Onde ficar em Santiago do Chile – dicas de bairros, hotel e apartamento

Onde ficar em Santiago do Chile é uma decisão muito importante para sua viagem. A cidade oferece uma grande diversidade de estilos de hospedagem que vai desde apartamentos, flats até hotéis de luxo. Então você precisa primeiro decidir qual o mais adequado e apenas então buscar um local pra passar os dias na capital chilena. Sem contar que você também precisa decidir o melhor bairro né?! Vou tentar ajudar com esses pontos e também compartilhar minhas experiências por lá.

 

Qual o melhor bairro para hospedagem em Santiago?

As atrações turísticas de Santiago estão bem divididas pela cidade, com isso não dá pra recomendar um bairro específico e dizer que ali é perto de tudo. Mas dá sim pra recomendar os bairros que estão próximos a grande parte dos pontos de interesse e com um bom clima, segurança etc. Os principais bairros são: Providencia, Bellavista, Lastarria, Centro, Los Condes e El Golf.

Meus prediletos são Bellavista e Lastarria por estarem próximos a bons restaurantes e ao agito noturno, são lugares seguros e com excelentes opções tanto de hotéis quanto de apartamentos. O centro está bem próximo a eles, com um pouco de animação dá até pra ir caminhando. Evite se hospedar no centro, apesar de ser abrigo de muitas atrações, é repleto de comércio e bem movimentado. Durante essa última viagem que fiz não achei seguro, muitos pedintes, protestos e um movimento nada “turístico”.

El Golf e Los Condes são bairros bonitos porém muito distantes, não recomendo também. Ao menos que você queira sossego e/ou explorar o cotidiano da cidade. Providencia eu diria que está no meio do caminho e tem ótimas opções de hotéis, também é uma região tranquila, relativamente próxima a atrações e recheada de bares e restaurantes.

 

Onde ficar em Santiago: hotel, apartamento ou flat?

Essa é uma questão muito pessoal, já falei sobre esse tema em outro artigo e até hoje meu coração se divide entre alugar um flat/apartamento ou me jogar num hotel bem confortável. Na maioria das vezes acabo ficando com o hotel por conta do conforto, mas confesso que adoro o clima de casa alugada, poder cozinhar com produtos locais e me sentir menos turista e mais moradora. Também há a questão econômica, alugar um apartamento ou flat pode ser mais barato, especialmente se estiver viajando com grupos grandes.

Minha opinião sobre Santiago é a seguinte; se você está de passagem rápida pela cidade e vai aproveitar o dia todo batendo perna, acho válido ficar em um bom hotel. O conforto e praticidade farão valer a pena o custo um pouco mais alto; café da manhã completinho, toalhas limpinhas, cama feita todas as noites e até um mimo no final do dia.

Agora se você tem mais dias, consegue incluir algumas pausas longas em seu roteiro, aproveite para alugar um flat ou apartamento. Compre um bom vinho, ligue a TV em algum canal chileno pra entrar no clima, faça uma massa com frutos do mar ou peça um delivery de empanadas. Os mercadinhos dos bairros têm boas opções de vinhos, pães, frios, frutas e outros produtos básicos pra sobrevivência nesses dias.

Hotel, albergue ou Airbnb – como escolher a melhor opção?

Como foi minha hospedagem no Luciano K, um luxuoso hotel 5 estrelas:

Em minha segunda viagem a Santiago do Chile (em Maio de 2018), optei por me hospedar no hotel Luciano K que fica em Lastarria, quase no bairro Bellavista. Foi uma experiência incrível” Estava viajando com meu bebê de 5 meses e era nossa primeira viagem internacional, confesso que estava bem preocupada com o hotel, berço e cuidados gerais que um bebezinho requer. Mas foi tudo ótimo! A localização é perfeita, fomos caminhando para o Patio Bellavista e para os principais restaurantes do Lastarria.

Bom, vamos aos detalhes; Luciano K é um hotel boutique histórico e com poucos quartos, são 38 no total. O prédio foi construído em 1920 e na época era o mais alto do Chile, o elevador original permanece ativo até hoje nos fazendo viajar no tempo por alguns minutos. A decoração é toda em art deco, flores naturais por todos os lados e um clima intimista bem aconchegante.

No topo do hotel está o restaurante mais charmoso que conheci em Santiago, tem uma piscina bem pequena que fica lindamente iluminada à noite. Cadeiras, mesas e sofás ficam ao ar livre com vistas para a cidade, mas não se preocupe pois o aquecimento deixa o ambiente super quentinho. Os pratos são bem elaborados e deliciosos, merecedores do título de alta gastronomia.

Os quartos também não deixam a desejar, cama king size, travesseiros e roupas de cama macios, berço novinho para os bebês e um banheiro super espaçoso com vista para as árvores de flores alaranjadas. Todo fim de tarde recebíamos bombons de mimo para completar a experiência, que já estava sendo ótima.

