Como gerenciar suas milhas e pontos perfeitamente?

Como gerenciar suas milhas e pontos perfeitamente é um tema de extrema importância para os apaixonados por viagens não é mesmo? E como conciliar os voos de diferentes companhias aéreas, pontos do cartão de crédito e tirar o melhor proveito disso? Não é um bicho de 7 cabeças rs, vou contar um pouquinho pra vocês como os programas funcionam e compartilhar minhas estratégias. Você também pode mudar alguns hábitos para acelerar o acúmulo de milhas e viajar mais, mas esse é outro tema rs.


 

Post atualizado em Julho de 2017

Como funcionam os programas de milhagem globais: 

Basicamente existem 3 grandes alianças aéreas que funcionam como hubs de milhagemquase toda companhia aérea está associada a uma dessas 3 alianças (ou grupos) e somente a uma delas. Mesmo que a companhia aérea tenha seu próprio programa de milhas elas optam por fazer parte desse grupo.

São eles: Star Alliance, One World & Sky Team. Exemplificando; a companhia aérea Delta tenho seu próprio programa de milhagem (Sky Miles) e faz parte do Sky Team, outro exemplo é a LATAM que tem como seu próprio programa de milhagem a Multiplus e ao mesmo tempo faz parte da One World.

                                                 

Outra informação importante é que você não consegue fazer um cartão de cada grupo, mas sim fará cartões de milhagens das companhias aéreas e consequentemente receberá os benefícios de fazer parte do grupo. Como eles funcionam como hubs, uma vez que você tem um cartão da Sky Miles que faz parte da Sky Team, qualquer voo que você tomar com qualquer companhia participante do grupo Sky Team poderá creditar as milhas no seu cartão Sky Miles.

Ou seja, tendo um programa de milhagem de cada um dos grupos acima você garante que receberá milhas por praticamente todos os voos que pegar, independente da companhia aérea, destino etc. 

Na hora de trocar as milhas por voos você precisa, primeiramente verificar na web page de seu programa de milhagem se há a opção de busca online por voos da companhia e de parceiras. Geralmente só há disponível online buscas de voos operados pela própria companhia. Mas basta entrar em contato com a central de atendimento que eles conseguem fazer as buscas.



Booking.com

Como funcionam os programas de milhagem brasileiros: 

Aqui no Brasil temos os seguintes programas (os principais): Smiles da Gol, Multiplus da LATAM e o Tudo Azul das Azul Linhas Aéreas sendo que a LATAM faz parte da One World e os demais não são associados a nenhuma delas. Porém vale ressaltar que a Smiles e Gol tem parcerias independentes com quase todas as companhias do Sky Team, funciona praticamente como parte do grupo mesmo não sendo.

Agora vamos falar um pouco mais dos programas brasileiros pois são pra eles que vamos transferir nossos pontos do cartão de crédito não é mesmo? Eles são bem organizados, os 3 citados acima possuem uma plataforma digital de busca de voos e controle de saldo, aceitam os pontos dos principais bancos brasileiros. Todos oferecem atendimento via telefone, programas de upgrades e diferentes categorias.

Algo que gosto muito no Smiles é a opção de você fazer parte do Clube Smiles em que você paga mensalmente um valor para receber milhas e vantagens especiais como ser notificado de ofertas com antecedência, prioridade em compras, milhas reduzidas, despacho extra de bagagem, prioridade de embarque etc. Há três tipos de clubes com diferentes valores mensais e benefícios, vale muito a pena.

Importante verificar com seu banco se o seu cartão crédito realiza transferência para esses programas de milhagem.

Como transformar os pontos do cartão de crédito em milhas:

É bem simples, basta você entrar na plataforma online do banco e verificar a área de transferência, que normalmente solicita seu número de milhagem e ou CPF. Alguns bancos pedem uma senha que pode ser criada pelo telefone. Normalmente os bancos demoras entre 3 e 5 dias úteis para creditar as milhas em seu programa e em alguns casos podem cobrar uma pequena tarifa. Os bancos brasileiros, no geral, transferem para Smiles e Multiplus, alguns estão aderindo ao programa da Azul, por isso você vai precisar fazer os cartões brasileiros inevitavelmente. Mas embaixo eu falo sobre a estratégia ao selecionar os programas de milhas e vai ficar mais claro.

Fonte da foto: www.qifinanceiro.com.br

Como multiplicar (ou triplicar) os pontos do cartão de crédito em milhas: 

Os pontos do cartão de crédito funcionam 1 pra 1 ou seja, a cada U$1 gasto no cartão você acumula 1 milha ( no geral ta pessoal, pra ter certeza absoluta verifique no seu banco). Porém (e esse é um porém do bem rs), existem bandeiras e categorias de cartões que permitem acúmulos maiores; a cada U$1 você pode chegar a ganhar 2,2 milhas, além de benefícios como acesso a salas vips em muitos aeroportos.

