Ilha de Okinawa no Japão – um PARAÍSO escondido!

Última atualização em

O Japão é conhecido principalmente por monumentos históricos, por sua cultura milenar e pela gastronomia. O que poucas pessoas sabem é que o país também esconde um paraíso de águas cristalinas: a Ilha de Okinawa esconde!

Ilha de Okinawa no Japão

A Ilha de Okinawa é banhada pelo mar da China Oriental e está localizada no extremo Sul do Japão, mais perto de Taiwan do que das principais cidades japonesas. E o mais interessante sobre Okinawa é que ela não só carrega consigo beleza natural mas também muita história e gastronomia.

GUIA DE VIAGEM VIRTUAL AO JAPÃO – todos os artigos que você precisa ler antes de embarcar

Leia mais: Coronavírus e viagens - nosso posicionamento sobre o tema.

Okinawa é na verdade um complexo de ilhas japonesas e escolher bem qual você irá conhecer é parte essencial do planejamento de sua viagem para encontrar as praias paradisíacas. Vou deixar abaixo dois vídeos para exemplificar, um onde o Pedro Pelo Mundo faz um tour em uma praia próximo a ilha central de Naha e outra de um blog Japonês:

Pedro pelo Mundo próximo a Naha na ilha de Okinawa:

Colour my Camera em Myakojima na ilha de Okinawa:

São 160 ilhas no total, todas divididas em três arquipélagos: Miyako (do vídeo acima), Yaeyama e Okinawa. Há praias paradisíacas em todas elas e já vamos falar mais desse tema. Nós escolhemos Okuma Beach que é surreal de linda e pode ser acessada de carro do aeroporto central de Naha, capital da ilha de Okinawa.

ilha de okinawa no japão
Okuma Beach – foto Lu

História de Okinawa

A ilha de Okinawa ficou sob o comando americano de 1945 logo após o término da segunda guerra mundial até 1972. Foi a maior batalha marítimo-terrestre-aérea da história e a tomada de Okinawa era parte de um projeto americano de invadir todas as ilhas japonesas conhecido como Operação Downfall.

A operação não foi adiante pois os japoneses se renderam em 1945, no entanto Okinawa já havia sido tomada e assim permaneceu até meados de 1972 quando Richard Nixon resolveu devolver a ilha as autoridades japonesas.

Contudo, até hoje há centros de treinamento e bases militares americanas espalhadas por toda ilha. Um posicionamento bem estratégico ao meu ver, aos pés da China. Assistam ao filme A Batalha de Okinawa para se aprofundar na história.

ilha de okinawa no japão
Imagem do filme A Batalha de Okinawa

Como chegar em Okinawa

A principal ilha de Okinawa é Naha, nela você encontrará o aeroporto comercial Naha Aiport (OKA)
às vezes chamado de Aeroporto de Okinawa. O aeroporto é o principal centro de viagens para outras ilhas da província de Okinawa, incluindo Miyako, Ishigaki, Irimote e Kume.

O aeroporto de Naha é o quinto maior aeroporto do Japão e tem vôos de mais de 20 cidades em todo o país. Os principais aeroportos com voos para Okinawa incluem:

  • Aeroporto de Haneda em Tóquio
  • Aeroporto Narita em Tóquio
  • Aeroporto Kansai em Osaka
  • Aeroporto de Itami em Osaka
  • Aeroporto Chubu em Nagoia
  • Aeroporto de Kobe
  • Aeroporto de Fukuoka
  • Aeroporto de Chitose em Hokkaido
  • Aeroporto de Sendai

Naha também conta com um terminal internacional que recebe voos de Seul na Coréia do Sul, Taipei em Taiwan e Shanghai na China. A melhor maneira é realmente incluir a Ilha de Okinawa em seu roteiro pelo Japão e voar de uma das cidades mencionadas acima. Abaixo deixo a lista de companhias aéreas nas quais você pode procurar voos:

Como se locomover por Okinawa

É muito importante salientar que brasileiros não podem dirigir no Japão, nem mesmo com a PID (permissão internacional de direção). Apenas brasileiros residentes que passem por um teste de direção e recebam a carteira de motorista japonesa poderão assumir a direção.

