O que fazer em Piracicaba no interior de São Paulo

O que fazer em Piracicaba no interior de São Paulo traz atrações familiares para uma escapada rápida de um dia ou para uma viagem de final de semana!

A cidade fica a 152 quilômetros da capital paulista e eu te garanto que há muito o que fazer em Piracicaba. O passeio já começa no trajeto pela rodovia do açúcar, uma paisagem típica do interior de São Paulo; morros verdes, pastos e plantações de cana de açúcar. Se você viajar no final do dia vai apreciar o sol se pondo atrás dos campos verdes, é lindo demais!

Como viajar com milhas - manual completo e atualizado!

Sobre Piracicaba:

A cidade é uma das mais populosas do Estado de São Paulo, no entanto ela mantém o clima interiorano e tranquilo. O transito não é intenso, há pousadas com fuga pra dentro da natureza, atrações e comidas típicas da região.

Piracicaba tem sua economia baseada na produção de açúcar, álcool e seus derivados. É muito conhecida por ser banhada pelo Rio Piracicaba, o mais importante para o abastecimento da região metropolitana de Campinas.

o que fazer em piracicaba
Rio Piracicaba visto do Museu da Água – foto Lu

O que fazer em Piracicaba – lista de atrações turísticas:

Eu sou suspeita a falar pois estudei um ano em Piracicaba e morei minha vida toda na cidade de Americana, que fica a apenas 30 minutinhos da terra da pamonha. Então, passei grande parte de minha infância e adolescência indo para “Pira”. Apelido carinhoso que os vizinhos deram pra essa cidade que me encanta até hoje.

Depois de casada eu voltei muitas vezes pra curtir restaurantes, especialmente a Rua do Porto que falaremos mais adiante. Agora com filho, descobri que a cidade também é baby firendly. Passear em Piracicaba é fuga, é paz, é tranquilidade, é silêncio, é ar puro e comida das boas.

o que fazer em piracicaba de domingo
Cenas de um domingo pelo interior de São Paulo – foto Lu

Lista de atrações:

  • Casa do Artesão
  • Casa do Povoador
  • Catedral de Santo Antônio
  • Elevador Panorâmico na Ponte Caio Tabajara Esteves de Lima
  • Engenho Central “Barão de Rezende”
  • Horto Florestal de Tupi
  • Mercado Municipal
  • Museu da Água
  • Rio Piracicaba – Rua do Porto

Roteiros em Piracicaba:

Da pra aproveitar Piracicaba se você tem apenas um dia? SIM! Dá pra aproveitar as principais atrações da cidade. Contudo, dormir uma noite e passar um final de semana te proporcionará uma experiência completa. Mas, se você quer um passeio de domingo, também é super válido.

Roteiro para 1 dia:

Tome café da manhã na Padaria do Vovô e prove um dos deliciosos bolos caseiros servidos em fatia. Siga para a região do Rio Piracicaba, lá você pode ir caminhando a beira do rio, curtindo o clima e parar nas atrações: Engenho Central, Museu da Água e elevador turístico Alto do Mirante.

No final dessa rota você pode fazer um break na cervejaria Cevada Pura e provar a cerveja piracicabana. O espaço é bar, loja de cervejas e está sempre aberto a eventos, happy hours especiais e outras atividades. Fique de olho na página do face para acompanhar a programação e horário de atendimento.

Na hora do almoço não pense duas vezes, o melhor lugar para almoçar em Piracicaba é a Rua do Porto. Um espaço pavimentado onde não circulam veículos e está recheado de restaurantes com mesas ao lado do rio (elas ficam um pouco acima do nível da água).

A especialidade de todos os estabelecimentos da Rua do Porto é o peixe assado na brasa, bem ali na sua frente. Você escolhe o próprio peixe que, geralmente vem acompanhado de pirão, arroz e salada. Mas não deixe de desfrutar de uma cervejinha (ou caipirinha) curtindo o clima do lugar antes de pedir o prato principal.

Recomendo reservar um tempinho para caminhar pelas tendas de artesanatos e doces. Minha sugestão de sobremesa vai pra famosa Pamonha de Piracicaba. Cresci escutando o carro de som passar semanalmente pela rua de casa dizendo “pamonhas, pamonhas, pamonhas! pamonhas de Piracicaba, é o puro creme do milho verde, venham provar, é uma delícia”.

Brincadeiras a parte, a pamonha de Piracicaba é deliciosa e feita com muito carinho, como um artesanato. Vale a pena até traze-las pra casa para um cafezinho. O bolo de milho também é uma excelente pedida.

o que fazer em piracicaba rua do porto
Restaurante na Rua do Porto – foto Lu
o que fazer em piracicaba
Escolhendo o peixinho – foto Lu
o que fazer em piracicaba
Pamonhas, bolo de milho, curau e tudo de milho que você possa desejar! Foto Lu

Roteiro pro final de semana (2 dias):

Se você vai passar um final de semana em Piracicaba, faça do roteiro de um dia acima seu domingo. No sábado recomendo ir logo pela manhã para a Dama Bier, outra cervejaria local e que está aberta a visitação, no entanto ela fecha aos domingos.

