Piscinas naturais de Porto de Galinhas – conheça esse paraíso!

Última atualização em

Consideradas tesouros do nosso país, as piscinas naturais de Porto de Galinhas chamam a atenção por tamanha beleza natural. É de tirar o fôlego estar de frente dessa obra prima deslumbrante da natureza, bem ali, no coração do Nordeste

 

 

Piscinas naturais de Porto de Galinhas:

Porto de Galinhas abriga uma beleza estonteante, dentre muitos elementos que compõe esse paraíso estão as Piscinas Naturais. Cercada pela natureza e banhada por recifes, a cidade está localizada a apenas 60 quilômetros do Aeroporto de Guarapes em Recife, no município de Ipojuca.

As piscinas naturais de Porto de Galinhas são formadas quando a maré está baixa, originando crateras de águas transparentes, mornas e límpidas.

A fim de aproveitar o passeio nessa região, é preciso ir até a Praia da Vila (também conhecida como Praia de Porto de Galinhas) e pegar um ticket na Associação dos Jangadeiros.

Depois basta apresentá-lo a um coordenador a beira da praia que irá guiá-lo até uma jangada que fará o passeio com no máximo 6 pessoas, é tudo super bem organizado.

A jangada sai da praia em direção as piscinas e de cara você já irá se apaixonar. A água é tão transparente que você pode ver muito mesmo na parte distante dos recifes, com o mar bem fundo.

A primeira parada a ser feita depois que a jangada parte da praia já é nas piscinas naturais. Pois é o momento em que a maré está baixa e dá para ver os peixinhos no fundo do mar. É tão emocionante gente!

Essa é a melhor parte do passeio, já que dá para ver os animais marinhos bem de perto! Você desce da jangada e vai caminhando sobre uma parte dos Recifes até diversas piscinas naturais. Pontos de atenção: leve seu chinelo e fique de olho onde pisa para não dar de cara com um ouriço.

O segundo ponto de atenção é para não ultrapassar as codinhas que demarcam onde podemos pisar, estamos caminhando sobre Recifes parcialmente mortos. Ou seja, NÃO pise pra fora da cordinha pois do lado de lá ainda há vida e queremos preserva-la né?

Infelizmente vi muita gente cruzando essa linha para tirar fotos sem NENHUMA razão, a parte de dentro da carda renderá fotos incríveis, acredite!

Em algumas das piscinas naturais de Porto de Galinhas você pode alimentar os peixes com a ração que é fornecida pelo jangadeiro. Em outras poderá mergulhar, tem até uma cratera de 8 metrôs de profundidade. Há peixinhos escuros, amarelinhos e até uma piscina natural com o formato do mapa do Brasil.

Você vai ver muita beleza! No final a jangada faz uma parada na “prainha“. Uma piscina natural bem rasa que parece praia, lugar onde as crianças pequenas podem brincar com os peixes livremente. Edu ficou doido de tanta alegria em TODAS as paradas, especialmente nesta.

  • Custo: R$30 por pessoa e gratuito para crianças de até 12 anos
  • Duração: cercar de 40 minutos
piscinas naturais de porto de galinhas
Praia da Vila com as jangadas aguardando para realizar o passeio – foto Lu
piscinas naturais de porto de galinhas
Vejam como a água está bem rasinha na maré baixa – foto Lu
piscinas naturais de porto de galinhas
Começando o passeio de jangada você já se impressiona com a cor da água – foto Lu
piscinas naturais de porto de galinhas
Passamos por algumas piscinas maiores e mais fundas até chegar aos recifes por onde caminhamos até as piscinas menores – foto Lu
piscinas naturais de porto de galinhas
É impressionante de tão lindo! Foto Lu
piscinas naturais de porto de galinhas
Essa corda representa o limite de onde não podemos mais pisar e respeitar isso é tentar preservar ao máximo essa beleza natural que tanto nos encanta – foto Lu
piscinas naturais de porto de galinhas
Essa foi a primeira piscina que vimos, linda demais! Foto Lu
piscinas naturais de porto de galinhas
Edu não conseguia olhar pra foto, só queria ver os peixinhos por todos os lado <3 Foto Lu
piscinas naturais de porto de galinhas
Edu pegou ouriço na mão – foto Lu
piscinas naturais de porto de galinhas
Na volta a jangada para em uma piscina bem larga e com 8 metros de profundidade pra você mergulhar – foto Lu
piscinas naturais de porto de galinhas
E pra fechar o passeio, a jangada para na “prainha”. Uma piscina natura perfeita pra crianças – foto Lu

 

Quando ir e como se entender com as tábuas das marés:

Os meses mais secos e sem chuvas em Pernambuco vão de setembro a março. Essa é considerada a melhor época de se viajar para conhecer as piscinas naturais de Porto de Galinhas.

Os dias ensolarados dessa época garantem o passeio de buggy, curtir as praias, descansar na areia e andar de jangada pelos arrecifes coma maré baixa para ver as piscinas.

Os passeios são marcados sempre com base na força da maré naquele dia que deve estar sempre em abaixo de 0,5 caso contrário, ninguém conseguirá ver os peixinhos e aproveitar as piscinas naturais. O mar encobre elas.

Aqui vale ressaltar que, mesmo em época seca, a maré pode não baixar o suficiente, é raro de acontecer mas pode sim ocorrer.

O que são as tábuas das marés?

É uma espécie de medidor virtual que avalia o tempo, o clima, a força das marés e a previsão de baixa e alta delas. Entenda em detalhes como elas funcionam, acessando esse site.