O site Melhores Destinos fez uma matéria excelente destacando os 30 melhores cartões de crédito aqui do Brasil para esse tema, veja aqui. O mais importante é ter em mente que esses cartões (Platinum, Dinners etc.) cobram uma anuidade alta que pode compensar ou não, dependendo do quanto você viaja. Caso o seu gasto mensal no cartão seja alto recomendo negociar com o banco descontos ou até mesmo a isenção da tarifa.

Aproveito pra deixar aqui meu manifesto: “compre até cafézinhos com seu cartão de crédito”, cada café pode representar uma milha rs. De café em café você vai parar em Roma!!!  Brincadeiras a parte, use e abuse do seu cartão de crédito, as taxas e anuidade independem do valor que você irá gastar.

Quais programas de milhagem escolher então?

Essa é uma decisão que você precisa tomar com base em 3 quesitos:

  1. Você voo regularmente com alguma companhia específica? Algumas empresas oferecem vantagens especiais em voos da própria companhia.
  2. Quais programas são aceitos no seu cartão de crédito?
  3. Você tem algum outro programa de fidelidade que converte em milhas? Km de vantagem, e-bits etc.?

Feito isso eu recomendo você ter um cartão para cada uma das alianças que falamos acima (Star Alliance, One World e Sky Teams) sendo que para a One World escolha a LATAM. Além disso que faça os brasileiros Smiles e Azul também, eventualmente seu banco fará transferência apenas a eles e você está no Brasil, uma hora ou outra vai voar com eles.

No caso da Smiles, lembre-se que é praticamente parte da Sky Team, então se você fizer um cartão da Delta por exemplo Smiles e Delta podem concorrer em determinados momentos, com isso você precisa ter bem claro a prioridade de cada um deles.

Minha estratégia:

Tudo Azul (Azul) – uso apenas para voos da Azul

Smiles (Gol) – prioridade 1 de Sky Team e faço parte do clube Smiles (adoro) + milhas do cartão de crédito

Sky Miles (Delta) – prioridade 2 da Sky Team, só coloco milhas aqui que não sejam aceitas no Smiles

Multiplus (LATAM) – minha opção One Word + pontos do cartão de crédito do marido

Miles & More (Lufthansa) – minha opção da Star Alliance

Dica: existem diversos aplicativos ou modelos de planilhas que você controla todas as milhas em um único lugar, veja esse artigo da Melhores Destinos. Eu particularmente gosto da minha planilhazinha que criei tem mais de 5 anos rs, tenho uma aba de controle e uma de estratégia para consumo das milhas e outra para provisões.

Como acumular milhas além de voos e saldo do cartão de crédito?

Reservas de hotéis, aluguel de carros, shows e diversos eventos podem render milhas também, quando estiver reservando ou comprando algo sempre questione. Fique sempre atento as “newsletters” e propagandas disparadas por e-mail pelos programas, eventualmente as cias oferecem compra de milhas acompanhadas de prêmios, comunicam novas parcerias e muitas vezes basta atualizar o cadastro ou responder uma pesquisa para ganhar alguns pontinhos. Portando, remova já o endereço dos seus programas de milhagem do spam automático.

Outro ponto de atenção é o momento certo de transferir seus pontos do cartão para o programa de milhagem, é super comum e acontece com frequência promoções do tipo: ganhe 50% de milhas adicionais ao transferir mais do que 30 mil pontos do seu cartão de crédito. Fique de olho.

E por fim, existem programas de fidelidade em postos de gasolina e lojas online que fazem transferências de pontos acumulados em seus programas para os programas das companhias aéreas. Eu não gosto muito pois a maior parte deles cobra uma valor bem alto pra realizar essa transferência, então me sinto enganada pois o objetivo da loja ou post foi apenas te fidelizar e nada mais que isso, praticamente zero benefícios pro cliente. Chega a ser mais caro transferir as milhas do que comprar novas diretamente no site da companhia aérea.

No geral, você acumula com: voos, hotéis, aluguel de carros, passeios, clubes, cartões de crédito e participação ativa no programa. Acho que essas são as fontes mais certeiras.

 



Leia também: Dicas Práticas para Viajar Mais


Planejando sua viagem em parceria com o blog:

bookingReserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Conte com opções de cancelamento gratuito, pagamento antecipado e com a confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis.

viatorCompre passeios guiados, privativos, transfers e ingressos com a Viator Tours. Deixe que a Viator organiza seus passeios por você com tours privados, em grupos, saída e retorno do seu hotel, ingressos, shows, city pass, fura filas e muitas outras opções.

cxbncv7e0ug4s8cAluguel de carro no mundo todo, com descontos de até 60%, em 12x sem juros e sem cobrança de IOF através da RentCars. Ela compara todas as operadoras atuantes de seu destino oferecendo melhores tarifas e condições. Flexibilidade e segurança para suas próximas Road Trips.

Chip de celular internacional com cobertura em mais de 140 países, pré pago, internet 4G ilimitada, comprado aqui no Brasil e entregue em sua casa antes de sua viagem. A EasySim 4 U presta esse serviço maravilhoso para você já chegar conectado em seu destino.

2 thoughts on “Como gerenciar suas milhas e pontos perfeitamente?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *