O que fazer em Recife em 3 dias – roteiro incluindo Olinda

Se você está pensando em conhecer Pernambuco, não deixe de ler esse texto com dicas incríveis do que fazer em Recife em 3 dias, um roteiro perfeito incluindo e Olinda. Eu não esperava me encantar tanto com esses dois destinos!

Recife é a capital do estado de Pernambuco e um dos destinos mais procurados pelos turistas que visitam a região nordeste do Brasil. Não há dúvidas que há muito o que fazer em Recife em 3 dias incluindo Olinda, quem sabe até planejar uma esticadinha pro litoral de Ipojuca em Porto de Galinhas.

O lugar reserva belezas naturais incríveis, além de muita história, cultura e um povo acolhedor e animado. Acompanhe este artigo até o final e se surpreenda com Recife e Olinda e as experiências de viagem que o lugar pode oferecer.

Leia mais: O que fazer em Porto de Galinhas

O que fazer em Recife em 3 dias – breve história da região

O que fazer em Recife em 3 dias
Marco Zero Recife – foto Lu

Recife tem como vizinha a cidade de Olinda que é considerada patrimônio histórico da humanidade pela UNESCO desde 1982.

Recife e Olinda são conhecidas por sua riqueza cultural, povo festeiro e principalmente por suas danças típicas, o frevo e o maracatu. Visita-las é conhecer afundo a cultura do nosso país, uma das atrações mais interessantes que visitei foi o Museu Cais do Sertão.

As cidades recebem turistas o ano todo, principalmente durante o período de carnaval, onde os blocos e as festas de rua literalmente invadem as ladeiras de Olinda e as ruas e praças de Recife. Quem já ouviu falar do Galo da Madrugada? Eu tenho muita vontade de voltar a região nessa época.

Confira aqui todos os passeios disponíveis nas cidades de Recife e Olinda

Também vale um destaque especial para os folclóricos bonecos de Olinda, cheios de magia. Encantam visitantes e animam as festas de rua das cidades. Tivemos a oportunidade de conhecer alguns e adoramos, o Edu ficou doido com eles.

A cidade de Olinda foi instituída em 1535, enquanto Recife em 1537, na foz dos rios Capibaribe e Beberibe. Em seus primeiros anos as cidades ficaram marcadas pela presença holandesa, interessada na riqueza vinda do plantio da cana-de-açúcar.

Recife foi governada pelo holandês Mauricio de Nassau entre 1637 e 1644 que focou no desenvolvimento e urbanização das cidades. Em 1640, com apoio da coroa Portuguesa, iniciou-se uma batalha para expulsão dos holandeses.

A expulsão ocorreu efetivamente em 1654 após uma série de eventos de revolta popular e longos anos de batalha. Recife e Olinda então foram libertas do domínio holandês, retornando portanto ao domínio de Portugal.

Em 1827 Recife foi elevada à condição de capital e de lá para cá não parou de crescer. Então vamos ao que interessa, vamos falar sobre o que fazer em Recife em 3 dias incluindo Olinda.

Como chegar e circular por Recife em 3 dias

O que fazer em Recife em 3 dias
Praia de Recife Boa Viagem – foto Lu

A principal forma de chegar a Recife, principalmente para quem vem de outros estados, é voando para o Aeroporto Internacional do Recife, também conhecido como Aeroporto de Guararapes, que fica localizado próximo ao bairro de Boa Viagem.

O Aeroporto também é ponto de chegada para outras cidades turísticas próximas a capital de Pernambuco, como Olinda, Porto de Galinhas e Maragogi. Mais um bom motivo para dedicar alguns dias de turismo por aqui.

Caso o seu voo chegue muito tarde da noite ou saia muito cedo, indico passar uma noite no Hotel Ibis Recife Aeroporto. Fizemos isso e foi excelente! O Ibis está a apenas 300 metros do aeroporto, oferece transfer de/para, tem uma infra excelente e um café da manhã divino!

Para sair do aeroporto você pode utilizar ônibus, metrô, transfer ou alugar um carro. Existe um terminal de ônibus no próprio aeroporto, enquanto a estação de metrô também fica bem próxima.

Para transfer recomendo a Luck Receptivo que nos atendeu em Porto de Galinhas com maestria e qualidade, são excelentes e agora parceiros aqui do blog.

É possível também utilizar os serviços de táxi do aeroporto ou Uber. Entre Uber e táxi fique com Uber por ser mais econômico e super prático.