O café da manhã é de comer rezando (ou babando, como você preferir rs). Tem simplesmente tudo de bom, doces caseiros, compotas, iogurtes naturais também caseiros, uma quiche de presunto e queijo que nunca vi tão boa na vida. Enfim, não vou falar muito e sim deixar que as fotos falem por mim rs. Ah.. tem café coado, nespresso, chás e sucos naturais, os ovos são feitos à pedido da mesa podendo ser mexidos, fritos ou omeletes.

Fachada do Luciano K, foto divulgação
Hall de entrada
Detalhes
Nosso quarto com o bercinho do Edu
Esse espaço é bem de frente pra cama
Banheiro espaçoso e lindo
As amenities eram ótimas
A piscina no topo do hotel e essa vista linda da cidade
Espaço bem de frente pra piscina
Restaurante no topo do hotel, ao lado da piscina
Polvo gratinado, uma das principais entradas do restaurante
Um super hambúrguer e papas fritas que pedimos no quarto
Restaurante onde é servido o café da manhã
Diversos pães e iogurte natural caseiro
Cereais, waffle, bolos, pain au chocolat e muitas guloseimas
Mais guloseimas
Frios e a quiche maravilhosa que comentei, na parte de cima da bancada
Cafés e sucos
Detalhes em tudo
No último dia da viagem teve essa cheesecake linda aí rs
O doce de leite também era demais de bom

Como foi minha experiência no Bellavista Apartments, um flat no coração de Santiago:

Fui em 2011 para Santiago pela primeira vez com meu marido (que na ocasião ainda era meu namorado rs), optamos por ficar no Bellavista Apartments por ser uma viagem longa que faríamos por todo o Chile, começando por Santiago. O apartamento fica em um edifício no bairro Lastarria, duas ruas pra trás do hotel Luciano K, bem no coração boêmio da capital chilena. Fomos a pé para o Patio Bellavista e bares do bairro tranquilamente.

O apartamento é pequeno e super aconchegante, na época que visitamos, a decoração era simples e bonita, hoje ele está todo moderno e renovado. Ao reservar você informa o horário que irá chegar e uma pessoa lhe recebe na recepção com as chaves e já passa todas as instruções. Eles foram bem atenciosos, nos ajudaram com passeios e transfer pro aeroporto. O bairro é tranquilo (como já mencionei acima) e o apartamento bem seguro.

Ficamos na opção com uma cama de casal, uma cozinha e uma saleta integrada. Ele é todo equipado com utensílios de cozinha (talheres, panelas, taças, pratos etc.), cobertores, roupas de cama e toalhas bem macias, tem aquecimento nos dois cômodos (quarto e sala), uma televisão com canais a cabo e uma sacada deliciosa com vista para a cordilheira. Valeu muito a pena tanto pela experiência quanto pelo custo benefício. O apartamento é bem limpinho e cheiroso também.

Sobre as fotos: recorri as fotos de divulgação do apartamento pois quando me hospedei nele ainda não blogava, então apenas três fotos são minhas, as únicas boas que salvaram rs. A foto que tirei da sala estava vergonhosa, com mala aberta no sofá e sacolas por todos os lados 🙁

Bellavista Apartments – minha foto 🙂
Bellavista Apartments – minha foto totalmente desfocada e bagunçada rs. Marido com uns bons anos a menos (e uns bons quilos a menos também rs)
Minha foto – Essa era a vista da nossa sacada no Bellavista Apartments
Salinha e cozinha do apartamento. Foto divulgação.
Olha o quarto mais modernizado. Foto divulgação.
Mais uma foto de um apartamento. Foto divulgação.

Durante nossa hospedagem no hotel Luciano K recebemos algumas diárias cortesias para conhecê-lo porém essa parceria não têm nenhuma influência nas opiniões colocadas neste artigo. Gostou do artigo sobre onde ficar em Santiago? Então deixe seu comentário ali embaixo 🙂

Siga o blog pelas redes sociais:  

Planejando sua viagem em parceria com o blog:

bookingReserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis

Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom TURISTANDO5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto. 

cxbncv7e0ug4s8cAluguel de carro no mundo todo, com descontos de até 60%, em 12x sem juros e sem cobrança de IOF através da RentCars. Ela compara todas as operadoras atuantes de seu destino oferecendo melhores tarifas e condições. Flexibilidade e segurança para suas próximas Road Trips

Get Your Guide é uma opção que tem TUDO para sua viagem e com melhores preços; tours privados, transfers, ingressos fura filas, experiências e muito mais. Só o ingresso? Eles tem! Ingresso com transporte? Eles tem! Uma experiência completa por determinada região? Eles tem!

viator Tours guiados e privados, transfers e ingressos com a Viator Tours. Sua viagem toda organizada e independente com a Viator, a maior parte dos passeios são privados ou pequenos grupos, saída e retorno do seu hotel incluindo ingressos e transporte. Experiência completa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.