Onde fica Singapura e o que fazer nesse país-estado-ilha

Última atualização em

Onde fica Singapura e o que tem de bom pra fazer por lá? Essa foi a pergunta que meu marido fez quando propus nossa viagem ao país. Convenci ele com uma palavra: Fórmula 1! Mas vamos lá.. tem muita coisa legal além da corrida.

Vamos começar por onde fica Singapura. Esse país conhecido como “cidade-estado-ilha” está localizado no sudoeste da Ásia. É formado por 63 ilhas encostadinhas com a Malásia e destoa de muitos países da Ásia por ser extremamente desenvolvido. Vale a pena SIM planejar alguns dias por Singapura.

***Artigo atualizado em Fev 2019

Como viajar com milhas - manual completo e atualizado!

Cingapura ou Singapura?

As duas maneiras de escrever estão corretas pela ortográfica do nosso português. Este site aqui explica o porquê. Escolhi escrever com “S”mas o que eu quero contar hoje é como esse lugar é lindo e organizado. Fazer turismo em Singapura é delicioso, divertido, inspirador e super seguro. Então vamos lá..

Informações básicas:

Brasileiros não precisam solicitar visto para conhecer Singapura porém é necessário ter vacina contra febre amarela. O passaporte também precisa estar válido por no mínimo 6 meses contando a data de retorno de sua viagem. Seguro viagem não é obrigatório porém é altamente recomendado tendo em vista que você estará viajando para outro continente.

Singapura está 11 horas a frente do horário de Brasília (GMT +9). A moeda do país é o “Singapore Dollar” e as melhores opções de câmbio pra levar em sua viagem são dólares americanos ou euros. Em virtude da grande miscigenação, há quatro línguas oficiais no país: inglês, malaio, chinês e tâmil. Dá pra se virar muito bem com o inglês.

Vacina de febre amarela para viagens internacionais

Melhor seguro viagem para Singapura – use o cupom TURISTANDO5 para ganhar 5% de desconto

Curiosidades:

  • O aeroporto de Singapura (Changi) foi eleito o melhor do mundo por 5 anos consecutivos. Realmente é impressionante o tamanho e a quantidade de coisas pra fazer que você encontra nesse aeroporto.
  • A única corrida de F1 noturna acontece em Singapura todos anos durante o mês de Setembro. Uma experiência memorável.
  • Há regras e leis muito doidas por lá, a mais “famosa” delas é não poder mascar chicletes nas ruas.
  • Você consegue ir pra Malásia (Johor) de ônibus.

 Como chegar e circular em Singapura:

Voos saindo de São Paulo para Singapura fazem escala na Europa, Doha, Dubai ou Joanesburgo. O principal aeroporto se chama Changi, para chegar e sair dele é extremamente simples: metrô. Já no desembarque você encontrará placas sinalizando a entrada do metrô.

Durante nossa viagem usamos o metrô e o ônibus turístico hop on hop off. Achei super prática a combinação desses dois meios, o metrô conecta tudo. O ônibus proporciona um passeio bem gostoso, especialmente se você estiver viajando no verão.

Tudo que você precisa saber sobre o metrô de Singapura – por Fabricio Moura – Eu vou na janela

Ônibus turístico Hop On Hop Off em Singapura

Existe também um transporte oficial que o próprio aeroporto oferece aos turistas. O custo é de U$8 por trecho e você embarca em uma van com ar condicionado até os principais hotéis no centro de Singapura. Veja aqui como comprar seu bilhete.

Quantos dias ficar e quando ir para Singapura:

Singapura é um destino com temperatura estável durante o ano todo, por volta dos 27 graus. Isso a transforma em um coringa asiático, dá pra ir em qualquer época. Em setembro acontece a fórmula 1 na cidade, se der, programe-se para estar por lá nessa época.

Recomendo um roteiro com pelo menos três dias completos em Singapura. Um para conhecer a cidade, outro para um passeio até a Ilha de Sentosa e um terceiro dia para curtir o Universal Studios. Se você estiver viajando nas datas da corrida, melhor esticar sua viagem pra quatro ou cinco dias pois há muitas atividades acerca do evento.

Onde ficar em Singapura:

Para hospedagem eu recomendo duas áreas: Marina Bay ou ao redor da Orchand Road. As duas estão próximas das atrações turísticas. Não recomendo hospedagem em China Town, não é uma área muito bonita.

O principal hotel da cidade é o Marina Bay Sands. Famoso por seu formato de barco e uma infinity pool com vista para a cidade de tirar o fôlego. Fora de temporada as diárias são relativamente acessíveis, cerca U$350. Mesmo que você não se hospede nele, faça uma visita até o hotel para conhecer essa impressionante obra arquitetônica, é algo surreal de tão moderno.