No entanto, dentre todas as opções acima eu recomendo fortemente alugar um carro com a RentCars. Você faz sua reserva online antecipadamente e retira o carro diretamente no aeroporto. As tarifas são super competitivas e você ainda pode escolher a locadora (Localiza, Unidas etc).

Leia mais: Quanto custa uma viagem para Porto de Galinhas?

Por que é melhor alugar um carro em Recife e Olinda?

o que fazer em recife em 3 dias
Passeio em Olinda – fomos de carro alugado com a Rentcars saindo de Recife – foto Lu

Pois você poderá aproveitar o carro alugado para realizar os seus deslocamentos entre os principais pontos turísticos da cidade. É muito mais fácil do que planejar um city tour com transporte público.

Nós fizemos toda a cidade de Recife de carro, fomos até Olinda também de carro. Pudemos fazer tudo em nosso tempo, sem horários pré-estabelecidos e sem o desgaste com sobe e desce de ônibus.

Alugamos com assento infantil e ar condicionado por 4 dias, fazendo as contas saiu mais barato do que comprar tudo com transfer.

No final da viagem devolvemos o veículo e seguimos pra Porto de Galinhas com a Luck que por sua vez é um destino melhor explorado s em carro.

Leia mais: Praias em Porto de Galinhas

Quando ir e quanto tempo ficar em Recife

O que fazer em Recife em 3 dias
Dias lindos e ensolarados em Recife e Olinda – foto Lu

Quanto tempo ficar em Recife é uma resposta que está logo no começo deste texto: 3 dias em Recife são suficientes para percorrer tudo!

Quando ir a Recife? Visitar Recife é uma excelente opção para qualquer época do ano. Mas, se for para escolher, o melhor mesmo é deixar para conhecer e visitar a cidade durante os meses quentes (entre a primavera, verão e comecinho do outono).

É nessa época que as praias ficam mais cheias, o volume de chuvas também é menor e as temperaturas mais altas. Assim fica mais fácil para aproveitar as principais belezas naturais que este paraíso tem a oferecer aos seus visitantes.

No Recife temos o verão como a época mai seca e ensolarada do ano, enquanto que o inverno é chuvoso apesar de não ser tão frio. Já a primavera e o outono contam com temperaturas amenas (pouquíssimo frio).

O período de alta temporada está compreendido desde dezembro ao final do carnaval, época mais indicada para os foliões, principalmente para conhecerem as festas de rua e os tradicionais e simpáticos bonecos da cidade vizinha Olinda.

Nos meses de março e abril, o sol continua presente na maior parte dos dias, sendo a principal vantagem do período a redução no preço das hospedagens em hotéis e pousadas, devido a baixa temporada. De maio a meados de agosto é quando chove mais e não recomendo conhecer a cidade, exceto se você não estiver interessado em praias.

Setembro, outubro e novembro são os meses perfeitos pra visitar em Recife em minha opinião: calor, não há chuvas, preços estão ótimos e nada estará super lotado.

Leia mais: O que fazer em Flecheiras no Ceará

Onde ficar em Recife – bairros e hotéis

O que fazer em Recife em 3 dias
Brincando com Edu na piscina do Ramada em Recife – foto Lu

Recife tem uma grande variedade de hotéis e pousadas e portanto possui opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos.

Apesar da cidade ser grande há poucos bairros onde é recomendado se hospedar para fazer turismo, especialmente pela segurança e proximidade de atrações e bons restaurantes. São eles:

Boa Viagem

O bairro de Boa Viagem é um excelente opção para se hospedar na sua viagem ao Recife e também foi nossa escolha. Banhado pela bela praia que dá nome ao bairro e dotado de uma excelente infraestrutura.

Segundo orientação dos bombeiros o banho de mar na região é indicado apenas na maré baixa, quando estivemos lá em setembro, o mar estava bem agitado no entanto encontramos alguns espacinhos de areia onde foi possível brincar. De qualquer forma, você terá diversas opções de lazer também na maré alta.

O bairro é repleto de boas opções gastronômicas, incluindo bares, quiosques a beira mar e restaurantes. Fomos a diversos lugares caminhando a partir do hotel Ramada by Wyndham, que foi nossa escolha de hospedagem. Também passeamos bastante pelo calçadão no fim do dia, uma delícia.

Na praça de Boa Viagem,  você poderá visitar também a sua tradicional feirinha e levar algumas lembranças do lugar. Para os amantes da cultura é possível visitar o famoso teatro Luiz Mendonça.

