de habitantes desde antes de 4000 a.C, ou seja, muita história para contar tem Paris. No entanto, tornou-se capital da França apenas em meados dos anos 500 d.C.

Passou por muitas batalhas e conflitos, com derrotas e conquistas, tornando-se um dos lugares mais importantes do mundo, tanto política, histórica e culturalmente. E isso é o grande encanto de Paris; um destino eclético com atrações para todos os estilos.

Boa gastronomia presente em toda a cidade, museus, parques, áreas infantis, teatros, monumentos e a lista vai longe. A cidade é quase toda plana, pode ser visitada praticamente toda a pé ou de bicicleta, usamos pouquíssimo o metrô, aproveitamos as ruas pra passear de carrinho com Edu.

Também há inúmeras opções de transporte público disponível sendo o metrô o mais econômico e prático. As linhas cobrem boa parte da cidade e até regiões mais afastadas unindo-se com as linhas de trem (para chegar a Disney por exemplo). Um dos melhores e mais fáceis que encontrei mundo afora.

Mas vamos lá, nesse texto quero contar quais são os pontos turísticos de Paris e falar brevemente de cada um deles pra te ajudar em seu planejamento de viagem.

Lista completa de Pontos Turísticos de Paris

Torre Eiffel

Pontos turísticos de Paris Torre Eiffel
Torre Eiffel vista a noite – foto Lu

Sem dúvida a Torre Eiffel é o cartão postal de Paris e talvez o mais icônico da França toda. A arquitetura mais desejada pelos viajantes que passam pela cidade.

Quanto custa: a visita pela área externa é gratuita, já para subir na torre é cobrado e há diferentes tipos de ingresso. A grande dica aqui é comprar o ingresso fura filas antecipadamente, você vai economizar horas em seu roteiro turístico e ele custa apenas 34 euros.

Você pode comprar ingressos para o segundo andar ou para chegar até o topo. O que é melhor? Já que você vai até Paris para subir na torre, suba até o topo! Você terá uma visão de 360º da cidade, podendo apreciar a o Trocadero e o Campo de Marte.

É realmente lindo. Muita gente vai ali e aproveita para fazer pedidos de namoro e casamento. Com sorte você assiste uma cena romântica dessas que geralmente acontece no restaurante.

Melhor horário para visita-la é no final do dia. Já tive a oportunidade de estar lá pela manhã, fim de dia e noite. Sem sombra de dúvidas a vista da cidade na Golden Hour é demais!

Crianças de até 4 anos não pagam e é uma atividade tranquila para todas as idades pois a subida é toda de elevador. As crianças maiores de 2 aninhos tendem a curtir mais, Edu adorou a ideia de estar entrando “na torre brilhante” mas logo de distraiu.

Trocadero

pontos turísticos de paris trocadero
Trocadero – Photo by Jace & Afsoon

Do lado oposto ao Campo de Marte e é uma das vistas mais privilegiadas da Torre Eiffel. Ali com certeza você verá várias sessões de fotos acontecendo, tanto amadoras quanto profissionais. Gente vestida de noiva, de festa e de tudo que é jeito.

É um lugar que está sempre muito cheio de turistas. A área externa é livre, quando você fica de frente para a Torre, olha para o lado direito, vai visualizar um belíssimo parque para descansar e brinquedos para as crianças. Faça um passeio pelo centro do Trocadero que com sorte, conterá uma exposição ou evento.

Ao dirigir-se para o lado esquerdo encontrará o Palácio de Chailot onde acontecem exposições e apresentações. E no subsolo um Aquário. Sim! Um aquário no meio de Paris e uma super dica para quem viaja com crianças. Mas compre o ingresso antecipadamente para evitar filas.

Fica um alerta para quem viaja com crianças e vai visitar o Trocadero: é interessante ficar sempre de olho nos pequenos, principalmente nos horários de maior quantidade de turistas. O local é bem movimentado.

Campo de Marte

pontos turísticos de paris torre eiffel
Uma das dezenas de fotos que tiramos da torre – foto Lu

Fica em um dos lados da Torre Eiffel e em dias de sol é perfeito para um piquenique. A entrada é livre e a vista lindíssima. Mesmo que esteja com chuva, que aconteceu conosco, de uma passadinha por ele pois as fotos dali são incríveis. A torre fica perfeitamente encaixada no contexto.

Arco do Triunfo

pontos turísticos de paris arco do triunfo
Nossa melhor foto de frente pro Arco do Triunfo pois a região está sempre lotada e com movimento frenético de carros – foto Lu

O Arco do Triunfo é um monumento construído pelo arquiteto Jean-François Chalgrin para celebrar as conquistas de Napoleão Bonaparte em 1800. Você pode visita-lo por dentro ou passar ao lado antes de seguir para a Champs Elysee, o que a maior parte das pessoas fazem e o que de fato vale a pena.

Para chegar no arco você precisa passar pelo túnel saindo da Champs Elysees pois ele está localizado no meio de um cruzamento em Paris. A única vantagem de subir até o topo é ter uma vista interessante da região, não recomendo. Atenção pois a subida é feita toda por escada, não tem elevador.

