Passeio pelo Rio Douro com direito a degustação de vinhos!

Última atualização em

Fizemos um passeio pelo Rio Douro com direito a degustação de vinhos em quintas familiares e foi maravilhoso. Um dia inesquecível!!!

Esse passeio pelo Rio Douro de barco juntamente com visita a caves de vinhos do Porto foi fantástico! Um lugar que carrega uma linda história sobre produção de uvas para o vinho do porto, uma paisagem pitoresca com plantações que sobem os morros. Oliveiras e caves de vinho centenárias.

Como viajar com milhas - manual completo e atualizado!

O Vale do Douro é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

passeio pelo rio douro
Bem vindos ao Vale do Douro

SEGURO VIAGEM para PORTUGAL com até 10% de desconto – usem o cupom TURISTANDO5 e pague no boleto bancário! COMPRE AQUI!

Veja aqui detalhes de como escolher o melhor seguro viagem internacional sem errar.

Sobre o vale do Rio Douro:

O Vale do Douro é composto de diversas cidades e o passeio pelo Rio Douro passa port algumas delas. O rio nasce lá no alto na Espanha e deságua na cidade do Porto sendo to esse percurso considerado a região do Douro.

Por todo esse trajeto do Vale do Douro você vai encontrar lindas paisagens, quintas produtoras de vinhos do Porto, até mesmo Eno – Hotéis e spas do vinho. São mais de 100km para desfrutar de tamanha beleza.

passeio pelo rio douro
Quinta De Casaldronho Wine Hotel – foto divulgação

Fato interessante: o vinho do Porto é uma bebida que pode ser produzida apenas com uvas plantadas no Vale do Douro, assim como Champanhe e o vinho Bordoux na França. O Instituto Nacional dos Vinhos do Porto faz essa regulamentação e fiscalização.

Faz parte da fiscalização garantir que uvas tenham sido plantadas no vale e a qualidade do vinho. Importante ressaltar que o vale produz uvas para o vinho do porto e também para vinhos de mesa, que provamos durante o passeio pelo Rio Douro e adoramos.

Passeio pelo Rio Douro – barco & degustação de vinhos:

Escolhemos um bate e volta de Porto com um guia que foi nos contando sobre a história do vale, dos vinhedos e etc. Compramos o passeio com antecedência pela Get Your Guide (vou deixar o link abaixo), assim pudemos agendar que nos buscassem no hotel. Foi tudo perfeito e muito tranquilo.

Tour Vale do Douro: degustação de vinhos, cruzeiro e almoço

A primeira parada para o café da manhã foi em Peso da Régua, é a principal cidade aos pés do Rio Douro e mais próxima as principais quintas, ela fica bem na parte baixa do vale.

Foi em Peso da Régua que, em 1756, o Marquês de Pombal criou a Companhia Geral das Vinhas do Porto e delimitou o território onde as uvas do vinho do Porto podem ser produzidas, esse limite existe até hoje.

Ao descer da van eu já me apaixonei; o Rio Douro bem ali na frente fazendo curvas em meio as montanhas verdinhas cheias de cachinhos de uva e aquele céu azul limpinho.

passeio pelo rio douro
Peso da Régua – Vale do Douro

Tomamos café em uma padaria deliciosa e super tradicional para logo voltarmos a vane e desfrutar ainda mais do passeio pelo Rio Douro. Seguimos rumo a nossa segunda parada que foi na Quinta do Jalloto; uma produtora de vinhos, mel e azeites.

É bem pequena, familiar e com uma vista incrível, não vou nem ficar contando muito pois as fotos abaixo falarão por mim. Que lugar!!

Aqui conhecemos a fábrica, as plantações, degustamos azeites, mel e vinhos de mesa variados, tudo delicioso. A proprietária também nos recebeu com muito carinho e atenção.

Quinta do Jalloto - Vale do Douro
Quinta do Jalloto – Vale do Douro
Quinta do Jalloto - Vale do Douro
Quinta do Jalloto – Vale do Douro
Quinta do Jalloto - Vale do Douro
Quinta do Jalloto – Vale do Douro
Quinta do Jalloto - Vale do Douro
Quinta do Jalloto – Vale do Douro

Depois de curtir esse clima delicioso lá do alto do Vale do Douro, descemos até a beira da água na cidade de Pinhão para embarcar em um passeio de Barco Rabelo. Talvez essa tenha sido a melhor parte do dia, difícil avaliar pois tudo foi tão encantador.

O passeio pelo Rio Douro de barco Rabelo leva cerca de 45 minutos e cruza grande parte do vale. De onde você pode curtir e contemplar a paisagem que é simplesmente sensacional.

Antigamente o Barco Rabelo (foto abaixo) era o principal meio de transporte dos barris de vinho do porto para a cidade de Porto. A bebida era (e ainda é) produzida (pisada e fermentada) no Vale do Douro porém precisa ser envelhecida na cidade do Porto.