Outras sugestões de hotéis em Boa Viagem além do Ramada: International Palace Hotel (campeão de vendas pelo Booking), Radisson (também ultra bem avaliado pelos hóspedes) e o Grand Mercure que me encantou e certamente será minha escolha em uma próxima viagem.

Pina

A praia de Pina é um presente para os admiradores da natureza, com longa faixa de areia, coqueiros e um mar verde de tirar o fôlego! Pina é uma continuação da praia de Boa Viagem e oferece boas opções de quiosques para os seus visitantes.

Minhas sugestões de hotéis no bairro Pina são o Nobile Suítes e o Marante Plaza Hotel.

Piedade

A praia de Piedade é mais indicada para quem procura menos badalação. Essa área fica na cidade vizinha de Jaboatão dos Guararapes e como não podia ser diferente também possui águas em tons esverdeados, além de piscinas naturais.

Sugestões de hotéis em Piedade: Costa Mar Recife Hotel tem uma infra excelente e é ideal para quem vai a Recife com o objetivo de descansar um pouco além de turistar. Outra opção muito boa é o Hotel Anahí, apesar de pequeno tem ótimas avaliações.

Nossa experiência de hospedagem em Recife

o que fazer em Recife em 3 dias
Nos sentimos em casa no Ramada – foto Lu

Em nossa viagem a Recife, passamos a primeira noite no Hotel Ibis Recife Aeroporto. O Ibis é uma rede hoteleira conceituada e a principal vantagem desta opção é a sua proximidade ao aeroporto (conforme indicado mais acima).

Nos demais dias de nossa estadia, ficamos hospedados no Hotel Ramada by Wyndham Recife que também possui uma excelente estrutura além de oferecer a opção por quartos completos com sala e mini cozinha, ideal para famílias com crianças.

Ambas os hotéis oferecem um excelente e variado cardápio de café da manhã, com frutas, pães, iogurtes e comidas típicas.

Hotel Ramada Boa Viagem

A minha experiência no Ramada Boa Viagem foi ótima. O hotel possui excelente estrutura e está muito bem localizado.

Em nossa estadia optamos por um quarto maior e aconchegante, com sala e uma minicozinha, assim poderíamos preparar algumas refeições rápidas para o Dudu.

O café da manhã também é impecável, com excelente variedade, além de opções de comidas típicas, como a tapioca e a carne de sol.

Nos sentimos em casa no Ramada, aproveitamos o espaço pra descansar e curtir o famoso “fazer nada“. No último dia da viagem para Recife, antes de seguirmos para Porto de Galinhas, tiramos o fim de dia e noite pra relaxar.

Fomos na piscina no fim do dia e depois ficamos no quarto (que é uma casinha né? rs). Enquanto Edu brincava nós assistimos seriado, lemos e descansamos. Nesta noite pedimos pizza pelo ifood e foi uma delícia.

Hotel Ibis Aeroporto Recife

Passamos rapidamente pelo Ibis mas fomos muito bem recebidos. Mesmo chegando madrugada adentro, nosso berço estava no quarto e tudo certinho pra irmos direto pro descanso.

Como mencionado anteriormente, o IBIS é um hotel recomendado para quem precisa estar próximo ao aeroporto no primeiro ou último dia de viagem, nos demais dias recomendo o Ramada que está mais centralizado.

Atrações turísticas de Recife e Olinda

O que fazer em Recife em 3 dias

Recife

São muitas as atrações que você pode conhecer em sua viagem para Recife. Dentre elas, pontos turísticos que guardam e contam uma rica história cultural de nosso país.

São elas:

  • Museu do Cais do Sertão
  • Praça do Arsenal
  • Torre Malakoff
  • Museu Paço do Frevo
  • Sinagoga Kahal Zur Israel
  • Rua Bom Jesus
  • Embaixada de Pernambuco dos Bonecos Gigantes de Olinda
  • Marco Zero
  • Praça Barão do Rio Branco
  • Centro de Artesanato
  • Parque das Esculturas Francisco Brennand
  • Oficina de Cerâmica Francisco Brennand – um pouco mais afastado da área central
  • Praia & Praça da Boa Viagem
  • Teatro Luiz Mendonça
  • Praia do Pina

Quero ressaltar o Museu Cais do Sertão que me impressionou demais, conta um pouco da história e da cultura dos povos nativos da região e em especial da vida de Luiz Gonzaga, Rei do Baião.

Outro lugar que você não pode perder é o Museu Paço do Frevo, que fica localizado no antigo Recife e conta a história do Frevo.