De qualquer maneira, se deseja subir no topo do Arco do Triunfo, compre ingresso antecipadamente aqui e evite filas, Paris é muito turística e as filas atrapalham demais.

Champs Elysees

pontos turísticos de paris avenida champs elysee
Avenue du Champs Elysée – foto Lu

A rua mais famosa do mundo, cheia de lojas de grifes. Mas também há algumas opções mais econômicas como H&M. A avenida também é famosa por ter o Arco do Triunfo em seu topo, normalmente as pessoas começam o passeio na Champs Elysees pelo Arco.

Eu acredito que uma passagem por ela é super válida pra conhecer esse clima de compras e até mesmo para aproveitar algumas eventuais promoções. Comprei uma blusa de frio bem boa e baratinha lá.

Algumas lojas que chamam a atenção na Champs Elysees: H&M, Sephora, Louis Vuitton, Channel, Zara, Gap, Apple Store, Guerlain e Disney Store.

É nesta avenida que acontecem as comemorações mais importantes de Paris como a virada do ano. Mas também é aqui que os protestos tomam as ruas e destroem tudo ao redor.

Jardim Champs Elysees

Cerca de 10 minutos de caminhada pela Avenida Champs Elysees indo em direção oposta ao arco, você chegará no Jardim Champs Elysee (Jardins des Champs-Élysées em francês). Um local agradável com muito verde e fontes.

Nele estão dois importantes pontos culturais de Paris: o teatro Théâtre de la Ville e o pavilhão de exposições Pavillon Gabriel – Potel et Chabot. Recomendo uma passada rápida por aqui.

Grand e Petit Palais

Ao lado do Jardim de Champs Elysees está o Grand e Petit Palais, esse ponto turístico de Paris merece sim uma pausa com calma. São dois palácios construídos em 1900 para a Exposição Universal e lindos! Um está de frente para o outro e a arquitetura é incrivelmente linda.

Você pode verificar a programação especial deles pelos sites oficiais pois atualmente servem de centros de exposições culturais. Site do Le Petit Palais & site do Grand Palais.

Jardim das Tulherias

Em francês Jardins du Tuileries perfeito para dias amenos e ensolarados. Piqueniques são a melhor pedida. Perdidas pelo parque estão muitas obras do escultor Rodin. Também amamos pois encontramos um belo lago no meio do jardim e muito próximo estava um carrossel que Edu amou!

Outro aspecto bem interessante do jardim é que há cafés e restaurantes no centro. Nós passamos por ali bem no horário do almoço e aproveitamos a parada; comida boa e acessível. Essa parte do carrossel e dos cafés fica bem na entrada do jardim, próxima ao lago (lado oposto do Louvre). Entrada livre.

Rio Sena

pontos turísticos de paris ponte alexandre III
Ponte Alexandre III – foto Lu

Rio que corta a cidade toda e um dos principais pontos turísticos de Paris. É possível caminhar tanto numa margem como na outra e, simplesmente apreciar a lindíssima paisagem que o cerca. É o passeio que eu mais gosto de fazer!

A cada ponte que você cruza mais você aprende sobre a história da cidade e sobre a cultura do Parisien. Por exemplo a Pont Neuf foi a primeira ponte a cortar o rio Sena), a belíssima Ponte de Alexandre III que foi um presente dele para a cidade.

Quais pontes você não pode perder nesta caminhada? Des Arts, Neuf, Alexandre III

Em todas as calçadas você encontra tendas de parisienses vendendo artigos históricos, livros, souveniers e tudo mais. Do outro lado da rua das margens do Sena, em qualquer área que estiver, sempre encontrará bons cafés e restaurantes.

Outra opção é fazer um dos passeios que saem dos atracadouros (próximos à Torre Eiffel). Tem passeios para todos os gostos, bolsos e clima. Sugiro a tour que vem com o ingresso da torre mencionado acima.

Ou uma passeio noturno que é mais romântico e alguns deles oferecem até jantares especiais. Vou deixar o link dos dois abaixo:

Fiz diurno e o noturno e te garanto que é difícil escolher o melhor, com crianças certamente faria apenas o diurno. No passeio noturno você pode apreciar as luzes da Torre Eiffel e de toda a cidade, que é muito mágico mas pode ser cansativo para os pequenos.

Dica: fujam da venda casada de passeio de ônibus + barco seja qual for a companhia. O trânsito de Paris é caótico independente de horário. Estar preso dentro do ônibus é perder preciosos momentos nos quais você poderia estar caminhando a beira do Sena. 

Ilê de la Cité

pontos turísticos de paris catedral de notre dame
Catedral de Notre Dame fechada em 2019 em virtude do incêndio – foto Lu

A ilha que fica bem no meio do rio Sena, em plena cidade. Foi ali que começou Paris e nela estão alguns dos principais pontos turísticos da cidade:

  • Catedral de Notre-Dame – que após o incêndio não é mais possível visitar (ainda), mas pode ser apreciada de fora e deve pois é linda demais!
  • Saint Chapelle – onde estão os vitrais