Mamãe vai viajar sozinha | Turistando com a Lu

hotel misarela

Última atualização em

Mamãe vai viajar sozinha e deixar papai e filhos em casa? SIM! É realmente necessário? Talvez… Vamos falar mais desse tema tão curioso.

Meu objetivo com esse artigo é compartilhar dicas para mamãe viajar sozinha de maneira segura. Seja a sua viagem a lazer ou a trabalho. Também quero replicar inspirações que me fizeram pegar a estrada sem o Edu que pode, ou não, ser o seu caso.

E por fim, também vamos falar sobre o tempo da mamãe pra ela, as “férias” dela. Aqui é coração aberto, sem julgamentos, cada mamãe sabe o que é melhor pra você, vamos apenas trocar ideias. Que tal?

Rapidamente…

Me tornei mãe em novembro de 2017 e me lembro, com muita serenidade, sentir medo de não saber como ficaria minha vida viajante após a maternidade. Você pode me achar egoísta em ter me preocupado com esse tema enquanto eu deveria estar focada em amamentar e trocar fraldas.

Mas assim é o puerpério, aquilo que mais gostamos de fazer na vida parece distante longe. A gente sente um amor inexplicável pelo bebê mas uma saudade do “eu” que você era quase tão enorme quanto. Uma roda gigante de emoções e sentimentos trabalhando freneticamente com uma chuva de hormônios e muitas noites sem dormir.

O que posso dizer é que o puerpério passou, o medo foi levado de avião junto com qualquer insegurança que eu poderia ter em relação a viagens. Já me aventurei em muitos destinos com o Edu e agora estou começando a explorar essa coisa de “mamãe precisa viajar, sozinha!”.

mamãe viajar sozinha
Mamãe e Edu nas Bahamas – foto Lu

Por que a mamãe precisa viajar sozinha?

Existem duas situações em que a mamãe precisa viajar sozinha:

  • TRABALHO– e nesse caso é como uma obrigação, mamãe tem que ir e ponto! Lidar com os sentimentos, nessa situação é mais fácil. Se esse é o seu caso e você não quer entrar o tema sentimental, pode arrastar a página pra baixo e ir direto as DICAS PRÁTICAS DE COMO PLANEJAR UMA VIAGEM SEM OS FILHOS.
  • LAZER ou DESCANSO – e é aqui que nascem milhões de sentimentos; culpa, alegria, excitação, medo e a lista vai longe. Na verdade, esse item é muitas vezes negligenciado pela mamãe e pela família: “Pra que viajar sem os filhos? Que egoísmo? Vai tirar férias dos filhos?” Minha amiga, se você se encaixa nestas situações (quer férias/viajar sem os filhos e tem medo, ou tem essa vontade mas se negligencia) VAMOS FALAR MAIS AFUNDO!

Férias pra mamãe x mamãe vai viajar sozinha:

Antes de falarmos sobre a importância da mamãe viajar sozinha, vamos separar o joio do trigo. Férias pra mamãe pode não ser uma viagem. A Ana que escreve para o blog Leiturinha fala mais detalhadamente sobre esse tema.

As férias que a mamãe precisa podem significar um dia de folga, uma tarde livre, um dia sem ser a responsável por todas as tarefas do bebê ou criança. Um dia DELA, um momento pra ela fazer o que deseja sem preocupações. Não precisa necessariamente ser uma viagem.

Aqui em casa praticamos isso mensalmente. O Edu fica com o papai e eu vou estudar e cuidar de mim (fazer as unhas, correr etc.). Também temos como prática um vale night pro casal, Edu fica na vovó e nós saímos pra jantar ou com amigos. FAZ UM BEM DANADO!!

Mas para muitas mães, uma viagem sem os filhos pode ser necessária e essencial. Por alguns motivos…

Se tornar mãe é maravilhoso e certamente uma das melhores experiências da vida. Mas também é entrega e dedicação, principalmente nos primeiros anos de vida. Mas cade o pai? Papai ajuda e até divide igualitariamente as tarefas do bebê e da casa mas, o filhote quer o peito, quer o colo e o cheirinho da mamãe na maior parte do tempo.

Pra onde é que o filhote ou a pequena corre quando prende o dedinho? Ou quando assusta? GERALMENTE é pro rabo da sai da mamãe. Não há duvidas que os primeiros anos de vida de um filho é mais pesado pra mamãe do que pro papai.

Abrimos mão de muitas de nossas coisas, vontades, atividades e desejos. Postergamos alguns projetos e, vamos falar a verdade, tem semana que não da nem pra fazer as unhas. Mesmo com a melhor rede de apoio do planeta, esses dias acontecerão nos primeiros anos de vida da nossa cria.

Quando as coisas vão se estabilizando e o bebê vai ficando menos apegado. Uma viagem sozinha para a mamãe pode significar reconstrução, reencontro, reconhecimento, realinhamento de projetos, de ideias e sentimentos. Pode ser um momento de extrema importância para você se reconectar com seu eu antigo e definir como é que será esse novo eu, essa nova fase da sua vida.

Mas CUIDADO, você pode gostar tanto dessa ideia que vai querer transforma-la em projeto semestral rsrs.

mamãe viajar sozinha
Caminhando pela zona rural de Portugal – foi minha primeira viagem sem o Edu – foto Lu

Dicas práticas para viajar sem os filhos:

O primeiro sentimento que tive quando fui a Portugal sozinha foi culpa! O Edu estava com 1 ano e 4 meses, foi uma viagem a trabalho/lazer e que pintou de repente. Não tivemos tempo de nos planejar, o Edu ficou super irritado e até febre teve ao longo da semana que me ausentei.