Acredita-se que o clima de lá é mais propicio ao envelhecimento da bebida deixando-a com mais sabor e qualidade. Hoje não são utilizados mais barcos rabelos mas a bebida ainda é enviada ao Porto antes de ser vendida.

passeio pelo rio douro
Passeio de barco Rabelo em Pinhão – Vale do Douro
Passeio de barco Rabelo em Pinhão - Vale do Douro
Passeio de barco Rabelo em Pinhão – Vale do Douro
passeio pelo rio douro
Passeio de barco Rabelo em Pinhão – Vale do Douro
Passeio de barco Rabelo em Pinhão - Vale do Douro
Passeio de barco Rabelo em Pinhão – Vale do Douro
passeio pelo rio douro
Passeio de barco Rabelo em Pinhão – Vale do Douro

Ainda na cidade de Pinhão fomos almoçar em um restaurante local chamado: Sabores do Douro. Ele fica em cima do corpo de bombeiros e tem O MELHOR bacalhau que comemos em toda a viagem: a moda da casa.

Esse bacalhau é empanado na farinha de milho e servido com um molho de cebolas especial. E a sobremesa também estava ótima: bolo embebido em vinho do Porto. Vocês já perceberam que esse o passeio pelo Rio Douro é saboroso demais né?!

Passeio pelo rio Douro
Restaurante Sabores do Douro – Passeio Vale do Douro

A última parada, pra fechar com chave de ouro, foi na Quinta do Marrocos. Cave de vinhos onde pudemos caminhar pelas plantações, provar algumas compotas de frutas caseiras (coisa de doido de boa) e vinhos do Porto, afinal na primeira quinta havíamos provado vinhos de mesa.

Fomos recebidos pelo proprietário que fez o tour e nos explicou sobre seus vinhos, todos bons! O de cor mais rosadinha é um pouco suave, não tão doce como o tradicional e não é rosé, na realidade ele vai mais rápido pro barril de carvalho por isso perde um pouco do tanino da casca que dá a cor mais escura.

Passeio pelo rio Douro
Quinta do Marrocos – Passeio Vale do Douro
Passeio pelo rio Douro
Quinta do Marrocos – Passeio Vale do Douro
Passeio pelo rio Douro
Quinta do Marrocos – Passeio Vale do Douro

Sobre os vinhos do Porto:

As uvas usadas na produção de qualquer vinho do Porto são diretamente do Vale do Douro, como comentei acima. A maior parte delas são provenientes de parreiras centenárias e plantadas em morros. Com isso é muito difícil realizar a colheita com máquinas, grande parte dos frutos são colhidos a mão.

Assim como a “pisa” também é humana, uma vez por ano dezenas de pessoas são contratadas para pisar nas uvas 🙂 Outro fator que torna o vinho do Porto especial é que as parreiras não podem ser regadas, devem sobreviver somente com a água da chuva. Exceto por parreiras com até os 6 anos de idade que podem ser regadas porém as uvas não devem ser utilizadas na produção do vinho.

Mais uma curiosidade, sabiam que vai água ardente na produção? A “cachaça” entra no processo de fermentação para deixar o vinho mais docinho, por isso a bebida tem um teor alcoólico mais forte e sabor adocicado.

Com todos esses detalhes o vinho do Porto tem outro sabor hoje em minha vida. O vejo como uma bebida delicada, artesanal e especial. Por lá, a recomendação é tomar uma tacinha bem gelada para abrir o apetite ou acompanhar a sobremesa! Que tal? Eu achei uma delícia e aderi ao hábito!!

Deixo novamente o link do passeio que compramos com a Get Your Guide antecipadamente:

Tour Vale do Douro: degustação de vinhos, cruzeiro e almoço

Salve esse artigo em seu Pinterest:

 

Planejando sua viagem em parceria com o blog:

bookingReserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis

Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom TURISTANDO5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto. 

cxbncv7e0ug4s8cAluguel de carro no mundo todo, com descontos de até 60%, em 12x sem juros e sem cobrança de IOF através da RentCars. Ela compara todas as operadoras atuantes de seu destino oferecendo melhores tarifas e condições. Flexibilidade e segurança para suas próximas Road Trips

Get Your Guide é uma opção que tem TUDO para sua viagem e com melhores preços; tours privados, transfers, ingressos fura filas, experiências e muito mais. Só o ingresso? Eles tem! Ingresso com transporte? Eles tem! Uma experiência completa por determinada região? Eles tem!

viator Tours guiados e privados, transfers e ingressos com a Viator Tours. Sua viagem toda organizada e independente com a Viator, a maior parte dos passeios são privados ou pequenos grupos, saída e retorno do seu hotel incluindo ingressos e transporte. Experiência completa.

21 thoughts on “Passeio pelo Rio Douro com direito a degustação de vinhos!

  1. Vamos morar em Portugal, por isso me interessa ter melhores referências. As informações dadas pelo Blog da Lu Campos foram muito importantes , sugestivas e de alto proveito. Quero cumprimentá-la, parabenizando pela ajuda à quem possa interessar. Abraços, Sergio.

  2. Eu tenho loucura em conhecer Portugal. Nao sabia desse Vale. Tem um vinho do porto que marcou muito minha vida, Adriano, ele é incrível e nunca acho em lugar nenhum pra comprar. Meus pais me trouxeram de uma viagem a Portugal. Me urrrrgge! Super quero ir. Adorei!

  3. Olá, Luciana! Adoramos este tipo de passeio. Não sabíamos que o Vinho do Porto vinha dessa região, muito bacana. Pretendemos voltar em Portugal no próximo ano. Vamos guardar a sua dica. Abraços, Cristina e Renato – Blog Pegadas na Estrada.

  4. Taí um destino que morro de vontade de conhecer a fundo, de tipo passar um mês, Portugal! Mas aqui acaba que só vamos pra Disney ou praia com a minha dupla dinâmica do barulho! Está nos planos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.