Não deixe de visitar também a Praça do Marco Zero, que recebe este nome por guardar um monumento que indica o ponto exato em que a cidade nasceu. Na praça você poderá observar ainda uma bela paisagem dos arrecifes e do oceano.

Na realidade todas essas atrações são facilmente visitadas em 1 dia e meio de viagem sendo esse meio dia para a Oficina de Cerâmica Francisco Brennand que fica mais afastada.

COMPRE AQUI – City Tour por Recife e Olinda – completo e com guia

Olinda

Olinda
Olinda

Olinda, é um local incrível e que gostamos muito de conhecer. Formada por ladeiras e construções do século passado. Por lá você pode visitar por exemplo a Igreja da Misericórdia, que fica no topo da ladeira mais íngreme da cidade e conhecer também um pouco da história e fabricação dos gigantes e tradicionais bonecos de Olinda.

Aqui vai a listinha de pontos turísticos de Olinda:

  • Centro histórico de Olinda
  • Praça do Varadouro
  • Mercado Eufrásio Barbosa
  • Igreja e Mosteiro São Bento
  • Convento de São Francisco
  • Alto da Sé e Praça da Sé
  • Catedral da Sé e Mirante Caixa D’Agua
  • Casa dos Bonecos Gigantes de Olina
  • Igreja do Carmo

Em nossa visita, realizamos um City Tour com um guia local. Essa sem dúvida é a melhor opção para os turistas que desejam conhecer cada cantinho da cidade e sua história.

É possível encontrar guias cadastrados na praça do Carmo, deixa o carro estacionado ali e contrata um dos meninos que ficam por ali. Quem nos acompanhou em nosso passeio foi o simpático guia Ismael.

Pelos seus serviços pagamos o valor de R$ 50,00 e foi fantástico, ele contou em detalhes tudo sobre Olinda, passou conosco por todas as atrações e ainda encontrou cantinhos especiais para fotos.

O que fazer em Recife em 3 dias

Para quem deseja conhecer Recife e Olinda, vou compartilhar nosso Roteiro Recife 3 dias com as principais atrações e os lugares que você não pode deixar de visitar.

Dia 1: Centro Histórico de Recife

Reserve este dia para conhecer a história e cultura local. Estacione o carro de frente do Museu Paço do Frevo e siga a pé por todas as atrações abaixo, elas já estão organizadas de uma maneira lógica para realizar esse roteiro caminhando:

  • Museu do Cais do Sertão – entrada R$10 adulto e R$5 crianças
  • Praça do Arsenal
  • Torre Malakoff
  • Museu Paço do Frevo – entrada R$8 adulto e R$4 crianças
  • Sinagoga Kahal Zur Israel
  • Rua Bom Jesus
  • Embaixada de Pernambuco dos Bonecos Gigantes de Olinda – entrada de R$15 por pessoa
  • Marco Zero
  • Praça Barão do Rio Branco
  • Centro de Artesanato
  • Parque das Esculturas Francisco Brennand – você o vê de frente do Marco Zero

Recomendo almoçar em algum dos restaurantes na lateral do Marco Zero com vista para o mar e para o parque das esculturas, tem um clima delicioso e os preços são melhores do que ficam ao redor do Paço do Frevo.

Leia mais: Beach Park Fortaleza – guia completo

Dia 2: Instituto e Oficina Brennand e Boa Viagem

No segundo dia aproveite para conhecer o Instituto Ricardo Brennand e à Oficina de Cerâmica Francisco Brennand. Por lá você poderá se encantar com as magníficas obras do renomado artista plástico.

O passeio acima pode ser feito em 1/2 período. Na outra parte do dia recomendo pegar praia em Boa Viagem e curtir o bairro. Lembrando que é essencial se atentar as indicações do bombeiros se é permitido nadar no local.

Uma ideia deliciosa é fazer um passeio de catamarã coma Catamarã Tours e desfrutar dos bares e restaurantes da região para um almoço ou jantar em família. É um dos melhores passeios para planejar o que fazer em Recife em 3 dias.

Dia 3: Olinda

Recomendo reservar esse dia para conhecer com tranquilidade a cidade de Olinda e quando voltar curtir a infra de seu hotel. Se escolher se hospedar no Ramada como fizemos, o rooftop é digno de uma taça de vinho pra apreciar o pôr do sol enquanto as crianças brincam na piscina.

Percebem que é essencial estar de carro para realizar esse roteiro? Por isso recomendo fortemente o aluguel de carro para explorar Recife e Olinda.