Por isso é muito importante contratar um transfer do aeroporto de Naha para sua ilha ou hotel que geralmente se encontra mais afastado. Abaixo deixo minhas sugestões de transfer de Naha para hotéis:

Para circular pela cidade de Naha (que irá compor os dois primeiros dias de seu roteiro) você pode usar o Monotrilho de Okinawa, conhecido popularmente como Yui Rail. A linha de monotrilho opera entre o Aeroporto de Naha e a Estação Shuri, ao lado do Castelo Shuri e atravessa o centro da cidade.

O passe de 1 dia de monotrilho custa 800 ienes, o passe de 2 dias custa 1400 ienes e ambos dão acesso ilimitado ao monotrilho de Okinawa pelo período adquirido. Os passes incluem descontos nas taxas de entrada para muitas atrações, incluindo o Castelo Shuri, o Mausoléu de Tamaudun, o Jardim Shikinaen, o Museu da Prefeitura e a antiga sede subterrânea da Marinha.

Além da linha de monotrilho, Naha é servida por uma densa rede de ônibus que pode ser um pouco assustadora para turistas que não falam japonês. O centro da rede de ônibus é o terminal de ônibus de Naha, próximo à estação de Asahibashi, no monotrilho de Okinawa. Eu não recomendo, acho mais seguro e prático usar o monotrilho.

Seguro viagem para o Japão - ENTENDA!

Não é obrigatório ter seguro viagem para visitar o Japão, porém não recomendo viajar até o outro do lado do continente sem esse tipo de cobertura. Busque algo com as coberturas abaixo, assim você viajará mais tranquilo.

  • Cobertura para eventuais problemas com voos, mala e hospedagem - você embarcará em uma viagem que terá 26 horas de duração (ou mais).
  • Cobertura médica e hospitalar - não há por que arriscar. Especialmente em um destino em que tufões e terremotos podem ocorrer.

Aqui vai minha sugestão de seguro com a Seguros Promo, uma opção que atenderá os itens acima e tem um preço bem acessível: Travel Ace Especial Plus. Digitando o cupom TURISTANDO5 no check-out você ainda ganha 5% de desconto, pagando no boleto + 5%.

Quando ir para Okinawa

Em Okinawa faz calor o ano inteiro, no pico do inverno (meses de dezembro a fevereiro) as temperaturas não ultrapassam os 15 graus Celsius. Ou seja, não é aquele calorzão mas também não está frio. De qualquer forma eu evitaria essa época.

Nos meses de maio e junho é quando acontece a temporada de chuvas na ilha de Okinawa e você pode estragar sua viagem paradisíaca. Também não iria nesses meses.

Ou seja, os melhores meses para visitar a ilha de Okinawa são: março, abril, julho, agosto, setembro e outubro. Sendo julho e agosto os meses perfeitos pois é o ápice do verão japonês.

ilha de okinawa
Dias mais longos em Julho – foto Lu

Quanto tempo ficar em Okinawa

Recomendo no mínimo quatro dias de viagem, considerando que você fará um dia de city tour em Naha onde estão grande parte das atrações históricas. Um dia dedicará a prefeitura de Nago onde estão outras atrações interessantes e nos demais irá curtir seu hotel e a praia desfrutando da cultura local.

Roteiro de 4 dias

  • Dia 1: City Tour em Naha – Castelo Shuri e Memorial da Paz
  • Dia 2: City Tour em Nago – Nago Pineapple Park, Ocean Expor Park e Okinawa Churaumi Aquarium
  • Dias 3 e 4: Descanso a beira da praia

Dia 1 Naha

Neste primeiro dia fique por Naha mesmo, vá conhecer o Castelo de Shuri que foi declarado patrimônio da humanidade pela Unesco. ATENÇÃO: infelizmente o castelo foi incendiado em 2019 e não está aberto a visitações ainda, veja a matéria aqui.

Depois siga para o Peace Memorial Park que fica no extremo sul da ilha, nesta área você pode visitar diversos memoriais e um museu que conta toda a história da Batalha de Okinawa. Aos amantes de história; a ilha sofreu o maior ataque marítimo da segunda guerra mundial entre os meses de abril a junho de 1945.