Como eu não queria deixar de viajar sozinha, eu criei essa listinha de ações pra trazer paz, tranquilidade e segurança pra todos: pra mim, pro Edu e pra rede de apoio. Primeiro eu CHOREI MUITO rs. Chorei por culpa, de medo, de ansiedade e de incerteza! Por isso essa lista é tão especial pra mim, é APOIO!

Vamos lá…

  • Ajustes na rotina – faça os ajustes na rotina com algumas semanas de antecedência da viagem, caso a rotina do bebê ou criança vá mudar. Mudar a rotina atrapalha um pouco a cabecinha deles, imagina essa mudança + a ausência da mãe? Se o papai vai ter que levar e buscar a criança na escola durante sua ausência, semanas antes da viagem, intercale um dia que você vai e um dia que o papai vai.
  • Acione e organize sua rede de apoio – para ajudar com as atividades e para ajudar no campo emocional, a rede de apoio é essencial. Peça ajuda e seja claro em relação ao que você espera de cada pessoa. A vovó vem pra ajudar com o almoço, pra dar o banho e colocar pra dormir. O papai fica responsável de ir ao supermercado, farmácia e escolinha. A Dinda vai levar no parquinho no final de semana para dar uma folga pra vovó e pro papai, e assim por diante. Quem não vai ficar feliz com um abraço apertado da vovó no meio da semana? E um bolinho de fubá quentinho no final do dia?
  • Converse com seu filho/a – conte a verdade pro seu filho/a, ele/a tem o direito de saber onde a mamãe estará. E explique que será breve, que a viagem não mudará o que você sente pela família e que logo você estará de volta pra muitas brincadeiras. Mesmo que seja um bebê, eles entendem mais do que a gente possa imaginar. Eu mostro o avião pro Edu, explico que vou entrar ali, vou passear no céu, descer em outra cidade que tem a praia, os peixinhos e logo entro no avião de novo pra chegar em casa, é uma historinha pra ele.
  • Objeto de transição e atividades – ajudar a criança a se apegar ao objeto de transição antes da viagem é bom. Quando vem o sentimento de ausência, o objeto de transição traz conforto. Principalmente se a criança vai pra escolinha e pode leva-lo consigo, quando vem a crise da saudade a tia conforta com o ursinho, paninho etc. Para crianças mais velhas é legal criar um calendário de retorno da mamãe, todos os dias a criança faz um X e conta com a professora ou vovó quantos dias faltam pra chegada da mamãe.
  • Alinhamento com a escolinha ou cuidadores – fale com a professora da escolinha ou com a pessoa que ficará tomando conta do bebê/criança. Explique que será uma fase difícil e mais delicada, que o bebê ou criança pode precisar de mais atenção.
  • Homeopatia – existem alguns florais naturais que podem ajudar nessa fase. Consulte um médico homeopata e peça indicações.
mamãe viaja sozinha
Crianças merecem SEMPRE a completa honestidade dos pais, mesmo que a verdade desperte sentimentos ruins. Mentir neste caso, é roubar a oportunidade de aprendizado do seu filho, dele entender como lidar com a saudade!

Destinos para mamãe viajar sozinha:

O destino certo é aquele que lhe fará bem, que atenderá seus desejos. Tem mães que gostam de aventuras, outras de sossego na praia, outras de city tours por monumentos históricos, compras, vinhos, gastronomia e a lista segue sem fim.

São inúmeras as possibilidades de destinos nacionais e internacionais. Só você vai saber dizer qual é aquele destino perfeito neste momento. A única sugestão que dou é, para uma primeira viagem sozinha, não abuse na distância e no tempo, é a primeira vez sua e do bebê.

Inspirações:

Voltando pra casa:

Trago presente? Corro pro abraço? Fico estática como se fosse algo normal ficar uma semana longe? Como agir quando você retornar pra casa e pro seu filhote?

Se eu posso te dar um conselho de mãe é HAJA COMO O SEU CORAÇÃO MANDAR. Eu corri pro Edu, agarrei, abracei e chorei. Ele retribuiu e logo caímos na gargalhada com uma onde de cócegas.

Esteja preparada para ficar mais tempo grudadinha com ele/a nesses primeiros dias de volta em casa. Geralmente eles demandam mais atenção no que chamo de processo de cura pós viagem. Eu tenho a prática de deixar a agenda fechada e não leva-lo na escolinha no dia que retorno, assim ficamos bastante tempo juntos.

E é isso, em poucos dias tudo volta ao normal. Mas você, mamãe, estará transformada e pronta para uma jornada incrível! Isso EU TE GARANTO!

Mais um ponto gente.. não quero, em hipótese alguma, desencorajar nenhuma família a viajarem juntos. O que proponho aqui é um combinado pra mamãe e pra família. Férias com papai e filhote é a coisa mais deliciosa do MUNDO.

Salve esse artigo em seu Pinterest:

mamãe vai viajar sozinha

 

Planejando sua viagem em parceria com o blog:

bookingReserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis

Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom TURISTANDO5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto. 

cxbncv7e0ug4s8cAluguel de carro no mundo todo, com descontos de até 60%, em 12x sem juros e sem cobrança de IOF através da RentCars. Ela compara todas as operadoras atuantes de seu destino oferecendo melhores tarifas e condições. Flexibilidade e segurança para suas próximas Road Trips

Get Your Guide é uma opção que tem TUDO para sua viagem e com melhores preços; tours privados, transfers, ingressos fura filas, experiências e muito mais. Só o ingresso? Eles tem! Ingresso com transporte? Eles tem! Uma experiência completa por determinada região? Eles tem!

viator Tours guiados e privados, transfers e ingressos com a Viator Tours. Sua viagem toda organizada e independente com a Viator, a maior parte dos passeios são privados ou pequenos grupos, saída e retorno do seu hotel incluindo ingressos e transporte. Experiência completa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.