O que importa aqui é saber que não existe um período do dia que a maré baixa, esse fenômeno é completamente variado, de acordo com o nascimento do sol e outros elementos que você como turista não quer controlar né?

Então o caminho é validar o site antes de sua viagem e pensar estrategicamente em qual dia (e horário) do roteiro você colocará o passeio até as piscinas naturais de Porto de Galinhas. Mas NÃO DEIXE DE FAZÊ-LO, é maravilhoso!

Veja o passo a passo de como usar o site:

  • Encontre um porto próximo a praia que você deseja conhecer, neste caso Porto de Galinhas.
  • Cada porto está listado por Estado.
  • Insira o mês em que você irá viajar.
  • O site carregará uma longa lista de informações sobre as marés mínimas e máximas de cada dia
  • Serão sempre quatro resultados por dia: duas das marés baixas e duas das marés altas
  • Os índices apresentados sempre acompanharão uma setinha azul para baixo, e outra setinha vermelha voltada para cima.
  • A cada dia a maré pode adiantar ou atrasar o seu processo de baixa e alta, por isso é importante acompanhar todo o seu ciclo e saber interpretar corretamente as informações.
  • Chegue entre 60 e 90 minutos antes do nível mínimo da maré subir, assim você aproveita melhor esse momento.
  • O tempo de sessenta (60) minutos depois do nível mínimo da maré subir, é o tempo máximo para se permanecer no local. Depois disso a maré fica muito alta e a experiência não será agradável.
como verificar as tábuas da maré
Maré baixa é assim, parece que não tem praia rs – foto Lu

 

Viajando com crianças e bebês:

Visitar as piscinas naturais de Porto de Galinhas será o melhor passeio que você fará se estiver com bebês ou crianças. O contato com os peixes e a possibilidade de vivenciar isso com os filhos é incrível. Edu ficou doido!

Seu filho ou filha já vai curtir muito pois entrar em uma jangada e percorrer o mar é emocionante para os pequenos. Quem nunca viu Moana pelo menos uma vez com as crianças?

Chegando até os recifes você poderá mostrar a ele/a o que é um ouriço, conseguimos colocar um na mãozinha do Edu. Alimentar os peixes e poder nadar com eles também são experiências memoráveis pra eles.

Alguns pontos de atenção:

  • Chegue bem antes do horário da maré baixa, recomendo 90 minutos. Assim você vai encontrar as piscinas mais vazias.
  • Não acho viável para bebês de até 8 ou 10 meses pois pega muito sol e eles não vão aproveitar tanto.
  • Leve protetor solar para repor ao longo do caminho.
  • Indispensável levar chinelinho, boné, chapéu e camiseta com filtro solar.
  • Também acho importante você levar uma boia de peito.
viajando com crianças
As piscinas naturais de Porto de Galinhas são perfeitas para crianças – foto Lu

 

Acessibilidade para as piscinas naturais de Porto de Galinhas:

Me emocionei quando vi que essa é uma atração com acessibilidade. Pensar em levar cadeirantes para ver os peixinhos em piscinas naturais no meio do mar é bem doido né? Não para a associação Rodas da Liberdade.

Eles desenvolveram uma cadeira de praia adaptada que consegue levar deficientes físicos até as piscinas naturais. É ou não a coisa mais linda gente? Você encontra todas as informações na página do intagram deles.

destinos com acessibilidade

 

Como incluir a visita as piscinas naturais em seu roteiro:

Recomendo incluir a visita as piscinas naturais de Porto de Galinhas em seu roteiro de viagem de duas maneiras:

  1. No dia de explorar a vila: você faz o passeio de jangada até as piscinas + a visita ao Hipocampus + visita a Ong Eco-Associados + o passeio diurno pela vila + almoço no restaurante Peixe na Telha que fica de frente para o mar
  2. No dia do passeio de buggy: você pode fazer o passeio de buggy antes ou depois da visita as piscinas dependendo da maré. Será um dia produtivo e todo fora do hotel também. Abaixo deixo minha recomendação para você comprar o passeio de buggy com a Luck e evitar dores de cabeça pois eles são bem organizados.

Passeio de buggy ponta a ponta em Porto de Galinhas – duração de 4 horas

passeio pela vila em ipojuca
Passeio pela vila antes de conhecer as Piscinas Naturais de Porto de Galinhas – foto Lu

 

Resumindo:

Conhecer as piscinas naturais de Porto de Galinhas é uma parada obrigatória para quem vai ao destino. Você pode perder qualquer atração da cidade mas não pode perder essa visita.

Se você gostou dessa ideia e quer realizar essa experiência única e literalmente mais, clique aqui e confira um pacote para mergulho de cilindro em Porto de Galinhas!

 

 

Salve esse artigo em seu Pinterest:

 

 

Planejando sua viagem em parceria com o blog:

bookingReserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis

Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom TURISTANDO5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto. 

cxbncv7e0ug4s8cAluguel de carro no mundo todo, com descontos de até 60%, em 12x sem juros e sem cobrança de IOF através da RentCars. Ela compara todas as operadoras atuantes de seu destino oferecendo melhores tarifas e condições. Flexibilidade e segurança para suas próximas Road Trips

Get Your Guide é uma opção que tem TUDO para sua viagem e com melhores preços; tours privados, transfers, ingressos fura filas, experiências e muito mais. Só o ingresso? Eles tem! Ingresso com transporte? Eles tem! Uma experiência completa por determinada região? Eles tem!

viator Tours guiados e privados, transfers e ingressos com a Viator Tours. Sua viagem toda organizada e independente com a Viator, a maior parte dos passeios são privados ou pequenos grupos, saída e retorno do seu hotel incluindo ingressos e transporte. Experiência completa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.