À noite saia para jantar e prove um Soki Soba, um macarrão ensopado estilo lamen que é feito com trigo sarraceno e pode ser servido quente ou frio, uma delícia. Minha sugestão de restaurante para provar essa iguaria local é o Shuri Soba ou o Sobe Soba.

Como se locomover neste dia -> Você certamente contratará o transfer mencionado acima para ir do aeroporto de Naha para seu hotel mais distante (de frente pro mar). Então neste primeiro dia de roteiro recomendo pegar um táxi do aeroporto pro seu hotel central e circular com táxi. Deixe para contratar um tour privado no segundo dia de passeio pois o valor é bem carinho.

Onde se hospedar neste dia -> Nessa primeira noite recomendo buscar um hotel na região central de Naha pois você passará o dia passeando por ela. E nosso segundo dia de roteiro também é próximo ao centro da cidade. Aqui vão algumas sugestões:

  • Rihga Royal Gran Okinawa – hotel luxuoso, 5 estrelas de excelência. Você pode ir e vir para o aeroporto de Naha com o Monotrilho que chega aos pés do hotel.
  • Novotel Okinawa Naha – esse é o meu predileto, 5 estrelas, com preço super amigável, atendimento de qualidade e vejam abaixo a piscina no rooftop, que incrível!
  • Mercure Hotel Okinawa Naha – o Mercure pode ser uma opção econômica quando os demais hotéis da cidade começam a lotar. Um 4 estrelas de alto padrão e muito bem centralizado.
  • Hotel JAL City Naha – os hotéis da JAL são sempre super aconchegantes e entregam mais do que esperamos. Esse é uma opção 3 estrelas com preço ótimo e que mais parece um 4 estrelas.
ilha de okinawa
Novotel Naha – foto divulgação
peace memorial
Peace Memorial – foto divulgação
shuri castle
Shuri Castle – foto divulgação

Dia 2 Nago

Esse dia é ideal para contratar o tour privado mencionado acima. Como ele é customizado, peça ao motorista para seguir para Nago pela rota 58 que vai beirando o mar, você certamente fará diversas paradas para fotos lindas.

Chegando em Nago recomendo conhecer o Nago Pineapple Park, um parque bem interessante e diferente onde você pode colher abacaxi, degustar os famosos mini abacaxis produzidos na ilha e muito saborosos (Okinawa é exportadora de abacaxi), tem até vinho de abacaxi lá.

A segunda atração do dia deve ser o Okinawa Churaumi Aquarium que fica dentro do Ocean Expo Park, esse aquário é extremamente famoso pois foi o maior do mundo até 2005 quando abriu o Georgia Aquarium em Atlanta nos Estados Unidos e ganhou o posto.

Pois bem, o Churaumi tem quatro andares de pura aventura rs, são peixes, tubarões e todo tipo de criatura que vive no fundo do mar, quem embarca com criança é uma parada obrigatória.

No jantar peça uma entradinha chamada Goya Champuru; um refogado feito com pedacinhos de um legume típico da ilha, ovos e temperos diversos. Outra entrada que recomendo é o Umibudoh; conhecidas como Sea Grapes são algas marinhas minúsculas e em formato de bolinhas, parecem caviar.

Uma outra sugestão, mais econômica porém com opções apenas em inglês e um pouco mais cara, é contratar tours com a Japanican. Uma empresa local de viagens e passeios, veja aqui todos os tours por Okinawa. 

Okinawa Churaumi Aquarium
Okinawa Churaumi Aquarium – foto divulgação

Dias 3 e 4 – praias em Okinawa

Escolha uma das belas praias que a ilha oferece, selecione um hotel ou resort que tenha bons restaurantes e se possível all inclusive, coloque os chinelos e curta dois dias intensos de muito azul!!!

As praias mais recomendadas para isso são: Okuma, Mibaru, Zampa, Sunset, Manza e Moon. Para estes dois dias o que mais vai pesar é a escolha de um bom hotel ou resort pois as praias não têm muita infra (nem de guarda sol e cadeira nem opções para comer e beber).

Também será difícil caçar mercados e restaurantes na região, justamente por que a maior parte dos turísticas acaba ficando mais tempo no hotel.