Tem mais dias de viagem? Aproveite para realizar algum passeio bate e volta para as praias de Ipojuca. E nestes casos você pode dirigir até elas (o que será mais cansativo) ou contratar os passeios da Luck:

Essa ideia de acrescentar um passeio bate e volta recomendo se você tiver mais 1 ou 2 dias extras. Se você já conta com 3 dias ou mais, devolva seu carro e vá explorar o litoral de Ipojuca em sua plenitude. Deixo aqui minha sugestão: Porto de Galinhas.

O que fazer em Recife em 3 dias & com crianças

Recife e Olinda reservam excelentes opções de passeios e diversão para toda a família. Você pode viajar sem quaisquer transtornos com bebês e crianças. Tenho certeza que elas ficaram encantadas e se divertirão com os bonecos gigantes de Olinda. O Dudu amou tudo!

Alguns aspectos positivos sobre o que fazer em Recife em 3 dias com criança:

  • Proximidade do aeroporto a cidade
  • Hotéis com infraestrutura (mini cozinha, berço, banheira e cadeirões)
  • Restaurantes com espaço kids (quase todos que fomos tinham)
  • Praia de Boa Viagem (desde que esteja com bandeira verde)
  • Museu Cais do Sertão (super interativo)
  • Supermercado e farmácia de fácil acesso
  • Bons hospitais na cidade

Alguns pontos de atenção (não tão fáceis pra ir com criança):

  • Ruas e calçadas ruins para andar de carrinho de bebê
  • Sol forte e calor intenso (essencial ter água fácil, boné e protetor solar)
  • A praia, que se estiver sem bandeira verde, não é legal
  • As ladeiras de Olinda (acho que emagrecemos uns bons quilinhos carregando o Edu ladeira acima rs)

Leia mais: Nordeste com crianças

Resumo sobre o que fazer em Recife em 3 dias incluindo Olinda

Como vocês viram acima, o que fazer em Recife em 3 dias incluindo Olinda é se aprofundar na cultura do nosso país, comer muito bem, curtir uma boa praia, cores e a energia maravilhosa do povo pernambucano.

Em resumo, para ter um roteiro perfeito e tirar o melhor proveito de sua viagem, veja a lista abaixo que vai além do que fazer em Recife em 3 dias:

  • A chega ao destino é pelo Aeroporto Internacional de Recife (também conhecido como Aeroporto de Guararapes)
  • Caso seu voo chegue muito cedo ou muito tarde, opte por uma noite de hospedagem no IBIS Recife Aeroporto que é super prático, confortável e oferece transfer
  • Para aproveitar ao máximo Recife, nos demais dias de viagem, hospede-se no Ramada Internacional que fica na praia de Boa Viagem
  • Alugue um carro para ter flexibilidade e produtividade em seu roteiro
  • Distribua as atividades da seguinte maneira:
    • Dia 1: Centro Histórico de Recife
    • Dia 2: Instituto e Oficina Brennand e Boa Viagem
    • Dia 3: Olinda
  • Em Olinda, deixe o carro na praça do Carmo e contrate um guia local para percorrer as ruas, ladeiras e pontos turísticos caminhando
  • Veja aqui a lista de atrações turísticas das duas cidades e entenda o que fazer em Recife em 3 dias
  • Use e abuse da gastronomia local provando carne de sol, macaxeira e etc.
  • Aproveite!
  • COMPRE AQUI – City Tour por Recife e Olinda – completo e com guia

Resolva sua viagem com:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários:
Evaristo disse:

Olá Lu e familia,

gostamos muito das sua dicas. Tenho algumas perguntas e espero que você possa me responder.
você alugou um carro e andou recife e onde ficou estacionado o carro enquanto esteve em Recife/olinda?
O Ramada que você ficou cobra estacionamento, valeu a pena pagar? O nosso roteiro será similar ao seu, pois depois de uns três dias em Recife/olinda, iremos à Porto de Galinhas (dicas de Hotel para esse lugar).

Muito obrigado
Rosana e Evaristo

Olá Evaristo, tudo bem? Desculpe a demora em responder, o site estava passando por manutenções. O Ramada tem estacionamento pago e valeu muito a pena pois usamos o carro apenas para os passeios mais distantes. E nos locais de interesse estacionamos na rua mesmo, por exemplo no centro histórico.. Leve algumas notas de valor baixo para pagar os guardinhas de rua sabe? Espero que anda dê tempo de ajudá-lo 🙂 Boa viagem!!

Instagram