Você pode passear por dentro do hotel, tomar um café e subir ao topo para apreciar a vista. A piscina só pode ser usada por hóspedes, os turistas ficam ao lado em um espaço separado.

onde fica singapura, o que fazer em singapura
Marina Bay Sands visto de longe, lá do Merlion – foto Lu
onde fica singapura, o que fazer em singapura
Vejam como é incrível a arquitetura desse hotel – foto Lu
onde fica singapura, o que fazer em singapura
Por dentro ele é bem bonito também – foto Lu
onde fica singapura, o que fazer em singapura
Vista do topo do Marina Bay – foto Lu
onde fica singapura, o que fazer em singapura
Essa é a famosa piscina de borda infinita – foto Lu

Marina Bay é uma região mais cara, já os hotéis em Orchand são relativamente mais acessíveis e super bem localizados. A grande maioria de estabelecimentos são exuberantes e luxuoso em Singapura, vocês notarão isso durante as pesquisas. Vou listar algumas opções próximas a Orchand Road.

Hotel Jen Orchardgateway Singapore

onde fica singapura, o que fazer em singapura
Uma piscina tão linda quanto a do Marina Bay Sands só que BEM mais vazia
Hotel Jen Orchardgateway Singapore – foto divulgação

Ascott Raffles Place Singapore

onde fica singapura, o que fazer em singapura
Outra piscina linda no Ascott Raffles Place Singapore – foto divulgação

Royal Plaza on Scotts

onde fica singapura, o que fazer em singapura
Essa é uma opção excelente para quem viajar com filhos – Royal Plaza on Scotts – foto divulgação

O que fazer em Singapura:

Como comentei acima, em 3 dias você consegue conhecer bem Singapura e as atrações ao redor (fora da época de F1). Vou listar um roteiro de 4 dias abaixo distribuindo as atrações de uma maneira lógica. Pra esse roteiro funcionar legal eu recomendo usar o ônibus turístico Hop On Hop Off por 24 ou 48 horas.

Dia 1:

No primeiro dia faça uma caminhada pelas principais atrações. Comece pelo Marina Boulevard que proporciona uma vista panorâmica de todas as beldades da cidade, é um passeio a beira da água deliciosa. Depois siga até o Marina Bay Sands (da pra ir a pé mesmo) mas no caminho faça uma paradinha no The Shoppes at Marina Bay Sands. Esse é um shopping bem diferente, tem uma mini Veneza dentro dele e pasmem, você pode fazer um passeio de gondola pelo mall rs.

Chegando no Marina Bay Sands; recomendo uma visita até o topo pra conhecer a famosa piscina e pra ver Singapura do alto. Atrás do hotel está o Gardens by the Bay: um jardim com esculturas gigantes de Baobá Africano, é como se você estivesse em uma Namíbia do século XXIII rs. Por dentro dele você vai se surpreender com a quantidade de informação sobre flores e natureza. São diversos jardins com flores e plantas do mundo todo, sempre com todos os detalhes delas.

DICA: Não deixe de dar uma passadinha no Gardens by the Bay em alguma das noites que você estiver em Singapura. Os Baobás ficam iluminados e viram uma outra atração!!

Depois de bater bastante perna pelos jardins, siga caminhando. Cruze a ponte Helix Bridge e vá até Singapore Flyer (roda gigante). Depois dessa andança toda, faça um late lunch no restaurante The Halia no hotel Raffles, um dos melhores para provar a gastronomia local. Caso prefira algo mais econômico recomendo comer no shopping Raffles City, é só seguir caminhando pela Raffles Boulevard.

Pra fechar o dia, recomendo ir até o Merlion de onde você também terá vistas incríveis da cidade, especialmente ao entardecer. A noite você precisa fazer um cruzeiro pela cidade! É um passeio imperdível, você vai passar por arranha céus iluminados, pontes coloridas e o Marina Bay Sands como pano de fundo, sempre trocando de cor.

Você pode fazer dois passeios de barco; um mais rápido e que termina em Clarke Quay onde você pode curtir bares e lojinhas. Uma segunda opção é um cruzeiro de quatro horas com jantar e um drink no Hotel Raffles (esse você pode comprar antecipado aqui). Caso você opte por esse cruzeiro noturno, durante a tarde vá para o Raffles City ao invés de almoçar no Halia em virtude do horário e de ser o mesmo local onde será servido o drink a noite.