Dica de leitura – Roteiro pelas Cervejarias de Piracicaba por To Pensando em Viajar

Caso você esteja com crianças, um passeio pelo Zoológico Municipal de Piracicaba antes da cervejaria pode ser bem interessante. Na hora do almoço, recomendo uma refeição menos sofisticada no Mercado Municipal ou um almoço completo, calmo em meio a muito verde no Sete Lagos Restaurante Caipira.

O Sete Lagos fica em uma zona mais afastada do centro e é lindo, mais uma fuga pro lado do lago, fogão a lenha, decoração minimalista e uma espaço kids enorme com pé na areia. Se você está viajando com pimpolhos não tenha dúvida que esse é o melhor lugar para o almoço de sábado.

Na parte da tarde você pode passear pela Casa do Artesão que também fica próxima a Rua do Porto, um espaço aberto a exposições. Ou pode curtir a natureza em um passeio pelo Horto Florestal de Tupi.

Para noite, sugiro um passeio pela avenida Carlos Botelho para ver o burburinho de bares da cidade. Minha recomendação vai pra Scenarium Choperia que tem um ambiente familiar. Ou então um jantar tranquilo e de alta gastronomia no restaurante Navegantes.

onde comer em piracicaba
Restaurante Navegantes – foto divulgação

Onde se hospedar na cidade:

Por ser uma cidade pequena, a oferta de hotéis é menor. Contudo há três opções bem confortáveis e com ótimo custo. ATENÇÃO pois, ao buscar no Booking ou em outros sites por hotéis em Piracicaba, você pode encontrar resultados na cidade de Santa Barbara que é bem distante das atrações descritas aqui nesse texto.

o que fazer em piracicaba
Ibis Styles – foto divulgação

O que fazer ao redor de Piracicaba:

Pira está ao lado de outras cidades turísticas bem interessantes no interior de São Paulo. Águas de São Pedro é uma delas e minha recomendação caso você queira explorar a região. No artigo abaixo eu falo detalhadamente da cidade, recomendo um hotel com o melhor café da manhã da vida e falo um pouco dos passeios.

Águas de São Pedro – um guia completo!

o que fazer em piracicaba
Águas de São Pedro – foto Lu
o que fazer em piracicaba e em águas de são pedro
Águas é famosa pelas fontes de água sulfurosa – foto Lu
passeios bate e volta de piracicaba
Para as crianças tem muita diversão no Thermas Water Park – foto Lu

Bom pessoal acho que é isso, essa é minha sugestão de roteiro em Piracicaba no interior de São Paulo. Espero que gostem! Caso você siga essa ideia me conta ali nos comentários como foi sua experiência.

Salve esse artigo em seu Pinterest:

o que fazer em piracicaba
Pinterest

 

Planejando sua viagem em parceria com o blog:

bookingReserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis

Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom TURISTANDO5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto. 

cxbncv7e0ug4s8cAluguel de carro no mundo todo, com descontos de até 60%, em 12x sem juros e sem cobrança de IOF através da RentCars. Ela compara todas as operadoras atuantes de seu destino oferecendo melhores tarifas e condições. Flexibilidade e segurança para suas próximas Road Trips

Get Your Guide é uma opção que tem TUDO para sua viagem e com melhores preços; tours privados, transfers, ingressos fura filas, experiências e muito mais. Só o ingresso? Eles tem! Ingresso com transporte? Eles tem! Uma experiência completa por determinada região? Eles tem!

viator Tours guiados e privados, transfers e ingressos com a Viator Tours. Sua viagem toda organizada e independente com a Viator, a maior parte dos passeios são privados ou pequenos grupos, saída e retorno do seu hotel incluindo ingressos e transporte. Experiência completa.

10 thoughts on “O que fazer em Piracicaba no interior de São Paulo

  1. Não conheço a cidade ainda… na verdade, quase não conheço nada do interior de SP. Lendo seu post sobre o que fazer em Piracicaba puder notar que a cidade tem um ar de cidade pacata, não sei se é assim mesmo nos dias de semana, mas muito me agradou saber mais coisas sobre ela =)

  2. Oi Lu acredita que ainda não conheço Piracicaba? Mas depois de ler esse post só posso dizer que eu quero!!!!! Com certeza incluirei no meu roteiro: a cervejaria, a feirinha e uma refeição no Navegantes. Esse risoto me deixou com água na boca.

  3. Só de ver as fotos já dá para sentir a tranquilidade do local! Piracicaba é uma cidade que nunca pensei em conhecer, mas fiquei com vontade lendo seu post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.