Quando fomos fiquei em dúvida entre Okuma e Manza e optamos por Okuma pois me encantei com o resort. Nos hospedamos no  JAL Private Resort Okuma Beach: pé na areia, praia privativa, completa infra na praia, piscina com bar molhado e 7 opções de restaurantes incluindo um especialista em cozinha de Okinawa.

Somente o café da manhã está incluso nas diárias porém você pode comprar alguns pacotes de refeições e bebidas, o preço do hotel também é razoável, nada de abusos.

Outra opção de hotel que considerei mas em Manza foi o ANA InterContinental Manza Beach Resort, mesmo esquema do Okuma porém um pouco mais cheio em virtude da quantidade de quartos do hotel.

Para quem deseja ficar em algum local luxuosos, pé na areia e mais próximo da cidade recomendo Nago, recomendo o Marriott Resort & SPA no qual você pode aproveitar a praia e estar ao lado da cidade.

ilha de okinawa
Okuma Beach Resort – foto Lu
ilha de okinawa
Praia de frente ao hotel Okuma Beach – foto Lu
Mar surreal de azul, calmo e morninho – foto Lu
ilha de okinawa
Areia fininha – foto Lu
ilha de okinawa
Felicidade defini Okinawa – foto Lu

Algumas curiosidades: o povo da ilha de Okinawa é bem animado o que destoa dos japoneses no geral. Também têm a pele mais moreninha em virtude do sol forte e como todo bom praiano: eles adoram uma cervejinha, tem até a própria cerveja: Onion (uma delícia).

O que trazer de lembrança de Okinawa? Recomendo trazer uma miniatura dos Shisas que são dois leões protetores posicionados um de frente ao outro, o povo da ilha acredita que eles nos protegem de todo o mal, você vai ver muitos deles por lá em portões, paredes, janelas etc.

Conclusão sobre a Ilha de Okinawa

Okinawa é um destino de praias paradisíacas no Japão, um complexo de ilhas localizadas mais próximas de Taiwan do que de Tóquio, no mar central da China. Melhor época para visita-la é nos meses de julho e agosto pois está quente e sem chuvas.

Planeje um roteiro de 4 dias onde 2 deles serão dedicados ao turismo na ilha central entre as cidade de Naha e Nago. Os outros 2 dias serão de descanso em algum bom hotel ou resort a beira da praia. Para Naha recomendo se hospedar no Novotel Okinawa Naha e para ilhas minha preferência fica entre o JAL Okuma Beach e o Ana Intercontnental em Manza.

Prepara-se para pegar um voo de alguma das principais cidades do Japão até Okinawa, usar o monotrilho para circular entre o aeroporto e Naha, um tour privativo para conhecer Nago e um transfer privativo para chegar até o seu hotel ou resort paradisíaco. Turistas brasileiros não podem dirigir no Japão.

Não se esqueça do protetor solar e boa viagem! Aproveite muito a Ilha de Okinawa, é um paraíso!

Leia mais sobre o Japão

Salve esse artigo em seu Pinterest:

ilha de okinawa

 

Planejando sua viagem em parceria com o blog:

bookingReserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis

Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom TURISTANDO5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto. 

cxbncv7e0ug4s8cAluguel de carro no mundo todo, com descontos de até 60%, em 12x sem juros e sem cobrança de IOF através da RentCars. Ela compara todas as operadoras atuantes de seu destino oferecendo melhores tarifas e condições. Flexibilidade e segurança para suas próximas Road Trips

Get Your Guide é uma opção que tem TUDO para sua viagem e com melhores preços; tours privados, transfers, ingressos fura filas, experiências e muito mais. Só o ingresso? Eles tem! Ingresso com transporte? Eles tem! Uma experiência completa por determinada região? Eles tem!

viator Tours guiados e privados, transfers e ingressos com a Viator Tours. Sua viagem toda organizada e independente com a Viator, a maior parte dos passeios são privados ou pequenos grupos, saída e retorno do seu hotel incluindo ingressos e transporte. Experiência completa.

2 comentários em “Ilha de Okinawa no Japão – um PARAÍSO escondido!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.