Nós fizemos o passeio rápido de barco e compramos lá mesmo, no portão de embarque pertinho do Merlion. Preferimos isso pois no dia seguinte íamos pegar nossos ingressos da Fórmula 1 e bater perna pelo evento. Nesse dia você pode fazer tudo com o ônibus turístico também, caso não queira caminhar tanto.

onde fica singapura, o que fazer em singapura
Marina Boulevard – foto Lu
onde fica singapura, o que fazer em singapura
The Soppes – foto Lu
onde fica singapura, o que fazer em singapura
Gardens by the Bay – foto Lu
onde fica singapura, o que fazer em singapura
Por dentro do Gardens by the Bay – foto Lu
onde fica singapura, o que fazer em singapura
A roda gigante ao fundo do Gardens by the Bay – foto Lu
onde fica singapura, o que fazer em singapura
Fim de dia na região do Merlion – foto Lu
onde fica singapura, o que fazer em singapura
Começando nosso passeio de barco – foto Lu
onde fica singapura, o que fazer em singapura
Arranha céus – foto Lu
onde fica singapura, o que fazer em singapura
Pontes iluminadas – foto Lu
onde fica singapura, o que fazer em singapura
O MArina Bay Sands iluminado – foto Lu
onde fica singapura, o que fazer em singapura
Ele vai mudando de cor toda hora – foto Lu
onde fica singapura, o que fazer em singapura
Mais cores – foto Lu
onde fica singapura, o que fazer em singapura
É um passeio imperdível – foto Lu
onde fica singapura, o que fazer em singapura
O passeio de barco termina em Clarke Quay – foto Lu
onde fica singapura, o que fazer em singapura
Em Clarke Quay há vários bares e restaurantes – foto Lu
onde fica singapura, o que fazer em singapura
Clarke Quay – foto Lu

Dias 2 e 3: 

Para o segundo dia recomendo usar o Hop on Hop Off pra não perder tempo pois as atrações que ainda restam são distantes e você ainda tem um passeio em Sentosa. Comece com Little India, Chinatown e uma passeio em Clarke Quay. Se você pretende fazer algumas comprinhas, faça outra parada na Orchard Road, lá estão diversos shoppings da cidade como o Luck Plaza ou o Takshimaya. Recomendo almoçar no Hard Rock Café que fica na Orchard Road e é bem legal.

Logo após o almoço ou no máximo 14pm, siga para a ilha de Sentosa. Você chega até ela de teleférico (pega ali perto do Marina Bay Sands). Por lá você vai curtir um passeio a pé pelas praias e retornar com o pôr do sol que, visto do alto do teleférico,  é deslumbrante. Outra opção seria pernoitar nela para aproveitar o parque da Universal no dia seguinte.

Veja aqui uma seleção de hotéis em Sentosa. Se você pretende conhecer o Universal Studios  recomendo reservar o dia todo pois é um parque de diversões bem grande. Outras atrações em Sentosa: museu de cera Madame Tussauds, Merlion, aquário para diversão da criançada e um cassino para os papais.

Caso você não tenha pernoitado em Sentosa e também não queira ir pra Universal, sugiro relaxar em seu hotel (que certamente terá uma piscina bem gostosa). E no fim do dia seguir para um safári noturno, uma atrativo muito procurado em Singapura. Você pode comprar seus ingressos com transfer de/para o hotel aqui.

A Ma do blog Viciada em Viajar fez esse safári e conta como foi neste texto: Safári Noturno em Singapura

onde fica singapura, o que fazer em singapura
Chinatown – foto Lu
onde fica singapura, o que fazer em singapura
Teleférico para Sentosa – foto Lu
onde fica singapura, o que fazer em singapura
Sentosa – foto Lu
onde fica singapura, o que fazer em singapura
Pôr do sol caminho de volta para Singapura – foto Lu

Dia 4:

Se você tem mais um dia em Singapura, compre um passeio até Johor Bahru. É a cidade na Malásia que faz divisa com Singapura. Neste passeio você vai viver uma experiência bem diferente. Uma oportunidade de entrar um pouco mais na cultura. Depois de passar pela imigração, o passeio passa por diversos pontos turísticos da cidade, incluindo um local para apreciar as pinturas batik, uma técnica manual para pintar seda.

Esse tour não está mais disponível para vendas online, procurei em todos os sites que conheço e não encontrei. Pergunte em seu hotel, certamente deve ter alguma agência local que faz esse passeio.

onde fica singapura, o que fazer em singapura
Pinturas batik em seda – foto Lu
onde fica singapura, o que fazer em singapura
Esse é o resultado final, lindo demais – foto Lu
onde fica singapura, o que fazer em singapura
Fizemos uma parada em uma casa familiar para aprender sobre a cultura do país – foto Lu
onde fica singapura, o que fazer em singapura
Marido aprendendo a tocar os instrumentos musicais deles – foto Lu
onde fica singapura, o que fazer em singapura
Um santuário para a família fazer suas orações – foto Lu

O que comer em Singapura:

