Basílica do Santíssimo Sacramento: Igreja La Escondida em Buenos Aires

     Quem já ouviu falar sobre uma igreja escondida em Buenos Aires e que tem um charme de outro mundo? A Basílica do Santíssimo Sacramento, mais conhecida como Igreja La Escondida, fica na rua San Martín no bairro de Retiro, logo atrás da praça San Martín e sua história é muito intrigante!

     A Basílica demorou 8 anos para ser construída ficando pronta em 1916. A iniciativa da construção veio da família Anchorena com o intuito de presentear Buenos Aires com parte imensa riqueza da família deixando registrado seu legado na história do país. O local onde a igreja deveria ser construída foi especialmente escolhido por Mercedes Castellanos de Anchorena; 150 metros a frente da janela do quarto da devota e católica Mercedes, assim ela poderia contemplar a igreja e fazer suas orações todas as manhãs.

     Alguns anos depois (por volta de 1934) foi construído o Edifício Kavanagh, bem em frente a Basílica e obstruindo completamente a vista de Mercedes. Kavanagh foi a obra mais importante da América do Sul na época; o edifício mais alto e mais imponente do continente. Foi construído a pedido e financiamento de Corina Kavanagh, filha de um rico comerciante da época porém que não fazia parte da sociedade aristocrática. O Edifício Kavanagh tampou completamente a vista da igreja tão desejada por Mercedes e claramente levantou muitas perguntas, mesmo sendo um icônico e importante ponto comercial para toda a América do Sul.

     A resposta oficial nunca foi divulgada mas.. reza a lenda que Corina se apaixonou por um dos filhos de Mercedes, ambos estavam completamente envolvidos e decididos em viver o resto de seus dias juntos. Porém a “sogrona” Mercedes não autorizou o casamento em virtude de Corina não ser de família tradicional e aristocrata. Com isso Corina ficou um pouco revoltada e resolveu investir seu dinheiro e energia em se vingar da sogra mostrando seu potencial, assim nasceu o Edifício Kavanagh. Essa história é contada por guias locais, não encontrei referências bibliográficas (só estou repassando a fofoca rs).

     Bom, de qualquer maneira encontrar a igreja é bem divertido, ela fica bem escondidinha em meio a ruazinhas estreitas: você vai caminhando e de repente se surpreende com a beleza e magnitude dela. Por dentro é linda, decorada com pinturas e obras históricas, local onde a alta sociedade argentina escolhe para realizar casamentos até os dias de hoje. Vale muito a pena a visita.

A famosa Basílica do Santíssimo Sacramento em Buenos Aires – La Escondida
Esse é o Edifício Kavanagh construído por Corina, dá a impressão que ele abraça a igreja não? Pra esconder cada canto mesmo..
Pra chegar até a Basílica você precisa desviar do Edíficio Kavanagh
Por dentro da Basílica do Santíssimo Sacramento em Buenos Aires – La Escondida
Por dentro da Basílica do Santíssimo Sacramento em Buenos Aires – La Escondida
Inscrição em frente a Basílica do Santíssimo Sacramento em Buenos Aires – La Escondida

Se você gosta de conhecer Igrejas não pode deixar de ler esse post aqui do blog Cantinhos de Ná que lista as 15 principais igrejas da Europa.

Siga o blog pelas redes sociais:  

Planejando sua viagem em parceria com o blog:

bookingReserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Cancelamento gratuito, pagamento antecipado e confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis

Seguro Viagem com a Seguros Promo. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom TURISTANDO5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto. 

cxbncv7e0ug4s8cAluguel de carro no mundo todo, com descontos de até 60%, em 12x sem juros e sem cobrança de IOF através da RentCars. Ela compara todas as operadoras atuantes de seu destino oferecendo melhores tarifas e condições. Flexibilidade e segurança para suas próximas Road Trips

Get Your Guide é uma opção que tem TUDO para sua viagem e com melhores preços; tours privados, transfers, ingressos fura filas, experiências e muito mais. Só o ingresso? Eles tem! Ingresso com transporte? Eles tem! Uma experiência completa por determinada região? Eles tem!

viator Tours guiados e privados, transfers e ingressos com a Viator Tours. Sua viagem toda organizada e independente com a Viator, a maior parte dos passeios são privados ou pequenos grupos, saída e retorno do seu hotel incluindo ingressos e transporte. Experiência completa.

One thought on “Basílica do Santíssimo Sacramento: Igreja La Escondida em Buenos Aires

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.