  • Lamén – de todos os tipos possíveis 🙂
  • Pato glaceado (roasted duck)
  • Laska – é uma mistura de lámen e curry
  • Chicken Rice – um prato de frango cozido em temperos locais com arroz
  • Fried noodles
onde fica singapura, o que fazer em singapura
Roasted Duck estilo chinês – foto Lu
onde fica singapura, o que fazer em singapura
Chicken Rice – foto Lu
onde fica singapura, o que fazer em singapura
Fried noodles – foto Lu

Fórmula 1:

Vou começar dizendo que ter vivido essa experiência foi sensacional!! Mesmo não sendo fã de F1 e nem sabendo direito por onde o carrinho viria, EU AMEI! A Fórmula 1 desperta uma paixão, uma emoção, algo inexplicável. Pode ser que seja por que a cidade fica toda agitada, repleta de turistas, toda decorada e com esse clima de F1.

Para comprar seus ingressos basta entrar no site oficial do evento. Há opções de pacotes (passagem + hotel  + ingressos) bem econômicos mas cuidado! Fizemos a compra de um pacote desses e nosso hotel era péssimo! Eu recomendo comprar os ingressos online e reservar seu hotel separadamente.

Por que você precisa de um dia inteiro pra F1 se ela acontece a noite? Bom, chegando em Singapura você precisará ir até o local do evento para trocar seu voucher eletrônico pela credencial, só aí você perde umas boas duas horas.

Existe uma área central do evento com um parque enorme onde rolam vários shows, food trucks, beer trucks e exposições. Passar um dia passeando ali, conhecendo o complexo e curtindo o clima é delicioso. Os ingressos dão acesso aos treinos que acontecem nos dias anteriores a corrida. Todas as noites o evento é encerrado com shows de artistas famosos. No final de semana que estivemos lá teve Marrom 5 e Kate Perry.

onde fica singapura, o que fazer em singapura
Nossas credenciais da F1 – foto Lu
onde fica singapura, o que fazer em singapura
Entrada do evento – foto Lu
onde fica singapura, o que fazer em singapura
Vejam como é o espaço por dentro – foto Lu
onde fica singapura, o que fazer em singapura
Clima de festa – foto Lu
onde fica singapura, o que fazer em singapura
É nesse gramado que acontecem os shows. Durante o dia o pessoal fica por ai, batendo papo, tomando uma cervejinha – foto Lu
onde fica singapura, o que fazer em singapura
Desfile dos pilotos antes da corrida – foto Lu
onde fica singapura, o que fazer em singapura
Foi a melhor foto que consegui de um carro, eles passam voando rs – foto Lu
onde fica singapura, o que fazer em singapura
Adam do Marrom 5 <3 – foto Lu
onde fica singapura, o que fazer em singapura
Pra frente a corrida, pra trá essa vista – foto Lu

     Bom acho que é isso, um lugar fantástico que recomendo fortemente incluir em seu roteiro pela Ásia, você ficara impressionado (nem sei quantas vezes escrevi essa palavra nesse post rs) ainda mais se puder embarcar na época da F1. Boa viagem!!!

 

Planejando sua viagem em parceria com o blog:

bookingReserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis

Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom TURISTANDO5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto. 

cxbncv7e0ug4s8cAluguel de carro no mundo todo, com descontos de até 60%, em 12x sem juros e sem cobrança de IOF através da RentCars. Ela compara todas as operadoras atuantes de seu destino oferecendo melhores tarifas e condições. Flexibilidade e segurança para suas próximas Road Trips

Get Your Guide é uma opção que tem TUDO para sua viagem e com melhores preços; tours privados, transfers, ingressos fura filas, experiências e muito mais. Só o ingresso? Eles tem! Ingresso com transporte? Eles tem! Uma experiência completa por determinada região? Eles tem!

viator Tours guiados e privados, transfers e ingressos com a Viator Tours. Sua viagem toda organizada e independente com a Viator, a maior parte dos passeios são privados ou pequenos grupos, saída e retorno do seu hotel incluindo ingressos e transporte. Experiência completa.

15 thoughts on “Onde fica Singapura e o que fazer nesse país-estado-ilha

  1. Assisti o filme Podres de rico e a história se passa em Singapura. Como mostrou lugares interessantes, fiquei curiosa e resolvi pesquisar, estou com vontade de conhecer. Amei as dicas da postagem. Parabéns!

  2. Para começo de conversa: obrigada por tirar minha dúvida de português.
    Essa coisa de “S” e “C” mata um! rsrs

    Agora, eu ia imaginar de tudo em Cingapura, menos a ideia de fazer um safari noturno! haha Que demais!

    Adorei seu roteirinho e, indo para a cidade, já vou salvando aqui para rever.

    Beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.